Ícone do site Postgrain

Close Friends do Instagram: 5 formas de utilizar no seu negócio

Close Friends do Instagram

O recurso de Close Friends do Instagram foi lançado em 2018 pra trazer mais privacidade aos usuários que queriam deixar alguns de seus Stories visíveis apenas pra uma lista seleta de pessoas os seus melhores amigos!

Mas, apesar da proposta do Close Friends ter essa pegada mais intimista e pessoal, as marcas têm muito o que aproveitar deste recurso também, usando de maneira estratégica pra criar conteúdos exclusivos e campanhas direcionadas. 

Quer saber como? Continua lendo, que nesse artigo vamos te explicar:

Como funciona o Close Friends do Instagram

A ideia é simples: no geral, o recurso funciona da mesma forma que os Stories, com os mesmos stickers e ferramentas disponíveis. A principal diferença é que todo o conteúdo que for publicado diretamente no Close Friends do Instagram fica visível apenas para uma lista fixa de pessoas que o usuário seleciona previamente pra manter como “Amigos próximos”. 

Ah, e um detalhe: quando o conteúdo é postado nesse espaço seleto, o ícone dos Stories aparece com um círculo verde em volta pra quem está na sua lista, ao invés do tradicional círculo rosa. Isso serve pra que os usuários identifiquem que se trata de um conteúdo “exclusivo”.

Pra criar essa lista, o passo a passo é bem simples, como ensinamos neste outro post onde explicamos tudo sobre o lançamento do recurso. 

Recapitulando, existem três formas de fazer isso:

Passo a passo pra criar uma lista de Amigos próximos

  1. Vá em “Configurações”
  2. Clique em “Privacidade”
  3. Em seguida vá em “Story”
  4. E abra a lista de Amigos Próximos
  5. Adicione ou remova quem você quise

Segunda opção:

  1. Lá embaixo, no canto inferior direito da tela, pressione sua foto e segure até que o menu abra
  2. Clique onde tem “X amigos próximos” (com o X sendo a quantidade de usuários que você já colocou na list)
  3. A lista irá abrir e você pode editá-la

Terceira opção, via Instagram Threads:

  1. Abra o app do Instagram Threads (disponível para iOS e Android)
  2. No topo da tela inicial, clique no botão de Início (ícone da casa)
  3. Vá no Menu no canto superior esquerdo
  4. Clique em “Configurações” > “Escolha seus melhores amigos”

O próprio algoritmo do Instagram já vai te dar algumas sugestões de pessoas que você mais interage e provavelmente você gostaria de colocar na sua lista. Se quiser colocá-las, basta ir aceitando as sugestões. Pra adicionar outras pessoas, é só procurar pelo nome de usuário na barra de pesquisa e depois adicionar.

Dá pra criar mais de uma lista de Close Friends no mesmo perfil?

Com certeza a ideia facilitaria muito a vida das marcas que apostam no recurso, mas a resposta, por hora, é: não. Por enquanto, o Instagram só permite a criação de uma lista única, sem a possibilidade de dividir em grupos separados de usuários.

Como usar o close friends do Instagram no seu negócio como estratégia de marketing:

Normalmente, a lógica no Instagram é querer que seu conteúdo alcance o máximo de pessoas possíveis pra propagar sua marca, certo? 

Por mais que o Close Friends reduza bastante esse alcance, já que estamos falando de um grupo seleto de pessoas, a vantagem está justamente aí: na exclusividade! É a partir disso que você deve pensar suas estratégias de marketing para o Close Friends. 

A seguir, separamos 5 ideias pra te inspirar:

Você pode transformar o recurso em uma forma de monetizar seu conteúdo no Instagram. 

E como funcionaria? 

Simples: monte e ofereça posts diferenciados do que você normalmente posta no Feed ou nos Stories pra todo mundo ver e venda isso para a sua audiência. Você pode cobrar um determinado valor pra liberar o acesso dessas pessoas à sua lista de Amigos próximos e, em troca, elas terão acesso a conteúdos exclusivos! 

Esses conteúdos podem ser:

Só é muito importante que, pra fazer isso, você realmente tenha algo de valor para oferecer a sua lista e com fortes diferenciais em relação ao seu conteúdo público, pois os usuários precisam sentir que de fato valeu a pena pagar por aquilo. Caso contrário, seus seguidores podem simplesmente se sentir enganados e o efeito será negativo pra sua marca, que perderá a credibilidade.  

Essa tendência não serve somente para quem vende conteúdo educacional. Pense, por exemplo, por quem paga por conteúdo e interação exclusivas com influenciadores em plataformas como o YouTube, o Twitch e o Patreon. O princípio é o mesmo: faça parte de uma comunidade, receba conteúdo exclusivo e interaja com seus criadores favoritos.

Como mencionamos, o próprio Instagram sugere pra sua lista alguns dos seguidores que mais engajam com você na rede social. Aproveite isso (e fique também de olho pra fazer sua própria seleção de usuários) para aproximá-los ainda mais da marca com algumas recompensas pelo engajamento dado.

Isso vai ajudar a fidelizar os usuários que já forem clientes da marca e com certeza conquistará os que ainda estão em processo de convencimento, mas já se envolvem com o perfil da marca.

Use o espaço do Close Friends para anunciar recompensas como:

Não esqueça também de divulgar a existência dessa lista seleta e o que os usuários selecionados podem ganhar ao entrar nela. Isso vai fazer com que aqueles que já estão na lista se sintam clientes VIPs da sua marca e irá despertar a curiosidade dos demais, fazendo com que interajam mais pra conseguir essa vaga tão exclusiva também!

Sua marca já tem uma parcela fiel de clientes? Mostre que você se importa com eles e é grato pela fidelidade à marca! Ofereça conteúdos especiais que aproximem ainda mais esses usuários e os transformem em advogados de marca, que vão espontaneamente te divulgar para outras pessoas e recomendar seus produtos ou serviços.

Alguns exemplos de como você pode fazer isso são:

Se você trabalha com influencers ou parceiros diretos pro seu Instagram e tem que estar em contato frequente com eles, o Close Friends pode te ajudar a facilitar essa comunicação e torná-la mais direta e dinâmica. Por lá, você pode revelar lançamentos em primeira mão, passar algumas instruções gerais ou até saber quem está disponível para uma próxima campanha pra fechar parcerias mais rápido

Justamente por contar com um público bem menor do seu Instagram, você pode – e deve! – dar mais atenção aos usuários que estão na sua lista de Close Friends. Aproveite a proximidade para estreitar a relação com esses consumidores e fidelizá-los à sua marca.

Algumas formas de fazer isso são:

Instagram Threads e Close Friends:

No nosso post sobre o Instagram Threads já comentamos como o app pode ser super útil pra te ajudar a gerenciar a lista de amigos próximos e se comunicar diretamente com eles em um canal exclusivo. O Threads é um segundo aplicativo do Instagram com foco somente em DM, Stories e interações com usuários da lista de Melhores Amigos sem precisar abrir o app principal.

Já deu pra tirar bons insights aqui, né?

Depois comenta aqui embaixo quais dessas estratégias você já adotou pra sua marca ou como foi sua experiência como cliente em uma lista de Amigos próximos! 

Sair da versão mobile