Planejamento de conteúdo para Instagram: como fazer do zero

Planejamento de conteúdo para Instagram: como fazer do zero

por Ana Tereza Moraes

Publicado em 26 de outubro de 2021

Pra muitas pessoas, umas das partes mais difíceis em gerir um perfil do Instagram é o planejamento de conteúdo. Entendemos que o fluxo de ideias de cada pessoa funciona num ritmo diferente, mas, para ter sucesso na rede social, um bom planejamento feito com antecedência é essencial. Afinal, criar conteúdo vai bem além de somente postar imagens legais, vídeos divertidos ou postar muito só pra ter volume.

É muito importante que, antes de tudo, você tenha um bom planejamento de conteúdo para o Instagram feito com base nos seus objetivos e identidade de marca.

Siga a leitura e saiba o que fazer pra começar a montar seu planejamento de conteúdo do zero e bombar nas redes sociais. 

Por que montar um planejamento de conteúdo para o Instagram

Ter um planejamento de conteúdo para o Instagram é essencial pois, dessa forma, você consegue aplicar uma abordagem estratégica para crescer com o seu negócio nas redes sociais, analisar melhor os resultados do que tem sido feito e ver o que tem dado certo e o que pode melhorar.

Além disso, ter um planejamento antecipado vai te ajudar a ganhar mais tempo pra se dedicar a outras áreas do seu negócio, já que o conteúdo bem planejado pode ser agendado com antecedência e você não precisa se preocupar em ter novas ideias toda semana.

Agora, vamos ao passo a passo de como criar um planejamento de conteúdo para o Instagram começando do zero.

1. Defina os principais objetivos e KPIs do seu negócio

Um erro muito comum é querer usar as redes sociais pra “ver no que dá”. Ok, isso pode até funcionar em alguns (poucos) casos, mas, pra garantir o sucesso das suas ações no Instagram, a primeira coisa que você deve fazer é parar para definir seus objetivos. São eles que vão te guiar pra construir uma boa estratégia de conteúdo e te dar um norte na hora de analisar as métricas e entender melhor seus resultados.

Alguns dos objetivos mais comuns costumam ser trazer reconhecimento de marca, gerar vendas (diretas ou indiretas), trazer tráfego para o site da marca, estabelecer autoridade no mercado, aproximar o relacionamento com os clientes e criar uma comunidade em torno da sua marca, entre outras opções. Cada caso é um caso, e tudo vai depender do que a marca já tem de história no mercado, do que ainda pretende alcançar e/ou do que ela quer reforçar. 

Uma vez definidos esses objetivos principais (que não precisam ser permanentes e podem variar a depender do momento vivido pela marca, é claro), é hora de determinar quais serão os seus KPIs.

E o que são KPIs? 

Traduzindo para o português, a sigla significa Indicadores Chave de Performance. São as métricas que você vai utilizar pra analisar se está conseguindo ou não atingir seu objetivo. 

Por exemplo, se a principal meta pro Instagram é aproximar o relacionamento com os clientes e criar uma comunidade em torno da marca, você pode ficar de olho nas métricas de engajamento como Comentários, Salvos, Compartilhamentos, Curtidas e Respostas aos Stories. 

Mas aqui vai uma coisa importante: uma métrica isolada não é o mesmo que um KPI. Se você quer analisar a sua performance, é preciso comparar as métricas com alguma outra variável: pode ser essa mesma métrica no mês ou ano passado, a média do setor da sua empresa, uma meta que você definiu no passado, etc.

Leia também: Instagram Insights – Como analisar dados no Instagram

2. Construa suas personas antes do planejamento do Instagram

Uma vez definidos seus objetivos e KPIs, é hora de criar as personas que irão guiar o seu posicionamento de marca nas mídias sociais, ou seja, criar uma pessoa fictícia com características que melhor representem seu público alvo e sua marca em termos de personalidade, motivações pessoais, objetivos, dores e características demográficas. 

Isso vai te ajudar e muito na hora de planejar conteúdo para o Instagram, pois você vai conseguir enxergar melhor para quem está criando e que tipo de imagem deseja transmitir com isso.

Buyer persona 

A buyer persona é aquela que define quem é o seu público. Nesse caso, como pode ser difícil representar um público alvo em apenas uma pessoa, ela não precisa ser única, e pode ser dividida em um pequeno conjunto de arquétipos.

Pra criá-la, o ideal é conseguir dados concretos sobre seu público, podendo ser a partir de uma pesquisa de mercado ou estudo da sua base de clientes já existente. Cheque a idade média de quem consome ou tem potencial pra consumir seu produto, renda mensal aproximada, hábitos de consumo, onde elas moram (estado, bairro, região), quais são as dores e necessidades dela, gostos pessoais, etc. Depois, junte as principais informações e veja a melhor forma de dividi-las (ou juntá-las) e formar suas buyer personas.

Brand persona

A brand persona é a personificação da sua marca. Ela deve ser um compilado de tudo que sua marca quer passar em termos de personalidade, valores e visão. Pense no que ela come, no que ela veste, que tipo de conteúdos ela consome, com o que ela trabalha, o que faz nas horas vagas, qual é a idade dela, que lugares ela frequenta, e por aí vai… Até que você chegue em uma persona concreta e alinhada com o que a marca deseja transmitir, sempre levando em consideração também as suas buyer personas e o que as levaria a se identificarem e se sentirem atraídas pela sua marca. 

3. Defina o tom de voz da sua marca

Uma vez definidas suas personas, é hora de pensar em outra coisa muito importante e que vai pautar toda a criação de conteúdo e interações de agora em diante: o tom de voz!

Como a sua marca fala? Ela é mais engraçada ou mais séria? Usa termos mais técnicos ou gírias? Ela fala em primeira pessoa ou em terceira? Determine tudo isso de forma clara pra ampliar a percepção da sua brand persona pro público.

A Netflix é um grande exemplo de tom de voz bem definido. A plataforma de streaming costuma falar em primeira pessoa, tanto nos seus posts quanto nas interações com os seguidores, é sempre engraçada, aposta no uso de memes e não tem medo de ser debochada. 

Tudo isso só funciona bem porque faz sentido com a persona jovem e antenada que a empresa quer passar pro seu público. Pra uma empresa que oferece serviços jurídicos ou de saúde, por exemplo, esse tom já poderia soar irresponsável, desleixado ou pouco profissional. Por isso, é preciso ter muito cuidado com essa definição de tom de voz.

5. Desenvolva uma identidade visual

Como diz o ditado, uma imagem pode valer mais que mil palavras! Por isso, pense bem na identidade visual que você quer aplicar nas redes sociais e que será replicada no seu conteúdo. Uma boa identidade visual muitas vezes já fala por si só. Alguns dos principais pontos a se pensar são estes abaixo.

Cores 

Já ouviu falar em psicologia das cores? É a teoria que nos explica os sentimentos aflorados por cada cor, cada tom e cada combinação feita entre eles.

Quando você pensa em vermelho, qual é uma das primeiras marcas que te vem à cabeça mesmo em meio a tantas outras que também adotam essa cor? Aposto que é a Coca-Cola! A marca de refrigerantes é um exemplo clássico de ótimo uso das cores. O vermelho está muito associado à energia, paixão e ação, sentimentos que a empresa consegue trabalhar muito bem no seu conteúdo.

Planejamento de conteúdo para Instagram

Mas não precisa se prender apenas a uma cor também, tá? Use o que fizer mais sentido pra sua marca! De preferência, eleja uma cor principal e determine uma paleta de cores padrão que converse bem com a escolhida pra ser protagonista ao longo dos seus conteúdos.

Estética

Quando os usuários entrarem no seu Feed, eles precisam ser impactados logo de cara. Então pense em que elementos e características você gostaria de destacar e por quê. Determine se vai priorizar imagens de pessoas reais, fotos de produtos ou ilustrações ou manter um minimalismo.

O Instagram do projeto Uma Vida Sem Lixo, por exemplo, aposta no minimalismo no seu Feed pra transmitir muito bem a principal mensagem que a marca quer passar: a da produção mínima de lixo para um mundo mais sustentável.

Planejamento de conteúdo para Instagram

Já o perfil da loja Ziovara não usa imagens tão “limpas” e aposta em vários elementos pra compor as fotos, mas ainda consegue trazer harmonia no Feed ao fazer com que todos os posts conversem entre si esteticamente.

Planejamento de conteúdo para Instagram

Leia também: Como organizar o feed do Instagram: monte um perfil bonito AGORA!

Templates prontos

Se você não quer perder tanto tempo se preocupando com a identidade visual ou acha que não tem conhecimento técnico suficiente para desenvolver uma, uma boa opção é usar templates prontos do Canva e adaptá-los à sua marca.

Aqui no Postgrain, temos um material gratuito com templates do Canva de vários formatos pra facilitar sua produção de conteúdo. É só clicar e baixar! 

6. Como criar conteúdo com base no planejamento para o Instagram

Produzir conteúdo de qualidade, ou seja, que consegue promover uma conexão com o seu público, será o principal caminho pra sua marca crescer no Instagram e alcançar novos clientes. 

Na hora de montar um planejamento de conteúdo para o Instagram, tenha seus objetivos e personas em mente pra pensar na melhor forma de alcançar suas metas. 

Se a ideia é aumentar o engajamento e o senso de comunidade entre os usuários da marca, por exemplo, você pode investir mais em posts interativos. Nesse caso, você pode pensar em: usar legendas que terminem em perguntas, criar desafios legais, promover hashtags especiais pros seus seguidores usarem quando postarem algo relacionado à marca, Stories interativos com enquetes, quizes ou um box de perguntas pedindo feedback dos usuários.

Como falamos no começo deste artigo, é claro que os objetivos também podem variar ou até ser mais de um ao mesmo tempo, então vá mesclando essas metas ao longo dos posts e tentando criar combinações de conteúdos que te levem ao resultado final.

Pra não manter a organização do seu planejamento, o legal é planejar esse conteúdo com 15 dias ou 1 mês de antecedência, assim dá tempo de produzir com calma e agendar para os melhores horários a medida em que forem ficando prontos.

E se a sua dificuldade pra criar um planejamento de conteúdo bem completo for a falta de criatividade, pode contar com o nosso Banco de Ideias para Redes Sociais, um material totalmente gratuito e com várias ideias, exemplos e insights pra você se inspirar.

Agora que você já sabe como montar um planejamento para o Instagram, é hora de colocar em prática todas as etapas que te mostramos aqui – seja pra criar uma estratégia do zero ou otimizar a presença online da sua marca – e começar a produzir. 

Depois já sabe, né? É só deixar todos agendados com o Postgrain pra descomplicar seu trabalho e continuar crescendo no Instagram. ⚡️