Cadastre-se
Por
Postgrain
18/12/2016
às 20:30

Instagram for business: o que é e como funciona um perfil para empresas?

Com mais de 800 milhões de usuários ativos e cerca de 80% dessas pessoas seguindo perfis comerciais, não é de se estranhar o sucesso do Instagram no campo do marketing digital voltado para empresas. Após o declínio drástico no alcance orgânico do Facebook, as empresas têm encontrado cada vez mais espaço na plataforma para engajar público e aumentar o número de vendas.

Para auxiliar na análise de métricas e acompanhar a performance do perfil da empresa, a plataforma lançou no ano de 2016 o Instagram for Business, funcionalidade especial para negócios, onde o usuário poderia modificar o seu perfil pessoal para o business e, assim, explorar outros dados além de curtidas, comentários e visualizações, o que costumamos chamar de métricas de vaidade.

Com o crescimento da rede social e o boom da mídia digital, o Instagram mantém atualizações recorrentes nesta funcionalidade, buscando criar conexões cada vez mais próximas entre persona e marca, por isso fizemos um resumo de tudo que há de mais recente nesse segmento e como adaptar essas funcionalidades para o seu perfil comercial.

funcionalidades-instagram-for-business-postgrain

Como mudar meu perfil pessoal para perfil comercial?

Essa é bem simples, você clica em “Configurações“, em seguida clique na opção de “Mudar para o perfil comercial”, como ilustra a foto abaixo:

mudar-para-perfil-business-instagram-postgrain

 

 

Qual o diferencial do Instagram for Business?

A funcionalidade, voltada inicialmente para perfis comerciais, permite que o usuário modifique as configurações do seu perfil pessoal para perfil comercial em um clique (literalmente). Com ela ficou mais fácil inserir anúncios nas publicações e analisar métricas, assim como tornou imprescindível o uso dos botões de call-to-action (chamadas para ação), permitindo comunicação imediata com o público através de e-mail, telefone e localização.

instagram-insights-postgrain

Confira algumas das funcionalidades do Instagram for Business:

  • Impressões: número total de vezes que todas as suas publicações foram vistas;
  • Alcance: número de contas únicas que viram qualquer uma de suas publicações;
  • Visualizações do perfil: número de vezes que seu perfil foi visualizado;
  • Cliques no site: número de vezes que algum usuário clicou no link do site que você cadastrou no perfil;
  • Cliques em ligar: número de vezes que algum usuário clicou no botão ligar que você cadastrou no perfil;
  • Cliques em e-mail: número de vezes que algum usuário clicou para enviar um email que você cadastrou no perfil;
  • Seguidores: tempo médio que seus seguidores ficam no Instagram em um dia típico.
  • Publicações: acesso aos posts com maior engajamento e ainda pode organizá-los por filtros, clicando em cada um para verificar mais detalhes, como dá pra ver na imagem abaixo.
  • Gênero e idade: a distribuição e idade dos seus seguidores;
  • Localização: onde os seus seguidores estão;
  • Seguidores – Horas: tempo médio que seus seguidores ficam no Instagram em um dia típico;
  • Seguidores – Dias: os dias da semana quando seus seguidores estão mais ativos.

Estas sessões podem trazer novas ideias para conteúdos personalizados, aproximando interesses e paixões do público, aspirando desejos e fortalecendo relações entre marca e consumidor. Com esses dados poderosos nas mãos, você pode criar anúncios específicos para cada nicho e como consequência, engajar maior número de público (e clientes) para o seu negócio.

Stories

No perfil Business é possível inserir links na história, direcionando o público para o seu site, blog ou qualquer outro serviço referente aquela publicação. Com as métricas é possível comparar impressões, alcance, quantidade de pessoas que avançaram as histórias, toques para voltar e, até mesmo, saídas e mensagens diretas em resposta ao conteúdo publicado. Esses dados podem te ajudar a perceber quando uma publicação teve um efeito mais positivo, entendendo o que interessa ao seu público ou não.

swipe-up-nasa-instagram-postgrain

Anúncios

No início os anúncios eram tímidos, apenas alguns impulsionamentos perdidos, sem foco… Eis que o Instagram inova! Ao perceber o grande número de alcance da rede social e depois de ver o número de empresas crescendo na plataforma, decidiu investir pesado nas atualizações favorecendo também a publicidade paga, com ferramentas que ajudam tanto o anunciante, quanto a melhora na experiência do usuário.

instagram-anuncios-shopify

 

Por isso, surgiu a parceria do Instagram com o Shopify. Com ela, lojas como a Forever 21, por exemplo, que logo já aderiram a novidade, podem proporcionar uma experiência de compra real para o cliente. Com essa sacada de fundo de funil, é possível vender pelo feed, isso mesmo! O Shopify foi uma das primeiras plataformas de e-commerce a possibilitar uma experiência de compra  dentro de uma rede social. No Facebook a proposta deu tão certo que rapidamente o Mark Zuckerberg a incorporou no Instagram. A tendência é que essa prática leve à um maior número de conversão em número de vendas.

 

instagram-anuncios-shopify-forever-21

Conteúdo de marca

Em paralelo, a plataforma continua investindo na expansão do acesso ao conteúdo de marca pelos influenciadores digitais, celebridades, editores e figuras públicas, pois entende o valor do tráfego que essas pessoas trazem para a rede social. Por isso uma de suas últimas atualizações favoreceu principalmente essa parcela de criadores de conteúdo e seus parceiros de marca.

A chamada “parceria paga” já está disponível (para perfis acima de 10k, assim como o link inserido no stories) e proporciona a transparência do conteúdo publicado. Algo muito importante em tempos de influencers. Durante algum tempo os posts patrocinados divulgados na rede por esses criadores de conteúdos, eram identificados somente por hashtags como #publipost, #pubi, #ad, driblando assim as regras do CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) aqui no Brasil e da Federal Trade Commission (Comissão Federal de Comércio dos EUA), onde todo conteúdo publicitário deve ser sinalizado no ato. Com essa nova função é possível marcar a empresa patrocinadora na própria publicação, seja na história, ou no feed.

instagram-parceria-paga-postgrain

 

As novidades do Instagram vieram para melhorar a interação das empresas com seus clientes. Esse dados facilitam o monitoramento de resultados e a criação de estratégias. Fora isso, é preciso entender como se comunicar com os usuários da plataforma e o tipo de conteúdo que eles se interessam.

Você já utiliza o Instagram for Business? O que você acha dessa funcionalidade? Conta pra gente!

instagram-for-business-postgrain