Cadastre-se
Por
Katarina Nápoles
21/05/2018
às 16:58

Instagram Insights – Como analisar dados no Instagram

Se você investe em uma estratégia de marketing, mas não acompanha os resultados dessas ações, é possível que você esteja perdendo muito dinheiro no meio desse processo.

Analisar dados é uma das práticas mais valiosas pro seu negócio. Só assim é possível entender o que tá dando certo pro seu público e no que você precisa parar de reservar tempo e dinheiro.

No Instagram não é diferente. A rede, que já se provou uma das maiores plataformas para fechar negócios atualmente, conta com um recurso dedicado exclusivamente para a mensuração de resultados: o Instagram Insights.

Com ele, você pode acompanhar os resultados das suas publicações, colher dados de desempenho, alcance e engajamento – inclusive dos stories! – e conhecer melhor o seu público.

Quer saber como encontrar esses dados, analisá-los e usá-los ao seu favor? Acompanha esse artigo que a gente vai te ensinar tudo, tim-tim por tim-tim! 😉

O que é o Instagram Insights

Já tem um tempo que as redes sociais vêm reconhecendo a importância de fornecer dados para os usuários à medida que cresce cada dia mais a presença das empresas nessas redes.

No Instagram demorou, mas chegou. Pensando numa forma de mostrar métricas importantes para perfis de negócio, a plataforma lançou o Instagram Insights em 2016, para perfis com contas business.

Desde lá, o recurso já passou por algumas atualizações e, hoje em dia, é possível ter acesso a informações demográficas dos seus seguidores, bem como faixa etária e localização.

Além disso, pelo Instagram Insights a gente consegue coletar dados de alcance, impressões, interações, visualizações, de visitas ao seu perfil e até saber qual o melhor horário pra postar no app! 😱

Pra começar, a gente sabe que esses termos parecem todos muito iguais, então vamos deixar tudo bem claro e explicadinho pra ninguém se complicar mais lá na frente:

1. Alcance: é o número de pessoas que viram/foram afetadas pelo seu post. Ainda que alguém visualize sua publicação 10 vezes, a métrica de alcance contabilizará apenas um.

2. Impressões: é o número de vezes que seu post ficou exposto para as pessoas. Ou seja, se uma só pessoa viu seu post 10 vezes, será contado como 10 impressões.

3. Interações: é toda ação que um seguidor realizar na sua publicação (curtir, comentar, compartilhar). O Instagram Insights define essa métrica como o “total de toques nas suas publicações ou perfil”.

Além disso, é importante você saber que o Instagram não permite que a gente exporte os dados em um arquivo. Assim, se quiser ter uma visão ampla de um período por completo ou precisar apresentar esses dados pra alguém, é necessário coletar esses dados manualmente.

Preparado pra entender o que tem funcionado na sua estratégia? Então vamos ao que interessa!

Acessando o Instagram Insights

Primeiro de tudo: você precisa transformar sua conta do Instagram em um perfil de negócios. Abra o seu perfil no Instagram e clique em Configurações (engrenagem no iOS ou três pontinhos no Android). Depois, é só selecionar a opção “Mudar para o perfil comercial“.

Print do Instagram como mudar para um perfil comercial

Com a conta business ativada, é possível notar um novo ícone no seu perfil: um gráfico de barras. Clique nele e você estará dentro do Instagram Insights!

Print do Instagram como achar o ícone do instagram insights

Analisando as métricas

A atualização de 2018 do Instagram Insights nos oferece três abas de informações: atividade, conteúdo e público.

print do Instagram abas do instagram insights

Aqui vão as dicas do que você pode tirar de cada uma delas:

Atividade

Interações

De cara, você vai poder coletar dados sobre as interações que suas publicações tiveram nos últimos 7 dias. Logo abaixo também é possível identificar em quais dias as pessoas deram mais “toques” nas suas publicações ou perfil. Se quiser ter os números reais, basta clicar em cima das barrinhas que eles aparecerão! =)

print instagram interações

Os dados de interações geralmente refletem os dias que você fez mais postagens versus os dias que você fez poucas postagens ou nenhuma. Por isso, para analisar esse dado com mais clareza o indicado é que você mantenha um ritmo consistente em postagens (uma por dia, por exemplo). Assim, é possível entender, pelas interações, quais conteúdos levaram os seguidores a interagirem mais com você.

Chamadas para ação (comentários do tipo “comenta aqui embaixo” no fim do texto) podem aumentar esses números, já que levam os usuários a falarem no seu post. Se você ainda não usa essa técnica, é bom ficar de olho. Até porque o novo algoritmo do Instagram rastreia posts que recebem muitas interações nas primeiras duas horas e mostra eles pra mais gente!

Se você observou um bom resultado em alguma publicação que não tinha chamada para ação, preste atenção no conteúdo do post: ele pode ser uma dica do que o seu público mais gosta de ver.

1. Visitas ao perfil

Logo abaixo de interações, o Instagram Insights te dá o número de visitas que seu perfil recebeu nos últimos dias. Essa métrica também oferece um comparativo com o período de 7 dias anterior.

Nesse caso, tivemos 137 visitas ao perfil a mais no período de 25 de abril a 1 de maio do que de 2 a 8 de maio (período que coletamos esses dados no app). Esse é mais um número que pode revelar o que funcionou bem ou funcionou mal pro seu perfil.

E, mais uma vez, é importante que você mantenha uma consistência de publicações para conseguir coletar esses dados com mais qualidade. Afinal, se você postou menos conteúdo no período de 7 dias passado, é claro que as visitas ao seu perfil serão menores que a do período atual.

A pergunta que deve ser feitas em relação à esse número é: o que você fez – e como fez – que parece ter alavancado as visitas ao perfil?

Publicações com “link na bio” podem aumentar esse número. Afinal, para acessar o link da sua bio a pessoa precisa necessariamente visitar o seu perfil. Observe se você fez alguma publicação desse tipo nos últimos dias.

2. Cliques no site

Rolando a página mais pra baixo você vai chegar ao número de cliques no site. Da mesma forma que os outros dados, essa métrica também oferece um comparativo com o período de sete dias passado.

Quantos cliques no site da sua bio você teve nessa semana? Foi mais ou menos do que no período passado? Mais uma vez, chamadas como “link na bio” são determinantes para esse tipo de métrica.

Outros fatores que podem afetar essa métrica é o lançamento de um novo produto ou uma promoção, por exemplo.

3. E-mails

Representa o número de toques de usuários para enviar um email para sua empresa. Chamadas para ação e promoções são tipos de publicações que podem interferir nesse número.

Essa métrica também vai variar muito de perfil pra perfil. Algumas empresas trabalham diretamente com vendas pelo e-mail. Por exemplo, tatuadores geralmente fecham contratos e orçamento de desenhos via e-mail. Nesses perfis, essa métrica com certeza vai ser super alta. Em outros perfis, essa taxa será bem baixa e pode ser que isso não signifique problema, já que pode não ser o objetivo da empresa.

Dica: tente sempre coletar esses dados nos mesmos dia da semana. Colher dados em dias diferentes pode fazer com que você perca métricas de um dia ou conte outro dia duas vezes. Crie uma periodicidade para coleta de dados.

Descoberta

Essa parte diz respeito ao alcance e às impressões que suas publicações tiveram nos últimos 7 dias. Esses dados compreendem tanto seus seguidores quanto as pessoas que descobriram seus posts por acaso (na página explorar ou por hashtag e localização).

Da mesma forma que as interações, você pode dar um clique no gráfico de barras para obter os números exatos.

print instagram insights aba de descoberta

1. Alcance

Quantas contas únicas viram qualquer uma das suas publicações? Esse é o dado que você coleta aqui. Nessa parte geral, não há distinção entre “seguidor” e “usuário novo”. Só é possível ter acesso a esse número na visualização individual de cada post – que te ensino ainda neste artigo, fica tranquilo!

Não estranhe se o seu número de alcance estiver positivo em relação ao período passado enquanto o de impressões estiver negativo. Isso é totalmente possível e, inclusive, um bom sinal se o seu objetivo for alcançar mais pessoas. Significa que seu conteúdo alcançou pessoas diferentes, em vez de mostrar o mesmo post para os mesmos usuários repetidas vezes.

2. Impressões

Esse número costuma ser maior que o de alcance, justamente porque uma pessoa pode ver sua publicação inúmeras vezes. E, toda vez que ela vir sua publicação, o Instagram contabilizará como impressão.

Por aqui, não conseguimos ver exatamente quais publicações geraram mais impressões. Mas é isso que a próxima aba do Insights vai mostrar!

Dica: ficou na dúvida sobre um termo ou um dado? Clica no “O que isso significa?” embaixo da página, que o Instagram dá uma explicação sobre cada item. 😉

Conteúdo

Nesta parte da ferramenta, é possível coletar dados mais direcionados de cada publicação. Além de te mostrar quantos posts você fez durante a semana, o Insights também os organiza por impressões ou alcance, como você preferir.

Também é possível comparar com períodos anteriores (de 7 ou 14 dias) e coletar dados dos stories e das promoções.

Print da aba "conteúdo" dentro do instagram insights

Feed

A página geral dos insights do feed ordena as últimas publicações do seu perfil pelo número de impressões, ou seja, o número de vezes em que foram visualizadas. Para ter acesso ao relatório completo, clique em Ver tudo.

Você também pode filtrar esses dados por tempo (7 dias, 30 dias, 3 meses, 6 meses, 1 ano ou 2 anos) e por métrica (alcance, impressões, cliques no site etc). Basta clicar em qualquer uma das palavras em azul que o Insights vai abrir as opções pra você escolher.

Para analisar publicações individualmente, clique em qualquer post e depois em Ver informações, abaixo da mídia. Você vai ter acesso ao número de alcance daquela publicação e de quantas visitas ela trouxe ao seu perfil. Além disso, no ícone de fita, à direita, fica registrado o número de pessoas que salvaram aquele post.

Print de como acessar o instagram insights por post

Não sabe que fitinha é essa e nem pra quê ela serve? Nesse blog post a gente te explica isso e mais outras 14 dicas “escondidas” no app, que você pode não conhecer ainda. 👀

Analisando posts individualmente

Nessa parte do Instagram Insights a gente consegue ter números mais específicos de quem atingimos com nossa publicação: quantas contas você conseguiu atingir no total e quantas delas não estavam te seguindo? O app te dá uma porcentagem disso! 😍 

O mais legal desse dado é que você pode saber exatamente de onde vieram essas pessoas que foram alcançadas pela sua publicação:

Página inicial: seus seguidores, que viram sua publicação no feed deles.
Explorar: pessoas que viram sua publicação através da aba Explorar.
Perfil: pessoas que visitaram seu perfil e, só assim, clicaram no seu post.
Localização: pessoas que viram sua publicação através do feed de localização.
Hashtag: pessoas que viram seu post a partir de uma pesquisa de uma hashtag que você inseriu na publicação.
Outro: quando seu post é compartilhando via DM ou é clicado a partir da aba Seguindo, que aparece nas notificações do aplicativo.

Muitas vezes você vai ver só algumas dessas métricas, como é o caso desse nosso post abaixo. Isso significa que ninguém chegou na nossa publicação através da aba explorar, nem de localização, por exemplo.

print instagram insights aba de descoberta

Percebeu por que é super importante usar hashtags e tags de localização nos seus posts? Esses números também podem nos ajudar a saber quais hashtags mais funcionam para o nosso perfil.

Teste um grupo de hashtag em um post e o mesmo grupo – modificando apenas uma tag – em outro. Uma possível variação no número de impressões por hashtag pode te indicar se aquela tag que você adicionou performa melhor que a outra.

Só lembra de não copiar o mesmo grupo de hashtags várias vezes e em posts muito próximos um do outro, tá? O Instagram te vê como spammer de acordo com algumas atitudes em relação às hashtags.

Outro teste legal pra colher dados nos insights é com as tags de localização. Quais posts você recebeu mais vistas por localização? E qual localização você colocou nesses posts? Aposte nela mais vezes!

Por agora, pularemos a parte de Stories para falar mais detalhadamente dela lá na frente, beleza?

Promoções

Na última sessão da aba “Conteúdo“, você encontra os resultados das suas promoções criadas pelo próprio aplicativo. Atenção aqui: os anúncios feitos através do gerenciador de negócios não vão aparecer no Instagram Insights, apenas os que forem produzidos diretamente no Instagram.

No aplicativo, as informações são divididas em duas abas: original, que diz respeito aos resultados orgânicos da sua publicação e promoção, que são os números que você conseguiu através do anúncio.

Aqui no Postgrain a gente não costuma fazer anúncios pelo Instagram porque achamos o gerenciador de negócios do Facebook mais completo pra esse tipo de ação. Mas fizemos uma promoção teste, só pra vocês verem como ela aparece no Instagram Insights:

Instagram Insights - Como analisar dados no Instagram 1

A aba original é bem parecida com a das publicações do feed: você também vai poder ver as visitas que cada publicação gerou ao seu perfil, o número de pessoas que viram seu anúncio – e quantas ainda não te seguiam -, o número de impressões e o de alcance.

Você verá dados repetidos na aba promoção, mas preste bem atenção porque eles dizem respeito ao seu anúncio, ou seja: quem viu sua publicação a partir da promoção. Nesse caso, o Instagram chama as interações de envolvimento.

Também é possível observar as características da audiência que viu sua promoção (gênero, faixa etária e localização). Além disso, o Instagram Insights te mostra o quanto você já gastou naquela campanha. Isso é útil pra você ter uma ideia do quanto precisa investir pra conseguir um resultado X.

Por isso, se você estiver esperando receber X visitas ou X cliques no site ou X visualizações, é bom acompanhar a promoção com frequência. Caso você alcance o objetivo antes do tempo, basta parar a campanha.

Não existe “resultado certo” em anúncios no Instagram. Os números devem e vão variar de acordo com o objetivo de cada um. E é impossível dizer se uma campanha deu certo ou não com tão pouco tempo de ativação ou pouco dinheiro gasto. Então, não se preocupe se você estiver vendo números muito baixos: tem que deixar rolar pros resultados começarem a aparecer!

Se quiser ter uma ideia melhor do resultado da sua campanha, acesse o gerenciador de negócios. Todos os anúncios que você fizer pelo app do Instagram vão aparecer lá também. Pelo gerenciador você coleta uma métrica super importante: custo por clique. Assim, você consegue definir se foi rentável fazer o anúncio ou não.

print de um anúncio no gerenciador de negócios

Público

Aqui é a parte da ferramenta que você pode conhecer mais sobre o seu público, o tipo de conteúdo que ele mais gosta e o melhor horário pra fazer aquela publicação bombar. O topo nos dá um “geralzão” da nossa base de seguidores: o número total e o quanto perdemos ou ganhamos em relação ao período de 7 dias passado.

Esse tipo de informação pode te ajudar bastante a segmentar seus anúncios no Instagram. Entendendo as características do seu público, é possível alcançá-lo com muito mais qualidade e também encontrar mais pessoas parecidas com quem já te segue e interage com você.

Dados demográficos só aparecem em contas com mais de 100 seguidores no perfil, ok? Sendo assim, se você já tem uma base maior do que isso, vamos ver o que você pode tirar do aplicativo:

Gênero

Um gráfico de pizza te mostra como é dividido o seu público: ele é de maioria masculina ou feminina? Se você já faz análise de dados em outras redes ou no seu próprio site, muito provavelmente já sabe qual gênero se sobressai.

Ainda assim, sempre é possível que o público do Instagram seja diferente das outras redes e da audiência do seu produto ou negócio (o próprio aplicativo e o conteúdo que você posta no Instagram podem influenciar nisso). Por isso, não deixe de prestar atenção nesse dado.

Faixa etária

Aqui você descobre quais as idades mais comuns entre os seus seguidores. Também é possível filtrar essa faixa etária por gênero – e ela pode mudar dependendo do gênero que você escolher.

Junte essas informações para segmentar melhor seu anúncio: se você está criando uma campanha para um público de faixa etária entre 25 e 34 anos, dê uma olhada no gênero que se sobressai nessa faixa e especifique ainda mais o anúncio!

Principais localizações

Onde vivem as pessoas que interagem com seu perfil no Instagram? O Instagram Insights te mostra as 5 principais cidades e também os 5 principais países onde pertencem seus seguidores.

Esse dado pode surpreender várias empresas, que muitas vezes acham que falam só para o Brasil quando, na verdade, tem um público grande lá fora. Ele também pode te mostrar um caminho pra seguir em questão de linguagem: para quais cidades eu estou falando? Quais gírias eles usam por lá?

Seguidores

Essa é uma das melhores funções do Instagram Insights e, com certeza, uma das mais utilizadas. Por aqui, você consegue saber quais os horários de pico do seu perfil, ou seja, em quais horários os seus seguidores costumam estar online.

Em relação às horas, o Instagram faz uma média do tempo que os seguidores ficam no Instagram em um dia comum. Já em relação aos dias, o Instagram mostra os dias da semana que seus seguidores estão mais ativos na plataforma.

Claro que esse dado não pode ser levado à risca e que fazer testes para descobrir o melhor horário pra postar no instagram é super importante, mas essa função pode nos dar uma ótima dica – principalmente sobre quais horários não postar de forma alguma.

Stories

A parte do insights para stories varia de acordo com o sistema operacional do seu celular. No iOS, você tem acesso a todas as métricas de cada post apenas clicando nele e puxando a tela pra cima. Depois, clique no gráfico de barrinhas.

Print do Instagram Insights na aba de Stories em um celular iOS

Ainda não sabemos o por quê, mas no Android você precisa aplicar os filtros, de um por um, para obter os resultados. O Instagram Insights só mostra esse resumão da foto acima caso seu story ainda esteja ativo, dentro das 24 horas, como na imagem abaixo:

Print da parte dos stories no instagram insights pelo android

Se o story que você quer analisar já sumiu da ferramenta, é preciso aplicar cada filtro, de um por um, para obter os números.

Instagram Insights - Como analisar dados no Instagram 2

Analisando as histórias

Alcance

Analisar o alcance dos stories é um pouco diferente de como fazemos com uma publicação no feed comum. Você com certeza já se deparou com aquele perfil que colocou tanta história que as barrinhas lá em cima ficaram minúsculas, não é?

Pois é! Esse pode ser um fator pra sua queda de alcance. As pessoas já sacaram que você é um spammer e já bloquearam você da barra de Stories ou, como é comum as pessoas passarem seus stories, o algoritmo do Instagram já sacou que não deve colocar o seu perfil entre os primeiros.

Outro fator possível pra uma queda de alcance é ter pouca frequência e consistência na publicação de stories. É bom criar horários e dias certos para postar. Além disso, colocar tags de localização, hashtags e marcar pessoas também vai ajudar a você conseguir um bom número nessa métrica.

Impressões

Tava na procura de uma métrica que dissesse se o seu conteúdo foi bom ou não? Bom, provavelmente você achou. O número de impressões tem tudo a ver com a qualidade dos seus stories.

Um conteúdo chato vai ser facilmente passado pra trás ou, se não isso, será visto uma única vez. É preciso criar fotos e vídeos tão atrativos que façam as pessoas quererem voltar para ver mais uma vez. Mídias engraçadas, que tragam um elemento surpresa ou mostrem diferentes perspectivas sobre um assunto pode ser a resposta pra isso. Teste!

Destaque de localização e hashtag

Usar hashtags e stickers de localização não te ajuda apenas a aumentar sua taxa de alcance e de impressão. Usando esses recursos você pode, inclusive, aparecer no destaque de stories de uma localização ou hashtag.

Mas como eu vou saber se estou aparecendo nesses destaques? 🤔

Fica calmo! O Instagram te avisa quando uma foto ou vídeo seu for adicionado em um grupo de stories de localização ou hashtag. Como nessa imagem abaixo:

Notificação de destaque nos Stories. Imagem do www.socialmediaexaminer.com

Créditos da imagem: Social Media Examiner

Pelo Insights você consegue saber o número de pessoas que não te seguem que visualizaram aquela história a partir do destaque.

Os dados sobre Stories também nos dá uma boa dica de como os usuários se comportam com nosso conteúdo. Além dos números brutos, os insights também nos dão caminhos para interpretar o comportamento dos usuários através das métricas de toques.

Toques para avançar

Representam o número de toques que os usuários deram para avançar pro seu próximo story. Ter um alto número de toques para avançar não é legal. Essa métrica pode indicar que você fez muitos stories irrelevantes ou desinteressantes.

Um story mal posicionado, com informações cortadas, também pode fazer com que as pessoas toquem para avançar. Se você ainda não sabe o tamanho ideal para produzir um story, fica tranquilo que nesse post a gente detalha todos os formatos aceitos pelo insta em 2018. 😉

Outro fator que pode fazer aumentar seu número de toques para avançar – mas que não necessariamente tenha sido essa a vontade do usuário – é o mal posicionamento de stickers de localização, hashtags ou marcação de pessoas.

Se você colocá-los muito próximos ao lado direito da tela, o usuário pode querer clicar nele, mas acabar passando pra outra história. Então, anota aí pra não esquecer: nunca colocar stickers muito ao lado direito ou ao lado esquerdo, porque isso pode te dar um falso número de toques para voltar também, que veremos logo abaixo.

Toques para voltar

Ter uma taxa boa de toques para voltar é um ótimo sinal. A não ser que você tenha posicionado mal um sticker, significa que as pessoas gostaram tanto do seu conteúdo que quiseram voltar para vê-lo de novo. Isso também vai influenciar na sua métrica de impressões, que ficará mais alta. 

Saídas

Representa o número de pessoas que saíram do seu story antes dele acabar. As saídas acontecem quando: um usuário sai do seu story para o do próximo amigo, fecha o Instagram enquanto está vendo o story ou puxa a tela para baixo, saindo do Stories e indo pro feed comum do Instagram.

O Instagram ainda não deixou claro como podemos diferenciar essas saídas dos toques para a próxima história. Por isso, esse número acaba representando não somente quem quis sair do seu story, mas também quem tocou para avançar e foi para os stories de outro perfil.

De toda forma, é bom prestar atenção para manter essa taxa sempre baixa. O aumento dela pode revelar um possível flood que você esteja causando nos perfis dos seus seguidores e isso pode te levar e ser bloqueado por eles muito em breve.

Respostas

Essa métrica representa o número de vezes que sua história foi respondida. Nem precisa dizer que essa taxa deve estar sempre alta, né? Utilizar chamadas para ação ou até novos recursos do Instagram pode elevar esse número. Fica ligado!

Próxima história

Esse é o número de toques para a história da próxima conta. Como falei anteriormente, alguns casos de saídas podem estar contabilizados aqui e vice-versa. O Instagram ainda não deixou claro como podemos diferenciar cada caso.

Dica: Se sua ideia é analisar conteúdo, uma boa forma para colher esses resultados é produzir uma sequência de histórias que falem sobre o mesmo assunto todo dia ou toda semana. Assim, depois de um período testando conteúdos diferentes você vai conseguir definir qual tema fez a sua audiência engajar mais.

É uma pena que o Instagram ainda não forneça dados sobre as Lives dos stories. Tá bom de atualizar isso, hein Mark? 

Como rastrear métricas de um link nos Stories

Se você tem um perfil com mais de 10.000 seguidores, muito provavelmente já usou a função de adicionar link em uma história para levar o usuário até o seu site. Com esse recurso, você consegue converter pelo próprio aplicativo a partir de um botão CTA (call-to-action ou chamada para ação) no próprio post. Dessa forma:

Print de um destaque de stories do perfil do nubank no instagram

Destaque de stories do Nubank

Um recurso ainda em falta na ferramenta de análise são métricas que calculem a performance dos links nos stories. Mas fica tranquilo que a gente vai te ensinar uma forma de fazer isso:

O segredo está no Google Analytics e nos parâmetros UTM!

Uma explicação rápida: os parâmetros UTM servem pra gente rastrear de onde e por qual meio vieram os usuários que clicaram no nosso link. Todas as empresas grandes utilizam esses parâmetros fora do site, ou seja: no Facebook, Twitter, E-mail etc. Só assim é possível rastrear quais canais estão dando certo.

E com o Instagram não é diferente. Por isso, sempre que você colocar um link nos seus stories, crie um parâmetro UTM antes.

  1. Acesse o site: https://ga-dev-tools.appspot.com/campaign-url-builder/
  2. Em Website URL cole o link inteiro que você vai colocar no Instagram
  3. Em Campaign Source você vai colocar o site que está inserido o link. De onde veio esse link? No caso do Instagram Stories, coloque stories
  4. Campaign Medium representa o meio pelo qual aquele link chegou nas pessoas. Então coloque instagram
  5. Em Campaign Name você vai nomear a sua campanha, pra na hora que o Google Analytics rastrear você saber exatamente qual story era aquele. Não use hífens, espaços ou letras maiúsculas, ok?
  6. Para link nos stories, não use Campaign Content. Deixe em branco.

Pronto! Seu link está perfeito para ser rastreado. Agora é só colocá-lo no story! Quando quiser analisar os resultados dele, acesse o Google Analytics, depois vá em Aquisição. Selecione Redes sociais > Referências de rede e, por último clique em Instagram.

Conclusão

Como uma ferramenta gratuita, o Instagram Insights se mostra uma ótima mão na roda pra análise de resultados no Instagram. Sem o recurso nativo e gratuito do app, teríamos como coletar apenas os números de curtidas e comentários.

Com métricas que envolvem até os posts nos stories e dados sobre nosso público, é possível guiar nossa produção de conteúdo de uma forma mais qualificada, já sabendo o que dá certo e o que não vale mais a pena testar.

E aí, o que vocês acham do Instagram Insights? Quem aqui já usa e quem ainda não conhecia? Existe alguma outra forma pra coletar dados no Instagram que você conhece e que a gente não listou por aqui? Conta pra gente nos comentários! =)