Instagram Business: o que é e como funciona uma conta de negócios?

Instagram Business: o que é e como funciona uma conta de negócios?

por Katarina Nápoles

Publicado em 29 de abril de 2019

Com mais de um bilhão de contas ativas todos os meses e 80% desses perfis seguindo pelo menos uma empresa, não é de se estranhar o sucesso que o Instagram alcançou quando o assunto é marketing digital.

Some isso ao declínio drástico no alcance orgânico do Facebook e você vai perceber que o Instagram é, cada vez mais, a melhor rede social para empresas e donos de negócios investirem atualmente na web.

A própria ferramenta já sacou isso e criou uma modalidade de conta específica para quem quer fazer negócios na rede: o Instagram Business. Nesse artigo reunimos tudo o que você precisa saber sobre esse tipo de perfil, como transformar sua conta e os benefícios que ela pode trazer para sua estratégia. Continua a leitura!

O que é o Instagram Business

O Instagram para Negócios ou Instagram Business, como é conhecido em inglês, foi lançado em 2016 com o objetivo de abraçar de vez os anunciantes e criar uma modalidade de conta especial para empresas, lojas, empreendedores… enfim! Todos que pretendem vender ou dar visibilidade a algum serviço ou produto pelo Instagram.

O recurso possui um conjunto de ferramentas que facilitam o trabalho desses perfis na rede social. Alguns dos benefícios são, por exemplo, acesso a dados mais detalhados de conteúdo e a possibilidade de criar anúncios – detalharemos todos eles nesse texto, fica tranquilo.

Então, se você se encaixa em um desses perfis que citei acima e quer entrar com tudo em uma estratégia de marketing para o Instagram, a melhor coisa que você pode fazer é reverter sua conta pessoal para uma conta de negócios.

Como ter uma conta de negócios

Transformar uma conta pessoal em uma conta comercial é super simples, mas é necessário que o seu perfil esteja aberto, ok? Perfis privados não podem virar contas comerciais. Se liga no passo a passo:

1. Acesse as configurações do seu perfil a partir do menu que fica no canto superior direito;
2. Clique em Conta;
3. Selecione a opção Mudar para conta comercial

 

Como transformar sua conta para um perfil de negócios

4. Escolha uma categoria para o seu perfil;
5. Conecte o perfil do Instagram a uma página no Facebook;
6. Ou escolha a opção Não conectar ao Facebook.

Como criar uma conta comercial no Instagram for Business

Caso você escolha não conectar ao Facebook, o Instagram vai criar uma página sem proprietário pra você. Mas lembra que o ideal é que você já tenha uma página comercial no Facebook, bem organizada, com a sua cara e sob o seu controle.

Quais os benefícios de uma conta de negócios?

Como é voltado para empresas, o perfil comercial oferece vários diferenciais e tudo a custo zero! É por isso que muita gente na rede acaba utilizando essa modalidade mesmo sem ter nenhum negócio, só para aproveitar os benefícios! E não dá pra dizer que estão errados, né? 😛

Especificação de conta

Assim que você cria uma conta é possível escolher a especificação do seu perfil, se é um negócio local, blog pessoal ou se você é um músico, por exemplo. Esse recurso é bem interessante para conquistar novos públicos já que todo mundo que vir seu perfil pela primeira vez vai saber exatamente do que ele trata.

Instagram for Business: especificação da conta na bio

Métricas detalhadas

Com um perfil de negócios, é possível ter acesso ao Instagram Insights, ferramenta que disponibiliza dados mais detalhados sobre o nosso perfil. Ou seja, além das métricas mais básicas –  curtidas, comentários e visualizações -, você também consegue colher outros números como impressões, alcance, visualizações de perfil, cliques no site, ganho de seguidores e engajamento das publicações. Assim, dá pra fazer uma análise bem mais completa do conteúdo e saber quais posts performaram melhor no seu perfil.

Instagram for Business mostra métricas específicas

Se você ficou confuso ou não sabe como usar nenhuma dessas métricas, a gente fez um artigo completo só pra te ensinar como!

Informações sobre o seu público

O Instagram Insights também fornece dados do nosso público como gênero, idade e em quais localidades se concentram mais. Com esses dados em mãos, fica mais fácil criar conteúdos e até anúncios específicos para atingir cada nicho e, como consequência, engajar novas pessoas.

Além disso, ainda é possível saber em quais horários e dias os seguidores de um determinado perfil estão mais ativos, ou seja, descobrir exatamente qual o melhor horário para postar no Instagram.

Dados de público no Instagram Insights

Botões call-to-action

Os botões call-to-action ou botões de ação são super importantes em qualquer estratégia de marketing. Eles incentivam o usuário a realizar alguma ação que pode resultar em uma compra no futuro.

Com uma conta de negócios, você pode escolher a melhor maneira para seus clientes entrarem em contato com você: por e-mail, telefone ou pelo seu próprio endereço (ou por todos eles!). Se você já utiliza um serviço online de reservas, a conta de negócios do Instagram também disponibiliza essa opção.

Para adicionar os botões, clique em Editar perfil e depois selecione Opções de contato. Aqui você vai preencher o perfil como deseja, com e-mail e/ou telefone e/ou endereço. Se desejar adicionar um botão de Reserva, basta clicar em Adicionar um botão de ação e escolher o serviço online que você utiliza.

Instagram for Business disponibiliza botões call-to-action

Criar anúncios

Sem uma conta de negócios no Instagram você não consegue criar anúncios na rede social para ganhar novos seguidores e possíveis clientes. Uma vez habilitado o perfil comercial, você pode utilizar tanto o gerenciador de anúncios do Facebook quanto o próprio app do Instagram pra começar a lançar suas campanhas.

Com o Instagram for Business é possível criar anúncios

Se você não faz ideia de como começar a criar campanhas no Instagram para atingir novos públicos, não esquenta: montamos um material super completo pra te ensinar TUDO sobre Instagram Ads.

Loja no Instagram

Agora, se você tem uma loja física ou online, saiba que já é possível redirecionar seus seguidores para uma página de compra diretamente do Instagram. Com um perfil para negócios na rede social, contas que têm catálogos de produtos cadastrados no Facebook podem criar sua loja dentro do próprio Instagram.

Com uma loja configurada na plataforma, você consegue marcar produtos diretamente nas fotos do feed e dos stories. Os seguidores e clientes que se interessarem podem clicar nos produtos e finalizar a compra dentro do próprio app.

Com o Instagram for Business é possível ter uma loja online

Parceria paga

Esse recurso é essencialmente importante para influencers e pessoas que trabalham com campanhas patrocinadas. Na modalidade de negócios, o Instagram disponibiliza a opção de destacar um post como parceria paga para identificar ao público que o conteúdo foi fruto de um contrato com uma empresa.

Isso é super importante, inclusive, para que a parceria esteja dentro do previsto pelo CONAR (Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária), que não reconhece as hashtags #publipost, #publi ou #ad como identificadoras de uma parceria paga.

Botão parceria paga está disponível para Instagram for Business

O Instagram Business é exatamente o que se propõe a ser: uma modalidade especializada em auxiliar o desenvolvimento de contas de empresas, lojas e qualquer outro negócio que vise usar o Instagram para alavancar as vendas. Então, se você planeja se dar bem na rede social, não há motivos para abrir mão de todos os benefícios que esse tipo de conta fornece.

Quais recursos você mais utiliza no seu perfil comercial? E quais ainda acha que falta? Conta aqui pra gente nos comentários!