Métricas de Negócio X Métricas de Vaidade no Instagram

Métricas de Negócio X Métricas de Vaidade no Instagram

por Postgrain Academy

Publicado em 03 de junho de 2021

O Instagram possibilita termos muitas informações sobre o nosso perfil, mas às vezes não é tão claro saber quais são os dados mais importantes e convenientes para o nosso negócio. A análise de métricas corretas nos possibilita criar estratégias digitais mais assertivas, mas nem sempre é claro distinguir quais informações devem guiar nossa performance e quais são as métricas que não trazem nada além de vaidade ao nosso perfil. Afinal, será mesmo que uma quantidade exagerada de seguidores, mas poucos comentários significam que sua conta tem algum sucesso na plataforma? 

O próprio Instagram vem nos mostrando que ter números bonitos não necessariamente significa ter bons resultados. A exibição da contagem de likes nos posts, por exemplo, deixou de ficar visível desde 17 de julho deste ano, aqui no Brasil. O Instagram declarou que a mudança tem como objetivo tirar a pressão social por popularidade e amenizar o clima de competição na plataforma. O desaparecimento desta métrica, por muitas vezes associada a vaidade do que realmente um conteúdo de qualidade, já vem trazendo consequências. 

MÉTRICAS VAIDADE x MÉTRICAS DE NEGÓCIO

As métricas são guias que podemos usar para mensurar o sucesso das estratégias que traçamos dentro da nossa comunicação. É através dos dados que podemos otimizar o que vem dando certo e descartar testes que não foram tão eficazes. A métrica, por tanto, justifica o seu objetivo. Logo, é necessário entender qual a necessidade do seu negócio. O que você precisa no atual momento?  Mais vendas? Ser reconhecido no mercado? Melhorar o relacionamento com o público-alvo?   

Só sabendo o seu objetivo que é possível diferenciar métricas de negócio de uma métrica de vaidade.  As métricas de vaidade são resultados atingidos por ações que não tem nenhuma ligação com seu objetivo de negócio. 

Seja analítico e veja se as ações do seu perfil trouxeram os objetivos esperados. Ao fazer um post diferente com influenciadores, por exemplo, a expectativa de visibilidade foi atingida? A quantidade de seguidores da sua base condiz com a quantidade de clientes? É preciso reconhecer o que são números inflados e o que são métricas de negócios.

Infelizmente, ainda é possível “comprar” números bonitos no Instagram. Existem ferramentas de automação, compra de seguidores e bots que criam comentários que trazem resultados imediatos, mas que deixam a desejar na qualidade. Além de violar as regras da plataforma e possibilitar você correr o risco de ser banido do Instagram.

VERIFICANDO SUAS MÉTRICAS 

É possível ter acesso às métricas das principais publicações (alcance, impressões, engajamento, comentários e outros dados) e mensurar o desempenho do seu perfil através da ferramenta Instagram Insights que funciona dentro do próprio aplicativo. 

Para ter acesso ao Instagram Insights é necessário ter uma conta comercial, as contas pessoais não conseguem ter acesso a mesma quantidade de informações como as contas de negócio. Se você ainda não sabe modificar sua conta para o perfil profissional é só seguir o passo a passo abaixo: 

  1. Acesse as configurações do perfil a partir do menu que fica no canto superior direito;
  2. Clique em Conta;
  3. Selecione a opção Mudar para conta profissional.
  4. Escolha uma categoria para o seu perfil;
  5. Conecte o perfil do Instagram a uma página no Facebook ou escolha a opção Não conectar ao Facebook.

Importante: caso você escolha não conectar ao Facebook, o Instagram vai criar uma página sem proprietário para você. Mas o ideal é que você já tenha uma página comercial no Facebook, bem organizada, com a sua cara e sob o seu controle.

Se você já tem uma conta de negócios e não sabe como acessar o Instagram Insights, dá uma olhada no passo a passo super simples:

  • Entre no seu perfil;
  • Clique no menu de três linhas que fica no canto superior direito;
  • Acesse informações.

CONHECENDO AS MÉTRICAS DO SEU PERFIL 

PERFIL

A primeira página de informações básicas é o analytics do perfil. Na parte superior da tela você consegue acessá-lo e ver seus posts armazenados. Nele, você acessa informações mais rápidas em uma janela de tempo de até sete dias. Nós recomendamos que você crie um relatório com períodos maiores para melhor análise das informações do seu perfil. Preparamos um blogpost que te ensina diferentes formas de criar um relatório para suas redes sociais. Só clicar aqui. 

Dentro da parte de Perfil do Instagram Insights é possível conseguir os seguintes dados: 

  • Interações

As interações são um conjunto de informações sobre o que as pessoas fazem ao interagir com a sua conta. Ao clicar no gráfico, é possível ver o número total de interações divididas entre os dias da semana.

  • Visitas ao perfil

A quantidade de visitas que o seu perfil recebeu durante o período analisado pelo Instagram.

  • Cliques no Site

A quantidade de tráfego gerada por pessoas que clicaram no site disponível em sua biografia.

  • Ligações/E-mail

Caso o seu perfil possua esse tipo de informação disponível, este item fornece a quantidade de cliques para entrar em contato através do seu perfil do Instagram.

  • Alcance total

No canto inferior da tela, estará o número de contas únicas que chegaram a ver alguma das suas publicações. Lembrando que essa é uma métrica baseada em estimativas.

  • Impressões

Diferente do alcance, as impressões contam as vezes em que o seu conteúdo apareceu para as contas que te seguem. Nesse caso, uma mesma pessoa pode ter visto o mesmo conteúdo diversas vezes.

PÚBLICO

Na aba de público estão as informações mais importantes que o Instagram pode te dar sobre as pessoas que interagem com o seu perfil. Essa aba possui dados sobre a sua base de seguidores, como: onde elas estão, idade, gênero e o tempo médio que um seguidor fica ativo em dias da semana ou o horário. Esses dados são importantes para acompanhar o alinhamento da sua marca com a persona e direcionamento de conteúdo. 

  • Seguidores 

O número total de seguidores da conta sempre estará atualizado, contendo uma janela de análise de até sete dias. Essa sessão lhe dirá quantos seguidores você ganhou ou perdeu no tempo analisado.

  • Principais localizações

Esse é um tipo de informação muito poderosa para quem trabalha com conteúdos específicos. Em casos de negócios locais, qual a vantagem de atingir pessoas em outros estados ou até mesmo outros países? Com essa informação, você saberá se está atingindo o público certo, no lugar onde você deseja. Caso você queira uma abertura maior em outros lugares, essa informação também é muito boa para entender onde você poderá começar a agir primeiro.

  • Faixa etária

Entender a idade do seu público faz toda a diferença. Afinal, você não fala com uma pessoa de 18 anos da mesma forma que falaria com alguém de 30. Neste Insight, você tem a informação sobre quem está consumindo seu conteúdo e ainda pode separar os dados por gênero.

  • Gênero

O gráfico da distribuição de gêneros entre os seus seguidores. Você pode mesclar ou separá-los de acordo com a necessidade da análise.

  • Seguidores

Essa é uma informação do tempo médio que os seguidores gastam no aplicativo e pode ajudar a encontrar o horário ideal para conseguir mais visibilidade no Instagram. Com esse segmento, você pode descobrir os dias da semana em que as pessoas estão mais ativas ou a quantidade de tempo que um seguidor passa no feed em um dia comum. Nas contas de criadores de conteúdo, há ainda um gráfico mais detalhado sobre o ganho e a perda de seguidores, mostrando o número dia a dia da semana. 

CONTEÚDO 

Na parte de insights de conteúdo, temos acesso ao desempenho individual de cada postagem da conta, podendo coletar informações sobre a quantidade de curtidas, comentários, alcances, pessoas que encaminharam a publicação para outros ou que salvaram para ver depois, além daquelas pessoas que visitaram o seu perfil a partir daquele post. A partir destas informações, você pode criar conteúdos similares para replicar o sucesso da performance. 

  • Quantidade de publicações

A parte superior sempre vai mostrar a quantidade de publicações que a conta executou em um período de sete dias.

  • Publicações do Feed

As publicações do feed ficarão visíveis sempre de acordo com o melhor desempenho de visualizações entre as publicações realizadas no período avaliado. Para ter acesso a todos, basta clicar em “Ver tudo”.

  • Stories

Os Stories funcionarão da mesma forma, priorizando a ordem em que as publicações foram realizadas no período analisado. Ao clicar em “Ver tudo”, você também poderá escolher o método de visualização das informações, como o número de impressões, a quantidade de vezes que as pessoas passaram para o próximo story ou a quantidade de respostas.

  • Promoções

As mídias patrocinadas através do Instagram ficarão dispostas nesta aba. Nela, você terá as informações de desempenho e gastos individuais.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES 

Comentários 

Além das métricas já criadas pelo Instagram, você pode contabilizar e qualificar informações relevantes como os comentários da rede. Uma boa forma de verificar a qualidade das suas postagens é qualificar esse tipo de interação. Aqui no Postgrain, por exemplo, nós qualificamos os comentários em 3 formas: promotores, neutros e detratores. Se nos elogia, é positivo. Se é algo ruim para a nossa marca, é um comentário detrator. Em casos de suporte ou comentários de spam, qualificamos como neutro.

Marcações

Outra métrica que gostamos de contabilizar é a marcação. Além dessa interação aumentar o alcance do conteúdo, ela traz reconhecimento para nós mostrando que o post foi tão relevante a ponto do seguidor lembrar de outra pessoa. Quando o conteúdo é compartilhável, significa que realizamos o nosso trabalho. 

Taxa de engajamento

Você também pode fazer um ranking de posts pelo engajamento. Para descobrir a performance é fácil, basta calcular a soma de curtidas com comentários, dividir pelo número de seguidores e multiplicar por 100. 

Com esse cálculo, as taxas de engajamento boas dentro do Instagram variam entre 3% e 6%. Tendo essa porcentagem em mãos, é possível enumerar os pontos fortes e pontos fracos de cada uma das publicações.

Nós também criamos um infográfico com 10 métricas no Instagram para você ficar de olho. Só clicar aqui para visualizar. 

APROFUNDE SEUS CONHECIMENTOS COM INSTAGRAM BUSINESS

Quer se aprofundar ainda mais sobre sua conta de negócios do Instagram? Aprenda muito mais com o nosso curso Instagram Business. Descubra como funciona o algoritmo do Instagram em 2020, faça os melhores anúncios para atingir quem ainda não te segue e entenda melhor as métricas que vão te indicar se a sua estratégia está dando certo ou não. 

✔ Custo único de R$59,00

✔ Certificado de Conclusão Digital

✔ Conteúdo em vídeo e texto

✔ Suporte

✔ Rápido e direto

✔ Prazo de Garantia