Como gerar tráfego para o seu site pelo Instagram

Como gerar tráfego para o seu site pelo Instagram

por Ana Raissa

Publicado em 29 de agosto de 2018

Com todas as mudanças no marketing digital, já foi provado por A + B que uma presença forte nas redes sociais, inclusive no Instagram, é imprescindível para o seu negócio. Mas e se a gente te contar que dá pra ir além do relacionamento e gerar um tráfego real para o seu site?

Se você está querendo atingir os melhores resultados em tráfego através do seu perfil e evoluir a comunicação da sua conta para uma página externa, esse post foi feito pra você!

Você já sabe com quem quer falar?

Quando se trata de Instagram, tem gente que acaba focando os esforços em ganhar números. Mil, dez mil, cem mil seguidores em uma conta parecem gerar muito mais valor para a sua marca do que um comentário, certo? Bem errado.

Números de vaidade, como a quantidade de seguidores, não são sinônimos de bons resultados porque nem todas as formas de adquiri-los podem te garantir que eles sejam seguidores de qualidade, sabe? Aqueles que querem interagir com a sua marca e que querem manter uma conversa com você.

Então vou te fazer uma pergunta bem básica, mas crucial em todos os estágios do seu negócio: você já sabe com quem quer falar?

Muitas pessoas podem não se encaixar no que você definiu como público-alvo. Então, antes de mais nada, saiba bem como defini-las e descobrir se elas “encaixam” nos objetivos do seu negócio. Caso contrário, você estará falando para ninguém. E ninguém gosta de falar sozinho, certo?

público-alvo postgrain

Não esqueça da Conta Business!!!

Essa é uma tecla que a gente bate bastante aqui no blog e que, se você está buscando transformar a sua rede em um negócio, não deve esquecer. Ninguém cresce sem análise e planejamento. Para criar as duas coisas, precisamos de dados.

Ao criar uma conta para negócios, você vai ter acesso a informações reais, que são de grande importância sobre o seu público e que podem te dar insights poderosos sobre aonde você está acertando e, principalmente, aonde está errando.

Será que estou falando com o público certo? Estou aproveitando bem os meus horários ideais? Quantas pessoas andam visitando o meu perfil?

Crie um conteúdo que converse entre as plataformas

Sendo a sua estratégia paga ou orgânica, o usuário vai precisar passar por uma jornada que faça sentido. Para sair de uma rede e cair dentro do seu link é muito importante que a comunicação cumpra o que promete. E para fazer isso, não é preciso muito: utilize um CTA simples, chamativo e que seja coeso com a próxima mensagem que o usuário vai receber.

Um exemplo bem legal é o da @skoobnews, que para anunciar a loja online utilizou uma frase, um CTA e dois recursos do próprio Instagram Stories.

stories tráfego skoob

Com pouca produção é possível passar a sua mensagem também! Explore recursos, crie conteúdos interativos, que induzam o usuário a participar.

De olho nas métricas

Certo. Já tenho um ótimo conteúdo e tenho acesso aos meus dados, mas quais deles são os mais importantes?

Entender bem as métricas que já estão disponíveis no aplicativo é um ótimo começo. O Instagram te dá informações básicas. Separamos aqui quatro delas que são imprescindíveis para acompanhar.

Engajamento: O melhor lugar para explorar de primeira é a taxa de engajamento. A gente sabe que o seu conteúdo não tem poder de impactar todos os seus seguidores, mas ele atinge uma parcela. Com essa métrica, você consegue ter uma média do impacto que a sua conta faz e comparar os resultados com outros conteúdos anteriores, entender a diferença entre eles e testar novas ações.

Existem muitas formas de se calcular o seu engajamento, essa é a mais básica:

Engajamento = (Curtidas + Comentários) / Número de seguidores x 100.

Esse é um cálculo que também funciona para os Stories. Basta substituir as curtidas e comentários pelo número de visualizações.

Insights: Quem usa a versão em português do aplicativo tem acesso a essa sessão com o nome “Informações”. Ela pode ser vista clicando na parte superior do perfil, ou separadamente, em cada post.

Dentro dela, você tem acesso aos horários de interação, os resultados do seu conteúdo, seja ele feito para o Feed ou Stories, e também aos dados do público que consome o que você posta. De onde eles são, qual a faixa etária mais presente, gênero, horários e cliques no seu site.

insights postgrain

Já na parte individual das publicações, você terá acesso a quantidade de visitas, o alcance, de onde elas vieram e qual a porcentagem de pessoas que já estava te seguindo.

insights postgraininformacoes postgrain

Impressões: Essa é a informação referente ao total de vezes que o seu post foi visualizado. O número inclui a quantidade de vezes que ele foi disposto na timeline, os cliques dentro da sua conta para acessar o post ou até mesmo quem viu o seu conteúdo através de uma mensagem direta.

Alcance: Essa métrica também está relacionada a quantidade de visualizações da sua publicação. A diferença é que ela leva em consideração as visualizações únicas daquele conteúdo. Ou seja, se um usuário abre determinada postagem diversas vezes, o alcance será contabilizado apenas uma vez.

Use os recursos do Instagram ao seu favor

Entra ano e sai ano com o Instagram se reinventando praticamente todos os dias, principalmente para quem produz conteúdo dentro da rede. O aplicativo mudou de cara, ganhou recursos para facilitar a vida de quem o utiliza para fechar negócios e vem investindo nisso o tempo inteiro. O Stories, por exemplo, recebe mais e mais atualizações maravilhosas, tanto para informar quanto para fechar negócios. E é por isso que não se pode deixar de olhar para o que a própria plataforma tem a oferecer antes de fechar a sua estratégia de conteúdo.

Então aqui vem o pulo do gato:

Arraste pra cima:

Essa função é uma verdadeira mão na roda para quem já possui mais de dez mil seguidores. Com a função Arrastar para cima, fica bem mais fácil de criar histórias, sequências e levar pessoas para qualquer página externa.

O “Ver Mais” que fica no canto inferior pode ser bem útil se você possui um conteúdo visual que interessa aquele usuário. Então o ideal é criar um conteúdo interessante, em que a mensagem se complemente e que o usuário sinta interesse em arrastar para sair do app, alcançando o próximo nível da sua mensagem.

arraste pra cima postgrainarraste pra cima airbnb

Para negócios, link na bio é rentável:

Sabe toda aquela história de “Link na Bio” que você acaba lendo ou ouvindo em vários posts da plataforma? Pois é. Ele funciona e pode gerar um tráfego bem interessante para o seu site. Em contas de negócio, principalmente, o seu link disponível no profile é um ótimo ponto para o primeiro contato com aquele usuário que acabou de chegar.

link na bio

O melhor de tudo é que pelos Insights do Instagram você pode ter noção de quantas pessoas clicaram no seu link e ir melhorando a sua estratégia de conteúdo para aumentar a quantidade de cliques.

Apele para os anúncios:

A grama do vizinho é verde e também pode ser sua. Basta uma boa dose de anúncios, um criativo de qualidade e a segmentação correta.

O Instagram Ads é um ótimo companheiro do conteúdo, porque ele ajuda a disseminar informação para as pessoas que já conhecem o seu negócio e para aquelas que podem estar interessadas em conhecer. Mas atenção: é muito importante aprender a utilizar os anúncios antes de aplicar a verba!

ouca agora storiesassine new york mag

Influenciadores:

Você tem uma quantidade de seguidores, certo? Mas dentro do Instagram, existem várias outras pessoas com alcance e voz para falar com outros públicos que podem até se identificar com o seu negócio, mas que não o conhecem ainda.

Por isso que é tão importante buscar por parcerias de qualidade. Encontre pessoas que conversem com usuários semelhantes ao seu público-alvo (te explicamos como encontrá-lo lá em cima, lembra?), que façam sentido para o seu negócio. Por exemplo, se você vende um serviço específico para o Rio Grande do Sul, será que vale a pena firmar uma parceria com o aquele influenciador bastante forte em Recife? ?

cansei de ser gato influencer

Leve todas essas questões em consideração antes de investir nisso. E lembre-se: nem sempre o número de seguidores define a qualidade daquele influenciador. Fique atento ao engajamento das postagens, com quem ele conversa e identifique os pontos que fazem a parceria valer a pena.

Testar, medir e aperfeiçoar

Essa é uma informação que todo criador de conteúdo já deve estar cansado de ouvir: você só vai entender testando. E isso não deixa de ser verdade.

A efetividade do seu trabalho em ações do Instagram também gira em torno da sua capacidade de testar, medir e melhorar os resultados com as informações que você coleta.

Então fique atento aos números, entenda os seus objetivos e faça com que eles andem juntos. Assim, é possível tirar o melhor proveito da plataforma e fazer dela uma parte imprescindível da sua estratégia de tráfego.