Seu público usa mais o Feed ou Stories?

Seu público usa mais o Feed ou Stories?

por Ana Raissa

Publicado em 16 de agosto de 2018

Com a quantidade de funcionalidades implementadas dentro do Instagram, tenho certeza de que você, que cria conteúdos para o aplicativo, já deve ter se perguntado qual o melhor caminho: Feed ou Stories?

Foi pra tirar essas dúvidas que o Instagram realizou uma pesquisa em países onde o app é mais utilizado e trouxe um insight incrível de como aproveitar ao máximo os dois formatos e impactar bem mais o seu público-alvo.

De acordo com o estudo, aqui no Brasil priorizamos três pilares super importantes para um conteúdo bom no Instagram: a beleza visual, a criatividade e o conteúdo inspirador. O mais interessante é que dentro do estudo, as prioridades desses três itens podem variar bastante. E é sobre isso que vamos falar nesse texto!

Alerta Spoiler

Esse post pode conter bastante informação de uma só vez, é por isso que criamos um infográfico super legal pra facilitar a sua vida.

infográfico informações do instagram

Mas se foi atrás de insight e informação que você veio, então senta que nesse post tem muito mais pra aprender. 🙂

As vantagens do Stories

Apesar de ser um recurso relativamente novo, lançado no fim de 2016, o Instagram Stories acumula hoje mais de 400 milhões de usuários ativos e podemos até arriscar dizer que essa adição foi capaz de mudar a história da rede social.

Com um aumento na quantidade de usuários ativos em pouco mais de dois anos, é de se esperar que a empresa invista pesado por esse caminho e é bom não fechar os olhos por muito tempo. Você pode perder alguma das novas funcionalidades que são lançadas praticamente toda semana.

O formato dos Stories, que toma conta da tela inteira e desaparece após um período de 24h, é ideal para quem busca engajar com conteúdos menores e que não precisam ter uma durabilidade maior, como os conteúdos que ficarão no seu feed.

De acordo com a pesquisa, as pessoas atribuem aos Stories conteúdos mais motivadores e criativos, retendo cerca de 64% do público que busca por conteúdos autênticos. Sem falar que, para várias pessoas no mundo, o Instagram Stories ajuda a manter a autenticidade na comunicação entre amigos e familiares.

interface stories

Seja no trabalho, na faculdade ou em outro país, o Stories é uma forma 100% instantânea de se comunicar diretamente com os seus seguidores ou com um grupo seleto de pessoas.

Se você é um influenciador ou uma marca, utilize bastante o formato vertical, que toma o espaço inteiro da tela e dá a sensação de proximidade em tempo real com o seu público, mesmo que seja por alguns segundos.

As vantagens do Feed

Em 2010, o Feed já nasceu na plataforma com um jeito próprio, que foi adaptado de acordo com o modo que as pessoas utilizam o aplicativo ao passar dos anos. Ocupando uma porcentagem menor da tela, para dividir espaço com legendas, reações e comentários, a mídia do Feed fica disponível para sempre, a não ser que seja excluída ou arquivada.

interface feed

Um conteúdo que só poderia ser postado no formato quadrado ganhou novas possibilidades, como imagens de tamanhos diferentes, vídeos de até um minuto e carrossel de mídias variadas.

O que era considerado um álbum perfeito para guardar suas memórias se tornou uma forma efetiva de se relacionar com marcas, passar informações essenciais sobre produtos e testar os desafios de se renovar criativamente em um visual que todos já conhecem bem.

Os usuários brasileiros, antes de qualquer coisa, preferem feeds que possuam um visual bonito e atraente. É dentro desse formato que as pessoas daqui buscam e compartilham suas paixões e hobbies e, principalmente, procuram referências e inspiração.

A pesquisa mostra algo simples: 68% dos usuários do Instagram no Brasil utilizam o feed com o objetivo de informação e descoberta de produtos e marcas.

Por isso, é muito importante criar um feed atraente para o seu público, que possua bons conteúdos e informações relevantes para impactar sua audiência assim que ela passa a conhecer o seu negócio.

Menos tempo dentro na plataforma, mais tempo para criar

Financeiramente, é mais vantajoso para um aplicativo ter usuários conectados o tempo inteiro, certo? No caso do Instagram, pequenas ações mostram que esse não é o rumo que a empresa quer para o futuro.

A migração dos mais jovens do Facebook para outras redes sociais nos lembra que elas também possuem um ciclo de vida útil e é focando em derrubar seus possíveis concorrentes que o Instagram tem se reinventado.

Um desses indícios é que o Instagram vem testando na surdina a implementação de um alerta para os usuários que passam tempo demais dentro do aplicativo. Ou seja, os desenvolvedores querem aumentar a qualidade do seu tempo dentro da rede social.

O que mais importa para os usuários?

A pesquisa, que além do Brasil também foi realizada nos Estados Unidos, Reino Unido e Indonésia, levou em consideração três atributos principais que variam em cada um dos locais pesquisados.

quadro explicativo sobre uso de feed e stories no brasil

Fonte: Instagram Business

Um fator de reconhecimento geral é que o Instagram oferece aos criadores de conteúdo mais facilidade e liberdade na hora de se expressar, não importa o conteúdo. Quando os dados são separados, vemos que aqui no Brasil o perfil de usuários tem prioridades bem definidas em relação ao que buscam dentro da rede.

perfil do usuário brasileiro no instagram

Como utilizar essas informações ao seu favor

Conte histórias:

Fonte: Instagram Business

O Instagram quer ser o lugar onde você compartilha momentos incríveis da sua vida e, utilizando o Feed junto ao Stories, é possível fazer isso com outros momentos também. As grandes marcas de sucesso utilizam o Instagram para dar vida às suas histórias e impactar pessoas com as suas campanhas. Um exemplo bem recente é da conta @voegol, que utilizou postagens em ambas as plataformas para contar uma história e se posicionar como a transportadora aérea oficial da Copa do Mundo.

 

Utilize bem cada um dos formatos:

A pesquisa comprova que nós utilizamos o Feed e o Instagram Stories de jeitos diferentes pelo mundo inteiro. Usando os formatos do jeito certo, você consegue criar uma experiência única para o usuário. Sem essa de utilizar o mesmo conteúdo para os dois formatos. Planeje e crie o seu conteúdo utilizando os atributos de cada um ao seu favor.

Não deixe de ser criativo

A plataforma já deixou bem claro: a criatividade é um ponto muito importante, tanto que vem adicionando cada vez mais funcionalidades ao Stories. Uma dica interessante é utilizar os recursos já disponíveis dentro da plataforma, como stickers, gifs, enquetes ou apostar em aplicativos que serão capazes de fazer um conteúdo incrível sem precisar sair do seu smartphone.

Conclusão

Seja para se relacionar, criar uma campanha ou gerar vendas para marcas, uma boa estratégia no Instagram precisa utilizar os Stories e o Feed de forma complementar. Aplicando os dados que a pesquisa nos proporcionou, com um toque de criatividade e o conhecimento do seu público, os resultados podem ser bem melhores!

Agora é a hora de planejar, analisar e colocar em prática o que você aprendeu aqui. E não esquece de contar pra gente os resultados! 🙂

Fonte: “O Instagram Stories e o Feed”, da Sentient Decision Science (pesquisa encomendada pelo Facebook, com 2.400 pessoas no Brazil, 2.300 na Indonésia, 2.300 no Reino Unido e 2.400 nos EUA, entre 13 e 55 anos de idade), outubro de 2017.