Cadastre-se
Por
Katarina Nápoles
23/03/2018
às 10:46

Como usar hashtags de forma estratégica no Instagram

As hashtags são parte essencial para uma estratégia de marketing que tenha como objetivo o alcance de novos públicos e ganho de seguidores no Instagram.

Se você acha que pra ter resultado com as hashtags é só escolher as primeiras que aparecerem na pesquisa ou as mais bem posicionadas no Instagram, vem ler esse texto que eu vou te provar que você tá muito, mas muito enganado.

Como usar hashtags de forma estratégica no Instagram 1

Afinal, o que é uma hashtag?

As famosas “tags” podem ser traduzidas para o português como “etiquetas”. Como o nome já diz, a finalidade da hashtag é etiquetar os conteúdos em categorias para que eles sejam achados com mais facilidade (e até mesmo para dar uma organizada nas redes sociais).

A hashtag é capaz de criar um link para um tema principal, o que pode, inclusive, melhorar a experiência do usuário nas redes sociais. Por exemplo, se você quer ter uma ideia do que cozinhar para o almoço, procurar pela hashtag #receitas pode te ajudar nisso, já que o Instagram vai selecionar e te mostrar apenas os conteúdos marcados com essa etiqueta.

Dessa forma, ganha o usuário – que foi capaz de acessar apenas o tipo de conteúdo que ele queria – e ganha o restaurante, bar, loja ou até mesmo o blog de comidas com a divulgação da receita!

Como usar hashtags de forma estratégica no Instagram 2

 

Por que usar hashtags é importante

Anota pra nunca esquecer: as hashtags vão aumentar a visibilidade do seu perfil no Instagram. Se bem utilizadas, elas se tornam um recurso imprescindível para trazer novos seguidores! Na verdade, as tags podem elevar o engajamento do seu perfil em até 12,6%, de acordo com um estudo da Simply Measured.

É por isso que as hashtags podem atingir novos públicos, conseguir novos possíveis clientes, gerar vendas e até dar uma dica sobre o que seus seguidores mais gostam. Sim! Se você tiver uma hashtag própria, por exemplo, seus seguidores vão naturalmente começar a usá-la e a partir da produção de conteúdo dos seus clientes é possível aprender sobre o que eles mais gostam.

Como usar hashtags de forma estratégica no Instagram 3

 

Como usar hashtags de forma estratégica no Instagram (Passo a passo)

1. Use apenas hashtags relevantes

Pra início de conversa: você só deve usar hashtags que façam o seu público te encontrar, ou seja, as hashtags relevantes. Isso significa que não adianta sair colocando todo tipo de hashtags por aí, achando que assim você vai alcançar vários públicos diferentes como #comida #fotografia #amor #motocross e assim por diante.

De fato, assim você atingiria diversos públicos diferentes, mas o que deve importar realmente para você é atingir o público certo, as pessoas que se relacionam com o nicho da sua marca e que vão se interessar de verdade pelo seu conteúdo.

Sem contar que usar hashtags que não tenham ligação com o conteúdo que você posta pode te levar a ser penalizado pelo Instagram. Então sem essa, beleza?

2. Aposte em hashtags do seu nicho

Tudo bem usar algumas hashtags mais genéricas, como #fotografia ou #marketing ou #tatuagem, por exemplo. Mas não vai encher sua publicação só com esse tipo de tag, ok? Se não você vai ter pouquíssimas chances de aparecer para seu público ideal – afinal essas tags são tão concorridas que quando a gente posta algo com elas, o post permanece pouquíssimo tempo na página de busca.

Aposte em hashtags do seu nicho, que defina mais sobre o que você é, faz e vende. Uma maneira de fazer isso com as hashtags que citei acima seria colocar #fotografiaderua #marketingparaempresas e #tatuagemoldschool, por exemplo.

3. Varie o grupo de hashtags por post

Achou 30 hashtags que tem tudo a ver com seu nicho e que super funcionam nos seus posts? Ótimo! Agora é hora de encontrar outras! Sim, infelizmente o Instagram não vê com bons olhos quando a gente repete o mesmo grupo de hashtags em todos os posts. A ferramenta vê isso como uma ação robotizada e, por isso, pode punir o seu perfil.

Sempre que possível, varie o grupo de hashtags que você utiliza em cada post. Isso não significa que você precise usar todas as hashtags diferentes em todos os posts, mas sim variar o grupo das tags, que não deve ser 100% igual. Para te ajudar nisso, pense no tema da foto ou vídeo que você está postando e escolha hashtags de acordo com o tema da mídia. Já vai dar uma boa variada! 😉

4. Aposte em hashtags similares

Por serem links fechados, as hashtags não são capazes de absorver os termos similares a elas, como faz o Google, por exemplo. E isso é ponto positivo pra gente porque assim dá pra utilizar hashtags similares, mas que não são exatamente iguais. Se você usa #fotografiaderua, vale a pena usar a variação #fotografianarua, por exemplo. Uma ótima ideia também é pensar nas tags em inglês. Então se você usou #fotografiaderua, aposte também em #streetphotography!

5. Utilize 30 hashtags por post

Muito se especulou sobre uma possível punição do Instagram para quem utiliza 30 hashtags por post. Na verdade não faz mal algum utilizar 30 hashtags por post – a não ser a poluição visual da sua legenda ou de um comentário. E se você ainda tem um perfil pequeno, que precisa de muita divulgação e de seguidores, essa é a melhor forma de fazer isso!

Usando 30 hashtags você vai ter 30 chances diferentes de alcançar inúmeras pessoas que ainda não te seguem. Bem melhor, né?

6. Fique de olho nas hashtags da concorrência!

Dar uma olhadinha nas hashtags que seus concorrentes estão usando é sempre uma boa ideia. Vai por mim, você vai conseguir tirar muitos insights e descobrir tags que tem tudo a ver com seu nicho, mas que ainda não usou no seu perfil.

7. Use a barra de pesquisa do Instagram

Uma ótima aliada pra gente na hora encontrar hashtags relevantes é a barra de pesquisa do Instagram! Entre na aba de pesquisa, selecione a pesquisa por hashtags e digite o termo que você quer encontrar. O próprio Instagram vai sugerir exemplos!

Como usar o buscador do Instagram para encontrar hashtags

Ferramentas para encontrar hashtags

Nem sempre a gente pode confiar 100% na nossa cabeça. Felizmente, a tecnologia está aí pra ser usada e ajudar a gente nisso! Algumas ferramentas gratuitas disponíveis na Internet podem te dar essa mãozinha na hora de encontrar as hashtags perfeitas pra você.

Para quem faz esse trabalho no computador, o Web.stagram e o Keyhole são ótimas opções para utilizar. Se você quer uma ferramenta ainda mais simples, que possa ser usada pelo celular, dá pra fazer isso pelo Magnify, que infelizmente só está disponível para aparelhos Android.

Teste os resultados no Instagram Insights!

Tá, você posta hashtags todos os dias em todos posts. Mas como saber quais te deram um resultado melhor? Como analisar o rendimento das tags? Pelo Instagram Insights você consegue!

Primeiramente, você precisa ter uma conta de negócios no Instagram. Mas isso é muito fácil e a gente explica como fazer isso em dois minutos aqui nesse blog post.

Com a conta business ativada, clique na publicação que você quer analisar e selecione Ver informações. Puxe a tela pra cima e role até chegar em Descoberta.

Aqui o Instagram te mostra de onde vieram as pessoas novas que ainda não te seguem, mas que viram sua publicação. Desse jeito você consegue entender que grupo de hashtag trouxe mais resultado comparando com outras publicações!

Analisando resultados das hashtags pelo Instagram Insights

Quanto esforço você reserva para trabalhar em cima de hashtags no seu perfil do Instagram? Esse texto te ajudou de alguma forma? Ainda sobrou alguma dúvida? Manda aqui nos comentários!