Reels: como aumentar o alcance no Instagram com ideias de conteúdo

Reels: como aumentar o alcance no Instagram com ideias de conteúdo

por Ana Tereza Moraes

Publicado em 03 de novembro de 2020

Uma das principais novidades do Instagram em 2020 foi o lançamento do Instagram Reels, que veio pra concorrer diretamente com o sucesso do TikTok. A nova funcionalidade permite a gravação e edição de vídeos dinâmicos e curtos, no mesmo estilo do app concorrente. E se no começo existia alguma dúvida somo como usar o Reels ou se o formato iria cair no gosto das pessoas, agora já podemos ver que ele tem dado muito certo em termos de adesão e que vale o investimento.

Entre challenges, dublagens, memes, troca de looks e outros virais, não tem mais como ignorar o espaço que o formato vem ocupando na rede social. E pra você não ficar de fora, preparamos este artigo pra te ajudar a usar o Reels pra fazer sua marca crescer no Instagram – seja ela uma empresa ou uma marca pessoal. 

Dá uma olhada nesse resumo do que você vai ler por aqui:

Por que sua marca deve investir no Reels?

Ainda está com dúvidas se vale a pena mesmo o esforço pra se enquadrar nesse novo formato? Bom, se o que você procura é criar conteúdos criativos e atrair o máximo de visibilidade pra sua marca, então a resposta é sim, vale a pena! 

A principal vantagem do Reels em relação aos outros formatos de publicação no Instagram é justamente o grande alcance e potencial pra viralizar que ele tem. Isso porque, além de aparecer no Feed inicial e ter sua própria aba no perfil de cada usuário, assim como o IGTV, por exemplo, os vídeos publicados no Reels têm presença garantida na aba Explorar, que mostra posts de contas que as pessoas ainda não seguem. 

E como se já não fosse fácil o bastante “esbarrar” em um Reels por aí, ele ainda tem um Feed próprio, no qual vão surgindo, em “fila”, vários conteúdos do formato que estão viralizando no Instagram. Ou seja: investir no Reels aumenta as chances da sua marca ser descoberta por um público que ainda não acompanha de perto seu conteúdo, mas que pode se interessar depois de ser impactado por algum desses vídeos. 

Além disso, o mais legal desse tipo de vídeo é que você não precisa de uma super câmera, recursos caros ou uma grande equipe pra produzi-lo. Qualquer pessoa com um celular na mão e muita criatividade é capaz de criar um bom conteúdo pro Reels. A dica é investir em ângulos diferenciados, bons cortes e transições de cenas e edições criativas que chamem atenção logo de cara! O importante é deixar o seu vídeo o mais dinâmico possível e passar longe da monotonia. 

E o lado bom é que você nem precisa sair do app do Instagram pra isso, já que a proposta é que você consiga fazer tudo por lá mesmo se quiser:

Como usar o Reels do Instagram: passo a passo

  • Abra a câmera pelo Instagram e clique na função “Reels”

Pra começar é simples. A funcionalidade está disponível na mesma área em que gravamos nossos Stories normalmente, bastando apenas selecionar a opção lá embaixo na sua tela pra começar a gravar e editar o seu conteúdo com o Reels.

Como usar o Reels: passo a passo

 

  • Escolha seus efeitos

Você pode explorar alguns dos efeitos e recursos disponibilizados pelo Instagram pra esse tipo de vídeo. No canto lateral, existem as opções de alterar a velocidade, adicionar filtros e  colocar músicas ou sons, como efeitos sonoros engraçados ou dublagens que estão fazendo sucesso. É só deixar sua criatividade se soltar!

Como usar o Reels: passo a passo Como usar o Reels: passo a passoComo usar o Reels: passo a passo

  • Use o temporizador

Pra ter a liberdade de gravar com as mãos livres, ou seja, sem precisar segurar o botão de gravação o tempo todo, você pode optar por usar o temporizador, também disponível na lateral da tela. É só escolher o tempo que você precisa pra se posicionar e pronto! Ele começa a gravar sozinho.

Como usar o Reels: passo a passo

  • 3…2…1… Gravando!

 

Pronto, agora é só soltar a criatividade pra criar o conteúdo! Se o seu vídeo terminar antes de completar os 30 segundos de limite, você pode acessá-lo clicando na seta pra esquerda e assistir novamente, apagar ou cortar o quanto quiser. Também é possível complementar o tempo restante gravando outro vídeo, que você pode editar junto com o(s) anterior(es) na mesma tela.

Como usar o Reels: passo a passoComo usar o Reels: passo a passo

Nesse caso, surge mais uma função na barra lateral: a de alinhar. Com ela, é possível continuar a gravação exatamente de onde parou o trecho anterior do seu vídeo. Essa é a função usada pra fazer os famosos “efeitos mágicos”, como nos vídeos em que as pessoas trocam de roupa num piscar de olhos, por exemplo:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Meu tipo de “salto” com obstáculos 🤪 #outfitinspiration

Uma publicação compartilhada por CAROL (@carol) em

 

  • Publique 

Feito o vídeo, agora é hora de compartilhar! Com o Reels, você pode colocá-lo no Stories ou compartilhar o conteúdo diretamente no Feed da sua marca, onde ele tem chances de aparecer na aba Explorar de vários usuários.

Se quiser dar aquela caprichada nos vídeos e investir em uma edição diferenciada pra sua marca se destacar, continua lendo que vamos te indicar alguns dos melhores apps pra edição de vídeos no estilo do Reels! 

Melhores apps de edição de vídeos pro Instagram Reels

Em outros artigos do blog, já demos algumas dicas de ótimos apps pra criar conteúdos pro Instagram de modo geral e dos principais apps usados por influencers. Aqui, vamos te mostrar os melhores pra editar vídeos específicamente pro Reels, tornando-os mais criativos e atrativos pra se destacarem no Feed dos usuários! 

InShot

Como usar o Reels: melhores apps pra editar Como usar o Reels: melhores apps pra editar Como usar o Reels: melhores apps pra editar

O InShot tem uma interface simples e intuitiva pra edição de vídeos e fotos que já podem ser produzidas no formato certo pro Instagram Reels. O app é gratuito e conta com vários recursos como efeitos, opção de inserir textos nas imagens, emojis, banco de músicas e a facilidade pra criar cortes e transições de vídeo.

Disponível para iOS e Android.

Hype Type 

Como usar o Reels: melhores apps pra editar Como usar o Reels: melhores apps pra editar

O Hype Type é uma boa dica pra quem quer colocar textos nos vídeos de maneira mais atrativa e contar com mais opções de fontes, cores e formatos. O app disponibiliza modelos já prontos de legendas para colocar nas fotos e vídeos. É só escrever um texto, escolher a animação que você quer que apareça e o tamanho da fonte. Você ainda pode controlar a velocidade em que o texto aparece no vídeo, inserir efeitos de transição e adicionar música.

Disponível para iOS.

Enlight Videoleap

Como usar o Reels: melhores apps pra editar Como usar o Reels: melhores apps pra editar Como usar o Reels: melhores apps pra editar

Com o Enlight Videoleap você pode criar conteúdo audiovisual com alta qualidade para o Reels ou Stories. Ele permite que você importe fotos e vídeos da sua galeria ou utilize os disponíveis num banco de imagens dentro do próprio app. Entre as ferramentas disponíveis no app, estão a de ajustes de cor, filtros, transições, efeitos sonoros, música e narração.

Disponível para iOS e com aplicativo similar para Android.

Prequel

Como usar o Reels: melhores apps pra editarComo usar o Reels: melhores apps pra editar

A principal vantagem do Prequel são os efeitos e filtros incríveis pra vídeos e fotos. Apesar de alguns filtros só estarem disponíveis na versão paga, os gratuitos são suficientes pra dar uma outra cara ao seu Reels. Entre as opções estão as maiores tendências do Instagram: efeito VHS, falha, prisma, filme, neon, retrô, vintage, brilhos e muito mais. Com ele você também pode adicionar trilha sonora e efeitos sonoros aos seus Reels.

Disponível para iOS e Android

Over

Como usar o Reels: melhores apps pra editarComo usar o Reels: melhores apps pra editar

O Over permite criar artes com texto e gráficos em fotos e vídeos. E além de permitir a criação livre, em vários formatos, você encontra diversos modelos de layouts incríveis prontos para serem editados como preferir. 

Disponível para iOS e Android.

5 ideias de conteúdo pra viralizar no Reels

Você já sabe porque investir, como começar a criar e por onde editar suas produções. Agora, pra dar aquele gás na criatividade e te ajudar a pensar em conteúdos que encaixem bem com a proposta e público da sua marca, vamos te mostrar o que mais tem feito sucesso no Instagram Reels. Se quiser insights pra começar a produzir, aqui é o lugar certo!

Challenges 

Quer garantir que sua marca tenha um bom alcance ou até mesmo viralize no Instagram Reels? O melhor jeito de conseguir isso é através dos challenges!

Os desafios (traduzindo pro português), normalmente envolvem repetir alguma ação que viralizou por aí. No caso de artistas musicais, a moda é criar challenges com os refrões ou batidas dos seus lançamentos mais recentes pra divulgá-las nas redes sociais e transformá-las em hits virais, como aconteceu com o funk Evoluiu, no desafio da maquiagem; a música WAP, com a recente coreografia da moda; e a dancinha ao som da batida de Savage Love. Acredite, você provavelmente já ouviu uma dessas músicas, mesmo que não saiba por nome. Pra se ter uma noção do impacto dos vídeos, muitas das músicas que viralizam no TikTok terminam também indo parar no Top 10 da Billboard, o principal e mais disputado chart de música do mundo.

A dica aqui é aproveitar esses virais e entrar na onda de maneira que se adeque ao que a sua marca quer mostrar: seja apresentar um novo produto ou simplesmente transmitir uma percepção divertida da cultura da empresa. Mas também não precisa se prender ao que já existe. Por que não criar o seu próprio challenge? Produza um vídeo legal e fácil de reproduzir e desafie os consumidores da sua marca a imitá-lo usando os produtos que você vende, por exemplo. Depois você pode pedir pra eles te marcarem e aproveitar o conteúdo gerado pelo usuário

Memes

O bom humor é sempre uma boa aposta pra fazer sucesso no Reels. Então, se isso fizer sentido pra sua marca e pra identidade que ela adota no Instagram, aposte sem medo nos memes e brincadeiras mais legais que estejam rolando por aí! Você pode reproduzi-las adaptando pro seu produto, serviço ou fazendo referências diretas pra sua marca. 

De olho no vizinho

Com toda a semelhança entre as propostas do Instagram Reels e TikTok, é claro que os conteúdos também terminam sendo parecidos ou seguindo as mesmas tendências. E, algumas vezes, essas tendências podem surgir primeiro no aplicativo vizinho, então vale a pena ficar de olho no TikTok pra ver o que tem bombado por lá, já que é no que as tendências pro formato costumam surgir.

Mantenha o olhar atento não apenas pro que já está super popular, mas também pros challenges, memes e estilos de edição novos que estejam começando a crescer por lá. Quem sabe sua marca não é uma das primeiras a levar a proposta pro Reels, né? Isso já te dá uma boa vantagem em relação à concorrência e ainda passa um senso de pioneirismo pro público.

E suas referências podem vir não apenas do app concorrente do Instagram, como também de outras redes sociais. O que está entre os assuntos mais falados no Twitter? Algum post maluco viralizou no Facebook? Busque referências que você possa incorporar ao seu conteúdo, sempre mantendo em mente que tipo de conteúdo faz sentido pra sua marca e público-alvo.

Parceria com influencers

Se tem um público que já dominou esse tipo de vídeo, são os influencers. Sejam blogueiras de moda, comediantes, maquiadoras, nutricionistas, psicólogos, todos já estão apostando no Reels pra ampliar seus conteúdos e alcance por lá. E muitas marcas já estão de olho nisso!

Busque parcerias com influencers do seu nicho de atuação pra criar conteúdos criativos com eles através do Reels. Vocês podem sentar juntos pra produzir algo que combine tanto com a personalidade do influencer, quanto com a identidade da sua marca e que funcione pra ambos os lados se promoverem no Instagram de maneira inovadora e divertida. 

Dicas e informações rápidas

Uma outra boa maneira de criar conteúdo pro Reels é com dicas de modo geral. Vale um tutorial de como usar seu produto da melhor forma, como se cadastrar pra ter acesso ao seu serviço, repassar uma informação de maneira divertida, trazer 5 curiosidades sobre algo relacionado a sua marca, etc. 

E fica a dica pra esse (e todos os outros casos): uma pesquisa recente mostrou que 85% dos vídeos do Facebook são assistidos sem som na rede social. Pra não correr o risco de algum usuário passar direto pelo seu conteúdo porque não pode ouvir naquele momento, tente sempre contextualizar o seu vídeo através de textos. Como os Reels são vídeos mais curtos e dinâmicos, você não precisa ter sempre uma legenda completa como em um vídeo do IGTV, mas vale colocar algumas palavras ou frases em destaque ou até definir um título pra que as pessoas entendam o tema daquele vídeo.

Por exemplo: se você gerencia uma marca de tênis esportivos e quer dar dicas dos melhores pra cada prática esportiva, você pode começar com um título no topo do vídeo dizendo “Os melhores tênis pra cada esporte” e, enquanto mostra os modelos, pode ir colocando os nomes de cada um na tela. Assim, o usuário que assistir sem som vai poder entender o conteúdo e até pesquisar pelo produto exato que mais o interessou! 

Marcas que já vem apostando no Instagram Reels

Tastemade Brasil

O canal de receitas investe em vídeos curtos de receitas e tutoriais rápidos, que possam ser mostrados entre 15 e 30 segundos. Em alguns casos, a marca usa o Reels apenas pra convidar o usuário a ver seus vídeos completos em outras plataformas e, pra isso, faz muito #foodporn, apelido popular dado às imagens tentadoras e de dar água na boca de várias comidas deliciosas sendo preparadas. 
<

 

Ver essa foto no Instagram

 

Quem aqui também ama ver uma calda escorrendo? 😍😋 #food #foodporn #foodlover #cake #bolo #chocolate #tastemadebr #candy #satisfying

Uma publicação compartilhada por Tastemade Brasil Em 🏡 (@tastemadebr) em

Renner

A loja de departamentos usa o Reels pra divulgar suas novas coleções, promoções, aplicativo e dar dicas de looks e acessórios de acordo com estilo ou estação, além de trazer influencers pra promover a marca no Instagram.

Sallve

A marca de cosméticos e skincare aposta principalmente em tutoriais e dicas de como usar seus cremes, hidratantes e afins da melhor forma. Além disso, a empresa também investe bastante em parceria com influencers, que criam conteúdos pro próprio perfil e também pro perfil da Sallve usando os produtos da marca.

 

Ver essa foto no Instagram

 

um breve tutorial de como renovar a sua pele 😌

Uma publicação compartilhada por Sallve (@sallve) em

Westwing

A loja de decoração também usa o Instagram Reels pra divulgar dicas de onde usar seus móveis e itens decorativos pra dar um novo ar ao ambiente. Entre os exemplos estão vídeos com dicas dos produtos mais vendidos e dicas de decoração, sempre com edições criativas e ângulos diferenciados na hora de gravar.

 

Glamour

Por ser uma revista de moda e lifestyle, a Glamour consegue trazer conteúdos bem variados no seu Reels. Os vídeos vão desde desafios a tutoriais, dicas de beleza e vídeos-conceito com seus entrevistados e estrelas de capa. 

Gostou das dicas?

Com uma boa dose de criatividade, paciência na hora da edição e tomando sempre cuidado pra que o conteúdo faça sentido pra sua marca, o Reels é uma aposta garantida pra quem quer ter mais alcance no Instagram e produzir conteúdos diferenciados pra se destacar em relação a concorrência.

E se tiver alguma dúvida ou dica a mais pra compartilhar, comenta aqui embaixo! 

Vamos adorar te ouvir 🙂