Ícone do site Postgrain

Entenda como funciona a classificação de posts no Instagram [2023]

A classificação de posts no Instagram ajuda os usuários a terem a melhor experiência no app.

Entra ano, sai ano, mas a dúvida que sonda a mente da maioria dos profissionais que atua com o marketing digital é sobre como funciona o algoritmo do Instagram. Parte do que já foi dito pelo mercado realmente acontece, mas outros pontos são suposições.

Para esclarecer todas as dúvidas sobre o assunto, a empresa divulgou em seu blog oficial uma explicação sobre cada fator que contribui com a classificação e exibição de publicações em sua plataforma. Como a explicação foi longa, decidimos listar neste artigo um resumo do funcionamento por seção.

Chega de mistério e vamos aos fatos!

Como o Instagram decide o que cada usuário verá?

O Instagram não se baseia em um único algoritmo para determinar o que os usuários visualizam no aplicativo. Em vez disso, ele usa uma variedade de algoritmos, classificadores e processos, cada um com uma função específica.

Cada seção do app — Feed, Stories, Explorar e Reels — tem seu próprio algoritmo personalizado, adaptado ao comportamento individual de cada usuário. E se você for uma pessoa atenta, vai reparar que conforme você interage com determinado tipo de conteúdo (memes de gatinhos, por exemplo), mais desse tipo aparecerá pra você. 

Como funciona a classificação de posts no Instagram?

Segundo relato do próprio Instagram, as pessoas costumam usar o Stories para ver os posts de seus amigos mais próximos, o Explorar para descobrir novos conteúdos e perfis e o Reels para se divertir. E faz sentido, concorda?!

Veja abaixo a dinâmica do algoritmo de cada uma dessas partes do app.

Feed

O Feed é a página inicial customizada no Instagram feita para acompanhar amigos, familiares e interesses variados, ou seja, o conteúdo dos perfis que um usuário segue. Além disso, o feed exibe sugestões de conteúdo de contas que o Instagram acredita que o usuário possa gostar (incluindo anúncios).

O comportamento do usuário na plataforma é visto como “sinal” e os sinais mais importantes no Feed são, em ordem aproximada de importância:

Já pensou em gerar vendas com a bio das suas redes sociais? Descubra o poder de um link na bio otimizado e estratégico usando o Linklist. Teste agora

Stories

Os Stories representam um meio de partilhar situações do dia a dia e demonstrar seus interesses para quem te segue. Você visualiza stories de contas que optou por seguir, além de anúncios. 

Assim como ocorre no Feed, no processo de classificação dos stories, primeiramente é analisado todos os stories possíveis (excluindo anúncios) publicados pelas contas que um usuário segue e é descartado os que não estão em conformidade com as Diretrizes da Comunidade. Em seguida, são observados três fatores:

Com base nesses fatores acima, é feita uma série de previsões sobre os stories que o usuário considerará mais relevantes e valiosos, incluindo a probabilidade dele tocar em um story, responder a ele ou passar para o próximo.

Explorar

Aqui segue o mesmo esquema de coleta e análise de publicações curtidas, comentadas, salvas e compartilhadas pela conta. Os sinais mais importantes que são analisados são, em ordem aproximada de importância:

Reels

O Reels segue uma dinâmica parecida com a do Explorar ao exibir a maior parte de conteúdos de contas que o usuário não segue para mostrar pra ele mais novidades e opções de entretenimento. 

Para classificar os Reels que serão exibidos para uma conta, o Instagram usa aspectos como a atividade do perfil, informações sobre o reel acessado e a pessoa que o publicou. As previsões são feitas através da análise destes sinais:

Alguns Reels são menos exibidos pelo Instagram devido alguns pontos. São eles:

Como ver mais conteúdos do seu interesse no Instagram?

Infelizmente não podemos mais ver no feed principal apenas os conteúdos das contas que seguimos, mas podemos influenciar o algoritmo a mostrar os tipos de assuntos que mais gostamos e priorizar os perfis que queremos ver em destaque. As formas de fazer isso são:

Esperamos que tenha ficado claro o funcionamento do ranking de posts no Instagram para cada um de seus usuários. E se você deseja ver mais detalhes sobre o assunto, leia na íntegra todos os detalhes do comunicado da empresa. 

Agilize a sua produção de conteúdo para Instagram com agendamento de posts e gerenciamento da conta direto do Postgrain. Faça um teste grátis e aproveite todos os recursos da nossa plataforma. 

Sair da versão mobile