Como ganhar comentários no Instagram sem gastar nada: 15 ideias

Como ganhar comentários no Instagram sem gastar nada: 15 ideias

por Ana Tereza Moraes

Publicado em 22 de abril de 2021

Você sabe porque os comentários são tão importantes pro crescimento do seu perfil no Instagram?

Apesar do fim da exibição dos likes, o engajamento continua sendo super importante pro algoritmo da rede social entender a relevância do seu post e entregá-lo para mais pessoas. E uma das principais métricas nesse sentido é também uma das mais subestimadas: os comentários

Conseguir fazer com que seus seguidores se engajem nos seus posts comentando é uma ótima forma de gerar aproximação com o público e fazer com o que o Instagram distribua melhor seus conteúdos. 

Isso acontece porque o algoritmo entende que aquele conteúdo é relevante a ponto de gerar debates e aumentar o tempo de retenção dos usuários. O “raciocínio” do algoritmo é: se algumas pessoas passaram um bom tempo nesse post e até pararam pra comentar nele, mais pessoas podem fazer o mesmo! 

Mesmo que não pareça tarefa fácil conseguir essa interação logo de cara, existem formas de incentivar isso e ganhar comentários no Instagram! 

Nesse artigo, separamos 15 formas de incentivar a interação do seu público sem gastar nada:

Ideias pra ganhar comentários no Instagram

  1. Use chamadas para ação (CTAs)

Se você quer que as pessoas interajam com você, convide-as diretamente para fazer isso usando chamadas para ação, também conhecidas como CTA (Call To Action). 

Ao fim das suas legendas ou até mesmo na imagem do seu post, tente sempre incluir uma frase que incentive o usuário a tomar uma ação que, nesse caso, seria comentar! Seriam frases como: “comenta aqui se você se identificou” ou “conta nos comentários o que você achou da novidade”, ou o que for mais adequado pro contexto do seu post.

  1. Faça perguntas diretas

Às vezes, as pessoas não comentam em um post simplesmente por não ter nada a dizer sobre ele. Portanto, dê algo sobre o qual elas possam falar e incentive isso com perguntas diretas!  Você pode, por exemplo, mostrar seus produtos e perguntar qual deles seus seguidores já testaram, qual modelo preferem ou até mesmo se sentiram falta de algum item na lista. 

Algo como a Desinchá fez nesse post:

  1. Isso ou aquilo?

Outro jeito de ganhar mais comentários dando às pessoas o que responder é fazer posts de “isso ou aquilo” perguntando as suas preferências. A Disney+ costuma fazer vários posts nesse estilo com perguntas aos seguidores em relação às suas preferências de séries, filmes, gêneros ou personagens preferidos: 


Você também pode fazer isso indo além da pergunta e oferecendo conteúdo informativo, como o perfil de lifestyle Chapadinha de Endorfina fez aqui, usando um assunto atual pra incentivar as interações e passar informações úteis ao mesmo tempo:

  1. Crie um senso de comunidade

Se mostre disposto a ouvir seus seguidores e inclua eles no seu processo criativo. Além de incentivar os comentários e te render boas ideias, isso vai te ajudar a criar um senso de pertencimento nesses usuários. E, à medida em que se sentem parte de uma comunidade, a tendência é que se envolvam cada vez mais. 

Crie posts que mostram que você está disposto a ouvi-los e que eles podem contribuir com a sua marca. Nesse conteúdo da Delikata, por exemplo, a doceria pediu a ajuda dos clientes nos comentários pra compor uma ideia e torná-la ainda mais criativa, o que também desperta o interesse do público em consumir aquele item depois de pronto:

  1. Peça feedbacks

Se mostre disposto a ouvir também a opinião do seu público sobre a sua marca. Crie um contexto pra pedir feedback aos seus usuários em relação aos seus produtos, serviços ou até mesmo sobre o conteúdo que você vem publicando. Essa é mais uma oportunidade de incentivar os comentários e mostrar que a marca está atenta ao que os consumidores pensam e disposta a trazer cada vez mais melhorias pensadas especialmente para eles!

  1. Proponha jogos ou desafios

Um jeito criativo de envolver o seu público e incentivar os comentários é propondo jogos ou desafios! Pense em alternativas que tenham a ver com a sua marca e público-alvo pra ganhar mais comentários de uma forma divertida.

O Cartoon Network, por exemplo, sempre usa cenários e referências dos seus desenhos pra criar desafios e incentivar as pessoas a comentarem pra participar:

  1. Gere identificação

As pessoas se sentem mais confortáveis em interagir quando se identificam com o tema e, portanto, têm algo a dizer sobre aquilo. Aproveite o Instagram para abrir um espaço onde seus seguidores possam se expressar sobre dores que sua marca pode ajudar a resolver. Além de incentivar os comentários, isso também vai gerar uma forte identificação do público com a sua marca.

O perfil Não Tenho Roupa, por exemplo, aposta em relatos pessoais com os quais o público-alvo da marca de aluguel de roupas pode se identificar e incentiva que os usuários compartilhem suas próprias experiências por lá também:

  1. Gere identificação… Com humor

Uma forma mais simples de gerar interações nos comentários é gerando identificação através do humor! Todo mundo gosta de se sentir representado, melhor ainda se for de um jeito engraçado (e respeitoso, ok?).

Traga situações cotidianas ou sentimentos que seus seguidores vivem todos os dias e aborde de maneira bem-humorada, perguntando quem se identificou. Lembra das dicas 1 e 2? Aplique elas aqui também, usando chamadas para ação e fazendo perguntas!

  1. Use os Stories 

Compartilhe seu conteúdo também nos Stories com um link direto pro post original! Você pode chamar as pessoas por lá pra ir conferir seu post no Feed, Reels ou IGTV ou até incentivar a interação a partir dali mesmo. 

Por exemplo, compartilhe um vídeo do Reels e escreva nos Stories chamando as pessoas pra conferir seu vídeo mais recente e comentar lá se já passaram por algo parecido. 

  1. Use o Reels

Se você quiser aumentar ainda mais o seu alcance  engajamento, os Reels são uma ótima aposta de formato pra investir! Desde que foi lançado, o Reels vem recebendo atenção especial tanto entre os usuários, que rapidamente adotaram o formato, quanto do próprio Instagram, que vem fazendo constantes atualizações pra privilegiar os vídeos na plataforma.

Você pode adaptar algumas das ideias que demos aqui pro formato de vídeos curtos, sempre lembrando de adicionar um toque de humor que é tão característico do formato e faz com que os usuários se engajem ainda mais com os conteúdos. 

  1. Responda os comentários

Tente sempre dar atenção às pessoas que já comentam nos seus posts e faça questão de respondê-las! Isso vai fazer com que seus seguidores se sintam acolhidos pela sua marca e fiquem cada vez mais confortáveis pra continuar interagindo. Além disso, você vai estar mostrando pra outras pessoas que sua marca é receptiva e está atenta ao que os usuários estão dizendo, o que também irá incentivá-las a começar a interagir mais com você e comentar nos seus posts.

Dica: tente responder fazendo alguma pergunta pro usuário pra que ele volte pra te responder por lá!

  1. Poste nos melhores horários

Pra todas essas dicas e ideias funcionarem, você precisa saber a hora que seu público está online. Descubra os melhores horários pra postar no seu perfil através do Instagram Insights ou gerando relatórios com o Postgrain e agende seus posts pra entrar nos períodos em que seus seguidores estão mais ativos! Assim você alcança mais pessoas e aumenta suas chances de ter mais comentários. 

Aqui no blog, também já mostramos como agendar um post para o melhor horário.

  1. Use hashtags

Essa dica também está relacionada ao alcance da sua marca. Afinal, quanto mais pessoas veem seus posts, maiores suas chances de ter engajamento! 

Pense em hashtags apropriadas para aquele conteúdo e pra sua marca e use-as pra atrair mais pessoas no Instagram pro seu perfil, incluindo aquelas que ainda não te seguem. 

PS: lembre de dar preferência a hashtags no idioma dos seus posts! Não adianta de nada usar algo como #marketingdigital se seu post só chegar em usuários que não falam português. Tente #marketingdigitalbrasil, por exemplo. Por mais que o alcance seja menor, ao menos você vai alcançar as pessoas certas.

  1. Faça sorteios ou concursos culturais 

Os sorteios são infalíveis pra quem quer uma chuva de comentários!

Mas então por que deixamos essa fica pro final? 🤔

Simples: porque apesar de “certeiros” pra garantir que você vai ganhar comentários no Instagram, os sorteios não devem ser sua principal estratégia pra aumentar a interação, e sim uma exceção pra quando você quiser fazer alguma ação especial e ampliar o alcance da sua marca.

Antes de qualquer coisa, preste atenção na burocracia que envolve esse tipo de ação nas redes sociais e cheque todas as regras antes de lançar o post no seu perfil. Dê preferência aos concursos culturais, que, por não se caracterizarem como sorteios, envolvem bem menos restrições. 

Aqui no Postgrain, temos um post completo sobre o assunto: como fazer um sorteio no Instagram. Acesse para entender:

  • As diferenças entre sorteio e concurso cultural
  • Quais as regras pra cada caso
  • E como botar a ação em prática
  1. Dica bônus: não seja apelativo!

Sempre que for fazer conteúdo interativo, é importante que ele esteja relacionado a sua marca e a identidade que você adota na sua comunicação. Evite posts genéricos demais ou que não tenham nada a ver com o que você oferece. Conteúdos vazios não vão acrescentar em nada na sua estratégia e nem atrair o público certo pro seu perfil. 

Gostou das dicas?

É hora de colocar em prática! E depois vem contar pra gente aqui nos comentários se as dicas funcionaram pra você.

(viu só como funciona? Estamos te chamando para uma ação 😜