Ícone do site Postgrain

Monetização de vídeos no Instagram: entenda como funciona

Monetização de vídeos no Instagram

Em 2020, algumas ferramentas de monetização de vídeos no Instagram passaram a ser testadas na plataforma, começando pelo IGTV e pelas Lives. Desde 2020, para alguns usuários, já é possível ganhar dinheiro publicando vídeos nos formatos, seja com a inserção de anúncios ao longo da exibição dos vídeos, como já acontece no YouTube, ou através de quantias pagas pelos usuários que consomem esses conteúdos. 

Neste artigo, vamos te mostrar como tem funcionado esses recursos até então, quem já tem acesso e quais as previsões de expansão da monetização na plataforma e de liberação para mais usuários.

Como funciona a monetização no IGTV

A novidade foi chamada de Instagram Partner Program e a proposta é que os vídeos publicados passem a ter anúncios exibidos ao longo da sua duração, como acontece no YouTube, e o criador de conteúdo receba parte dos lucros obtidos com a exibição dessas propagandas inseridas pela rede social automaticamente. 

A proposta é que o formato de monetização seja parecido com o que já acontece nos vídeos do Facebook Watch, em que os usuários ganham um percentual de 55% em cima dos lucros das propagandas exibidas em seus vídeos. Para o Instagram, no entanto, ainda não temos um percentual específico divulgado por enquanto.

Foi anunciado que, inicialmente, as publicidades terão duração de até 15 segundos e serão sempre no formato vertical, pensados para celular – o que diferencia a proposta do IGTV de vídeos do YouTube. Elas serão exibidas pra quem optar por assistir o vídeo completo no IGTV após ver a prévia no Feed do Instagram, mas também existe a opção de pular o anúncio.

Esse post mostra como é a aba de monetização pra quem já teve a função liberada na conta:

Selos pagos nas Lives do Instagram

Inspirados pelo crescimento de 70% das transmissões ao vivo e no bom engajamento gerado com as Lives, nas quais muitas pessoas chegavam a fazer até mesmo doações financeiras, o Instagram anunciou uma ferramenta que pretende facilitar essa participação dos usuários e aumentar a receita dos produtores de conteúdo. 

“Para dar a essas pessoas mais uma forma de participar e ajudar seus criadores favoritos, apresentamos os selos – que os seguidores podem comprar para demonstrar apoio e destacar seus comentários nas transmissões ao vivo”, diz a publicação oficial no blog do Instagram. 

Ao pagar uma quantia específica por cada selo – que pode variar de R$ 4,90 a R$ 27,90 – além dos comentários destacados, os seguidores ganham alguns benefícios, como aparecer em uma lista de fãs do criador de conteúdo, e podem enviar um coração especial durante as transmissões.

Que tipo de conteúdo não pode ser monetizado? 

Para que um conteúdo esteja qualificado pra receber a monetização de vídeos no Instagram, a rede social delimitou algumas regras pra garantir a qualidade dos vídeos que receberão anúncios ou selos. 

Uma das exigências é que o vídeo seja um conteúdo original pra inibir a prática conhecida como freebooting, que é quando alguém posta um vídeo de outra conta ou usuário no Instagram como se fosse seu. Essa especificação impede, por exemplo, páginas de beleza ou tutoriais que vivem de repostar conteúdo de influencers de monetizar em cima desses vídeos, já que não são de criação própria. 

Entre a lista dos “barrados” da monetização de vídeos no Instagram também estão:

A lista completa, incluindo as especificações de temas considerados polêmicos, está disponível na seção de Políticas de Monetização de Conteúdo do Instagram.

Previsão para liberar a monetização de vídeos no Instagram para mais usuários 

Atualmente, o Selo nas Lives também ainda não está disponível pra todos os usuários, mas já teve uma expansão recentemente, em outubro de 2020, quando foi liberada para mais de 50 mil criadores de conteúdo de diversos países, incluindo o Brasil. 

Já a novidade dos anúncios no IGTV chegou primeiro para influencers de língua inglesa, que começaram recebendo inserções de grandes empresas como a Puma, Sephora e Ikea em seus vídeos. 

A monetização ainda segue em fase de testes e disponível apenas para algumas contas de criadores de conteúdo e não há previsão oficial de liberação para o público geral, mas o Instagram já indicou que “expandiremos ao longo do tempo à medida que melhoramos a experiência”.

Por aqui, apostamos que não deve demorar até que a rede social decida expandir seus recursos de monetização para mais usuários e formatos, principalmente considerando a tendência de crescimento dos posts em vídeo dentro da rede social – como nas Lives, IGTV e no rapidamente bem-sucedido Instagram Reels, além dos já estabilizados Stories e vídeos no Feed.

Mal podemos esperar pra ver a novidade chegando completa por aqui também!

E você, em quanto tempo acha que o Instagram deve liberar a monetização para todos os usuários?

Sair da versão mobile