Como colocar link no Instagram: aprenda todas as formas

Como colocar link no Instagram: aprenda todas as formas

por Katarina Nápoles

Publicado em 27 de fevereiro de 2019

Se você já precisou divulgar alguma coisa no Instagram, muito provavelmente esbarrou em um obstáculo que é comum a todos os usuários: a rede social não permite links clicáveis nas legendas das publicações do feed.

O que muita gente não sabe é que é possível inserir links clicáveis em várias partes da plataforma como nos Stories, nas DMs, nos vídeos do IGTV e na bio, por exemplo. Isso é importante para qualquer estratégia dentro do Instagram porque você consegue levar os usuários para um site, para páginas de compra ou até mesmo para textos educativos no seu blog.

Então, se você precisa redirecionar os seguidores para fora do seu perfil na rede social e ainda não sabe como, vem ler nosso artigo que te explicamos TODAS as formas possíveis de colocar links no Instagram.

Quem pode colocar link nos Stories?

Uma das melhores formas de redirecionar consumidores para fora da sua conta no Instagram é utilizando links nos Stories. A notícia triste nesse caso é que nem todo mundo tem acesso ao recurso. Apenas as contas com mais de 10.000 seguidores podem inserir links nos Stories.

Mas fica tranquilo que se você ainda não atingiu a marca dos 10k no Instagram, há outras formas de inserir links na sua conta e encaminhar os seguidores e consumidores para onde quiser!

Agende seus posts pelo Postgrain

Como colocar link nos Stories?

Se você já atingiu os 10 mil seguidores no perfil do Instagram e quer ter o famoso “Deslize pra cima” nos Stories, segue nosso passo a passo:

  1. Crie um story;
  2. Clique no símbolo de “corrente” que fica ao lado do ícone para adicionar adesivos e emojis;
  3. Em Adicionar link, selecione a opção Link da Web;

Como inserir link nos Stories

Pronto, seu link já está dentro do story criado! =)

Como colocar link nos Stories pelo Postgrain?

Se você trabalha com várias contas no Instagram ou até prefere fazer suas tarefas pelo computador, também é possível inserir link nos Stories pelo Postgrain! Pra isso, é claro, seu perfil precisa ter 10.000 seguidores. Olha o passo a passo:

  1. Após fazer login na ferramenta, clique em Novo Story, no menu que fica ao lado esquerdo;
  2. Em Link, adicione a URL que deseja inserir;
  3. Depois de deixar todo o conteúdo pronto, basta agendar a publicação ou clicar em Publicar Agora.

Como inserir link nos Stories pelo Postgrain

Como colocar link do IGTV nos Stories?

Outro tipo de link que é possível inserir dentro dos Stories são atalhos para vídeos do seu canal no IGTV. É bem fácil, acompanha o passo a passo:

  1. Crie o story de divulgação;
  2. Clique no ícone de “corrente” que fica ao lado do ícone para adicionar adesivos e emojis;
  3. Em Adicionar Link, selecione a opção Vídeo do IGTV;
  4. O Instagram vai te redirecionar para uma tela com todos os vídeos já postados no seu canal. Escolha qual você quer divulgar e depois clique em Concluir.

Como inserir links do IGTV nos Stories

Como colocar link no IGTV?

O Instagram vem dando uma colher de chá para os usuários quando o assunto é IGTV. O recurso é o único que aceita links clicáveis dentro do texto de descrição dos vídeos. O mais legal é que é possível inserir esses links tanto pelo celular como pelo computador. E eu te ensino como fazer das duas formas.

Pelo celular

  1. Acesse seu canal do IGTV e escolha o vídeo que deseja editar;
  2. Clique nos três pontinhos que aparecem abaixo do vídeo;
  3. Selecione Editar;
  4. Insira o link que deseja e clique no símbolo ✔️.

Como inserir links nos vídeos do IGTV

Pelo computador

Você pode inserir o link antes de realizar a publicação. Basta seguir o passo a passo abaixo que não tem erro! ; )

  1. Acesse o canal do IGTV pelo seu perfil e clique na opção envio;
  2. Selecione o vídeo e a capa;
  3. Configure a descrição colocando a legenda e o link que deseja;
  4. Por fim, clique em postar.

Como inserir links nos vídeos do IGTV pelo computador

Como inserir links nos vídeos do IGTV pelo computador

Como colocar link na bio?

Essa estratégia é super importante para qualquer perfil do Instagram e principalmente se você ainda não atingiu a marca dos 10k. Uma boa saída para redirecionar seus seguidores é adicionar o já famoso link na bio.

O recurso está disponível para todos os usuários e não precisa de um número mínimo de seguidores para ser utilizado. Seja pelo celular ou pelo computador, adicionar um link na bio é super fácil:

  1. Com o seu perfil aberto, clique em Editar perfil;
  2. Em Site, insira a URL que deseja e depois clique no símbolo ✔️.

Como inserir link na bio do Instagram pelo celular

Como inserir link na bio do Instagram pelo computador

Essa é a forma mais básica de colocar links na bio do Instagram, mas ainda há outras maneiras de inserir sites e páginas da bio, dependendo da sua estratégia. 

Envio de links por DMs

Muita gente ainda não sabe, mas o Direct do Instagram é um dos poucos recursos da rede social em que são permitidos links clicáveis.

Se você copiar um link no celular e colar dentro de uma conversa em uma DM, a URL ficará azul, disponível para que a pessoa que está conversando com você clique e seja redirecionada normalmente!

Como inserir links cliváveis nas DMs do Instagram

Já conhece ou já usa esse recurso? Conta aqui pra gente nos comentários!

E-book Instagram Ads

Dicas na hora de colocar links no Instagram

Não é porque um recurso existe dentro do Instagram que a gente deve usar ele deliberada e aleatoriamente, ok? Não vá encher todos os seus stories de links e achar que as pessoas vão clicar em cada um deles. Existe um conjunto de boas práticas que a gente deve seguir na hora de inserir links na plataforma:

Cumpra com o que prometeu

A primeira regra é a mais básica: redirecione o cliente exatamente para o que você prometeu para ele. É muito comum que contas de negócio façam uso de clickbaits – aquelas chamadas sensacionalistas – para fazer os usuários clicarem a qualquer custo. Não faça isso.

Você pode até levar o cliente para o site que deseja, mas ele vai ficar tão insatisfeito e se sentir enganado que o resultado pode ser totalmente oposto: além de ficar decepcionado com sua marca, nunca mais vai confiar no que você diz.

Então, nada de prometer um desconto de 70% no Story e levar o usuário para uma página em que ele só consiga acessar descontos de 30%. Isso é desrespeitoso e o usuário vai sentir que está perdendo tempo.

Cuidado com o link

Você precisa pensar em tudo antes de colocar uma página para redirecionar seus seguidores. A página é pesada? Funciona bem no mobile? Lembre-se que quem vai ser redirecionado muito provavelmente estará utilizando o smartphone, então tudo isso deve ser avaliado, se não você pode estar jogando uma oportunidade fora.

Crie chamadas para ação excepcionais

A gente sabe que o “Arrasta para cima” e outras chamadas para ação semelhantes são clássicos na hora de colocar link nos stories. Mas raramente a gente deve se prender somente a essas frases.

Use da criatividade para chamar a atenção dos seus seguidores. Aqui é a hora de criar um texto que chame atenção (sem ser clickbait) e, claro, sempre prometendo o que será encontrado quando o usuário chegar na sua página. A Steal The Look faz isso muito bem com os textos que escrevem para o blog da empresa:

Chamadas para ação: como inserir links nos Stories

Muitos links pra divulgar? O Linklist é a melhor opção!

Nem tudo a gente consegue resolver com um link só na bio, certo? E se uma das boas práticas é não sair por aí divulgando vários links nos stories, a melhor opção para resolver esse problema é usar um agregador de links! 

O Linklist é um agregador totalmente gratuito, em que a gente consegue customizar o perfil da nossa maneira, além de adicionar vários links, players de vídeos e faixas de música. Com ele, a gente consegue reunir todos os links importantes em um lugar só, facilitando a divulgação pelo Instagram.

Linklist é o agregador de links gratuito do Postgrain

Para começar a usar, basta criar uma conta (é gratuito!). Depois, você só precisa colar a URL do seu Linklist na sua bio do Instagram. E nunca mais vai precisar trocar o link da bio, apenas atualizar o seu Linklist de acordo com a sua demanda. Legal, né? 

Captura de tela da bio do Postgrain no Instagram com o Llinklist

Como você adiciona links no Instagram? Já utiliza alguma das formas que mencionamos nesse texto? Conta pra gente!