Post carrossel no Instagram: 13 ideias de conteúdo pra usar

Post carrossel no Instagram: 13 ideias de conteúdo pra usar

por Ana Tereza Moraes

Publicado em 19 de maio de 2021

Os carrosséis foram lançados no Instagram em 2017 e hoje em dia já correspondem a 19,44%  das postagens totais na rede social, segundo o Social Insider. Isso é um número considerável, principalmente se você pensar na variedade de formatos que o Instagram oferece hoje em dia.

O formato facilita com que os usuários criem conteúdos mais criativos, variados e completos através de imagens ou vídeos em sequência. Quando utilizados do jeito certo, eles podem ajudar bastante no engajamento do perfil e conseguir um bom alcance. Mas qual é a melhor forma de fazer isso?

Continue lendo para entender como funcionam os carrosséis, quando e porque você deveria apostar neles e ainda conferir as 13 ideias de conteúdos que separamos pra te inspirar a criar pra esse formato!

O que é o post carrossel no Instagram?

O Carrossel (ou sequência) é um formato de publicação lançado em 2017 pelo Instagram e que permite que o usuário poste mais de uma imagem de uma única vez, podendo ter entre 2 e 10 imagens por post. 

O formato suporta tanto fotos estáticas quanto vídeos de até 1 minuto, como já acontece em posts normais do Feed também. 

Quando e por que utilizar posts em carrossel

O ditado já diz tudo: uma imagem vale mais que mil palavras! Então imagine o quanto pode ser dito em até 10 imagens de uma vez? Essa é justamente a principal vantagem de criar conteúdos em formato de carrossel.

Como nem sempre os usuários param pra ler as legendas completas, o carrossel é uma boa forma de passar um conteúdo mais extenso de maneira dinâmica e mais visual, sem ficar cansativo pra quem está lendo. Ou seja, é uma ótima alternativa pra evitar os famosos textões na legenda e buscar oportunidades de surpreender o público com soluções visuais criativas e até interativas.

Além disso, um estudo de 2020 feito pela Social Insider aponta que o formato é o melhor para conseguir mais engajamento no Instagram! Segundo a pesquisa, os carrosséis têm uma média de engajamento de 1,92% comparada ao 1,74% de engajamento das imagens únicas e 1,45% dos vídeos.

E olha só esse outro dado: quando todos os 10 slides são utilizados, essa média sobe para 2%! No entanto, apenas 6% dos posts em carrossel usam todos os slides, enquanto a maioria cria posts usando entre 2 e 4 imagens.

13 ideias para posts carrossel no Instagram

1. Tutoriais

O formato de carrossel é a melhor forma de criar tutoriais usando imagens e vídeos! Como você tem até 10 slides pra explorar, dá pra dividir o passo a passo de um jeito mais prático ou até mais visual, sem poluir uma única imagem com várias informações ou deixar a legenda muito extensa.

 

2. Formas de usar algo

Falando em variedade, inspire seus consumidores também mostrando diferentes formas de usar seus produtos no dia a dia, mostrando que ele pode ser útil em diversas ocasiões, algumas até que seus seguidores talvez nem tenham imaginado ainda.

A marca de roupas Ziovara utilizou o post carrossel no Instagram para mostrar como sua canga pode ser versátil tanto como roupa quanto como item de decoração, dando novos usos a peça: 

3. Explore ângulos diferentes

Aproveite o formato para mostrar diferentes ângulos de um mesmo produto ou momento. Você pode aproveitar pra mostrar seu produto de diferentes maneiras e enquadramentos, algumas mostrando mais em detalhes e outras de forma mais ampla. 

O casal de influenciadores Young Emperors costuma fazer isso com muita criatividade pra mostrar seus looks e peças de marcas parceiras, investindo em poses inusitadas e fotos tiradas de vários ângulos. 

4. Passe informações mais detalhadas

Você tem alguma informação mais longa pra passar? Seja um estudo, uma notícia, um aviso ou um conteúdo com dicas, o formato de carrossel é perfeito pra isso! 

Veja esse exemplo da Nubank, que usou os slides pra exibir um estudo sobre MEI de maneira dinâmica, sem deixar os dados cansativos de ler: 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Nubank (@nubank)

5. Mostrar mais de um produto

Outra forma de usar o carrossel do Instagram é aproveitando os slides pra mostrar mais de um produto de uma vez só. O legal pra esse tipo de conteúdo funcionar melhor é que os produtos exibidos sigam uma lógica ou sejam do mesmo contexto, por exemplo: itens de uma mesma coleção, diferentes tamanhos de um mesmo produto, produtos complementares, etc. 

A Shopee fez isso muito bem criando um contexto pra vender diferentes itens do seu site, reunindo alguns produtos da categoria academia que poderiam ser bons presentes para o Dia das Mães. 

6. Storytelling

Se sua marca tem uma história pra contar, utilize imagens pra te ajudar nisso e tornar essa história mais visual pra despertar interesse e aproximação com o público.

A Push, por exemplo, aproveitou pra trazer uma história de vida real, contada pela própria pessoa ao longo do carrossel, e que pode gerar identificação com os seguidores que acompanham a página: 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por PUSH (@push)

7. Jogos ou desafios

Use os slides do carrossel de pra propor desafios ou jogos pros seus seguidores. Além de ser um conteúdo criativo, isso vai ajudar seu engajamento e o envolvimento dos usuários com a sua marca! 

O canal Cartoon Network costuma fazer muito isso utilizando seus desenhos animados como contexto pra incentivar a participação das pessoas em alguns desafios:

8. Posts de identificação

Conheça bem o seu público e pense em situações que ele pode se identificar pra você destrinchar em um carrossel. Nesse exemplo da Netflix, o perfil aproveitou uma imagem da série Elite e criou vários memes a partir dela com situações cotidianas que seus seguidores se identificam. Além de dar um toque de humor pra página, esse tipo de conteúdo é legal também pelo potencial de ser compartilhado uma vez que os usuários se sentirem representados ali. 

9. Depoimentos e feedbacks

Use os carrosséis pra criar conteúdos que ativem o gatilho mental da Prova Social e mostre aos seus seguidores o que seus clientes pensam de você ou como sua marca, seu produto ou algum tema que você aborda já ajudou outros usuários.

Vale coletar feedbacks nos comentários, aproveitar as mensagens carinhosas que chegam no direct, fazer um compilado de avaliações deixadas no seu e-commerce, no Google Meu Negócio ou em qualquer outro canal que a sua marca tenha. 

Você pode aproveitar os prints dos depoimentos pra comprovar a veracidade daqueles relatos ou dar uma nova cara a eles pra deixar o post visualmente mais criativo. Dá só uma olhada nesse exemplo da Push:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por PUSH (@push)

10. Antes x depois

Que tal mostrar o impacto do seu produto de maneira prática? Invista em posts no estilo Antes x Depois utilizando o carrossel e mostre a diferença que seu produto faz quando é bem utilizado. 

Nesse caso da marca de cosméticos Vult, o antes e depois serviu pra destacar o impacto de uma maquiagem utilizando o rímel da marca:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Vult (@vult)

11. Contexto x produto

Você pode unir o melhor de dois mundos em apenas um carrossel. Poste uma imagem do seu produto em uma situação contextualizada do dia a dica, como uma maquiagem sendo aplicada, por exemplo, e, logo em seguida, insira a foto do produto por inteiro pro usuário visualizar melhor o que ele deve comprar. 

Nesse post pago, por exemplo, a influencer e ex-bbb Camilla de Lucas trouxe o produto divulgado nessas duas situações que citamos:

12. Photo dump

Sabe aquelas fotos que ficam guardadas na galeria e você queria compartilhar, mas não sabe se alguma delas renderia um bom post? Junte todas em um único carrossel!

A tendência tem sido chamada de “photo dump”, e é uma boa desculpa para você compartilhar aquelas fotos ou vídeos que estavam perdidos no rolo de câmera mais merecem ser vistos por mais pessoas, mesmo que você não tenha um contexto específico pra isso. Funciona muito bem também pra compartilhar fotos para o bom e velho #tbt fora de hora, como essa criadora de conteúdo fez aqui:


Essa ideia ganhou até mesmo uma hashtag (#photodump) que tem se popularizado principalmente diante das situações de isolamento na pandemia. Aproveite pra usar também! 

13. Conteúdo gerado pelo usuário

Uma ideia pra aproveitar o formato de carrossel para gerar aproximação com o seu público é aproveitá-lo pra compartilhar conteúdo gerado por usuários. Proponha uma hashtag, uma corrente ou simplesmente reposte imagens dos seus clientes que te marcaram usando o seu produto (só não esqueça de pedir autorização antes, ok?).

O Instagram da Fashion Revolution Brasil, por exemplo, fez isso pra representar seu público de forma humanizada em um carrossel que mostra imagens de mulheres que estão por trás da moda como trabalhadoras da área:

Dica extra: prenda o interesse do usuário no seu carrossel!

Não deixe passar despercebido pelo usuário quando o seu post se tratar de um carrossel! É interessante que você incentive e oriente as pessoas a irem passando as imagens pro lado pra ver mais conteúdos.

Anota aí essas ideias de como fazer isso:

  • Use CTAs como “Arraste pro lado”, “Passe as imagens”, “Continue lendo” “Acesse o link na bio” etc. 
  • Use setas ou ícones que indicam ao usuário que ele deve continuar passando os slides 
  • Numere os slides do carrossel pro usuário ter uma prévia do tamanho daquele conteúdo (você pode usar indicativos como 1/10, 2/10 a cada página). 
  • Deixe um gostinho de “quero mais” em cada slide pra que o usuário continue interessado em ver o carrossel completo. Por exemplo, que tal terminar alguns slides com uma pergunta que vai ser respondida no próximo? Ou você pode também dizer “continue lendo pra entender tal coisa”.

Gostou das dicas? Conta pra gente nos comentários que tipos de conteúdo você mais gosta de criar em formato de carrossel.