O que postar no Instagram Stories? [+ Material Gratuito]

O que postar no Instagram Stories? [+ Material Gratuito]

por Postgrain Academy

Publicado em 19 de novembro de 2020

Por que postar no Instagram Stories?

O Instagram Stories é uma forma rápida e fácil de você compartilhar os melhores momentos do dia a dia e criar uma conexão com seus seguidores, além de ser uma ótima ferramenta para atrair clientes se você tem um perfil de negócios.

A ferramenta  nos permite publicar imagens, vídeos e textos que ocupam, verticalmente, toda a tela do dispositivo móvel possibilitando inúmeras formas de criar conteúdo. Use texto, vídeos, fotos, música, figurinhas e GIFs para dar vida à sua história.

Dados divulgados pelo Instagram revelam que cerca de 68% das pessoas da rede ficam mais interessadas em uma marca ou em um produto depois de ver o item nos Stories. E olha que tem muita gente usando essa rede social, já são mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais. Nada melhor do que criar presença de marca onde seus possíveis clientes estão, né?

O Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking entre os que mais passam tempo na internet. Segundo dados de uma pesquisa realizada em 2018 pela Hootsuite e We Are Social, 2,9 bilhões de pessoas se conectam por meio de smartphones! Num contexto como esse, utilizar o Instagram Stories na estratégia de marketing digital pode vir a ser uma excelente vitrine para qualquer negócio ou até mesmo seu perfil se tornar de um influenciador.

 

Quais as vantagens de utilizar o Instagram Stories?

Mais proximidade com o público

Com o Instagram Stories você criar conteúdos com mais frequência e sem grandes produções. Mostre seu cotidiano, curiosidades e tenha conexões verdadeiras com seus amigos online.

Caso você tenha uma empresa, pode usar o Stories para compartilhar os bastidores do seu negócio. Uma loja, por exemplo, pode mostrar como um produto é feito, quem faz e detalhes por trás das cenas. Isso gera grande interesse do público, já que o resultado final geralmente só é exposto no feed. 

Utilizar diferentes recursos 

Apostar na criação de conteúdos interativos é uma das melhores formas para aumentar o engajamento entre os seguidores pelo Instagram Stories. Dentro do Stories é possível usar enquetes, caixa de perguntas, gifs, stickers e muito mais. 

O que postar no Instagram Stories? [+ Material Gratuito]

Temos um blogpost que te ensina como usar esses conteúdos interativos para stories. Quando bem utilizados, eles prendem a atenção e geram reconhecimento de marca. Só clicar aqui para acessar gratuitamente.

Acompanhamento da interação dos seguidores com a história

Uma dica para você conseguir mais dados sobre sua conta do Instagram e Stories é transformá-la para Business. 

Com a mudança, várias funções são adicionadas de forma gratuita. Como métricas e a possibilidade de fazer anúncios. Caso queira no futuro, o processo é totalmente reversível e você pode mudar para uma conta pessoal a qualquer momento novamente.

O que postar no Instagram Stories? [+ Material Gratuito]

Para ter uma visão mais aprofundada de sua análise do Instagram Stories, abra seus Stories e deslize para uma lista completa de informações. Isso exibirá várias métricas importantes que podem ajudar você a avaliar o sucesso de seus stories, como: cliques no link, visitas ao perfil, cliques no site, impressões, novos seguidores entre outros

Direcionamento dos seguidores para outras páginas

Uma das possibilidades que o Stories permite é direcionar tráfego do Instagram para outros canais como um blog/site. Mas só é possível fazer isto com contas com mais de 10 mil seguidores ou através de anúncios. Se você precisa redirecionar os seguidores para fora do seu perfil na rede social e ainda não sabe como, temos um artigo aqui no blog que vai te ajudar!

O que postar no Instagram Stories? [+ Material Gratuito]

 

Por que e como se planejar?

O planejamento dos conteúdos do Instagram ajuda a criar constância que deixa sua marca, seja pessoal ou profissional, na cabeça dos seguidores. Além disso, planejando o seu conteúdo, você minimiza os possíveis erros e melhora a qualidade das postagens.

Mas antes de tudo você deve se questionar qual seu objetivo com a presença no Instagram. Com este norte você direciona a narrativa de sua criação de conteúdo. E com os Stories você consegue criar histórias para aumentar o alcance, gerar lembrança de marca e consideração, levar visitas ao site da sua marca ou a uma página de compras, aumentar conversões, downloads, vendas e muito mais. Tudo isso vai sempre depender diretamente do objetivo.

Um ponto importante no planejamento dos conteúdos é o horário de postagens dos conteúdos e existe um consenso geral para quem trabalha com Instagram Marketing: o melhor horário para publicar no feed é quando os seguidores estão online e mais ativos.

Mas com o Stories isso é um pouco diferente, já que os conteúdos ficam disponíveis por 24 horas. Assim, não importa se você publicou algo enquanto o seu seguidor estava online, já que é muito provável que ele assistirá a história depois.

Muitas vezes é preciso aproveitar o que está acontecendo em um exato momento. Também não vale perder o timing de momentos importantes. Temos uma plataforma que permite você agendar seus stories, e conteúdos para o feed também, nos melhores horários indicados pelo Instagram Analytics. Teste gratuitamente clicando aqui.

 

O que postar no Instagram Stories? [+ Material Gratuito]

 

Produzindo Stories

Para produzir stories memoráveis e envolventes é necessário saber contar uma história. Muita gente acredita que apenas influenciadores conseguem criar essa conexão, mas as marcas com a mensagem certa podem conectar o seguidor em um nível emocional tão forte a ponto de jamais ser esquecida. É por isso que é muito importante pensar em como queremos contar as nossas histórias no Instagram Stories.

Sempre devemos lembrar do storytelling, que é a habilidade de contar histórias que tenham significados, criando contextos e vínculos profundos, que inspiram e nos motivam, devido ao apelo emocional. Afinal, precisamos considerar que, dada a natureza da plataforma, é possível contar as histórias de forma mais rápida, pessoal e interativa. Isso permite que misturemos narrativas divertidas e leves, também com conteúdo comercial.

 

Fixe seus momentos favoritos no seu perfil

Você pode prolongar mais que as 24 horas usuais dos Stories ao fixar os conteúdos dos destaques no seu perfil. 

Os destaques permitem que os stories fiquem salvos pelo tempo que você decidir no seu perfil. Eles funcionam como álbuns que reúnem os melhores momentos do Instagram Stories e que podem ser assistidos a qualquer momento. Uma dica é criar categorias para cada destaque. Desta forma, você coleciona o conjunto de histórias em capítulos separados. 

A localização deles também é bem privilegiada, já que ocupam o espaço que vem logo após a biografia e antes do feed.

 

Guia de 30 dias de Conteúdo para Instagram Stories

Para te ajudar a não faltar conteúdo de qualidade no seu Instagram, nós preparamos um Guia de 30 dias de Conteúdo para Instagram Stories, só clicar aqui para baixar gratuitamente. Agora você não vai ter desculpas de estar sem ideias para postar. Produza diversos conteúdos para aumentar o reconhecimento e engajamento do seu Instagram. 

O que postar no Instagram Stories? [+ Material Gratuito]

Com o nosso guia,  você também vai aprender a criar seu próprio moodboard, conferir se seu perfil está 100% completo com nosso checklist especial, além de aprender sobre o Storyboard de Stories

Curtiu esse artigo? Temos muito mais conteúdo em nosso blog. <3