Cadastre-se
Por
Katarina Nápoles
01/03/2018
às 13:23

Descubra o melhor horário para postar no Instagram

Desde 2016, o Instagram deixou a ordem cronológica do nosso feed pra trás. Atualmente, o algoritmo que opera na ferramenta utiliza diversos critérios pra determinar se um post deve ou não fazer sucesso na rede e ser mostrado com prioridade.

Vários desses critérios têm relação direta com o horário que você posta no Instagram. Hoje em dia, é muito importante que você receba engajamento nas primeiras horas da sua publicação, por exemplo. Com isso, o algoritmo vai mostrar seu post pra mais gente e fazer um “loop de sucesso” naquela publicação.

É por isso que nesse texto vamos te ajudar a descobrir o seu melhor horário pra postar no Instagram. Saber quando seus seguidores estão mais ativos é imprescindível pra fazer seus posts bombarem na rede. Continua lendo! 😉

 

Estudos ainda não convergem

Você com certeza já deve ter lido algum artigo que falava em horários e dias exatos, garantindo que eles eram os melhores para o Instagram. Eu também já li vários desses textos e posso te confirmar que não existe consenso.

Com o aperfeiçoamento do algoritmo a cada ano, os horários mais “bombásticos” na rede vão ficando mais fluidos também. E sim, vários desses artigos foram escritos com base em pesquisas e testes. Mas os horários testados por uma empresa específica não prova que aqueles são os melhores horários para você.

A verdade é que cada conta no Instagram tem um público distinto, de um local específico, com um número de seguidores próprio. O melhor horário pro seu negócio vai depender exclusivamente do seu tipo de mercado. Ainda assim, algumas regras gerais são bons pontos de partida pra gente começar a descobrir esse horário “perfeito”:

1 – Comece conhecendo seu público

Tudo depende dos hábitos dos seus seguidores. E é exatamente por isso que eu não posso te dizer “faça suas publicações no horário x”, porque depende de cada perfil. Se você tiver um negócio relacionado a jogos online, por exemplo, é muito provável que seu público tenha hábitos mais noturnos.

Pra mim, postar às 22h é sinal de morte pros meus posts, mas pro seu negócio pode ser que seja a melhor ideia. Já uma empresa do ramo alimentício, por exemplo, pode ser que tenha picos de engajamento entre 12h e 13h e novamente entre às 18h e 19h, que é a hora que estamos pensando em comer – ou já comendo.

Nós aqui do Postgrain vendemos uma ferramenta que ajuda pessoas que trabalham em agências e com marketing digital. Essas pessoas costumam ter um fluxo de trabalho que vai das 9h às 18h. Então, por aqui, já descobrimos que nossos melhores horários são justamente às 9h – quando as pessoas tão chegando ao trabalho e ainda se acomodando – e às 21h, momento em que elas já estão em casa, mexendo no celular e com tempo pra ver nosso conteúdo, que pode inclusive ajudá-las no dia de trabalho seguinte. 

Entende como depende diretamente do seu público?

2 – Descubra com quais regiões você fala

Pra ter em mãos dados confiáveis sobre seus melhores horários pra postar no Instagram, é muito importante também que você descubra quais são as regiões, cidades e países com os quais você está falando. Ou seja: onde estão seus seguidores.

É possível descobrir isso pelo próprio Instagram for business, que te dá a localização dos seus seguidores, o gênero, a idade e, inclusive, quando eles estão mais ativos no Instagram  que é o que veremos mais à frente.

É importante também estar de olho no horário de verão e no horário comercial da cidade, de acordo com a localização. Caso você esteja falando para um público fora do país, fique muito atento nos horários e hábitos da sua audiência, que muito provavelmente tem horários completamente diferentes daqui do Brasil.

Pra quem fala com seguidores que estão em regiões muito diferentes, uma boa dica é usar o Google Analytics pra entender as características demográficas do seu público. Assim, você consegue mirar nas regiões dos seus seguidores com mais qualidade.   

3 – Publique vídeos fora do horário comercial

Na verdade, evite postar qualquer coisa em horário comercial – a não ser na pausa do almoço. Principalmente se estivermos falando de vídeos, em que as pessoas precisam gastar mais tempo vendo e, muitas vezes, ativar o som.

O mais comum é não ligar som de vídeos quando estamos no trabalho ou na escola/faculdade/aulas em geral – e quando isso acontece sem querer pode ser bem constrangedor. Os usuários tendem a assistir esse tipo de conteúdo quando estão menos ocupados, o que significa, quase sempre, quando estão em casa. Então, anota aí: evita postar vídeos em horário comercial!

4 – Finais de semana nem sempre são ruins

Nas pesquisas e estudos feitos pra achar o melhor horário pra postar no Instagram, é comum que os finais de semana sejam vistos como os “piores dias”, mas isso nem sempre é verdade.

Assim como você precisa conhecer seu público com o objetivo de achar os melhores horários para postar no Instagram, se você quiser saber se os finais de semana são bons dias pra investir conteúdo, isso vai depender do tipo do seu negócio.

É comum que empresas B2C (Business to Consumer, empresas que vendem diretamente para o consumidor final) tenham mais sucesso aos sábados e domingos, já que o cliente usual das B2C costuma gastar o tempo de lazer para fazer pesquisas e compras também.

Já as empresas B2B (Business to business, empresas que vendem para outras empresas) não conseguem tanto rendimento com conteúdo nos finais de semana, pois a maioria dos seus clientes são empresas que funcionam de segunda a sexta e fecham nos finais de semana.

Aqui, a melhor dica que vou te dar é para sempre testar. Mas falaremos sobre isso mais à frente.

 

Como descobrir seu melhor horário para postar no Instagram

Agora que você já sabe em quais aspectos deve ficar ligado pra te ajudar a reconhecer os hábitos e horários dos seus seguidores, vamos partir pra prática: aqui vou te ensinar três maneiras de descobrir os horários que podem te trazer mais rendimento no Instagram.

1 – Por meio de testes

Uma das melhores formas de descobrir quando seu público está online é por meio de testes. Isso pode te custar algumas semanas e até alguns meses – se você quiser ter uma visão mais completa -, mas vai ajudar muito na hora de entender os dias e horários que mais funcionam pra você.

Experimente diferentes horários em cada publicação que fizer e vá anotando o desempenho de cada postagem. No final dos testes, basta identificar quais posts tiveram mais curtidas e comentários.

Uma ótima forma de fazer isso é por meio de uma planilha! Dá uma olhada na nossa planilha de testes, com os dias, horas, curtidas, comentários e observações bem documentadas:

planilha no excel de engajamento no Instagram

Notou que nossa planilha só usa os horários de 6 da manhã até às 10 da noite? É que a gente realmente desencoraja você a postar muito tarde ou muito cedo, durante a madrugada. A não ser, como eu disse acima, que seu nicho seja algo muito específico e que você saiba que seu público tenha um horário mais diferente do “usual”.

A parte de observações adicionais é reservada pra você descrever tudo o que você acha que pode ter interferido no engajamento daquele post. O lançamento de um novo produto, uma campanha, se você colocou dinheiro pra anunciar aquele publicação… Isso com certeza deve estar descrito no documento.

Quer começar a fazer seus testes por aí? Faz uma cópia da nossa planilha e começa já! Basta abrir o documento no seu computador, clicar em Arquivo, no topo da página à esquerda e depois selecionar Fazer uma cópia

2 –  Pelo Instagram for business

O melhor de olhar suas métricas pelo Instagram é que o Analytics do app é totalmente gratuito e, ao mesmo tempo, uma ótima ferramenta de dados do seu perfil. Para descobrir seu melhor horário pra postar pelo próprio app, você precisa mudar sua conta para um perfil comercial

Basta clicar na engrenagem – ou nos três pontinhos, pra quem usa Android – das configurações e depois selecionar “Alternar para perfil comercial”. Com ele, você consegue ter acesso aos dias e horários em que seus seguidores estão mais ativos por conta de uma junção de dados que o Instagram coletou com suas próprias postagens.

A dica aqui é postar um pouquinho antes do seu melhor horário (5 ou 10min). Isso vai gerar uma margem de erro pros seus seguidores que entrarem um pouco antes, fazendo com que eles sejam atingidos pelo seu post mesmo assim.

3 – Use ferramentas!

Algumas ferramentas disponíveis no mercado também podem ajudar muito na hora de encontrar os melhores horários pra postar no Instagram. Uma delas é o Websta.me. Com vários recursos gratuitos, inclusive o do “Best time to post”, a ferramenta ainda oferece diversos dados e análises sobre seu perfil.

Para encontrar o melhor horário pra postar pela ferramenta, basta clicar na aba “Optimization”.

print da tela de otimização do websta.me

Outro site que oferece dados sobre os melhores horários para postar no Instagram é o Iconosquare. Com 14 dias de uso gratuito, a ferramenta é paga, mas também pode te ajudar na hora de descobrir em quais momentos apostar no Instagram.

Por lá, basta clicar em “Analytics” e depois em “Engagement”.

print da tela de "engagement" do iconosquare

Hora de planejar seu conteúdo!

Com os dados dos dias e horários que seu público é mais ativo em mãos, agora é hora de fazer um planejamento de conteúdo. Uma procedimento imprescindível pra organização do seu negócio é o agendamento de posts

Se planejar pro conteúdo da semana ou do mês inteiro vai te ajudar – e muito – a ter uma consistência de posts sendo publicados e, o melhor: no seu horário certo. Você só precisa criar o conteúdo que você planeja deixar pronto e depois agendar cada post nos dias e horários que forem melhores pro seu negócio. Enquanto o conteúdo da semana ou do mês já tá pronto e sendo publicado normalmente, você pode se adiantar para o próximo grupo de publicações a serem postadas. Legal, né? 

Aproveita pra contar pra gente quais dias da semana e horários que você descobriu depois de todas essas dicas. Afinal, qual o seu melhor horário pra postar no Instagram?