Cadastre-se
Por
Katarina Nápoles
07/05/2019
às 17:00

Entenda como funciona o novo algoritmo do Instagram

Algoritmo do Instagram: um termo que pode deixar social medias e pessoas que trabalham com a rede social puxando os cabelos. O mistério que ronda essa tecnologia pouco tem a ver com o quanto ela é secreta ou pública, mas sim com o que o algoritmo pode fazer com alguns perfis, baixando o alcance e o engajamento.

Nesse texto, vamos desconstruir. Aqui a gente te explica exatamente como funciona o algoritmo do Instagram em 2019, quais critérios utiliza pra ranquear os conteúdos e também como você pode se aproveitar dele pra se dar bem na rede. Continua lendo!

Como o algoritmo do Instagram funciona

A primeira coisa que você precisa saber sobre o Instagram é: assim como qualquer empresa, a plataforma quer tirar o máximo de lucro possível com os anunciantes. Ou seja, quanto mais pessoas virem um anúncio, melhor pro anunciante. Sendo melhor anunciante, ele vai dar ainda mais dinheiro pro Instagram.

Para conseguir mais anúncios, o Instagram precisa que a gente gaste o maior tempo possível na rede. Dessa forma, em vez de passar cinco minutos no Instagram e ser impactados por três anúncios, por exemplo, gastamos três horas do nosso dia e vemos mais de 50 anúncios. Melhor pros anunciantes.

Algumas pessoas podem pensar “o Instagram vai virar um novo Facebook?

Bom, a gente espera que não. E a plataforma realmente caminha para o sentido oposto disso, fazendo com que os anúncios rendam bons resultados e lançando novos recursos a cada mês, o que acaba injetando a dose de “modernidade” que toda rede social precisa pra sobreviver nos dias atuais.

Dito isso, vamos aos principais critérios de rankeamento do Instagram:

1. Interesses

O algoritmo do Instagram entende o quanto você gosta de um assunto pela forma como você se comporta dentro da ferramenta. Se você curte muitos posts de maquiagem e comenta em vídeos de cachorros, por exemplo, o algoritmo entende que deve dar prioridade a esses temas no seu feed.

Para isso eles usam uma tecnologia que consegue reconhecer o conteúdo das imagens em posts. Ou seja, se você sente falta de ver mais publicações de algum perfil específico, a dica é curtir e comentar em posts dessa conta para deixar bem claro pro Instagram que aquele conteúdo te interessa e que você quer ver mais dele.

Mas não esqueça: te mostrando conteúdos do seu interesse, o Instagram consegue te manter mais tempo na plataforma e, de quebra, te mostrar mais anúncios.

2. Cronologia

Ainda que o feed cronológico tenha dado lugar ao feed de relevância desde 2016, o algoritmo mais atualizado do Instagram voltou a levar em consideração o tempo de cada post.

Quem aí lembra de abrir o Instagram e ver uma publicação de três dias atrás? Pois é. Hoje em dia isso só acontece se você passar muito tempo sem entrar no app porque, atualmente, o Instagram quer mostrar a você os conteúdos de seu interesse que estejam atualizados também.

3. Relacionamento

Outro critério importantíssimo que o Instagram olha é o seu relacionamento. O algoritmo consegue descobrir com que pessoas você mais se relaciona a partir da suas interações. Envio de DMs, quem você marca nas suas fotos, quais stories você mais responde… Tudo isso indica pro Instagram quais são seus perfis preferidos.

Fazer com que você veja com prioridade os posts dos seus amigos, da sua família e dos seus artistas preferidos é um dos objetivos da plataforma – pra te manter lá dentro viciado, claro.

É bom lembrar também que, por ter o mesmo dono que o Facebook, o Instagram não deixaria escapar tão facilmente todas as informações que já possui de você na outra rede social. Eles estão sempre utilizando os dados do Facebook pra otimizar o algoritmo também.

Principais critérios do algoritmo do Instagram

Esses são os três principais critérios que o  algoritmo do Instagram utiliza pra rankear os posts no seu feed e na aba Explorar. Mas há ainda outras questões que também influenciam ele:

4. Usabilidade

A frequência com que você usa o Instagram também influencia em como o seu feed vai aparecer. Quem usa muito a plataforma vai receber conteúdos sempre bem atualizados.

Já quem entra uma vez no dia ou até mesmo poucas vezes na semana, recebe conteúdos mais antigos, mas que sejam de maior interesse.

5. Quem você segue

O algoritmo também leva em consideração a quantidade de perfis que você segue. Se o usuário segue pouquíssimas pessoas, é provável que ele receba uma boa parte do conteúdo de todos esses perfis.

Ao mesmo tempo, quanto mais gente você seguir, mais difícil vai ser para o Instagram te mostrar tudo, já que você vai ter que gastar horas e horas rolando a tela pra conseguir olhar a totalidade dos posts.

Instagram mostra mensagem quando o usuário já viu tudo no feed

Como usar o algoritmo do Instagram ao seu favor

Se o algoritmo do Instagram usa critérios para priorizar alguns conteúdos e despriorizar outros, significa que a gente pode trabalhar na rede social com o objetivo de bater esses critérios. Montamos uma listinha pra você seguir por aí:

1. Use os novos recursos do Instagram

Anota pra não esquecer: o Instagram recompensa perfis que usam os recursos novos do da rede social. E como eles recompensam? Com mais alcance, ou seja, mostrando seu perfil com mais prioridade. Ganha você e ganha a plataforma, bingo!

Os últimos lançamentos da ferramenta tem sido focados principalmente nos Stories. Então não tenha medo de criar um conteúdo verticalizado sempre que surgir algum recurso novo. E eu te provo: nossa média de visualizações de stories é de 300 views. Com o lançamento da figurinha de Quizz, atingimos o número de 468 organicamente. Ou seja, um crescimento de 56%!

O algoritmo do Instagram recompensa perfis que utilizam recursos novos

2. Incentive os seguidores a comentarem

“Marque aquele seu amigo que…” essas legendas parecem inofensivas, certo? Bom, de ingênuas, não têm nada. Já que o algoritmo observa quem a gente mais se relaciona e interage, a partir do momento que alguém comenta no seu post, o Instagram vai entender que seu perfil é importante para aquele usuário e vai entregar seu conteúdo com prioridade no feed dele.

Por isso, sempre incentive os seguidores a engajarem com você, responder uma pergunta, marcar um amigo, ou até reagir com um emoji rapidamente, já que hoje em dia já existe esse recurso.

Incentive os usuários a responderem suas legendas

3. Poste quando seus seguidores estiverem online

Os primeiros minutos do seu post são preciosos. Quanto mais pessoas interagirem com a publicação, mais o Instagram vai entender que ela é boa e mais o post vai ser mostrado pra outras pessoas, criando um looping.

Por isso, é muito importante que você saiba qual o melhor horário pra postar no seu perfil.  Há várias formas de descobrir isso, mas se você já tem uma conta comercial no Instagram, basta acessar o Instagram Insights.

No menu que aparece no canto superior direito, selecione Informações. Depois, clique na aba Público e desça a tela até embaixo. Um gráfico com os horários de cada dia mais acessados pelos seus seguidores vai aparecer. Invista sempre nos melhores horários!

Descubra o melhor horário pra postar no Instagram

4. Invista em mídias de alta qualidade

De acordo com o próprio Instagram, pegar um bom lugar no feed dos seus seguidores está diretamente relacionado com a criação de um conteúdo excelente. Isso significa que não só a sua legenda deve ser perfeita e chamativa, mas suas imagens também.

O fato do Instagram ser uma rede que apela pro visual pesa ainda mais. Então, sempre que possível, produza fotos e vídeos de altíssima qualidade. Cores vibrantes, ideias diferentes e fotos de tirar o fôlego são tipos de conteúdo que costumam render bons números em interação.

Dá uma olhada na foto que produzimos para a campanha do lançamento da marcação de produtos no Postgrain. A ideia é super simples, mas já é super diferente do que estamos acostumados a ver no feed.

Fotos e vídeos em alta qualidade se dão melhor com o algoritmo

5. Faça stories com frequência

Não é a toa que os Stories influenciam bastante em como seu conteúdo vai ranquear para os usuários: a ferramenta também tem o seu algoritmo próprio. Por isso, você deve trabalhar para conseguir sempre os primeiros lugares entre as bolinhas que ficam lá em cima.

O ideal é que você trabalhe sempre pensando em como verticalizar o seu conteúdo. Além disso, não esqueça de incentivar o engajamento deles nos seus stories também: peça para que compartilhem, para que enviem para um amigo ou até mesmo para que respondam na DM. A própria ferramenta já nos fornece vários recursos para que interajam com a gente, então não esqueça de usar e abusar das enquetes e adesivos dinâmicos do Instagram.

Enquetes e adesivos dinâmicos ajudam ao algoritmo entender que o conteúdo é relevante

6. Responda comentários enquanto eles ainda estão recentes

Sempre que possível, responda os comentários nas suas publicações enquanto eles ainda estão novos. Isso também cria o looping que falei acima: quanto mais comentários no seu post em pouco tempo, mais o Instagram vai achá-lo interessante.

Isso também incentiva outras pessoas a comentarem, já que elas sabem que a sua resposta é certa, além de dar uma boa impressão de marca, que é a que interage com os seguidores e está sempre disponível. É só ponto positivo!

Responder comentários enquanto eles ainda estão recentes ajuda a criar um loop com o algoritmo do Instagram

7. Use conteúdo gerado pelo usuário

Reutilizar o conteúdo que os usuários produzem espontaneamente sobre sua marca pode te ajudar com o algoritmo! Primeiro porque vai provocar uma reação positiva no usuário que produziu aquele conteúdo, que vai sentir que você prestou atenção nele e que os elogios dele não foram em vão.

Segundo porque outros usuários podem ser influenciados pelo comportamento e, sabendo que vão ser reconhecidos, podem acabar contribuindo com você também. Sabe quem adora que você seja marcado nos posts dos outros? Ele mesmo, o algoritmo!

Quando algum usuário te marca, o algoritmo do Instagram automaticamente vê que seu conteúdo é importante pra ele

8. Abrace de vez as mensagens diretas!

O algoritmo do Instagram está muito interessado em quem você mais se relaciona e isso está diretamente relacionado às DMs que você recebe e envia no Instagram. Quanto mais seus seguidores interagirem com você por lá, com maior prioridade você vai aparecer no feed deles.

Então, esteja sempre à disposição pra conversar por mensagens, deixe isso bem claro nos Stories e nos posts do feed. Esse tipo de relacionamento vai ser, inclusive, muito positivo pro seu negócio, já que as mensagens diretas envolvem conversas mais longas e que dão a oportunidade de cultivar um relacionamento individual e duradouro com cada seguidor.

Trocar DMs com seus seguidores é bom pro algoritmo do Instagram

9. Faça um sorteio

Não tem jeito. Até hoje, a melhor forma de você ganhar diversas curtidas, seguidores e comentários ao mesmo tempo é fazendo um sorteio. Mas aqui estamos falando de algoritmo, então o que o sorteio pode ter a ver com ele?

TUDO! As regras dos sorteios no Instagram estão diretamente ligadas com o que o algoritmo mais preza, que são as interações (curtidas, comentários) e o relacionamento (seguidores, comentários, marcação de amigos).

Então, sempre que possível, faça um sorteio! Além de aumentar a movimentação no seu perfil, vai fazer bem pro algoritmo.

Sorteios são sempre ótimas opções para aumentar o engajamento no Instagram

Mitos sobre o algoritmo

Apesar do Instagram ter vindo a público explicar as atualizações do algoritmo e ter elucidado várias questões que antes eram sombrias pra quem trabalha com o Instagram, o algoritmo da plataforma ainda é encoberto de muitos mitos.

Separamos as mentiras mais faladas sobre o algoritmo do Instagram pra te explicar como realmente funciona. Dá uma olhada:

“O Instagram esconde seus posts”

De uma vez por todas: o Instagram não está escondendo publicações de ninguém – a não ser aquelas atingidas pelo shadowban. Como falei anteriormente, você receber ou não um post no feed vai depender de muitos fatores: quantos perfis você segue, há quanto tempo você entrou no app pela última vez, com quem você se relaciona mais.

A verdade é que muitos usuários do Instagram seguem muitos perfis e, portanto, têm muita dificuldade de ver tudo. Mas o Instagram garante que, se você continuar rolando o feed, vai ver absolutamente TUDO o que foi postado pelos usuários que você segue.

Explicação do Instagram sobre o fato da plataforma esconder posts

“Vídeos recebem mais alcance que imagens”

O Instagram já deixou claro que não oferece mais alcance pra nenhum tipo de mídia específico. Então, se estiverem na mesma qualidade, um vídeo e uma imagem tem iguais chances de performarem bem.

“Contas comerciais recebem menos alcance”

Outro mito. O Instagram também já fez questão de explicar que não oferece uma “presença extra” a nenhum tipo de conta, nem pessoal nem business. Por isso, em termos de alcance, não há nenhuma prioridade em ter uma conta pessoal.

Na verdade a conta comercial possui muito mais benefícios, como acesso a dados detalhados, informações sobre seu público e botões call-to-action, por exemplo.

Conclusão

O algoritmo do Instagram não precisa ser essa fumaça turva envolvida de mistérios. Uma vez que você conhece a forma como ele funciona, seu trabalho pra conseguir usá-lo a seu favor fica muito mais fácil e natural.

Conta pra gente nos comentários que queremos muito saber: você já colocou em prática algumas dessas ações? O algoritmo baixou seu alcance ou engajamento?