10 métricas no Instagram para ficar de olho [+INFOGRÁFICO]

10 métricas no Instagram para ficar de olho [+INFOGRÁFICO]

por Katarina Nápoles

Publicado em 29 de agosto de 2019

Você provavelmente sabe que o Instagram começou a testar o fim dos likes em vários países, inclusive no Brasil. E, até agora, a plataforma não deu nenhum indício de que vai voltar atrás. 

Apesar das curtidas ainda aparecer no Instagram Web e em algumas ferramentas, muito se tem especulado sobre quais serão os novos números que os usuários vão começar a dar mais atenção daqui pra frente com o objetivo de avaliar conteúdos e perfis. 

Várias pessoas ainda consideram o número de seguidores um dos mais importantes de toda a ferramenta, mesmo com a facilidade de contratar plataformas de automação ou de compra de seguidores, que pode inflar esse dado facilmente.

É por isso que fizemos esse artigo: pra te mostrar que há um mundo de métricas não explorado que pode conter muitas informações valiosas sobre a saúde do seu perfil, muito mais do que likes ou seguidores. Reunimos as 10 métricas mais importantes do Instagram pra você ficar de olho! Dá uma olhada! 

Métricas no Instagram Insights

A ideia desse texto não é apresentar nada de mirabolante. O que falamos aqui pode ser visualizado facilmente pelo Instagram Insights, recurso nativo da própria rede social. A única condição pra que você consiga acessar essa ferramenta é ter uma conta de negócios. Se você ainda não tem e não sabe como fazer, a gente explica tudo nesse texto aqui.

Se você já tem uma conta de negócios e não sabe como acessar o Instagram Insights, dá uma olhada no passo a passo super simples: 

  1. Entre no seu perfil;
  2. Clique no menu de três linhas que fica no canto superior direito;
  3. Acesse Informações.

Capturas de tela mostrando como acessar o Instagram Insights

Se você usa um iPhone, basta clicar na métrica visitas ao perfil, que aparece logo acima da sua conta:

Capturas de tela mostrando como acessar o Instagram Insights pelo iPhone

Pronto, você está dentro das métricas no Instagram Insights! 

1. Visitas ao perfil

Como você já deve ter percebido, essa é a métrica mais visível e mais fácil de acessar. Além disso, é um dado super importante pra gente coletar sempre. É claro que muitas questões podem variar esse número como, por exemplo, se você tem um perfil de muito sucesso no Instagram, que receba muitas visitas só da pesquisa na própria ferramenta.

Por outro lado, se o seu perfil não é assim tão conhecido, o número de visitas ao perfil pode indicar quantas pessoas se interessaram pelo seu conteúdo e quiseram saber mais sobre você. 

Para olhar essa métrica de forma mais detalhada, basta entrar na aba Atividade do Insights:

Captura de tela mostrando como acessar o dado de visitas ao perfil no Instagram Insights

Aqui, o Instagram mostra um comparativo com o intervalo de sete dias anterior, o que nos dá um indicativo do período em que entregamos os melhores conteúdos. Note que qualquer grande coisa que você fizer no perfil pode elevar bastante esse número. Ao passo que, passar sete dias sem publicar nada pode levar esse número a uma queda drástica. 

Então, esteja sempre atento para entender o que pode ter feito esse dado saltar (como uma promoção, um sorteio, o lançamento de uma campanha ou um evento, por exemplo). 

É possível ver as visitas ao perfil que cada publicação retornou unicamente. Basta clicar no post e, depois, em Ver Informações. Puxe a tela pra cima e você tem o número de visitas ao perfil que aquela publicação deu sozinha. 

Capturas de tela mostrando como acessar visitas ao perfil de uma publicação única

 

2. Cliques no site

Se você usa uma conta de negócios no Instagram, gerar tráfego externo para o seu site, blog, vídeos no YouTube, lojas ou até mesmo para contatos diretos no WhatsApp Business é super importante.

É por isso que estar de olho no número de cliques no site é relevante pra todo mundo. Na aba Atividade, logo abaixo de Visitas ao perfil, você encontra a quantidade de pessoas que clicaram no link da sua bio. Mais uma vez, o Instagram oferece um comparativo com os sete dias passados, o que é muito legal porque pode indicar quais conteúdos direcionaram melhor os usuários para clicar.

Captura de tela mostrando como acessar o dado "cliques no site" do Instagram

3. Alcance

Role a tela um pouco abaixo e, em Descoberta, você vai ver o número de Alcance. Esse dado representa a quantidade de contas únicas que viram alguma publicação sua num período de sete dias. 

O Instagram ainda oferece um gráfico em barras, pra gente ter uma noção do quanto esse número oscilou durante os dias da semana. Dê um clique no gráfico e os números brutos aparecem. 

Capturas de tela mostrando como acessar o dado de Alcance no Instagram Insights

Essa métrica é muito importante porque nos dá uma ideia de quantos perfis nossas publicações conseguem alcançar num período curto de tempo. Assim como os outros dados acima, o Instagram também oferece um comparativo. 

Além de revelar os nossos melhores conteúdos (porque o alcance tem a ver com o quanto o post foi compartilhado também, já que isso gera novas visitas), esse dado pode mostrar quais marcações de perfil, localizações e hashtags funcionaram melhor pra gente, já que todos esses recursos aumentam o alcance de uma publicação. 

Você também pode observar esse dado de forma única, em cada publicação. Basta selecionar um post e clicar em Ver Informações. Ao abrir a tela para mais detalhes, a gente tem acesso a uma porcentagem que mostra quanto dessas contas que alcançamos não estavam nos seguindo, um dado super legal pra olhar:

Captura de tela mostrando como acessar o dado de alcance no Instagram Insights

 

4. Horários e dias em que os seguidores estão mais ativos

Já quis muito descobrir o melhor horário e dia para postar no Instagram? O Insights te dá essa resposta rapidamente. Basta entrar na aba Público e rolar a tela até embaixo, em Seguidores. Clique no gráfico de barras para acessar os números brutos. 

Captura de tela mostrando como descobrir os melhores dias e horários pra postar no Instagram

É claro que esse dado não é determinante, ou seja, não quer dizer que você não possa ter um bom engajamento em uma publicação que seja postada fora dos melhores dias ou horários. 

Mas sempre que o conteúdo não for uma grande aposta ou você esteja na dúvida de quando ou a que horas postar, esse é um ótimo ponto de partida. 

 

5. Compartilhamentos

Muito mais importante do que saber quantas pessoas curtiram seu post é saber quem achou ele tão legal a ponto de compartilhar com alguém! E você tem essa informação pelo Insights facilmente.

Basta escolher a publicação que você quer rastrear, clicar em Ver Informações e observar o número do símbolo de avião de papel. 

Capturas de tela mostrando como acessar a métrica de compartilhamento no Instagram

Essa métrica é uma das que considero mais importantes, afinal, o algoritmo do Instagram entende que um post compartilhado merece muito mais atenção e esse dado nos sinaliza quais conteúdos funcionaram melhor nesse quesito.

Então, é sempre legal dar uma olhada em quais publicações tiveram um número mais alto de compartilhamento para tentar entender um padrão no seu perfil — e apostar nele mais vezes, claro. 

6. Salvos

Outra dado que a gente considera um dos mais valiosos por aqui no Postgrain: quem achou nosso conteúdo tão legal, mas tão legal, que salvou pra encontrar facilmente ou até usar de referência depois. Ou simplesmente porque confia tanto no nosso conteúdo que, mesmo não podendo ver no momento, salvou para ver quando estivesse mais livre. 

O dado que vai te dizer isso é o número do símbolo de “fita”, que fica logo ao lado dos compartilhamentos:

Capturas de tela mostrando como acessar o dado de "salvos" no Instagram

Como deu pra perceber, essa é uma métrica que pode ter vários significados, mas todos eles são pontos positivos! E o mais interessante é que esse dado tem tudo a ver com conteúdo, seja em qual situação for. Então, esteja sempre muito atento a esse número e identifique quais conteúdos tiveram um número de salvamentos maior. 

7. Impressões de uma publicação

Dentro de cada publicação, é possível ver a origem das impressões, ou seja, o número de vezes que as pessoas viram o post (uma pessoa pode ter visto mais de uma vez). É importante ficar atento à essa métrica porque ela mostra nossas forças e no que precisamos melhorar. 

Com ela, você tem o número exato de vezes que seus seguidores viram a publicação pela Página Inicial, ou seja, no próprio feed. O Instagram também mostra quantas pessoas estavam no seu perfil e clicaram naquela publicação pra ver mais. E, ainda, quem chegou no seu post a partir das hashtags e localização que você marcou, o que é um ótimo dado pra entender quais tags e locais funcionam melhor pra você! 

Captura de tela mostrando como acessar a métrica de Impressões no Instagram

O Instagram também pode mostrar a opção Outro, que reúne todas as vezes que seu post foi visto por um compartilhamento de DM ou pela aba Seguindo do aplicativo, que aparece nas notificações. 

Capturas de tela mostrando como acessar a aba Seguindo no Instagram

8. Interações nos Stories

Esse dado é um dos mais importantes dos Stories porque mostra quantas ações foram executadas a partir do que você postou. E olha o tanto de ação que pode estar dentro desse número:

  1. Quantas pessoas responderam à sua história;
  2. Quantas compartilharam com alguém;
  3. Quantas visitaram o seu perfil depois do story;
  4. Quantas clicaram no link da sua bio depois do story;
  5. Quantas clicaram para entrar em contato com você (tanto por ligação como por e-mail);
  6. E quantas clicaram nas figurinhas da publicação (marcações e hashtags).

Para acessar qualquer métrica dos Stories, entre no seu Arquivo de Stories, selecione o story e, depois, clique para ver mais informações. Depois, é só selecionar o gráfico de barras:

Capturas de tela mostrando como acessar métricas dos Stories

Perceba que o número de interações sempre vai ser uma soma de todas essas ações que citei acima. O que já dá pra ter uma ideia bem ampla dos tipos de conteúdo que retornam mais respostas, os que retornam mais cliques no site, visitas ao perfil ou até mesmo quais marcações direcionam os usuários melhor. 

Captura de tela mostrando como acessar as métricas de interações nos Stories

A métrica toque em figurinhas é, inclusive, uma ótima oportunidade para os influenciadores mostrarem o quanto conseguem direcionar seguidores para os perfis das marcas parceiras. 

9. Toques para voltar do story

Quantas pessoas não quiseram perder seu conteúdo de jeito nenhum ou, melhor ainda, voltaram para ver de novo? Essa métrica vai dizer e é por isso que ela é tão importante. Você deve estar sempre atento aos stories que tiveram um número alto nessa métrica, porque significa que eles funcionaram bem. 

Captura de tela mostrando como acessar o dado "toques para voltar" do Stories

10. Saídas do story

Essa métrica, por outro lado, é importante que esteja baixa. Afinal, ele representa as pessoas que pularam os seus stories. Quando esse número estiver alto, é hora de refletir: será que postei mais stories do que o meu público está disposto a ver? Que tipo de conteúdo foi esse? Como posso melhorá-lo? Ou será que seria melhor esquecê-lo e apostar em outra coisa? 

Captura de tela mostrando como acessar a métrica de saídas de um story

É importante lembrar que essa métrica tem um viés, afinal é possível que o usuário tenha visto todos os seus stories mas, no último segundo do último, tenha arrastado pra sair. E o Instagram não vai saber diferenciá-los dessa conta. Então use essa métrica com sabedoria

É justamente por conta disso que não indicamos nessa lista as métricas Toques para avançar e Toques para o próximo story, porque além de terem o mesmo viés, podem representar a mesma coisa. 

Infográfico mostrando as 10 métricas mais importantes para acompanhar no Instagram

Infográfico criado pela equipe da Venngage.

Não é de hoje que o número de curtidas deixou de ser o fator que determina se um conteúdo é bom ou não. Com o fim dos likes no Instagram, a plataforma só comprova que posts de qualidade dão outros sinais bem mais claros de que a publicação foi uma boa aposta. 

O número de compartilhamentos, de salvos ou dos toques para ver um story novamente, por exemplo, podem revelar muito mais sobre a saúde do seu perfil e do quanto aquele conteúdo conseguiu impactar positivamente os usuários. Então, chega de encucar com os likes e mãos à obra para o que realmente importa agora! 

Quais as métricas que vocês mais gostam de olhar por aí? Conta aqui nos comentários!