Cadastre-se
Por
Katarina Nápoles
11/05/2018
às 10:21

Como anunciar no Instagram – Tudo sobre Instagram Ads!

Pouco antes de atingir 800 milhões de usuários ativos por mês, o Instagram já vinha se consolidando como uma das melhores redes sociais para anunciar. Só em Março de 2017, a ferramenta já tinha alcançado a marca de 1 milhão de anunciantes. E não só isso: atualmente, 80% dos usuários seguem, pelo menos, uma marca no Instagram.

Ainda assim, muita gente desconhece as estratégias para vender pelo Instagram e o diferentes tipos de anúncios existentes. Escrevemos esse texto pra sanar todas essas dúvidas! Aqui, vamos detalhar as diferentes formas de anunciar no Instagram, além de detalhar todos os aspectos necessários pra você otimizar cada anúncio pra sua campanha (como tamanhos, dimensões, resoluções etc).

A gente sabe que pelo próprio celular você consegue criar um anúncio pra ser veiculado no Instagram. Mas nesse blog post, a gente vai te ensinar o passo a passo para criar um anúncio de qualidade, com todas as opções possíveis dentro do gerenciador de negócios. Então, se você ainda não sabe como anunciar no Instagram, continua lendo esse texto que a gente te ajuda nisso! 😉

Anunciar no Instagram pode sair mais barato

Ainda que o Instagram Ads funcione dentro do Facebook e, inclusive, da mesma forma que o Facebook Ads, o custo de um anúncio no Instagram acaba sendo mais rentável do que na outra rede.

Timothy Masek, sênior na agência de marketing Ladder, diz que, em média, posts no Instagram tendem a ganhar 10x mais engajamento que os do Facebook. Masek também diz que enquanto o CPM (custo por mil impressões) no Facebook Ads costuma girar em torno de $10, no Instagram esse valor pode chegar a metade, $5. E aí, preparado pra aplicar uma parte do seu orçamento no Instagram? Então, vamos lá! 

Vinculando sua conta do Instagram ao Facebook

Primeiro de tudo: você precisa vincular o seu perfil de negócios no Instagram à sua página no Facebook. É possível fazer diretamente do celular. Basta clicar no símbolo de configurações (engrenagem no iPhone ou três pontinhos no Android). Depois, selecione Mudar para o perfil comercial. 

Quando transformar seu perfil em uma conta de negócios, vá de novo em Configurações e depois clique Contas vinculadas. Selecione Facebook. Agora, é só inserir as informações de login.

Pronto! Seu perfil já está apto para fazer anúncios. =)

Para começar a anunciar, entre na sua Fanpage e clique em Gerenciador de Negócios. Já no gerenciador, clique em Páginas no canto superior esquerdo e depois em Gerenciador de Anúncios.

print do gerenciador de negócios do Facebook

Primeiro passo

print do gerenciador de negócios do Facebook

Segundo passo

Como anunciar no Instagram – Passo a passo

Clicando no botão verde Criar do gerenciador de anúncios você já vai dar início à criação da sua campanha. Recomendamos que você selecione a criação guiada, ficará mais fácil pra você definir os objetivos da sua campanha e alcançar resultados melhores. Esse tipo de criação é mais simples para quem ainda está se familiarizando com o gerenciador de negócios.

1. Defina um objetivo

A criação guiada é legal porque ela é bastante intuitiva. Primeiramente, você deve selecionar o objetivo que tem mais a ver com a sua campanha. O que você deseja com este anúncio? Reconhecimento de marca, alcance, tráfego para o seu site? Estas são apenas algumas das possibilidades disponíveis dentro do gerenciador. Escolha a que se encaixa no seu objetivo.

Print da página de objetivos do Power editor

Depois de escolher um objetivo, adicione um nome pra sua campanha ao lado de Nome da Campanha ou utilize um título padrão, criado pelo Facebook.

2. Defina seu público

Este é um ponto importantíssimo pra gerar bons resultados com a sua campanha. Se você ainda não sabe quem é sua buyer persona (coloca isso na lista dos afazeres, hein?), uma boa dica é se valer de dados do próprio Instagram Business, Facebook Insights ou do Google Analytics.

Agora chegou a hora de segmentar bem a sua campanha. Colete dados como cidade em que vive seu público, idade, gênero e interesses das pessoas. Assim, você consegue veicular um anúncio com mais qualidade, direcionando-o para as pessoas que realmente valem a pena pro seu negócio. Nesse ponto aqui, quantidade não é qualidade.

Depois de definir a segmentação de público, você saberá como está o alcance potencial, alcance diário estimado, quão amplo ou específico é o público que você segmentou e os critérios para as escolhas de segmentação do seu anúncio.

print tamanho do público

3. Escolha o posicionamento do anúncio

Ainda na mesma página de segmentação, você deve escolher aonde quer veicular seu anúncio: apenas no feed do Instagram, no Stories ou também no Facebook.

Marque ou desmarque as opções conforme seus objetivos na campanha.

print de posicionamentos do anúncio

Se estiver promovendo aplicativos, é bom prestar atenção na opção tipos de dispositivos. Você pode escolher veicular seu anúncio em quais sistemas operacionais ou dispositivos você quiser e que forem mais interessantes pro seu negócio.

4. Defina um orçamento

Você já deve ter definido previamente o quanto iria despender de dinheiro pra esta campanha. Esta é a etapa em que você diz para a plataforma que valor é esse. O orçamento pode ser diário (em que você define um valor X pro anúncio alcançar todo dia) ou vitalício (em que você coloca o montante total X e o dinheiro será gasto conforme o resultado de cada dia).

É possível definir a data de início e término do anúncio (pro orçamento diário) ou vincular o anúncio até ele atingir o orçamento definido ou até você parar a campanha (vitalício).

print do orçamento e planejamento

Escolha o seu tipo de orçamento, defina a programação e clique em Continuar.

Dica: o gerenciador de negócios muda a estimativa de resultados diários e do seu alcance conforme você faz mudanças no seu anúncio. Uma boa dica pra todas as etapas (principalmente pra essa se você não tem muita habilidade com anúncios ainda) é ficar ligado nesses números que são apresentados no canto direito.

Quando setei essa campanha teste pra rodar por uma semana, esse foi o resultado previsto pelo gerenciador:

print dos resultados diários

Quando diminuí a duração da campanha para apenas três dias, o alcance e os cliques no link previstos mais do que dobraram.

print dos resultados diários

É importante lembrar que todos esses números são estimativas criadas pelo próprio gerenciador. Então, em alguns casos, as campanhas podem ter um desempenho diferente com o tempo. Por isso é importante ficar de olho no andamento. Nada de criar uma campanha e deixa-la rodar sem supervisão, ok?

Regras gerais de anúncios

Cada anúncio no Instagram Ads tem suas especificações e particularidades. Mas algumas recomendações servem para todos eles. Daremos essas dicas mais gerais, que você pode aplicar em todos os anúncios e depois falamos mais a fundo sobre cada um. Vamos lá:

Legenda

Para os anúncios que aceitarem legenda, é preferível que você escreva um texto de até 125 caracteres. A legenda que passa da terceira linha aparece com um (…) em que os usuários precisam clicar para ler o resto. Não confie que eles farão isso. Seja sucinto e objetivo na mensagem que você quer passar.

Formato e tamanho das imagens

Qualquer foto que você subir, é preferível que esteja em .jpg ou .png para um melhor aproveitamento da qualidade da foto. Além disso, anota aí pra não esquecer: o Instagram aceita imagens com até 30MB.

Formato e tamanho dos vídeos

Para vídeos, o Instagram aceita arquivos de até 4GB. Utilize os formatos .mp4, .mov ou .gif. Os vídeos que vão no feed comum devem ter um mínimo de 3 segundos e, no máximo, 60 segundos. Ainda assim, nossa recomendação é que você faça vídeos curtos de, no máximo, 30 segundos.

Segundo um estudo da Hubspot, as pessoas engajam em vídeos de forma diferente dependendo da plataforma. E o Instagram é uma rede feita para ser rápida! A Hubspot descobriu que os vídeos que receberam mais comentários no Instagram têm, em média, 26 segundos. Então para aqui vale a mesma regra da legenda: seja breve e objetivo.

20% de texto

Assim como nos anúncios do Facebook, o Instagram Ads também reduz o alcance de publicações patrocinadas que tenham muito texto na imagem ou no vídeo. Sendo assim, se você for adicionar algum texto diretamente na sua mídia, tenha certeza que ele só ocupará 20% do quadro da imagem ou do vídeo.

Com essas regras mais gerais em mente, vamos começar a falar das especificidades de cada anúncio, que você poderá escolher assim que clicar em Continuar depois de definir um orçamento e uma programação.

print dos anúncios disponíveis pra instagram

1. Imagem única

Esse é o tipo mais comum de anúncios – que consiste em uma imagem e um botão call-to-action – e o formato ideal para divulgar um blog post. Com um anúncio de imagem única é possível fazer até seis anúncios com uma imagem cada.

São os anúncios mais fáceis de fazer. Você pode, inclusive, usar imagens do banco gratuito disponibilizado pelo botão Banco de imagens gratuito.

print de campo para incluir imagens

Mas eu recomendo usar uma foto única, preparada por você. Assim, a gente elimina a possibilidade do usuário já ter visto aquela imagem em algum canto e acabar descartando o seu anúncio de cara por entender que é uma propaganda ou por pensar que você não tem originalidade.

Além do mais, preparar sua própria imagem é uma forma de otimizar ela pro seu público específico. O Facebook já disponibiliza essas recomendações ao lado direito (ver imagem acima) e diz que, para esse tipo de anúncio, devemos usar imagens com 1200 x 628 pixels ou 1080 x 566, que é o formato horizontal do Instagram.

arte representando tamanho do anúncio no formato de imagem única

Se você ainda não conhece os tipos de formatos em publicações que o Instagram oferece, confere esse blog post que a gente preparou com todas as informações sobre os tamanhos de imagens e vídeos do Instagram em 2018. 😉

Escreva sua legenda na parte Texto. Para adicionar um botão CTA e levar as pessoas para o seu site, basta copiar o link que você quer em URL do site. Depois, selecione a chamada para ação que você preferir. 

print inserir URL

2. Vídeo único

Esse tipo de anúncio costuma prender naturalmente a atenção das pessoas e, de quebra, mostrar pro Instagram que seu conteúdo é relevante, já que o novo algoritmo leva em consideração o tempo que um usuário passa olhando sua publicação. Uma ótima aposta pra conteúdos virais ou tutoriais de produto.

Ele funciona da mesma forma que o anúncio de imagem única. Basta subir o arquivo e adicionar o botão CTA da sua preferência. A diferença é que você pode adicionar legendas pros seus vídeos diretamente pelo gerenciador de negócios. Para isso, clique em Carregar arquivo SRT.

print do campo para inserir arquivo SRT

O ideal é que todos os seus vídeos tenham legendas, tanto pela acessibilidade quanto para o engajamento: muita gente não vai nem ativar o som do seu vídeo no feed. Por isso, é uma forma de passar a mensagem para essas pessoas também e, quem sabe, cativar a atenção delas.

Seu vídeo deve ter uma largura mínima de 600 pixels. A resolução de vídeo recomendada pelo Facebook é a do formato vertical (1080 x 1440) com proporção de 4:5.

arte representando tamanho para anúncio em formato de vídeo único

Uma boa opção também é o formato quadrado (1080 x 1080), que costuma gerar de 30% a 35% mais views do que os horizontais, de acordo com este estudo da Buffer.

3. Carrossel

O carrossel permite que você publique até 10 imagens ou vídeos dentro de um único anúncio. Esse é o formato perfeito para criar um passo a passo de uso do seu produto, contar uma história da sua marca ou oferecer mais informações sobre o que você está vendendo.

Pra cada cartão você pode adicionar uma imagem, vídeo ou slideshow, além de escolher um título, que será destacado da legenda. O título pode ser diferente em cada cartão, mas a legenda será a mesma.

Da mesma forma que no anúncio de imagem e vídeo únicos, adicione uma URL de destino e escolha seu botão CTA.

A resolução da mídia neste tipo de anúncio deve ser de no mínimo 600 x 600 e máximo de 1080 x 1080. Aqui, utilize sempre a proporção de 1:1 em todas as mídias.

arte representando tamanho para anúncio no formato carrossel

4. Apresentação multimídia

Os anúncios em formato de apresentação multimídia são bem parecidos com o Carrossel, com a diferença de que você pode adicionar música e formar um vídeo em looping, sem precisar fazer com que as pessoas passem foto por foto, como é no Carrossel. No slideshow, você seleciona até 10 imagens e elas se movem sozinhas.

Basta inserir as imagens que você quer que apareça, organizá-las e adicionar uma trilha. A música que você escolher deve estar em formato WAV, MP3, M4A, FLAC ou OGG. Lembre-se de ter todos os direitos autorais para usar a trilha, pois seu post pode ser bloqueado pelo Instagram caso contrário.

print inserir música no anúncio do tipo apresentação multimídia

As imagens devem estar em formato horizontal, de 1200 x 628, com proporção de 16:9. Lembre-se de usar a mesma dimensão em todas as imagens, se não você corre o risco de ter o slideshow cortado.

arte representando tamanho para anúncio no formato slideshow

Cada imagem pode durar até 5 segundos e o slideshow completo, com 10 imagens, pode durar até 50 segundos. Ainda assim, recomendamos que você faça um com, no máximo, 15 segundos.

5. Formulário de leads

Se você ainda não sabe como gerar leads através do Instagram, então presta atenção no formulário de leads. É possível criá-lo junto de qualquer anúncio que você fizer com o objetivo de Geração de cadastros (a primeira etapa que a gente passa quando vai criar uma campanha, lembra?).

Os Lead Ads encaminham os usuários para uma página com um formulário que coleta nome, e-mail e outras formas de contato. Para criar um novo Lead Ads, clique em + Novo formulário.

print de criação do formulário de leads

Você deve dar um título a ele, inserir uma imagem, layout e um botão de texto. Adicione as perguntas que devem ir no formulário e uma tela de agradecimento, com o link do seu site para que as pessoas possam visitá-lo depois de concluir o formulário.

print da organização de um formulário de leads

O Instagram exige que você adicione uma política de privacidade neste tipo de anúncio, já que, com ele, você passa a coletar dados dos usuários.

Depois de concluídas todas as etapas, clique em Concluir. Atenção neste processo! Se você ainda não tiver terminado o formulário ou estiver em dúvida sobre ele, clique apenas em Salvar. Depois de clicar em concluir não é mais possível alterar o formulário.

Este tipo de anúncio só comporta imagens, com tamanho máximo de 30MB. Recomendamos que você utilize a resolução 1200 x 628.

arte representando tamanho para anúncio no formato lead ads

6. Stories

Para criar anúncios pros Stories, lembre-se de ter selecionado a função na etapa de definição de Posicionamentos da campanha, beleza?

Os anúncios de Stories permitem que você apareça na barra de Histórias de quem não te segue ainda. É possível anunciar tanto com imagem ou com vídeo. Embaixo de Prévia do anúncio, selecione Instagram Stories.

print de anúncio do Stories

As imagens serão exibidas por 5 segundos, cada. Para vídeos, não há um tamanho mínimo, mas eles só podem ter, no máximo, 15 segundos de duração. A resolução da mídia deve estar em 1080 x 1920, com proporção sempre de 9:16.

Não esqueça de colocar as principais informações longe das bordas, pra não correr o risco de ter seu Story cortado em algum celular, já que a exibição varia de aparelho para aparelho.

arte representando tamanho para anúncio no formato stories

Gostou de ficar por dentro dos tamanhos e detalhes de cada anúncio do Instagram? Se você curtiu nosso artigo ou tem algo a acrescentar, deixa aquela ideia aqui embaixo nos comentários, que a gente tá sempre disposto a responder! =)