Como entrar em contato com o suporte do Instagram? [2024]

Como entrar em contato com o suporte do Instagram? [2024]

por Katarina Nápoles

Publicado em 12 de setembro de 2019

Suporte do Instagram

Se algum dia você precisou entrar em contato com o suporte do Instagram, é bem provável que tenha morrido na praia. Assim como qualquer empresa que presta serviços gratuitos pra mais de 1 bilhão de usuários, a rede social parece não dar conta de todas as demandas que surgem diariamente.

Sem um serviço de suporte 100% disponível e aberto, muitos usuários que enfrentam problemas sérios (como bloqueios por spam ou até mesmo contas invadidas e suspensas) podem passar meses sem saber a melhor maneira de proceder. 

Mas nem tudo precisa de desespero! Nesse artigo, vamos te mostrar que há sim algumas formas fáceis de entrar em contato com o Instagram, principalmente se você for brasileiro. Continua lendo pra entender!

Leia também: Atendimento ao cliente: como usar as interações para gerar boas experiências para o público?

Suporte do Instagram: já tentou a Central de Ajuda? 

Eu sei, eu sei. Manter uma conversa via chat ou telefone é muito mais fácil do que procurar respostas em textos. Mas a verdade é que, muitas vezes, buscar soluções na Central de Ajuda pode resolver seu problema ainda mais rápido do que tentar um contato com o Instagram. 

Acesse o link e digite um termo correspondente à sua dúvida na barra de pesquisa ou navegue pelos menus ao lado esquerdo. As chances de sua pergunta já estar respondida são altas e os textos são super bem explicados. Vale a tentativa!

Captura de tela da central de ajuda do Instagram

 

Suporte do Instagram: Telefone ou e-mail? 

Seguindo a regra da maioria das empresas focadas em Internet, o Instagram não disponibiliza nenhum e-mail ou telefone para contato direto com os usuários. De toda forma, não precisa de desespero! Há sim luz no fim do túnel. 

Suporte do Instagram: Reclame Aqui

Atualmente, a forma mais eficaz de obter respostas do Instagram é pelo Reclame Aqui. Só pra você ter uma ideia, no momento em que escrevemos esse artigo, a rede social tem uma taxa de resposta de 99,9% no site.

E não é por acaso: pega muito mal pra qualquer empresa ter uma baixa avaliação no site, que serve como um fórum de reclamações sobre atendimento, compra, produtos e serviços das empresas que funcionam no Brasil. Nesse caso, os brasileiros saem na frente. Afinal, esse parece ser o único canal que o Instagram se faz presente com regularidade. 

Para enviar uma reclamação, basta entrar no link do Instagram no Reclame Aqui e clicar no botão Reclamar, que fica no canto direito. Descreva seu problema detalhadamente e, se possível, insira uma imagem. Pronto! Agora é só esperar. 

Captura de tela da página do Instagram no Reclame Aqui

A resposta costuma chegar dentro de uma semana. Você será avisado por e-mail juntamente com a resposta que receberá diretamente no Reclame Aqui. 

Dica: antes de deixar a sua reclamação, faça uma busca no Reclame Aqui para saber se essa dúvida já foi respondida pelo próprio Instagram. Assim, você consegue resolver o problema rapidamente, sem precisar esperar uma resposta. 

Captura de tela da página do Instagram no Reclame Aqui

Suporte do Instagram: Pelo aplicativo do Instagram

Uma das formas mais simples de tentar contato com o Instagram é pelo próprio aplicativo. Basta seguir esses passos:

  1. Entre nas configurações do seu perfil;
  2. Clique na aba Ajuda;
  3. Selecione a opção Relatar um problema;
  4. Descreva o problema que você enfrenta com o máximo de detalhes possível. Se precisar, insira uma imagem para ilustrar melhor a situação;
  5. Clique em Enviar.

Captura de tela do relatório de ajuda do Instagram

Você vai receber uma mensagem automática, confirmando o envio do relatório. Não existe um tempo pré definido para que a resposta do suporte chegue, mas a comunicação acontece sempre pelo e-mail cadastrado. 

Importante: enviar um formulário de problema não garante que você vai receber uma resposta. Além disso, ela pode demorar muito, mas muito mesmo pra chegar. 

Agende seus posts pelo Postgrain

Suporte do Instagram: Pelo Facebook

Outra opção pra quem perdeu o acesso à conta do Instagram: enviar um formulário por este link da central de ajuda do Facebook. Preencha o formulário abaixo com todas as informações e envie à equipe. 

Captura de tela do formulário do Facebook

Assim como os outros formulários, a resposta pode demorar ou nunca chegar. Ainda mais porque este é usado especificamente pra perfis que foram desativados por engano. Então, o Facebook pode se valer desse aspecto pra responder às solicitações criteriosamente. 

Suporte do Instagram: Pelo suporte ao gerenciador de negócios

Se você tem uma conta de negócios e já fez anúncios por ela, é possível agilizar o processo de atendimento utilizando o suporte ao gerenciador de negócios. Mesmo que essa opção esteja prioritariamente ligada ao Facebook, é possível conseguir respostas em relação ao perfil do Instagram também!

Basta enviar um formulário e aguardar a resposta por email que demora, em média, uma semana pra chegar (ou pode não chegar nunca). Ainda assim, é uma pessoa real falando com você, então acaba valendo a espera. Acompanha o passo a passo:

1. Acesse o suporte ao gerenciador de negócios e clique no botão Primeiros Passos:

Captura de tela de formulário para entrar em contato com o Facebook

2. Escolha a categoria que mais se assemelha ao seu problema e clique no botão de suporte que aparece abaixo:

Captura de tela do suporte do gerenciador de negócios

3. Agora, basta preencher o formulário e clicar em Iniciar bate-papo. Boa sorte!

Captura de tela do suporte do gerenciador de negócios

Deu pra perceber que entrar em contato com o Instagram não é a tarefa mais fácil do mundo, né? É por isso que a gente indica fortemente que você sempre tente resolver qualquer problema pela Central de Ajuda, pelo Reclame Aqui ou pelos fóruns já existentes na Internet. Isso vai te poupar bastante tempo.  

Se você já conseguiu entrar em contato com a equipe do Instagram de outra forma, não esquece de deixar essa dica aqui pra gente nos comentários, beleza?

Esqueça o troca-troca de links na bio e comece agora a usar o Linklist, o agregador de links gratuito do Postgrain. Customize os links do seu jeito, acompanhe estatísticas de cliques e muito mais. É gratuito. Teste agora!