Como colocar link na bio do Instagram: aprenda TODAS as formas!

Como colocar link na bio do Instagram: aprenda TODAS as formas!

por Postgrain

Publicado em 31 de outubro de 2018

Mesmo com uma plataforma recheada de funcionalidades relevantes e atualizações de melhorias constantes, o Instagram ainda não permite inserir links clicáveis nas publicações.

Até o momento, conseguimos direcionar nossos seguidores para links externos através da bio,  nas DMs, vídeos do IGTV e stories. Entretanto, a função de link no story não está disponível para todos os perfis, apenas para as contas com mais de 10 mil seguidores. Por conta disso, muitas pessoas acabam optando por colocar o link na bio.

Nesse artigo, vamos te ensinar o passo a passo de como colocar link na bio e direcionar seus seguidores para um lugar mais próximo de você! 

Adicionando um link na bio

Ter um link externo que direcione o usuário para o site ou outro canal do seu negócio é super importante em qualquer estratégia de Instagram.

O modo mais comum que os usuários encontram para direcionar os clientes para fora do Instagram é através do link na bio (aquela breve descrição abaixo do seu nome de usuário), já que não precisa de um número mínimo de seguidores para ser utilizado.

Para adicionar um link na bio é bem simples:

  1. Clique em Editar perfil;
  2. Em Site, insira a URL que deseja e depois clique no símbolo ✔️

Pelo Celular:

Captura da tela de como inserir link na BIO do Instagram.

Como inserir link na bio do Instagram no celular.

Pelo computador: 

Captura da tela de como inserir link na BIO do Instagram pelo computador.

Como inserir link na bio do Instagram no computador.

Adicionando vários links na bio

Se você utiliza diversos canais para compartilhar conteúdo ou divulgar seu negócio, sabe que escolher apenas um link para colocar na bio é uma tarefa difícil. Precisar trocar esses links a cada semana (as vezes até a cada dia) também não é nada prático. Nessas horas, a melhor opção para quebrar essa “barreira” do Instagram é usar um agregador de links! 

Disponível para todos os usuários e totalmente gratuito, o Linklist é uma ferramenta que te permite agrupar vários links em um só, facilitando a divulgação pelo Instagram. Dessa forma, quando alguém clicar no link da sua bio, será redirecionado para a tela com a lista de URLs personalizadas por você. Além disso, também é possível fazer a integração com players de vídeos e faixas de música, customizar toda a página e acompanhar as estatísticas de cliques e uso dos links (Hey! Uma nova fonte de insights também, hein?! Fica a dica!😉)

Captura da tela no Linklist do perfil do Postgrain.

Para começar a usar o Linklist  é muito simples. Confere só: 

1. Acesse o site da ferramenta e faça seu cadastro;

Captura da tela de cadastro do Linklist.2. Depois que estiver cadastrado(a), basta criar sua lista clicando em “Adicionar nova lista de links”;

Captura de tela da página inicial do LInklist

3. Personalize a URL (pode abusar da originalidade!); 

Captura de tela da página de edição da URL dentro do Linklist.

4. Customize toda a página (adicione foto, forma do botão, cor); 

Captura da tela do painel de edição da página dentro do Linklist.

Nota: você pode acompanhar todas as alterações que está fazendo pela ilustração mobile que fica ao lado do painel de edição da página. Assim, dá pra visualizar o resultado final  da personalização. Bacana, né?! 😉

5. Após criar sua lista e customizá-la do seu jeito, é só voltar para a tela inicial, copiar a URL e colocar na sua bio:

Captura de tela do perfil do Postgrain dentro do Linklist.

Prontinho. É fácil, né?!

E-book Instagram Ads

Adicionando link do WhatsApp na bio

Essa é uma prática que pequenas empresas e marcas têm utilizado para suprir a ausência de um site ou até mesmo para encurtar o processo de venda. Com um link direto para o WhatsApp, as empresas conseguem manter um contato direto com os seus clientes e seguidores.

Como fazer:

1. Clique em Editar perfil;

2. Na parte de Site, cole esse link https://api.whatsapp.com/send?phone= seguido pelo código do país, DDD e seu número de telefone (exatamente nessa ordem);

Exemplo: https://api.whatsapp.com/send?phone=5581***********

3. Depois clique em Concluir.

link-stories-instagram

Como inserir link para o WhatsApp na bio do Instagram.

Agora seus seguidores serão direcionados para uma conversa com você ao clicarem no link inserido.

Uma ótima ideia – enviada por um seguidor, inclusive – para nunca perder as contas de quantas pessoas tem acessado seu link da bio é reduzir a URL do WhatsApp pelo Bitly. Já que o Instagram Insights só mostra os dados em períodos fechados, você vai ter sempre o número cheio disponível com o link do Bitly!

Captura de tela do site Bitly mostrando os dados de um link encurtado

Os dados de cliques também podem ser acessados por quem precisar utilizar o Linklist como agregador. Além das métricas de cliques, é possível coletar outros dados de audiência na aba “Estatísticas” da plataforma. Sempre bom se manter informado, né? 

Captura de tela do painel de estatísticas dentro do Linklist.

Dicas importantes

  • Insira sempre o link correto, nada de levar o cliente para um site ou página que não tem nada a ver com a publicação.
  • Cuidado com a página que você direciona o usuário. Ela é pesada? Funciona bem no mobile e no desktop? Tudo isso deve ser avaliado.

Prontinho, agora você já conhece todas as maneiras de inserir links na bio do Instagram. Você já utiliza alguma delas? Conta pra gente!