Ícone do site Postgrain

Planejamento de conteúdo para Instagram: como fazer do zero

Planejamento de conteúdo para Instagram: como fazer o seu

Pra muitas pessoas, umas das partes mais difíceis em gerir um perfil do Instagram é o planejamento de conteúdo. Entendemos que o fluxo de ideias de cada pessoa funciona num ritmo diferente, mas, para ter sucesso na rede social, um bom planejamento feito com antecedência é essencial. Afinal, criar conteúdo vai bem além de somente postar imagens legais, vídeos divertidos ou postar muito só pra ter volume.

É muito importante que, antes de tudo, você tenha um bom planejamento de conteúdo para o Instagram feito com base nos seus objetivos e identidade de marca.

Siga a leitura e saiba o que fazer pra começar a montar seu planejamento de conteúdo do zero e bombar nas redes sociais. 

Por que montar um planejamento de conteúdo para o Instagram

Ter um planejamento de conteúdo para o Instagram é essencial pois, dessa forma, você consegue aplicar uma abordagem estratégica para crescer com o seu negócio nas redes sociais, analisar melhor os resultados do que tem sido feito e ver o que tem dado certo e o que pode melhorar.

Além disso, ter um planejamento antecipado vai te ajudar a ganhar mais tempo pra se dedicar a outras áreas do seu negócio, já que o conteúdo bem planejado pode ser agendado com antecedência e você não precisa se preocupar em ter novas ideias toda semana.

Agora, vamos ao passo a passo de como criar um planejamento de conteúdo para o Instagram começando do zero.

1. Defina os principais objetivos e KPIs do seu negócio

Um erro muito comum é querer usar as redes sociais pra “ver no que dá”. Ok, isso pode até funcionar em alguns (poucos) casos, mas, pra garantir o sucesso das suas ações no Instagram, a primeira coisa que você deve fazer é parar para definir seus objetivos. São eles que vão te guiar pra construir uma boa estratégia de conteúdo e te dar um norte na hora de analisar as métricas e entender melhor seus resultados.

Alguns dos objetivos mais comuns costumam ser trazer reconhecimento de marca, gerar vendas (diretas ou indiretas), trazer tráfego para o site da marca, estabelecer autoridade no mercado, aproximar o relacionamento com os clientes e criar uma comunidade em torno da sua marca, entre outras opções. Cada caso é um caso, e tudo vai depender do que a marca já tem de história no mercado, do que ainda pretende alcançar e/ou do que ela quer reforçar. 

Uma vez definidos esses objetivos principais (que não precisam ser permanentes e podem variar a depender do momento vivido pela marca, é claro), é hora de determinar quais serão os seus KPIs.

E o que são KPIs? 

Traduzindo para o português, a sigla significa Indicadores Chave de Performance. São as métricas que você vai utilizar pra analisar se está conseguindo ou não atingir seu objetivo. 

Por exemplo, se a principal meta pro Instagram é aproximar o relacionamento com os clientes e criar uma comunidade em torno da marca, você pode ficar de olho nas métricas de engajamento como Comentários, Salvos, Compartilhamentos, Curtidas e Respostas aos Stories. 

Mas aqui vai uma coisa importante: uma métrica isolada não é o mesmo que um KPI. Se você quer analisar a sua performance, é preciso comparar as métricas com alguma outra variável: pode ser essa mesma métrica no mês ou ano passado, a média do setor da sua empresa, uma meta que você definiu no passado, etc.

Leia também: Instagram Insights – Como analisar dados no Instagram

2. Construa suas personas antes do planejamento do Instagram

Uma vez definidos seus objetivos e KPIs, é hora de criar as personas que irão guiar o seu posicionamento de marca nas mídias sociais, ou seja, criar uma pessoa fictícia com características que melhor representem seu público alvo e sua marca em termos de personalidade, motivações pessoais, objetivos, dores e características demográficas. 

Isso vai te ajudar e muito na hora de planejar conteúdo para o Instagram, pois você vai conseguir enxergar melhor para quem está criando e que tipo de imagem deseja transmitir com isso.

Buyer persona 

A buyer persona é aquela que define quem é o seu público. Nesse caso, como pode ser difícil representar um público alvo em apenas uma pessoa, ela não precisa ser única, e pode ser dividida em um pequeno conjunto de arquétipos.

Pra criá-la, o ideal é conseguir dados concretos sobre seu público, podendo ser a partir de uma pesquisa de mercado ou estudo da sua base de clientes já existente. Cheque a idade média de quem consome ou tem potencial pra consumir seu produto, renda mensal aproximada, hábitos de consumo, onde elas moram (estado, bairro, região), quais são as dores e necessidades dela, gostos pessoais, etc. Depois, junte as principais informações e veja a melhor forma de dividi-las (ou juntá-las) e formar suas buyer personas.

Brand persona

A brand persona é a personificação da sua marca. Ela deve ser um compilado de tudo que sua marca quer passar em termos de personalidade, valores e visão. Pense no que ela come, no que ela veste, que tipo de conteúdos ela consome, com o que ela trabalha, o que faz nas horas vagas, qual é a idade dela, que lugares ela frequenta, e por aí vai… Até que você chegue em uma persona concreta e alinhada com o que a marca deseja transmitir, sempre levando em consideração também as suas buyer personas e o que as levaria a se identificarem e se sentirem atraídas pela sua marca. 

3. Defina o tom de voz da sua marca

Uma vez definidas suas personas, é hora de pensar em outra coisa muito importante e que vai pautar toda a criação de conteúdo e interações de agora em diante: o tom de voz!

Como a sua marca fala? Ela é mais engraçada ou mais séria? Usa termos mais técnicos ou gírias? Ela fala em primeira pessoa ou em terceira? Determine tudo isso de forma clara pra ampliar a percepção da sua brand persona pro público.

A Netflix é um grande exemplo de tom de voz bem definido. A plataforma de streaming costuma falar em primeira pessoa, tanto nos seus posts quanto nas interações com os seguidores, é sempre engraçada, aposta no uso de memes e não tem medo de ser debochada. 

Tudo isso só funciona bem porque faz sentido com a persona jovem e antenada que a empresa quer passar pro seu público. Pra uma empresa que oferece serviços jurídicos ou de saúde, por exemplo, esse tom já poderia soar irresponsável, desleixado ou pouco profissional. Por isso, é preciso ter muito cuidado com essa definição de tom de voz.

5. Desenvolva uma identidade visual

Como diz o ditado, uma imagem pode valer mais que mil palavras! Por isso, pense bem na identidade visual que você quer aplicar nas redes sociais e que será replicada no seu conteúdo. Uma boa identidade visual muitas vezes já fala por si só. Alguns dos principais pontos a se pensar são estes abaixo.

Cores 

Já ouviu falar em psicologia das cores? É a teoria que nos explica os sentimentos aflorados por cada cor, cada tom e cada combinação feita entre eles.

Quando você pensa em vermelho, qual é uma das primeiras marcas que te vem à cabeça mesmo em meio a tantas outras que também adotam essa cor? Aposto que é a Coca-Cola! A marca de refrigerantes é um exemplo clássico de ótimo uso das cores. O vermelho está muito associado à energia, paixão e ação, sentimentos que a empresa consegue trabalhar muito bem no seu conteúdo.

Mas não precisa se prender apenas a uma cor também, tá? Use o que fizer mais sentido pra sua marca! De preferência, eleja uma cor principal e determine uma paleta de cores padrão que converse bem com a escolhida pra ser protagonista ao longo dos seus conteúdos.

Estética

Quando os usuários entrarem no seu Feed, eles precisam ser impactados logo de cara. Então pense em que elementos e características você gostaria de destacar e por quê. Determine se vai priorizar imagens de pessoas reais, fotos de produtos ou ilustrações ou manter um minimalismo.

O Instagram do projeto Uma Vida Sem Lixo, por exemplo, aposta no minimalismo no seu Feed pra transmitir muito bem a principal mensagem que a marca quer passar: a da produção mínima de lixo para um mundo mais sustentável.

Já o perfil da loja Ziovara não usa imagens tão “limpas” e aposta em vários elementos pra compor as fotos, mas ainda consegue trazer harmonia no Feed ao fazer com que todos os posts conversem entre si esteticamente.

Leia também: Como organizar o feed do Instagram: monte um perfil bonito AGORA!

Templates prontos

Se você não quer perder tanto tempo se preocupando com a identidade visual ou acha que não tem conhecimento técnico suficiente para desenvolver uma, uma boa opção é usar templates prontos do Canva e adaptá-los à sua marca.

Aqui no Postgrain, temos um material gratuito com templates do Canva de vários formatos pra facilitar sua produção de conteúdo. É só clicar e baixar! 

6. Como criar conteúdo com base no planejamento para o Instagram

Produzir conteúdo de qualidade, ou seja, que consegue promover uma conexão com o seu público, será o principal caminho pra sua marca crescer no Instagram e alcançar novos clientes. 

Na hora de montar um planejamento de conteúdo para o Instagram, tenha seus objetivos e personas em mente pra pensar na melhor forma de alcançar suas metas. 

Se a ideia é aumentar o engajamento e o senso de comunidade entre os usuários da marca, por exemplo, você pode investir mais em posts interativos. Nesse caso, você pode pensar em: usar legendas que terminem em perguntas, criar desafios legais, promover hashtags especiais pros seus seguidores usarem quando postarem algo relacionado à marca, Stories interativos com enquetes, quizes ou um box de perguntas pedindo feedback dos usuários.

Como falamos no começo deste artigo, é claro que os objetivos também podem variar ou até ser mais de um ao mesmo tempo, então vá mesclando essas metas ao longo dos posts e tentando criar combinações de conteúdos que te levem ao resultado final.

Pra não manter a organização do seu planejamento, o legal é planejar esse conteúdo com 15 dias ou 1 mês de antecedência, assim dá tempo de produzir com calma e agendar para os melhores horários a medida em que forem ficando prontos.

E se a sua dificuldade pra criar um planejamento de conteúdo bem completo for a falta de criatividade, pode contar com o nosso Banco de Ideias para Redes Sociais, um material totalmente gratuito e com várias ideias, exemplos e insights pra você se inspirar.

Agora que você já sabe como montar um planejamento para o Instagram, é hora de colocar em prática todas as etapas que te mostramos aqui – seja pra criar uma estratégia do zero ou otimizar a presença online da sua marca – e começar a produzir. 

Depois já sabe, né? É só deixar todos agendados com o Postgrain pra descomplicar seu trabalho e continuar crescendo no Instagram. ⚡️

Sair da versão mobile