Cadastre-se
Por
Postgrain
02/05/2018
às 18:49

Loja no Instagram: aprenda como marcar seus produtos

O Instagram finalmente liberou a função Compras para o Brasil! 🇧🇷 Agora você pode marcar os produtos nas fotos postadas no feed e direcionar para um e-commerce ou link direto onde o cliente pode finalizar a compra sem sair do aplicativo.

 A novidade atinge em cheio os perfis de marcas e consegue juntar o útil ao agradável: interagir com o público e aumentar as vendas através do Instagram. Por isso, nós do Postgrain preparamos este passo a passo de como montar a sua Loja no Instagram.

Você até já deve ter visto alguma publicação falando sobre este assunto, mas nenhum, JAMAIS, será tão completo quanto este artigo. Isso eu garanto!

gif-yes-postgrain

O que você vai ler nesse artigo:

Como ter a sua conta aprovada

Configurando a aba Loja na sua Fanpage

Configurando a Loja pelo Shopify ou BigCommerce

Configurando a Loja do Facebook pelo Gerenciador de Negócios

Marcando produtos no Instagram

Ativando a função Compras no Instagram

Dicas importantes

Antes de tudo

  • Você precisa estar usando a versão mais recente do aplicativo.
  • Seu negócio precisa estar nos países autorizados pelo Instagram.
  • Você precisa ter uma conta Business no Instagram.
  • Você precisa ter uma página no Facebook e ser administrador dessa página.
  • Seu negócio precisa vender produtos físicos que estejam de acordo com as políticas comerciais e de produto do Facebook.

Importantíssimo: sua conta precisa ser aprovada para usar o recurso de Compras no Instagram.

Para fazer um post bem detalhado, criamos contas do ZERO, perfil no Instagram, Fanpage e conta no Google… então a nossa Loja teste será chamada de My T-shirt Store 77, ok?

Como ter a sua conta aprovada

Um dos critérios para ter as marcações de Loja do Instagram aprovados é ter um catálogo no Facebook. Ele pode ser criado pelas plataformas da NuvemShopShopify, pelo Gerenciador de Negócios ou configurando a aba Loja na sua Fanpage.  

Vem comigo que eu vou te mostrar o passo a passo dessas três maneiras:

gif-lestgo-postgrain

Configurando a aba Loja na sua Fanpage

ATENÇÃO: Algumas páginas já possuem a aba Loja, de acordo com a categoria escolhida no momento da criação da página. Caso a sua não tenha essa função disponível, siga as orientações abaixo.

  • Clique em Configurações, em seguida clique em Editar Página

loja-no-instagram-postgrain

  • Role a página até o final, depois clique em Adicionar Guia

loja-instagram-postgrain

  • Adicione a guia Loja

loja-instagram-postgrain

  • Com a guia já adicionada, ative a função Mostrar Guia Loja

loja-instagram-postgrain

  • Siga para a página inicial e clique na guia adicionada

loja-instagram-postgrain

  • Aceite os Termos de Política do Facebook

loja-instagram-postgrain

  • ATENÇÃO: Essa é uma etapa MUITO importante. Aqui você escolhe o meio de finalização da compra. Como o objetivo é vincular a Loja ao Instagram, clique em “Finalizar a compra em outro site” e depois “Continuar”.

Update: A opção de “Mensagem para comprar” não se enquadra nas regras de marcação de produto, já que todo processo de compra se dá pelo Inbox.

loja-instagram-facebook

  • Escolha a moeda local. Se a Loja está no Brasil, escolha o Real Brasileiro, se está em outro país, escolha a moeda do país em questão. Em seguida, clique em “Salvar”.

loja-instagram-facebook

loja-instagram-postgrain

  • Ao clicar em “Adicionar produtos”, você carrega imagens (ou vídeos) dos produtos e as informações necessárias para informar o cliente. Depois, clica na opção “Este produto está à venda”, insere o link em que a compra será finalizada e salva.

loja-instagram-postgrain

Update: Nessa modalidade você só consegue adicionar um produto por vez. Não dá pra subir um catálogo inteiro, por exemplo.

  • Se você já tiver um e-commerce, insira o link da página do produto que está sendo vendido na “URL de finalização da compra”. Se você não tiver, pode inserir também um link de sites de pagamento online como PagSeguro, PayPal e Mercado Pago.

Basta gerar o link pagamento em um desses sites, copiar e colar na URL de finalização, mesmo procedimento do e-commerce. Escolhemos o PagSeguro. Dá só uma olhada:

loja-instagram-pagseguro-postgrain

Geralmente os sites de pagamento disponibilizam um roteiro para esse tipo de procedimento, aqui você pode ter mais informações.

loja-instagram-postgrain

  • Após seguir esse passo a passo e ter os produtos aprovados (leva em torno de 48h), sua Loja do Facebook já está no ar! Como você pode ver na imagem, o link de finalização de compra fica no botão de “Finalizar compra no site”, é ele que vai redirecionar o cliente ao link de destino. Na imagem abaixo, o cliente seria redirecionado ao PagSeguro.

loja-instagram-postgrain

Configurando a Loja pelo Shopify ou BigCommerce

Como falei anteriormente, existem 3 maneiras de ativar a marcação de produtos no Instagram, uma delas é criando uma conta no Shopify ou pelo BigCommerce.

Escolhemos testar o Shopify e criamos uma conta (gratuita por 14 dias), inserimos os produtos na loja, seguimos todos os procedimentos que a plataforma pediu. Em seguida anexamos os plugins do Facebook e Instagram, que ficam disponíveis na própria loja de plugins do site.

loja-instagram-shopify-postgrain

Feito isso, é só colocar o login e senha do Facebook e Instagram e seguir as orientações da plataforma. A partir da confirmação das contas, todos os produtos já adicionados (e os posteriores) serão sincronizados com a Loja do Facebook. Entenda melhor como funciona aqui e aqui nesse link.

Update: Nessa modalidade você pode criar catálogos e subir vários produtos de uma só vez. Diferente da forma anterior, em que só é possível carregar um produto por vez. A finalização da compra será igual a que eu falei anteriormente com o PagSeguro, direto no link do site.

loja-instagram-shopify-postgrain

Configurando a Loja do Facebook pelo Gerenciador de Negócios

A última forma de ter uma Loja aprovada é subindo um catálogo de produtos pelo Gerenciador de Negócios do Facebook. Essa forma já é bem conhecida se você já fez ou faz anúncios no Facebook. Porém, para quem não é tão familiarizado, pode ser um pouco mais complicado já que é necessário cadastrar cada produto em um catálogo gerado através de arquivo XML e código de barra de cada um.

business-manager-loja-instagram-postgrain

Neste link, o próprio Instagram explica o passo a passo de como um criar um catálogo pelo Business Manager. E aqui o Facebook explica como otimizar esse processo.

gif-adele-postgrain

Marcando produtos no Instagram

A liberação da função de Compras no Instagram está acontecendo gradativamente. Se essa notificação ainda não apareceu no seu perfil e você já fez todos os passos certinhos que expliquei acima, não se preocupe, esse procedimento leva de 48h até uma semana (ou mais) para ser totalmente liberado após a aprovação da Loja no Facebook.

Agora que você já tem a sua Loja devidamente configurada e aprovada, vamos ao passo mais importante: a marcação de produtos no Instagram!

Ativando a função Compras no Instagram

  • Quando seu perfil Business vinculado a Fanpage da sua Loja for liberado, você receberá essa notificação de Compras (primeira imagem), clique em “Começar”, depois “Continuar” (segunda imagem).
  • Na aba seguinte (terceira imagem), ficarão a mostra  todos os catálogos já adicionados no Facebook (seja pelo Gerenciador de Negócios ou E-commerce). Agora escolha qual deles você deseja vincular ao seu perfil do Instagram.

loja-instagram-postgrain

ATENÇÃO: Você precisa vincular o catálogo de produtos e marcá-lo nas fotos do Instagram correspondentes. Por exemplo, você não pode postar a foto de uma camisa e marcá-la com um produto que está catalogado como vestido, entende? É preciso marcar corretamente para não confundir o cliente e não direcioná-lo para um link de finalização errado.

loja-instagram-postgrain

Update: É possível editar e marcar fotos já publicadas (desde que elas correspondam as fotos do catálogo selecionado). A plataforma libera até que 5 produtos sejam marcados numa única foto, já no formato de carrossel (onde é possível adicionar até 10 mídias) o máximo são de 20 produtos ao todo.

  • Após concluir a marcação, seu produto já está pronto para ser exibido no perfil da sua Loja no Instagram. Na foto marcada ficará visível o ícone de uma sacolinha, no canto esquerdo inferior. Ao clicar na imagem, será possível visualizar todas as tags marcadas no produtos.

loja-instagram-postgrain

Update: Caso a notificação de “Compras” não apareça no topo do seu perfil, você também pode acessar as “Configurações”, descer até o final da página, e na parte de “Configurações de Negócio”, clicar em “Compras” e ativar  a marcação:

loja-instagram-postgrain

Dicas importantes

Além de todas as regrinhas básicas determinadas pelo Facebook e Instagram, durante a experiência de criação conseguimos tirar alguns insights que podem te ajudar nessa jornada.

  • Não se desespere: sim, você vai errar, principalmente se não tiver muito por dentro nas novas atualizações (por isso recomendo ficar sempre de olho aqui no blog, hein?). As funções são recentes e lançadas com frequência, por isso fica difícil acompanhar tudo de uma vez. Mas calma, você vai conseguir.
  • Tenha paciência: os prazos de liberação nem sempre são os mesmos, tudo depende se você e se a sua loja se enquadram ou não nas políticas de produto e comércio do Facebook e consequentemente, do Instagram. No nosso caso, levamos cerca de uma semana para configurar tudo do zero, por exemplo.
  • Não tente burlar as regras: isso só vai te atrapalhar o processo de liberação e sua Loja pode até ser banida das plataformas. Cuidado!
  • Apareça: o Instagram pede que você publique (no caso de um perfil novo), ou que já tenha publicado no mínimo 9 mídias para ativar a guia “Comprar”.
  • Saiba usar as ferramentas e suas funcionalidades: use o Stories para divulgar sua Loja, teste diferentes formatos de publicações e utilize todas as técnicas disponíveis para vender através do Instagram.
  • Olho vivo: tenha CERTEZA (mesmo) de que está marcando o produto certo. Essa é a parte mais importante! Afinal o consumidor precisa ser direcionado ao link de finalização de compra correto, com todas as informações necessárias para que ele compre aquele produto.

Mas afinal, vale a pena todo esse trabalho?

Olha, vale sim! Principalmente se você tem um negócio online. As mídias digitais estão ganhando cada vez mais espaço no comércio eletrônico e como já comentamos em alguns posts por aqui, o perfil no Instagram é comparado hoje com a homepage do seu site.

Se a buyer persona da sua marca for adepta (e quem não é?) das mídias sociais, invista. Sem contar que a integração entre as plataformas facilita e muito na hora da decisão de compra, permitindo o acesso rápido a detalhes dos produtos sem precisar sair da rede social.

Quer coisa mais chata do que precisar abrir 10 abas para finalizar uma compra? #help

gif-john-travolta-postgrain

Você já experimentou essa novidade? As informações desse post foram úteis pra você? Conta pra gente! Vou adorar saber seu feedback. 🙂