Ícone do site Postgrain

Entenda como funciona o novo algoritmo do Instagram

Algoritmo do Instagram

Algoritmo do Instagram: um termo que pode deixar social medias e pessoas que trabalham com a rede social puxando os cabelos. O mistério que ronda essa tecnologia pouco tem a ver com o quanto ela é secreta ou pública, mas sim com o que o algoritmo pode fazer com alguns perfis, baixando o alcance e o engajamento.

Nesse texto, vamos desconstruir. Aqui a gente te explica exatamente como funciona o algoritmo do Instagram em 2023 a partir de declarações atualizadas que a própria rede social fez sobre o assunto e outras observações feitas estudando a plataforma.

O que é o algoritmo do Instagram?

O algoritmo nada mais é do que a mecânica que gere o funcionamento do Instagram e determina como cada post será entregue entre os usuários.

Segundo a plataforma, em 2016, quando os posts ainda eram exibidos em ordem cronológica, os usuários ficavam sem visualizar 70% das publicações em seus feeds. Por isso, foram feitas mudanças para entender melhor o interesse particular de cada um e promover uma entrega mais personalizada do conteúdo.

Com a mudança, nasceu o algoritmo! 

Posts orgânicos x anúncios

Uma coisa que você precisa saber sobre o Instagram é: assim como qualquer empresa, a plataforma quer tirar o máximo de lucro possível com os anunciantes. Ou seja, quanto mais pessoas virem um anúncio, melhor pro anunciante. Sendo melhor pro anunciante, ele vai dar ainda mais dinheiro pro Instagram.

Para conseguir mais anúncios, o Instagram precisa que a gente gaste o maior tempo possível na rede. Dessa forma, em vez de passar cinco minutos no Instagram e ser impactados por três anúncios, por exemplo, gastamos três horas do nosso dia e vemos mais de 50 anúncios. Melhor pros anunciantes.

Algumas pessoas podem pensar “o Instagram vai virar um novo Facebook?

Bom, a gente espera que não. E a plataforma realmente caminha para o sentido oposto disso, fazendo com que os anúncios rendam bons resultados e lançando novos recursos a cada mês, o que acaba injetando a dose de “modernidade” que toda rede social precisa pra sobreviver nos dias atuais.

Como funciona o algoritmo do Instagram?

Tudo está sempre mudando nas redes sociais como um todo e no Instagram não é diferente. Entre os novos recursos que vão surgindo (como os Stories, IGTV, Reels, etc.) e as atualizações constantes, o algoritmo também está sempre sendo atualizado.

A própria rede social deu um exemplo de uma mudança recente nos seus algoritmos que foi impulsionada pelos hábitos na pandemia: antes os Stories re-compartilhados não eram tão entregues porque o Instagram entendia que as pessoas tinham mais interesse em conteúdos inéditos. Porém, depois de algum tempo, esse tipo de conteúdo republicado começou a ganhar popularidade à medida que o isolamento fez as pessoas compartilharem mais memórias das datas passadas.

Um resumo geral

Apesar de alguns pontos específicos serem diferentes a depender do formato do post, de modo geral a plataforma usa os mesmos critérios – chamados de sinais pelo Instagram. São eles: interesses, cronologia, relacionamento, atividade e quem você segue.

Antes de entrar nas especificações de cada formato, vamos explicar de modo geral cada um desses sinais: 

(Se preferir, pode pular esse tópico clicando aqui pra ir direto pra explicação sobre cada tipo de post).

1. Interesses

O algoritmo do Instagram entende o quanto você gosta de um assunto pela forma como você se comporta dentro da ferramenta engajando com ele. Se você curte muitos posts de maquiagem e comenta em vídeos de cachorros, por exemplo, o algoritmo entende que deve dar prioridade a esses temas no seu feed.

Para isso eles usam uma tecnologia que consegue reconhecer o conteúdo das imagens em posts. Ou seja, se você sente falta de ver mais publicações de algum perfil específico, a dica é curtir e comentar em posts dessa conta para deixar bem claro pro Instagram que aquele conteúdo te interessa e que você quer ver mais dele.

Mas não esqueça: te mostrando conteúdos do seu interesse, o Instagram consegue te manter mais tempo na plataforma e, de quebra, te mostrar mais anúncios.

2. Cronologia

Ainda que o feed cronológico tenha dado lugar ao feed de relevância desde 2016, o algoritmo mais atualizado do Instagram voltou a levar em consideração o tempo de cada post.

Quem aí lembra de abrir o Instagram e ver uma publicação de três dias atrás? Pois é. Hoje em dia, isso só acontece se você passar muito tempo sem entrar no app porque, atualmente, o Instagram quer mostrar a você os conteúdos de seu interesse que estejam atualizados também.

3. Relacionamento

Outro critério importantíssimo que o Instagram olha é o seu relacionamento. O algoritmo consegue descobrir com que pessoas você mais se relaciona a partir da suas interações. Envio de DMs, quem você marca nas suas fotos, quais stories você mais responde… Tudo isso indica pro Instagram quais são seus perfis preferidos.

Fazer com que você veja com prioridade os posts dos seus amigos, da sua família e dos seus artistas preferidos é um dos objetivos da plataforma – pra te manter lá dentro viciado, claro.

É bom lembrar também que, por ter o mesmo dono que o Facebook, o Instagram não deixaria escapar tão facilmente todas as informações que já possui de você na outra rede social. Eles estão sempre utilizando os dados do Facebook pra otimizar o algoritmo também.

4. Atividade

A frequência com que você usa o Instagram também influencia em como o seu feed vai aparecer. Quem usa muito a plataforma vai receber conteúdos sempre bem atualizados.

Já quem entra uma vez no dia ou até mesmo poucas vezes na semana, recebe conteúdos mais antigos, mas que sejam de maior interesse.

5. Quem você segue

O algoritmo também leva em consideração a quantidade de perfis que você segue. Se o usuário segue pouquíssimas pessoas, é provável que ele receba uma boa parte do conteúdo de todos esses perfis.

Ao mesmo tempo, quanto mais gente você seguir, mais difícil vai ser para o Instagram te mostrar tudo, já que você vai ter que gastar horas e horas rolando a tela pra conseguir olhar a totalidade dos posts.

Como funciona o algoritmo do Instagram para o Feed e Stories?

A rede social afirma que cada tipo de conteúdo segue uma lógica diferente pra ser entregue para os usuários. No comunicado oficial, o Head do Instagram, Adam Mosseri, diz que:

“Cada parte do aplicativo – Feed, Stories, Explorar, Reels – usa seu próprio algoritmo adaptado para como as pessoas o utilizam. As pessoas tendem a procurar seus amigos mais próximos nos Stories, mas querem descobrir algo totalmente novo no Explorar. Classificamos as coisas de maneira diferente em diferentes partes do aplicativo, com base em como as pessoas as usam”.

A observação feita pela plataforma no Feed e nos Stories foi de que as pessoas tendem a querer ver primeiro o conteúdo dos seus amigos mais próximos, então a ideia é mostrar primeiro os conteúdos mais recentes dos perfis com os quais o usuário mais se engaja.

Pra determinar quem são essas contas que serão mostradas primeiro pra cada usuário, a rede social explica que faz isso através do que eles chamam de “sinais”, e que há milhares deles que o algoritmo coleta. Os principais, em ordem de importância, são:

  1. Informações sobre o post
  1. Informações sobre a pessoa que postou:
  1. Sua atividade:
  1. Seu histórico de interação com outro perfil:

No Feed, as 5 interações que o Instagram mais considera são:

  1. Qual a probabilidade de você passar mais de alguns segundos naquele post
  2. Qual a probabilidade de você comentar no post
  3. Qual a probabilidade de você curtir o post
  4. Qual a probabilidade de você salvar 
  5. E qual a probabilidade de você clicar na foto de perfil de quem fez o post

Como funciona o algoritmo para o Explorar?

Diferentemente do Feed e dos Stories, que priorizam conteúdos de quem já conhecemos bem, a ideia do Explorar é apresentar novidades e proporcionar a descoberta de novos perfis.

Pra determinar que tipo de conteúdo novo a rede social pode te apresentar, são analisados posts que você curtiu, salvou e comentou no passado e o que há em comum entre eles.

Por exemplo: se você recentemente curtiu muitos posts de um perfil de gastronomia, o Instagram vai analisar os interesses de outros usuários que também acompanham aquele perfil e, a partir disso, te dar novas sugestões de conteúdos novos.

Então se você interagiu com muitos conteúdos sobre, vamos supor, culinária japonesa, é provável que você passe a receber no Explorar outros conteúdos relacionados a isso, perfis de chefs, restaurantes ou até mesmo dicas pra cozinhar.

Para o Explorar, os 5 principais pontos que o Instagram considera, em ordem de importância, são:

  1. Informações sobre a postagem:
  1. Seu histórico de interação com a pessoa que postou:
  1. Sua atividade:
  1. Informações sobre a pessoa que postou

Outro ponto que é diferente no Explorar em relação ao Feed é sobre conteúdos sensíveis ou ofensivos. Segundo o Instagram, “se um amigo que você segue compartilhar algo ofensivo e você vir isso em seu Feed, isso é entre você e seu amigo. Se você vir algo ofensivo no Explorar vindo de alguém que você nunca ouviu falar, é uma situação diferente.”

Por isso, a rede social recomenda a leitura das Diretrizes de Recomendações, que incluem direcionamentos como evitar postagens potencialmente perturbadoras ou delicadas, pois elas não serão mostradas no Explorar. Pra exemplificar, o Instagram mencionou que evita mostrar no Explorar conteúdos que promovem o uso de tabaco ou vape.

Como funciona o algoritmo para o Reels?

Nas palavras do Instagram, o Reels é desenhado para entreter os usuários. Assim como no Explorar, a maioria dos conteúdos exibidos por lá pra cada usuário é de contas que ele ainda não segue, justamente pra que as pessoas vejam novos conteúdos e pra que esses vídeos tenham mais alcance. Por esse motivo, a lógica por trás do algoritmo do Reels é semelhante à do Explorar.

“Pesquisamos com as pessoas e perguntamos se elas acham um Reels específico divertido ou engraçado e aprendemos com o feedback para melhorar em descobrir o que irá entretê-las, de olho nos criadores menores. As previsões mais importantes que fazemos são a probabilidade de você assistir a um Reels até o fim, curtir, dizer que foi divertido ou engraçado e ir para a página de áudio (um indicativo se você pode ou não ter sido inspirado a fazer seu próprio Reels.), explicou a plataforma.

Os sinais mais importantes, em ordem de importância, são:

  1. Sua atividade:
  1. Seu histórico de interação com a pessoa que postou:
  1. Informações sobre o Reels:
  1. Informações sobre a pessoa que postou:

Como usar o algoritmo do Instagram ao seu favor?

Se o algoritmo do Instagram usa critérios para priorizar alguns conteúdos e despriorizar outros, significa que a gente pode trabalhar na rede social com o objetivo de bater esses critérios. Montamos uma listinha pra você seguir por aí:

1. Use os novos recursos do Instagram

Anota pra não esquecer: o Instagram gosta de promover os novos recursos da rede social e tende a recompensar perfis que criam conteúdos usando esses recursos. E como eles fazem isso? Com mais alcance, ou seja, mostrando seu perfil com mais prioridade. Ganha você e ganha a plataforma, bingo!

O Reels é um dos melhores exemplos disso. Além de ter um algoritmo diferente dos posts no Feed e Stories e que ajuda a ampliar o alcance das contas, o novo formato inspirou até mesmo uma mudança no menu de navegação do Instagram, com o botão do Reels colocado no centro da ação.

Reprodução/Instagram

Os vídeos nesse formato têm mais facilidade de viralizar, ainda mais se você souber entrar nas trends, usar as hashtags populares de desafios e os áudios do momento. Tudo isso ajuda a aumentar a entrega do seu post e fazer com que ele alcance novas pessoas que podem passar a te seguir também.

2. Incentive os seguidores a comentarem

“Marque aquele seu amigo que…” essas legendas parecem inofensivas, certo? Bom, de ingênuas, não têm nada. Já que o algoritmo observa quem a gente mais se relaciona e interage, a partir do momento que alguém comenta no seu post, o Instagram vai entender que seu perfil é importante para aquele usuário e vai entregar seu conteúdo com prioridade no feed dele.

Por isso, sempre incentive os seguidores a engajarem com você, responder uma pergunta, marcar um amigo, ou até reagir com um emoji rapidamente, já que hoje em dia já existe esse recurso.

3. Poste quando seus seguidores estiverem online

Os primeiros minutos do seu post são preciosos. Quanto mais pessoas interagirem com a publicação, mais o Instagram vai entender que ela é boa e mais o post vai ser mostrado pra outras pessoas, criando um looping.

Por isso, é muito importante que você saiba qual o melhor horário pra postar no seu perfil.  Há várias formas de descobrir isso, mas se você já tem uma conta comercial no Instagram, basta acessar o Instagram Insights.

No menu que aparece no canto superior direito, selecione Informações. Depois, clique na aba Público e desça a tela até embaixo. Um gráfico com os horários de cada dia mais acessados pelos seus seguidores vai aparecer. Invista sempre nos melhores horários!

4. Invista em mídias de alta qualidade

De acordo com o próprio Instagram, pegar um bom lugar no feed dos seus seguidores está diretamente relacionado com a criação de um conteúdo excelente. Isso significa que não só a sua legenda deve ser perfeita e chamativa, mas suas imagens também.

O fato do Instagram ser uma rede que apela pro visual pesa ainda mais. Então, sempre que possível, produza fotos e vídeos de altíssima qualidade. Cores vibrantes, ideias diferentes e fotos de tirar o fôlego são tipos de conteúdo que costumam render bons números em interação.

Dá uma olhada na foto que produzimos para a campanha do lançamento da marcação de produtos no Postgrain. A ideia é super simples, mas já é super diferente do que estamos acostumados a ver no feed.

5. Faça stories com frequência

Não é a toa que os Stories influenciam bastante em como seu conteúdo vai ranquear para os usuários: a ferramenta também tem o seu algoritmo próprio. Por isso, você deve trabalhar para conseguir sempre os primeiros lugares entre as bolinhas que ficam lá em cima.

O ideal é que você trabalhe sempre pensando em como verticalizar o seu conteúdo. Além disso, não esqueça de incentivar o engajamento deles nos seus stories também: peça para que compartilhem, para que enviem para um amigo ou até mesmo para que respondam na DM. A própria ferramenta já nos fornece vários recursos para que interajam com a gente, então não esqueça de usar e abusar das enquetes e adesivos dinâmicos do Instagram.

6. Responda comentários enquanto eles ainda estão recentes

Sempre que possível, responda os comentários nas suas publicações enquanto eles ainda estão novos. Isso também cria o looping que falei acima: quanto mais comentários no seu post em pouco tempo, mais o Instagram vai achá-lo interessante.

Isso também incentiva outras pessoas a comentarem, já que elas sabem que a sua resposta é certa, além de dar uma boa impressão de marca, que é a que interage com os seguidores e está sempre disponível. É só ponto positivo!

7. Use conteúdo gerado pelo usuário

Reutilizar o conteúdo que os usuários produzem espontaneamente sobre sua marca pode te ajudar com o algoritmo! Primeiro porque vai provocar uma reação positiva no usuário que produziu aquele conteúdo, que vai sentir que você prestou atenção nele e que os elogios dele não foram em vão.

Segundo porque outros usuários podem ser influenciados pelo comportamento e, sabendo que vão ser reconhecidos, podem acabar contribuindo com você também. Sabe quem adora que você seja marcado nos posts dos outros? Ele mesmo, o algoritmo!

8. Abrace de vez as mensagens diretas!

O algoritmo do Instagram está muito interessado em quem você mais se relaciona e isso está diretamente relacionado às DMs que você recebe e envia no Instagram. Quanto mais seus seguidores interagirem com você por lá, com maior prioridade você vai aparecer no feed deles.

Então, esteja sempre à disposição pra conversar por mensagens, deixe isso bem claro nos Stories e nos posts do feed. Esse tipo de relacionamento vai ser, inclusive, muito positivo pro seu negócio, já que as mensagens diretas envolvem conversas mais longas e que dão a oportunidade de cultivar um relacionamento individual e duradouro com cada seguidor.

9. Faça um sorteio

Não tem jeito. Até hoje, a melhor forma de você ganhar diversas curtidas, seguidores e comentários ao mesmo tempo é fazendo um sorteio. Mas aqui estamos falando de algoritmo, então o que o sorteio pode ter a ver com ele?

TUDO! As regras dos sorteios no Instagram estão diretamente ligadas com o que o algoritmo mais preza, que são as interações (curtidas, comentários) e o relacionamento (seguidores, comentários, marcação de amigos).

Então, sempre que possível, faça um sorteio! Além de aumentar a movimentação no seu perfil, vai fazer bem pro algoritmo.

10. Invista no Reels

Deixamos o Reels por último pois o algoritmo dele funciona de uma forma um pouco diferente, bem como sua exibição no Feed. A principal vantagem do formato é que ele possui uma aba própria na plataforma e um espaço reservado pra ser exibido no Explorar, o que pode fazer com que um vídeo seu postado por lá atinja até mesmo usuários que não te seguem.

Pros Reels, a cronologia dos posts (de acordo com as datas de publicação) não pesam tanto e dão lugar na ordem de importância ao número de visualizações. Se um vídeo do formato viraliza, ele vai continuar sendo entregue mesmo que tenha sido postado há algum tempinho e, consequentemente, pode conseguir um alcance maior que posts em outros formatos.

Outro detalhe é que o Instagram faz a entrega do Reels para cada usuário baseado no que ele entende que aquele usuário gosta (ou seja: que tipo de Reels ele mais costuma parar pra assistir, quais posts ele encaminha para os amigos, curte, salva ou comenta). 

Pra se aproveitar dessa vantagem, invista em vídeos que prendem as pessoas logo nos primeiros segundos e procure entender o que o seu público gosta e o que é tendência na “bolha” dele. Assim você vai conseguir alcançar mais pessoas com um perfil semelhante ao do seu público alvo já existente, mas que ainda não te seguem no Instagram. 

E uma dica adicional é criar conteúdos que sejam menos passageiros e que não percam a “validade” tão rápido, pra poderem continuar sendo entregues por mais tempo para novos usuários sem perder o sentido. Nesse outro artigo do blog, damos todas as dicas de como você pode usar o Reels pra conquistar espaço no Instagram.

Mitos sobre o algoritmo

Apesar do Instagram ter vindo a público explicar as atualizações do algoritmo e ter elucidado várias questões que antes eram sombrias pra quem trabalha com o Instagram, o algoritmo da plataforma ainda é encoberto de muitos mitos.

Separamos as mentiras mais faladas sobre o algoritmo do Instagram pra te explicar como realmente funciona. Dá uma olhada:

“O Instagram esconde seus posts”

De uma vez por todas: o Instagram não está escondendo publicações de ninguém – a não ser aquelas atingidas pelo shadowban. Como falei anteriormente, você receber ou não um post no feed vai depender de muitos fatores: quantos perfis você segue, há quanto tempo você entrou no app pela última vez, com quem você se relaciona mais.

A verdade é que muitos usuários do Instagram seguem muitos perfis e, portanto, têm muita dificuldade de ver tudo. Mas o Instagram garante que, se você continuar rolando o feed, vai ver absolutamente TUDO o que foi postado pelos usuários que você segue.

“Vídeos recebem mais alcance que imagens”

O Instagram já deixou claro que não oferece mais alcance pra nenhum tipo de mídia específico. Então, se estiverem na mesma qualidade, um vídeo e uma imagem tem iguais chances de performarem bem.

“Contas comerciais recebem menos alcance”

Outro mito. O Instagram também já fez questão de explicar que não oferece uma “presença extra” a nenhum tipo de conta, nem pessoal nem business. Por isso, em termos de alcance, não há nenhuma prioridade em ter uma conta pessoal.

Na verdade a conta comercial possui muito mais benefícios, como acesso a dados detalhados, informações sobre seu público e botões call-to-action, por exemplo.

Como ajudar o Instagram a melhorar o conteúdo que chega até você?

Além das dicas de como fazer com que seu conteúdo alcance mais pessoas e seja melhor distribuído pela rede social, o Instagram também separa algumas sugestões pra você ajudar o algoritmo a fazer uma curadoria melhor do conteúdo que você recebe.

Claro, grande parte dos posts que você vê dependem da sua interação, interesses e de quem você segue, mas a rede social deu 3 dicas pontuais pra delimitar melhor seus gostos:

Crie uma lista de Amigos Próximos 

A lista de Close Friends ou Amigos Próximos foi criada pra que os usuários pudessem interagir e compartilhar Stories apenas com um grupo selecionado de pessoas, mas também influencia o que é exibido no seu Feed e o que aparece em primeiro lugar nos Stories.

Silencie pessoas nas quais você não está interessado

Se tem alguém (ou mais de uma conta) que você costuma não gostar do conteúdo mas ainda não tem certeza de que quer parar de seguir, você pode silenciar o perfil daquela pessoa. Dessa forma, os conteúdos dela vão parar por completo de aparecer no seu Feed e elas não ficam sabendo. Se mudar de ideia, depois é só reverter a ação.

Marque as postagens recomendadas como “Não tenho interesse”

Sempre que vir uma recomendação ou anúncio no seu Explorar ou no Feed você pode selecionar a opção de “Não tenho interesse”, caso não queira mais ver aquele tipo de conteúdo ou posts daquela conta com tanta frequência. Isso ajuda o Instagram a não mostrar recomendações semelhantes no futuro.

O algoritmo do Instagram não precisa ser essa fumaça turva envolvida de mistérios. Uma vez que você conhece a forma como ele funciona, seu trabalho pra conseguir usá-lo a seu favor fica muito mais fácil e natural.

Conta pra gente nos comentários que queremos muito saber: você já colocou em prática algumas dessas ações? O algoritmo baixou seu alcance ou engajamento?

Sair da versão mobile