Como calcular a taxa de engajamento no Instagram

Como calcular a taxa de engajamento no Instagram

por Ana Tereza Moraes

Publicado em 20 de agosto de 2021

De nada adianta ter milhares de seguidores no Instagram se você não tem o principal para qualquer perfil que deseja ter resultados: um bom engajamento

Um grande volume de seguidores não significa muito se eles não interagem com o seu perfil e não se engajam com a sua marca. Por isso, é importante estar sempre de olho na sua taxa de engajamento e saber que estratégias você pode utilizar para melhorá-la. 

Continua lendo aqui pra saber:

  • O que é taxa de engajamento
  • Por que ela é importante
  • Quais são as formas de engajamento no Instagram
  • Como calcular a taxa de engajamento
  • Como saber se sua taxa de engajamento é boa
  • Dicas para melhorar o engajamento no Instagram

O que é a taxa de engajamento?

Engajamento são as diferentes formas através das quais os usuários interagem com o seu perfil ou com o seu conteúdo publicado. Já a taxa de engajamento é um número que resume o conjunto dessas métricas relacionadas às mais diferentes ações que o Instagram considera como interações, como:

  • Curtir
  • Comentar
  • Compartilhar
  • Salvar
  • Mencionar
  • Enviar uma mensagem direta
  • Responder um Story
  • Clicar em um link

Acompanhar essa taxa, e não somente as métricas separadamente, é importante pra você entender de modo geral como anda a resposta aos seus conteúdos e o relacionamento do seu público com a sua marca através do Instagram. A taxa de engajamento vai te orientar no que precisa ser feito para se aproximar dos seus seguidores e criar um senso de comunidade, além de marcar a evolução da sua estratégia de comunicação.

Leia também: Instagram Insights: Como analisar dados no Instagram

Quais são as formas de engajamento no Instagram?

Pra entender melhor como interpretar as interações que um perfil recebe, é preciso entender as formas de engajamento no Instagram e a relevância de cada uma. Aqui, vamos explicar as principais e o que representam:

  • Curtidas:

A mais popular é super fácil de entender e não tem muito mistério. As curtidas são a quantidade de usuários que clicaram no coração na sua postagem, ou seja, deixaram o famoso “like“. 

Com a opção do Instagram de não exibir mais as curtidas, muito se debateu sobre a importância dessa métrica para o engajamento de um perfil. O próprio Instagram, por sua vez, ao explicar como funciona o algoritmo da rede social, deixou bem claro que as curtidas ainda têm relevância para que a plataforma entenda quais conteúdos o usuário gosta de ver, quais seus interesses, com que perfis ele mais engaja e que tipo de conteúdo similar pode ser recomendado para aquela pessoa com base em suas curtidas.

  • Comentários:

Os comentários são tudo aquilo que as pessoas escrevem na sessão de comentários dos seus posts, seja ele um post no Feed, um carrossel, um IGTV, um Reels, etc. E também tanto faz se foi uma pergunta, um emoji, um textão ou apenas uma palavra. 

A sessão de comentários é um ótimo espaço para abrir diálogos, se aproximar dos seus seguidores que interagem por lá e ainda criar um senso de comunidade entre os seguidores do seu perfil, que também podem interagir entre si abertamente.

Leia também: 15 formas de ganhar comentários no Instagram sem gastar nada

  • Compartilhamento:

O compartilhamento é calculado a partir de quantas pessoas enviaram seu post pra alguém dentro do próprio Instagram clicando no ícone que lembra um aviãozinho de papel ou compartilharam nos Stories, por exemplo.

Dê uma atenção especial pra essa métrica de engajamento e procure sempre incentivar o compartilhamento dos seus conteúdos, já que isso vai te ajudar a alcançar mais pessoas organicamente e faz com que o Instagram entenda que seu conteúdo é relevante a ponto dos usuários quererem dividir com seus amigos. 

  • Post salvo:

Essa métrica conta quantas pessoas clicaram na “bandeirinha” ao lado do seu post pra salvar aquele conteúdo. Isso indica que os usuários acharam interessante o suficiente para deixar o post salvo e consultar novamente no futuro ou também pode significar que as pessoas salvaram pra ler mais tarde ou pra não perder aquele post. 

Seja qual for a intenção, essa é outra métrica de engajamento que merece uma atenção especial e conteúdos direcionados para incentivá-la, já que também atribui mais relevância à sua publicação e ao seu perfil aos olhos do algoritmo do Instagram.

Como calcular a taxa de engajamento no Instagram?

Pra fazer um cálculo de taxa de engajamento não tem mistério, já que é uma conta super simples de fazer. Existem várias opções pra isso, tanto manuais quanto utilizando ferramentas. Vamos te mostrar algumas aqui.

  • Engajamento por seguidores

Aqui você vai calcular o percentual de seguidores que engajaram com determinado conteúdo que você postou. Pra isso, use como base a fórmula*:

curtidas + comentarios (+ outras métricas de interação que você ache relevantes) ÷ número de seguidores x 100 = 

taxa de engajamento com base nos seguidores

*Se preferir, acrescente também outras métricas nesta conta, como o número de compartilhamentos e posts salvos. Você pode fazer de acordo com o que você considera mais relevante pra sua estratégia, mas o mais importante é que você mantenha um padrão pra todos os cálculos que for fazer. Não adianta incluir compartilhamentos e posts salvos no cálculo de um post e no mês seguinte contar apenas comentários e curtidas, se não as taxas não serão comparáveis.

Por exemplo:

98 (curtidas) + 12 (comentários) ÷ 1112 (seguidores) x 100 =
9,89% de engajamento

ou

98 (curtidas) + 12 (comentários) + 9 (compartilhamentos) + 15 (posts salvos) ÷ 1112 (seguidores) x 100 =
12,05% de engajamento

 

  • Engajamento por alcance

Essa opção é tida por muitos como o “engajamento real” de uma conta. Aqui, é considerado o alcance do conteúdo para calcular a taxa de engajamento, e é ideal quando estiver analisando posts específicos. Com esse cálculo, você vai conseguir analisar, dentre todas as contas que você alcançou (ou seja, aquelas que viram seu conteúdo), quais delas realmente engajaram com você de alguma forma. 

Pra isso, use a fórmula (ou acrescente as métricas que achar relevantes):

curtidas + comentários ÷ alcance = 

taxa de engajamento

  • Engajamento do perfil

Nesse caso, o cálculo é pra descobrir a média de engajamento total do perfil. Pra isso, você pode calcular o engajamento de cada post, somar todos eles e depois dividir pelo número total de publicações. 

Como essa conta pode terminar sendo muito trabalhosa, aqui vão duas sugestões:

  • Faça isso por período de tempo (só com os posts do mês, por exemplo)
  • Use uma ferramenta que faça esse cálculo automático. Algumas opções gratuitas são o HypeAuditor e o Phlanx.
  • Crescimento do engajamento

Para esse cálculo, você vai precisar comparar a taxa de engajamento de um período anterior ao período atual, ideal para o acompanhamento em relatórios mensais, por exemplo. 

É bem simples:

taxa engajamento do período 1 ÷ taxa de engajamento do período 2 = 

crescimento do engajamento

Como saber se minha taxa de engajamento é boa?

No geral, existe um consenso de que uma taxa de engajamento geral entre 1 e 5% é considerada boa. Porém, definir o que é uma boa taxa de engajamento pode ser relativo, dependendo principalmente do número de seguidores, do nicho que você trabalha e dos formatos que você explora no conteúdo. 

Por exemplo, perfis pessoais com poucos seguidores tendem a ter um percentual de engajamento maior, já que, supostamente, esses poucos seguidores são pessoas mais próximas ao usuário e tendem a engajar mais. 

Por isso, o ideal é comparar sua taxa de engajamento com perfis que estejam aproximadamente na mesma faixa de seguidores que você. Pra usar de referência, um estudo do Hype Auditor apontou as seguintes taxas de engajamento médio de acordo com a quantidade de seguidores:

  • 5,6% para contas entre 1.000 e 5.000 seguidores
  • 2,43% para contas entre 5.000 a 20.000 seguidores
  • 2,15% para contas entre 20.000 e os 100.000 seguidores
  • 2,05% para contas entre 100.000 e 1 milhão de seguidores
  • 1,97% para contas com mais de 1 milhão de seguidores

Dicas para melhorar a taxa de engajamento no Instagram

  • Poste nos melhores horários

Se quiser garantir um bom engajamento, é preciso garantir também que você vai alcançar o máximo possível de pessoas no Instagram. Pra isso, você precisa descobrir os melhores horários para postar na sua conta para aproveitar os momentos em que a maior parte dos seus seguidores estão ativos para interagir com você.

  • Crie conteúdos interativos

Pense em conteúdos que serão bons incentivos para os seus seguidores quererem interagir com você. Pode ser um post com espaço para tirar dúvidas ou deixar feedbacks, carrosséis com desafios e jogos, posts com perguntas, etc. Nos Stories, utilize ao máximo os recursos disponíveis entre os adesivos, como o box de perguntas, o quiz e a enquete para criar posts divertidos e que engajem seus seguidores facilmente! 

Leia também: 

Post carrossel no Instagram: 13 ideias de conteúdo pra usar

Aumente o engajamento no Instagram com conteúdos interativos

.

  • Incentive as interações

Incentive os usuários a interagir dizendo exatamente o que eles devem fazer. Utilize CTAs (Call To Action) a seu favor pra que seus seguidores entendam que você espera que eles comentem, compartilhem, salvem um post ou marque um amigo lá. 

Frases como: 

  • Comenta aqui se…
  • Marca aqui aquele amigo que…
  • Salva esse post pra ver mais tarde
  • Compartilhe pra chegar a mais pessoas
  • Responda este story com a sua sugestão…

Nesse outro artigo do blog temos vários exemplos de CTAs que você pode usar no Instagram para ter mais engajamento!

  • Responda seus seguidores

Se você quer comentários e interações, nada mais justo com seus seguidores que você retribua a atenção, né? É super importante que você responda sempre ao máximo possível de comentários e mensagens diretas que você receber. 

Assim, quem interagiu com o seu conteúdo vai se sentir ouvido e cada vez mais à vontade para continuar interagindo mais vezes. Dica extra: responda sempre com uma pergunta ou incentivando uma nova interação. Se o seguidor tirou uma dúvida sobre um produto seu, responda e pergunte também em que mais pode ajudar, ou peça um feedback sobre a sua resposta. Assim você abre um diálogo e ainda garante mais um comentário! ✔️

Gostou das dicas?

Comenta aqui embaixo qual é o seu maior desafio ou dificuldade para ter engajamento no Instagram.