Como calcular a taxa de engajamento no Instagram

Como calcular a taxa de engajamento no Instagram

por Ana Tereza Moraes

Publicado em 20 de agosto de 2021

De nada adianta ter milhares de seguidores ou uma infinidade de conteúdos se você não tem o principal para qualquer perfil que deseja ter resultados: uma boa taxa de engajamento no Instagram

Um grande volume de seguidores não significa muito se eles não interagem com o seu perfil e não se engajam com a sua marca. Por isso, é importante estar sempre de olho na sua taxa de engajamento e saber que estratégias você pode utilizar para melhorá-la.

Será que os conteúdos do seu Instagram agradam ao seu público? Siga a leitura pra descobrir na prática!

O que é a taxa de engajamento?

Engajamento são as diferentes formas através das quais os usuários interagem com um perfil ou com o seu conteúdo publicado. Já a taxa de engajamento é um número de interações em porcentagem que resume o conjunto dessas métricas com relação a algum parâmetro, como o número de seguidores, por exemplo.

As ações que o Instagram considera como interações são:

  • Curtir
  • Comentar
  • Compartilhar
  • Salvar
  • Mencionar
  • Enviar uma mensagem direta (direct)
  • Responder um Story
  • Clicar em um link

Acompanhar essa taxa, e não somente as métricas separadamente, é importante pra ter insights com o perfil, entender como está o resultado em relação aos seus conteúdos e ao relacionamento do seu público com a sua marca através do Instagram.

A taxa de engajamento no Instagram vai te orientar no que precisa ser feito para se aproximar dos seus seguidores e criar um senso de comunidade, além de marcar a evolução da sua estratégia de comunicação.

Quais são as formas de engajamento no Instagram?

Pra entender melhor como interpretar o número de interações que um perfil recebe, é preciso entender as formas de engajamento no Instagram e a relevância de cada uma. Aqui, vamos explicar as principais e o que representam.

Curtidas

A mais popular é super fácil de entender e não tem muito mistério. As curtidas são a quantidade de usuários que clicaram no coração, na sua postagem, ou seja, deixaram o famoso “like“. 

Com a opção do Instagram de não exibir mais as curtidas, muito se debateu sobre a importância dessa métrica para o engajamento de um perfil. O próprio Instagram, ao explicar como funciona o algoritmo da rede social, deixou claro que as curtidas ainda têm relevância para que a plataforma entenda quais conteúdos o usuário gosta de ver, quais seus interesses, com que perfis ele mais engaja e que tipo de conteúdo similar pode ser recomendado para aquela pessoa com base em suas curtidas.

Comentários

Os comentários são os textos que as pessoas escrevem na sessão de comentários das publicações, seja ele um post no Feed, um carrossel, um IGTV, um Reels etc. E também tanto faz se foi uma pergunta, um emoji, um textão ou apenas uma palavra. 

A sessão de comentários é um ótimo espaço para abrir diálogos, se aproximar dos seus seguidores e ainda criar um senso de comunidade entre os seguidores do seu perfil, que também podem interagir entre si.

Compartilhamento

O compartilhamento é calculado a partir de quantas pessoas enviaram seu post pra alguém, dentro do próprio Instagram ou compartilharam no Story, clicando no ícone que parece um aviãozinho de papel.

Dê uma atenção especial pra essa métrica de engajamento e procure sempre incentivar o compartilhamento dos seus conteúdos, já que isso vai te ajudar a alcançar mais pessoas organicamente e faz com que o Instagram entenda que seu conteúdo é relevante a ponto dos usuários quererem dividir com seus amigos. 

Publicação salva

Essa métrica conta quantas pessoas clicaram no ícone da “bandeirinha” ao lado do seu post pra salvar aquele conteúdo. Isso indica que os usuários acharam interessante o suficiente para deixar o post salvo e consultar com facilidade em outro momento. 

Seja qual for a intenção, essa é outra métrica de engajamento no Instagram que merece uma atenção especial e conteúdos de qualidade direcionados para incentivar a participação e/ou identificação do público. 

Como calcular a taxa de engajamento no Instagram?

Pra fazer um cálculo de taxa de engajamento no Instagram não tem mistério, pois é um cálculo bem simples de fazer. Existem várias formas de obter o resultado dessa conta, tanto manual quanto por meio de ferramentas online. Confira algumas!

Engajamento por seguidores

Aqui você vai calcular o percentual de seguidores que engajaram com determinado conteúdo que você postou. Pra isso, use como base a fórmula*:

curtidas + comentários (+ outras métricas de interação que você ache relevante) ÷ número de seguidores x 100 = 

taxa de engajamento com base nos seguidores (%)

*Se preferir, acrescente também outras métricas nesta conta, como o número de compartilhamentos e posts salvos. Você pode fazer de acordo com o que você considera mais relevante pra sua estratégia, mas o mais importante é manter um padrão pra todos os cálculos serem comparáveis ao longo do tempo. Não adianta incluir compartilhamentos e posts salvos no cálculo de um post e no mês seguinte contar apenas comentários e curtidas.

Por exemplo:

98 (curtidas) + 12 (comentários) ÷ 1112 (seguidores) x 100 =

9,89% de engajamento

ou

98 (curtidas) + 12 (comentários) + 9 (compartilhamentos) + 15 (posts salvos) ÷ 1112 (seguidores) x 100 =

12,05% de engajamento

 

Engajamento por alcance

Essa opção é considerada por muitos profissionais como o “engajamento real” de uma conta no Instagram. Nela é considerado o alcance do conteúdo para calcular a taxa de engajamento. É ideal quando estiver analisando posts específicos.

Com esse cálculo, é possível analisar dentre todas as contas que você alcançou, ou seja, aquelas que viram seu conteúdo, quais realmente engajaram com a página do Instagram que você está monitorando. 

Pra isso, use a fórmula (ou acrescente as métricas que achar relevantes):

curtidas + comentários ÷ alcance = 

taxa de engajamento com base no alcance (%)

Engajamento do perfil

Nesse caso, o cálculo é pra descobrir a média de engajamento total do perfil. Pra isso, você pode calcular o engajamento de cada post, somar todos eles e depois dividir pelo número total de publicações. 

Como essa conta pode terminar sendo muito trabalhosa, aqui vão duas sugestões:

  • faça isso por período de tempo (só com os posts do mês, por exemplo);
  • use uma ferramenta que faça esse cálculo automático. Algumas opções gratuitas são o HypeAuditor e o Phalanx.

Site HypeAuditor taxa de engajamento Instagram

Fonte: reprodução site HypeAuditor.

 

Site Phalanx calculadora taxa de engajamento Instagram

Crescimento do engajamento

Para esse cálculo, você vai precisar comparar a taxa de engajamento de um período anterior ao período atual. É ideal para o acompanhamento em relatórios mensais, por exemplo. 

É bem simples:

taxa engajamento do período 1 ÷ taxa de engajamento do período 2 = 

crescimento do engajamento (%)

Como saber se minha taxa de engajamento é boa?

Existe um consenso no mercado de marketing digital de que uma taxa de engajamento geral entre 1 e 5% é considerada boa. Porém, definir o que é uma boa taxa de engajamento pode ser relativo, dependendo principalmente do número de seguidores, do nicho que você trabalha e dos formatos que você explora no conteúdo. 

Por exemplo, perfis pessoais com poucos seguidores tendem a ter um percentual de engajamento maior, já que, supostamente, esses poucos seguidores são pessoas mais próximas ao usuário e tendem a engajar mais. 

Por isso, o ideal é comparar sua taxa de engajamento com perfis que estejam aproximadamente na mesma faixa de seguidores que você. Pra usar de referência, um estudo do Hype Auditor apontou as seguintes taxas de engajamento médio de acordo com a quantidade de seguidores:

  • 5,6% para contas entre 1.000 e 5.000 seguidores
  • 2,43% para contas entre 5.000 a 20.000 seguidores
  • 2,15% para contas entre 20.000 e os 100.000 seguidores
  • 2,05% para contas entre 100.000 e 1 milhão de seguidores
  • 1,97% para contas com mais de 1 milhão de seguidores

4 dicas para melhorar a taxa de engajamento no Instagram

Agora que você já sabe como calcular a taxa de engajamento no Instagram tem que entrar em ação com uma boa gestão do perfil. Inclua as recomendações a seguir!

1. Poste nos melhores horários

Se quiser um bom engajamento, é preciso garantir que você vai alcançar o máximo possível de pessoas no Instagram. Pra isso, você precisa descobrir os melhores horários para postar na sua conta para aproveitar os momentos em que a maior parte dos seus seguidores estão online no aplicativo.

2. Crie conteúdos interativos

Pense em conteúdos de qualidade que serão bons incentivos para os seus seguidores interagirem com sua página no Instagram. Ter um bom planejamento de conteúdo que contemple o estudo de público, persona e linha editorial, por exemplo, é imprescindível pra saber o que vai ser dito e de que forma.

Pode ser um post com espaço para tirar dúvidas ou deixar feedbacks, carrosséis com desafios e jogos, posts com perguntas etc. Nos Stories, utilize ao máximo os adesivos (stickers), como a caixinha de perguntas, o quiz e a enquete para criar conteúdos interativos que sejam divertidos e que engajem seus seguidores facilmente! 

3. Incentive as interações

Incentive os usuários a interagir dizendo exatamente o que eles devem fazer. Utilize Call To Action (CTAs), chamada para a ação, pra que seus seguidores entendam que você espera que eles comentem, compartilhem, salvem um post ou marque um amigo lá. Podem ser usadas frases como: 

  • Comenta aqui se…;
  • Marca aqui aquele amigo que…;
  • Salva esse post pra ver mais tarde;
  • Compartilhe pra chegar a mais pessoas;
  • Responda este story com a sua sugestão.

4. Responda seus seguidores

Se você quer comentários e interações, nada mais justo com seus seguidores que você retribua a atenção deles, né? É muito importante que você responda o máximo possível de comentários e mensagens diretas que você receber. Assim, quem interagiu com o seu conteúdo vai se sentir ouvido e cada vez mais à vontade para continuar interagindo mais vezes.

Dica extra: responda sempre com uma pergunta ou incentivando uma nova interação. Se o seguidor tirou uma dúvida sobre um produto seu, responda e pergunte também em que mais pode ajudar ou peça um feedback sobre a sua resposta. Assim você abre um diálogo e ainda garante mais um comentário! 

Gostou das dicas? Comenta aqui embaixo qual é o seu maior desafio ou dificuldade para ter engajamento no Instagram.

Agilize a sua produção de conteúdo para Instagram com agendamento de posts e gerenciamento da conta direto do Postgrain. Faça um teste grátis e aproveite todos os recursos da nossa plataforma.