Cadastre-se
Por
Postgrain
22/12/2017
às 18:23

Marcas no Instagram: descubra as estratégias dos perfis de sucesso

O Instagram contabiliza 800 milhões de usuários ativos e por este motivo é uma das redes sociais mais rentáveis para as marcas divulgarem os seus produtos. E exatamente por ser uma rede social abrangente e diversa, que é interessante para o seu negócio estar presente e causar uma repercussão positiva.

Segundo a pesquisa realizada pelo Postgrain, 68% dos usuários já realizaram alguma compra após visualizar publicação das marcas e influenciadores que seguem.

Mas como engajar público e se destacar em meio à esses 800 milhões de @?

As grandes marcas usam a plataforma para criar sensações e desejos em seus seguidores e possíveis consumidores. Desenvolvem estratégias elaboradas e exclusivas para cada nicho, aumentando o número de seguidores (e a receita da empresa), ditam tendências e estão sempre em contato com o público.

Por isso, fizemos uma análise dos 3 perfis de marcas mais seguidos do Instagram e desvendamos os segredos de cada um deles!

1. National Geographic: 82.2 milhões de seguidores

O @natgeo ocupa a primeira posição no ranking e esse título não é à toa.

O feed conta com um visual inspirador, traz imagens de altíssima qualidade, cores vivas e locações singulares, pontos altos que fazem com que o seguidor busque mais informações do local e por quem aquela foto foi feita, depositando assim maior parte de tempo naquele perfil.

instagram-national-geographic

Seja em uma imagem com algum elemento de impacto emocional ou incomum, o Instagram do National Geographic conquista por um grande diferencial: o storytelling. Exatamente! A marca literalmente conta uma história a cada publicação na rede social e a repercussão positiva dessa estratégia é notável principalmente pelo seu número grandioso de fãs.

foto-instagram-national-geographic

Ao contrário de muitos perfis da plataforma, o National Geographic não economiza nas legendas, elas são longas, mas ainda sim, não são cansativas.

Quer saber o motivo? O segredo ainda está no storytelling.

Como o conteúdo é bem trabalhado e realmente prende a atenção do seguidor ao contar uma boa história (seja em uma foto ou vídeo), quem está lendo não acha monótono. Ela chega a ser tão importante quanto a mídia publicada. Quer tirar a prova?

Leia a legenda abaixo:foto-instagram-national-geographic

foto-instagram-national-geographic

 

Agora olhe a imagem que corresponde a legenda citada anteriormente:

foto-instagram-national-geographic

Perceba que o texto descreve perfeitamente o conteúdo visual. Elas não se completam, elas contam a mesma história, mas com visões diferentes.

É por isso que a legenda longa não cansa o leitor. O texto é rico e o conteúdo visual  também.

Essas estratégias aguçam a curiosidade e fazem com que aquela pessoa continue não somente engajando com o perfil da Natgeo dentro da rede social, mas também o direciona a comprar outros produtos da marca fora da plataforma.

Seja fiel à sua marca, enxergue oportunidades novas de conteúdo engajado e surpreenda o seu público, andando lado a lado com as novas tecnologias para contar boas histórias.

Nadine Heggie, vice-presidente de relacionamento de marca da National Geographic

 

2. Nike: 77 milhões de seguidores

Mesmo antes do boom digital a @nike já se destacava por suas campanhas originais e de alta influência no mercado de publicidade tradicional. Logo, a marca não ficaria de fora das novas tendências do marketing digital.

Algo que pode ser destacado no feed do perfil é a apresentação e entrega do conteúdo.

A abordagem nas redes sociais tenderia para o monótono caso investisse apenas em craques do mundo esportivo ou fotos de novos produtos, por isso a Nike decidiu investir na identificação de marca com o seu público, para aumentar o número de seguidores.

instagram-nike

A marca entende o funcionamento da plataforma e usa isso a seu favor. Mas de que maneira?

As imagens uniformes, únicas e de ótima qualidade, mesclam paisagens urbanas com fotos de bastidores, novos produtos, eventos e esportistas amadores ou profissionais e suas emoções naquele momento da captação da foto, lances de importantes jogos e vídeos com ícones lendários do segmento como o jogador de basquete Michael Jordan, por exemplo.

instagram-nike-michael-jordan

 

Outra jogada de mestre é investir no patrocínio de influenciadores digitais e celebridades com grande número de followers no Instagram, como o cantor @kendricklamar, o ator @kevinhart4real e o jogador de futebol @neymarjr.

instagram-nike-kendricklamar

As legendas são habitualmente inspiracionais, com um desfecho vitorioso, curtas e objetivas, seguidas de hashtags e marcações na foto, esse estilo próprio e informal cativa e aproxima o leitor, fortalecendo o arquétipo de herói proposto pela marca desde a sua criação.

instagram-nike-kendricklamar

Tudo isso para atingir o maior número de seguidores de diferentes nichos possíveis e assim, gerar maior identificação da marca com o cliente.

Por conhecer e dialogar tão bem com o seu público, o perfil da Nike tornou-se referência no segmento de artigos esportivos e é o segundo colocado no ranking.

 

3. Victoria’s Secret: 59 milhões de seguidores

A @victoriasecret é conhecida mundialmente por suas Angels, top models exuberantes sempre impecáveis, desfilando lingeries e ostentando enormes asas de anjo na passarela.  

victorias-secret-fashion-show-gif

Mas como trazer uma das marcas mais tradicionais e renomadas no mundo da moda para o Instagram e manter o mesmo sucesso?

Simples, adicione lindas e influentes supermodels, um sutiã de US$ 2 milhões de dólares e um desfile anual em um país diferente e teremos o badalado desfile da Victoria’s Secret Fashion Show. 😉

Ok, não só isso.

Porém, é certo que o desfile agita as redes sociais. O diferencial da marca no Instagram é mostrar os bastidores daquele evento, como a preparação das modelos, escolha do figurino, depoimentos dos realizadores. Todos os detalhes do espetáculo são exibidos no perfil.

victorias-secret-fashion-show-foto-instagram-bastidores

Então, vamos lá!

O que a maioria dos adeptos de redes sociais desejam? Imediatismo de notícia, proximidade e identificação com a marca. E é exatamente isso que a Victoria’s Secret entrega aos seguidores.

victorias-secret-fashion-show-foto-instagram-bastidores-gif

A marca trabalha em cima da divulgação pesada do seu maior e mais significativo evento, o desfile. Uma semana antes do tão esperado show, o perfil (e os respectivos perfis das Angels) dedica-se quase que inteiramente à promoção do evento. Publicando fotos dos ensaios, lives com as modelos e stories da chegada dos convidados, sempre com a famosa hashtag #vsfashionshow, para provocar uma sensação nítida de emoção.

victorias-secret-fashion-show-foto-instagram-bastidores

Feito isto, a VS ganha mais pontos com público (e milhares de novos seguidores, logo, possíveis clientes), pois os mesmos passam a interagir em tempo real com a marca que ganha a confiança do consumidor. Assim, se destaca de outras marcas do segmento de moda pela acessibilidade.

E qual o insight que você pode tirar?

A estratégia é simples, use as mídias sociais não só para divulgar o produto, mas também com o objetivo de criar relações sólidas com os clientes.

Conclusão

As marcas estão cada vez mais criando a consciência de que é necessário humanizar a forma como se relaciona com o seu público. Aproximar o consumidor através de conteúdo que engaja, demonstrando os valores e conceitos da empresa e ser acessível ao público são pontos fundamentais que precisam ser seguidos.

E isso tem sido mais fácil com a tecnologia trazendo inovações a cada instante para o universo do marketing digital e publicidade, possibilitando o uso das redes sociais para atingir diferentes personas ao mesmo tempo.

É importante compreender que o comportamento do consumidor está mudando. E quanto mais transparente a marca for, mais público engajado ela terá. Também é preciso conhecer e cativar o público e a versatilidade do Instagram é perfeita para isto.

Conseguiu tirar insights para o seu negócio com nossas dicas? Conta pra gente se você já utiliza alguma dessas estratégias aqui nos comentários!

postgrain-blog-marcas-instagram