Cadastre-se
Por
Katarina Nápoles
18/04/2019
às 16:00

O que é shadowban do Instagram (e como evitá-lo)

Se em algum momento você sentiu que o número de seguidores do seu perfil parou de crescer ou que o engajamento das suas publicações diminuiu consideravelmente, o algoritmo do Instagram pode estar por trás disso.

Mas quando essas quedas vêm acompanhadas de outros fatores como, por exemplo, o fato de que seus posts não aparecem em pesquisas por hashtags, o que chamamos de shadowban do Instagram pode ser o responsável por reduzir o alcance do seu perfil.

Juntamos todas as informações que temos sobre o tema aqui nesse artigo. Então, caso você ache que foi afetado pelo shadowban, é só continuar lendo para achar as respostas sobre esse mistério!

O que é o shadowban do Instagram?

O termo “shadowban” existe desde 2006, mas só há poucos anos se disseminou pelo público digital. Por definição, um shadowban é o ato de bloquear o usuário de uma rede social de forma que ele não perceba que foi banido.

Em 2016 o termo começou a ser utilizado em relação ao Instagram e, em 2017, passou a ser mais conhecido pelos marketeiros. Apesar disso, muita gente ainda não sabe o que significa.

Pesquisa pelo termo "shadowban" no Google

O shadowban no Instagram acontece quando seu conteúdo deixa de aparecer em feeds de hashtags, de localização ou até mesmo na aba Explorar. Dessa forma, seus posts só aparecem para as pessoas que já te seguem, o que pode diminuir bastante o alcance e a conquista de novos públicos. Isso faz com que o uso de hashtags estratégicas e localizações caia por terra totalmente, já que ninguém novo vai ser atingido pelos seus posts.

Por outro lado, para o Instagram faz sentido que isso ocorra com alguns perfis porque muitos deles se utilizam de técnicas impróprias para expandir os números como bots, automações e hashtags irrelevantes, que não necessariamente têm relação com o conteúdo postado. O que acaba prejudicando a experiência dos usuários, última coisa que o Instagram quer.

Apesar de muitos usuários relatarem ter sofrido com o shadowban, o Instagram nunca chegou a admitir publicamente que a sanção realmente existe. Por outro lado, reconheceu o problema que alguns usuários enfrentam e, inclusive, já deu dicas para evitar que os perfis sofram esse tipo de contratempo, o que de certa forma acaba admitindo a existência do problema.

Shadowban: Instagram se pronuncia sobre reclamações dos usuários

Não confunda com o algoritmo do Instagram

Quedas no alcance e pouco crescimento de perfil também podem estar relacionadas ao algoritmo do Instagram. E você precisa entender bem a diferença entre ele e o shadowban.

Desde junho de 2016, o Instagram vem aperfeiçoando o algoritmo da ferramenta para que os usuários tenham, cada vez mais, experiências melhores dentro da rede social. Isso incluiu, por exemplo, a mudança do feed cronológico para um feed de relevância. Hoje em dia, a gente vê com preferência os posts que mais importam pra gente.

Algoritmo do Instagram dita a ordem das publicações que aparecem no feed

Dessa forma, o algoritmo também influencia em como suas postagens aparecem porque ele leva em consideração a relevância do que você posta, mostrando algumas publicações com prioridade e outras com menos.

Quando algum post perde prioridade, não quer dizer que o perfil foi atingido pelo shadowban. Para entender exatamente como é sofrer a sanção, preparamos um passo que vai te ajudar a descobrir se foi ou não atingido.

Como saber se meu perfil foi realmente atingido?

  1. Faça uma publicação no perfil que você desconfia que sofreu shadowban;
  2. Na publicação, utilize uma das hashtags que você usa frequentemente (opte por uma que não seja tão grande porque pode ser difícil de avaliar se o post foi escondido pelo shadowban ou pela competição da tag);
  3. Peça para que cinco perfis que não te seguem pesquisar pela hashtag que você usou na publicação;
  4. Veja se você está aparecendo para as pessoas nesse feed de hashtags.

Se algumas dessas contas conseguem ver seu post, pode ficar tranquilo. Você só está passando por uma queda de engajamento.

Por outro lado, se seu post não apareceu nas pesquisas de nenhum desses perfis, sua conta realmente pode ter sofrido shadowban. Mas não há necessidade pra pânico, tá bem? Nesse artigo também vamos te ensinar como solucionar esse problema.

Procure pelo seu post na pesquisa por hashtag

Como resolver o shadowban no meu perfil?

Há algumas práticas emergenciais para se tomar assim que a gente percebe que levou shadowban do Instagram. São elas:

1. Dê um tempo nas suas atividades

Experimente passar de 24h a 48h sem realizar nenhuma ação no seu perfil. Nenhuma mesmo. Nem fazer login. Isso pode fazer com que o Instagram pare de rastrear sua conta por um tempo e ela naturalmente acabe voltando ao normal.

2. Diminua a frequência das publicações

Se você tem postado várias coisas em um só dia, o Instagram pode te considerar um spammer. Por isso, tente manter um número de publicações razoável, como uma conta pessoal faria, por exemplo.

Isso, inclusive, pode te ajudar com sua estratégia de marketing. Aqui vai a dica: ninguém gosta de ver várias postagens de um só perfil no mesmo dia, tá? Aposte em uma publicação por dia ou duas, no máximo.

3. Revogue os acessos da sua conta

Já precisou usar algum aplicativo que pediu pra você autorizar o acesso ao perfil no Instagram? Isso é muito comum quando usamos apps que organizam nosso feed ou que mostram quem deixou de seguir a gente, por exemplo.

Muitas vezes, inclusive, só usamos o app uma única vez, mas esquecemos de desconectá-lo do Instagram, o que acaba enchendo nossa conta de acessos (alguns deles não tão seguros assim).

Por isso, uma boa prática em caso de shadowban é revogar o acesso desses apps. Pelo computador, entre no www.instagram.com e clique em Editar perfil.

Como revogar acesso de aplicativos no Instagram

Depois selecione Aplicativos autorizados.

Como revogar acesso de aplicativos no perfil do Instagram

E, em seguida, revogue o acesso de todos os apps conectados.

Para evitar o shadowban do Instagram, revogue os acessos dos apps no seu perfil

4. Mude para perfil pessoal

O algoritmo do Instagram está muito mais empenhado em rastrear perfis comerciais que podem monetizar em cima da plataforma do que contas pessoais. Então essa pode ser uma boa opção para que eles parem de prestar atenção em você por um tempo, ajudando sua conta a voltar ao normal.

É claro que ninguém quer ficar sem as estatísticas e dados do Instagram Insights, muito menos sem um botão de contato, mas se você já tentou de tudo e realmente está desesperado, isso pode te ajudar.

Entre nas configurações do seu perfil e selecione a aba Conta. Depois, clique em Reverter para conta pessoal.

Para evitar ser rastreado pelo Instagram, mude para perfil pessoal

Depois que as atividades no seu perfil voltarem ao normal, basta transformar o perfil em uma conta comercial novamente.

5. Entre em contato com o Instagram

A gente sabe que entrar em contato com o Instagram nunca é a melhor opção. Afinal, o suporte da rede social quase nunca responde e, quando responde, é depois de muito tempo.

De toda forma, não poderíamos deixar de mencionar que essa é uma ótima forma de resolver seu problema. A contrapartida é que é preciso tentar incansavelmente até conseguir.

Como evitar o shadowban do Instagram?

Se você já passou pelo shadowban alguma vez e não quer ter que passar por isso nunca mais, ou se você simplesmente não quer correr o risco de ter seu perfil banido, preparamos uma lista do que você deve fazer para evitá-lo de uma vez por todas.

1. Dê adeus às automações para ganhar seguidores

Os termos de uso do Instagram são claros como água: você não pode usar automações que te ajudem a ganhar seguidores como curtir vários posts por minuto ou seguir muitas pessoas ao mesmo tempo.

A plataforma consegue detectar esse tipo de comportamento porque ele não é humano – já que um perfil consegue curtir 500 posts em 5 minutos dentro dessas ferramentas – e também porque, muitas vezes, essa ações são realizadas sem contexto, como no caso de perfis que comentam em publicações de um idioma diferente.  

Detectando um comportamento robótico dentro do seu perfil, o Instagram logo logo pode banir suas publicações e até bloquear suas ações dentro da conta, te impedindo de curtir posts, seguir perfis e até mesmo de publicar novamente por algum tempo. 

Captura de tela de um aviso de bloqueio do Instagram por conta de automações

Por isso, se você ainda usa alguma ferramenta de automação pra ganhar seguidores, pare agora!

2. Pare de usar hashtags “quebradas”

Confira as hashtags que você tem utilizado nos posts. Elas podem ter sido “banidas” pelo Instagram, o que afeta todos os posts que utilizam elas. Quando pesquisamos por hashtags quebradas, o Instagram avisa que as publicações recentes marcadas com aquela tag foram ocultadas. E spoiler: seu post pode estar nesse meio.

O uso de hashtags quebradas é uma das causas do shadowban

Isso quer dizer que o Instagram considerou a tag ofensiva de alguma forma (pornográfica, racista, violenta, com discurso de ódio etc) e bloqueou as pesquisas pra ela. E isso não acontece só com termos explícitos, tá?

Algumas tags inocentes acabam caindo no mesmo balaio porque podem ter significados diferentes em outros países. Foi o que aconteceu com a hashtag #petite e a nossa tão utilizada #sextou. Então, se alguma das hashtags que você usa foi banida, para de usá-la!

3. Varie as hashtags que você utiliza

Tenha cuidado ao utilizar sempre o mesmo grupo de hashtags em todas as publicações, o Instagram pode te ver como um spammer. O ideal é que você sempre procure variar as tags que coloca em cada publicação.

Não precisa mudar todas as elas, mas tirar uma, duas ou três e adicionar outras diferentes já ajuda bastante a mostrar ao Instagram que quem está realizando aquela ação é um ser humano e não uma máquina.

4. Evite realizar atividades muito intensas

Como disse no tópico anterior, o Instagram precisa saber que você é uma pessoa e não um robô. Então evite realizar muitas ações repetidas como, por exemplo, seguir muitas pessoas em pouco tempo, dar unfollow em diversos perfis ou até mesmo sair curtindo muitas fotos.

A plataforma pode achar aquele comportamento incomum e te dar shadowban por isso também.

Conclusão

Apesar do Instagram nunca ter admitido a existência do shadowban, alguns perfis podem sofrer sanções da plataforma por violarem alguma regra da comunidade. Por isso, para se manter longe do shadowban não é preciso muito: basta utilizar a rede social dentro dos conformes e, principalmente, manter um uso humano.

Seu perfil já foi atingido pelo shadowban? Você conseguiu resolver o problema? Conta aqui pra gente nos comentários!