Como sair do Shadowban? Confira todas as dicas!

Como sair do Shadowban? Confira todas as dicas!

por Katarina Nápoles

Publicado em 18 de abril de 2019

Se em algum momento você sentiu que o número de seguidores do seu perfil parou de crescer ou que o engajamento das suas publicações diminuiu consideravelmente, o algoritmo do Instagram pode ser o motivo.

Quando essas quedas são acompanhadas de fatores como posts ocultados dos resultados de pesquisas por hashtags, pode ser que a conta tenha sofrido shadowban do Instagram — um dos grandes responsáveis por reduzir o alcance de um perfil.

Neste artigo, juntamos todas as informações sobre o tema pra você fazer uma autoavaliação e se prevenir. Confira abaixo!

O que é o shadowban no Instagram?

O shadowban no Instagram é uma restrição temporária que acontece quando os conteúdos deixam de aparecer em resultados de hashtags, de localização ou até mesmo no Explorar. Dessa forma, os posts só aparecem para seguidores, o que pode diminuir bastante o alcance e conquista de novas pessoas. 

O Instagram ainda não declarou que a sanção existe, mas reconheceu o problema. Inclusive, já deu dicas para evitá-la (uma admissão indireta do problema).

Shadowban: Instagram se pronuncia sobre reclamações dos usuários

Se desejar rever esse assunto em outro momento, assista o vídeo abaixo que está no nosso canal do YouTube!

Como saber se estou no shadowban do Instagram?

  1. Faça uma publicação no perfil que você desconfia que sofreu shadowban;
  2. Na publicação, utilize uma das hashtags que você usa frequentemente;
  3. Peça para que alguns perfis que não te seguem pesquisarem pela hashtag que você usou na publicação;
  4. Veja se o perfil está aparecendo para as pessoas nesse feed de hashtags.

Se algumas dessas contas conseguem ver seu post, o perfil não teve shadowban, mas se ele não apareceu nas pesquisas desses perfis, sua conta pode ter sofrido shadowban. 

Procure pelo seu post na pesquisa por hashtag

Como sair do shadowban no Instagram?

Confira 5 formas de verificar se um perfil teve shadowban!

1. Pause as atividades do perfil

Experimente passar de 24h a 48h sem realizar nenhuma ação no seu perfil. Nenhuma mesmo. Nem fazer login. Isso pode fazer com que o Instagram pare de rastrear sua conta por um tempo e ela naturalmente acabe voltando ao normal.

2. Diminua a frequência das publicações

Se você tem postado mais de uma vez por dia, o Instagram pode te considerar um gerador de spam. Por isso, mantenha um número de publicações razoável, como uma conta pessoal faria, por exemplo.

3. Revogue os acessos da sua conta

Já precisou usar algum aplicativo que pediu pra você autorizar o acesso ao perfil no Instagram? Isso é muito comum quando se usa apps que organizam o feed ou que mostram quem deixou de seguir o perfil.

Como nem todos são seguros e confiáveis, uma boa prática em caso de shadowban é revogar o acesso desses apps:

Print do perfil do Linklist no Instagram Web

  • depois selecione Apps e sites;

Editar perfil no Instagram pelo navegador web

  • em seguida, remova o acesso de todos os apps ativos (caso você tenha).

Apps e sites conectados ao Instagram onde revogar acesso

4. Altere a conta para perfil pessoal

É claro que ninguém quer ficar sem as estatísticas e dados do Instagram Insights, muito menos sem um botão de contato. Contudo, se você já tentou de tudo e realmente está desesperado, isso pode te ajudar.

Entre nas configurações do seu perfil e selecione a aba Conta. Depois, clique em Mudar tipo de conta > Mudar para a conta pessoal.

Captura de tela de um aviso de bloqueio do Instagram por conta de automações

Depois que as atividades no seu perfil voltarem ao normal, basta transformar o perfil em uma conta comercial novamente.

5. Entre em contato com o Instagram

Nem sempre entrar em contato com o Instagram é a melhor opção. O suporte da rede social raramente responde e, quando responde, demora muito tempo. Se houver uma restrição de acesso feita pela empresa, verifique se há algum e-mail enviado por ela ou algum link com orientações de recuperação de acesso à conta, ao tentar fazer login.

Quanto tempo dura o shadowban?

Assim como o Instagram não revela quais são os critérios oficiais pra banir um usuário, ele não informa prazo de remoção do banimento temporário. Pelos relatos encontrados pela internet de quem já passou por isso, o shadowban pode durar de 1 dia até 1 mês.

Como evitar o shadowban?

Não corra o risco de ter sua conta do Instagram banida. Saiba o que fazer para evitar o shadowban.

1. Dê adeus às automações para ganhar seguidores

Os Termos de Uso do Instagram são claros: automações pra ganhar seguidores, como curtir vários posts por minuto ou seguir muitas pessoas ao mesmo tempo não são permitidas.

A plataforma detecta esse tipo de comportamento porque ele não é humano. Muitas vezes, essas ações são realizadas sem contexto, como no caso de perfis que comentam em publicações de um idioma diferente.

Captura de tela de um aviso de bloqueio do Instagram (shadowban) por conta de automações

Já ferramentas que apenas te ajudam a gerenciar manualmente, ou seja, sem ações que não são feitas por você pessoalmente – o seu Instagram, como é o caso do Postgrain, não te expõe a esse risco.

2. Pare de usar hashtags “quebradas”

Confira as hashtags que você tem utilizado nos posts. Elas podem ter sido banidas pelo Instagram, o que afeta todos os posts que utilizam elas. Quando pesquisamos por hashtags quebradas, o Instagram avisa que as publicações recentes marcadas com aquela tag foram ocultadas. 

O uso de hashtags quebradas é uma das causas do shadowban

Isso quer dizer que o Instagram considerou a tag ofensiva de alguma forma (pornográfica, racista, violenta, com discurso de ódio etc.) e bloqueou as pesquisas pra ela. E isso não acontece só com termos explícitos, tá?

3. Varie as hashtags que você utiliza

Tenha cuidado ao utilizar sempre o mesmo grupo de hashtags em todas as publicações, o Instagram pode te ver como um spammer. O ideal é que você sempre procure variar as tags que coloca em cada publicação.

4. Evite realizar ações muito intensas

Evite realizar ações repetidas sequenciais como, seguir muitas pessoas em pouco tempo, dar unfollow em diversos perfis ou até mesmo curtir muitos posts. A plataforma pode considerar esse comportamento incomum e te dar shadowban por isso também.

Apesar do Instagram nunca ter admitido a existência do shadowban, alguns perfis podem sofrer sanções da plataforma por violarem alguma regra da comunidade. Portanto, para se manter longe desse bloqueio não avisado previamente basta utilizar a rede social dentro das regras estabelecidas.

E aí! Seu perfil já teve shadowban? Conseguiu resolver o problema? Conte pra gente nos comentários!