Bio do Instagram: ideias e dicas para otimizar sua conta

Bio do Instagram: ideias e dicas para otimizar sua conta

por Postgrain Academy

Publicado em 22 de outubro de 2020

A IMPORTÂNCIA DA BIO DO INSTAGRAM PARA SEU NEGÓCIO

A descrição da bio traz o peso da “primeira impressão é a que fica”. Com apenas 150 caracteres precisamos expressar o nosso diferencial numa rede com mais de 1 bilhão de contas.

É em nossa bio do Instagram que os seguidores e clientes criam as primeiras noções sobre o nosso perfil. Se você está preocupado porque sua biografia do Instagram não transmite as informações necessárias do que você deseja passar ou não está fazendo o suficiente para encorajar cliques, não precisa ficar preocupado. Separamos várias dicas para te ajudar com essa missão.

A PRIMEIRA IMPRESSÃO É A QUE FICA 

As três primeiras características para uma conta chamar atenção é a foto do perfil,  a imagem em destaque e a descrição da bio. São esses os três componentes que constroem uma imagem sólida do perfil e precisam estar bem alinhados. 

SEU NOME DE USUÁRIO E PERFIL 

Você sabia que o nome de usuário é o único aspecto da sua conta no Instagram que não pode ser copiado? Alguém mal intencionado pode copiar seu nome, descrição da bio, foto de perfil e até suas publicações. Por esses motivos, o nome de usuário é o principal identificador utilizado pelo Instagram. 

Seu nome de usuário aparece logo no topo da página do perfil e é assim que outras contas podem marcá-lo.

 

Bio do Instagram: ideias e dicas para otimizar sua conta


É preciso escolher com cuidado tanto seu nome de usuário quanto seu nome de perfil, pois eles podem ser encontrados ​​no campo de pesquisa do Instagram.  Além desse meio, seu nome de usuário pode ser encontrado por buscadores online, tanto nativamente dentro do Instagram, como falamos, mas também por meios mais tradicionais como o do Google, que poderá apontar resultados de pesquisa para o perfil por meio do Instagram Web. 

Outro ponto importante é a limitação na edição do nome. A última atualização do Instagram permite apenas que você altere seu nome de usuário duas vezes a cada 14 dias.

FOTO DO PERFIL 

Um dos pilares mais importantes do Instagram é a foto do perfil. Ela precisa ser fácil de reconhecer e ser sucinta. Tenha em mente que a imagem será exibida para a maioria das pessoas em telas bem pequenas. Por isso, evite a presença de outros elementos além do extremamente necessário. Tente não usar texto e sim uma foto sua com um fundo limpo e neutro.

Caso seja uma conta de uma empresa, por exemplo, é recomendado não usar texto corrido, mesmo que seja o nome da marca. O ideal é optar pela aplicação da sua logo. Estas dicas vão ajudar sua imagem de perfil ser reconhecida pelos seguidores. 

O tamanho padrão é 500×500 pixels. Recomendamos que se utilize uma mídia com resolução maior que o tamanho real de exibição no Instagram para garantir a qualidade em todas as resoluções de tela. Mas lembre que a proporção ideal é de 1:1, sempre.

DESCRIÇÃO DA BIO 

Não existe padrão de bio perfeita. O primeiro passo é você entender o que o seu cliente está buscando. No espaço de descrição da Bio do Instagram, você tem 150 caracteres para resumir sua empresa e, potencialmente, fazer com que um cliente execute uma ação.

Vamos dar uma olhada de como algumas empresas e influenciadores usam esse espaço de diferentes formas para espalhar a voz de sua marca e tirar alguns insights para seu negócio.

IDEIAS E DICAS PARA BIO DO INSTAGRAM

Incluir uma Chamada Para Ação (CTA)

O que você quer que seus seguidores façam ao entrar na sua conta do Instagram?  Visitem seu site, comprem algum produto pelo feed, compartilhem algum post ou hashtag? Indique o que seus seguidores precisam fazer. Seja claro e claro sobre a ação desejada.

Bio do Instagram: ideias e dicas para otimizar sua conta

Por exemplo, o C6 Bank resume que trabalha com serviços financeiros e pedem para as pessoas abrirem uma conta em seu banco através do link na bio.

Use Hashtags

As hashtags são fundamentais para a sua presença no Instagram. E que melhor lugar para exibi-los do que em sua biografia? Neste exemplo, o objetivo da Nike não está focado na conversão de clientes e sim promover a hashtag do movimento #BlackLivesMatter.

A Nike quer se posicionar como marca contra o racismo. Mostre as hashtag do seu negócio ou de algum movimento em que você apoia. Você pode apresentar quantas tags desejar, mas o indicado é que não ultrapasse duas.

Bio do Instagram: ideias e dicas para otimizar sua conta

Um ponto importante é saber que as hashtags em sua biografia do Instagram não tornam seu perfil detectável por meio de pesquisa.

Compartilhe Seguidores Entre Suas Contas

Se você tem outros negócios e contas no Instagram em paralelo pode aproveitar o espaço da bio para indicá-los e ganhar mais seguidores em todas as contas conectadas. Se você é dono de uma loja de roupas e acessórios por exemplo, indique as contas entre si e troque seguidores.

 

Bio do Instagram: ideias e dicas para otimizar sua conta


O CNN Brasil, por exemplo, aproveita o espaço da conta principal para divulgar contas secundárias de programas da rede. 

Sua bio, sua cara!

Quem já tem uma marca mais reconhecida pode optar pelo estilo mais minimalista e provocador como a bio do Instagram do Canal History

 

Bio do Instagram: ideias e dicas para otimizar sua conta

 

Existem marcas que mergulham na caracterização e transbordam personalidade.  No exemplo da Lola Cosmetics, uma marca de cosméticos voltada para o público feminino, ela se descreve de uma forma singular como se fosse uma pessoa. 

 

Bio do Instagram: ideias e dicas para otimizar sua conta

 

A bio leva para o site, focando em conversão de compra, usa hashtags de uma causa e gera identificação com o público pela sua descrição. Os emojis dão um toque final ao chamar nossa atenção visualmente, reforçando aspectos de identidade de marca. Lembrem-se, não existe nenhuma regra que diga que sua biografia do Instagram precisa ser estritamente profissional.

Formato de Listas 

Como a Lola Cosmetics, você também pode usar o formato de listas para informações mais relevantes de forma simples e resumida.  

Aqui segue algumas das quais você pode se guiar:

  • O que você vende e qual seu negócio?
  • Qual o horário de funcionamento?
  • Qual o endereço?
  • Como entrar em contato?

A Livraria Jaqueira usou o formato de listas para mostrar o que pode ser encontrado no espaço, além de indicar quem é seu público alvo.

 

Bio do Instagram: ideias e dicas para otimizar sua conta

 

Já o Portillo’s Hot Dogs usou o formato de listas para indicar em quais estados têm seus restaurantes, o que tem no cardápio, a hashtag do estabelecimento, os lugares disponíveis e o link para o pedido.

 

Bio do Instagram: ideias e dicas para otimizar sua conta

 

Qual categoria me encaixo? 

A categoria que aparece sob o nome de uma empresa é a mesma que foi selecionada na página do Facebook vinculada na sua conta de negócio. Ser capaz de indicar que você é um restaurante ou uma figura pública em seu perfil do Instagram através das Categorias pode te poupar um s precioso espaço na bio, além de informar imediatamente o que as pessoas vão encontrar no seu perfil. 

A influenciadora Larissa Cunegundes, por exemplo, adicionou sua categoria como Jornalista, além de fazer uma breve descrição sobre seu conteúdo e linha editorial.

Bio do Instagram: ideias e dicas para otimizar sua conta

 

BOTÕES DE AÇÕES NA BIO DO INSTAGRAM

O Instagram recentemente adicionou links adicionais para contas empresariais que podem ajudar a liberar espaço na biografia. Antes desse recurso, as empresas escreviam seus endereços de e-mail e endereços de localização para ajudar os clientes a encontrá-los. Esses botões são mostrados apenas na visualização do aplicativo do Instagram, não disponíveis na visualização pelo desktop.

E-MAIL –  Inserir um endereço de e-mail nesta seleção irá gerar um botão “E-mail”  no perfil. Quando um cliente clicar, o Instagram abre o aplicativo de e-mail padrão no celular do usuário.

DIREÇÃO –  Se você possui uma empresa com uma localização física, inserir seu endereço completo ajudará os clientes a encontrá-lo facilmente. Quando os clientes clicam nesse botão, ele os direciona para o aplicativo de mapa do smartphone.

LIGAR –  Outra forma de mostrar suas informações de contato no perfil de sua empresa é adicionar um número de telefone. Quando alguém clica no botão, o usuário é direcionado a ligar diretamente para a empresa.

VER LOJA –  Esse botão tem o aspecto de vitrine da plataforma e pertence a uma modalidade de conta especial para quem quer vender produtos e serviços dentro do Instagram.

Bio do Instagram: ideias e dicas para otimizar sua conta

Você pode localizar esses campos ao clicar em “editar perfil” e em “opções de contato”. Se você não encontrar esses campos, certifique-se que sua conta está no modo de conta business. Se você quiser aprender tudo sobre esse tipo de conta, temos um curso completo de Instagram Business do Postgrain Academy.  O curso vai do nível básico ao intermediário e tem como objetivo te ensinar a fazer um melhor uso do seu perfil no Instagram para se destacar no meio da concorrência.

LINK NA BIO

O link na bio é o único recurso clicável que o Instagram te dá logo de cara (e de graça) para você levar os usuários para o seu site ou página de compra, por exemplo. Por isso, é importante ressaltar que a grande maioria dos links inseridos no Instagram são automaticamente transformados em texto corrido, ou seja, não são clicáveis. Então, não adianta colocar link nas legendas, viu?

Existe certa pressão na hora de escolher qual link vai parar na sua bio. Você deve utilizar o espaço da bio de forma estratégica, mantendo esse campo sempre atualizado para direcionar o tráfego do Instagram para a página mais importante do seu negócio.

Mas não precisa ficar na dúvida na hora de escolher qual link colocar na bio se estiver com várias opções. Basta criar uma conta gratuita no Linklist e juntar todas URLs num só lugar.

Esqueça o trabalho e os erros que surgem com as trocas de links na bio. Você só precisa de um único link pra te ajudar com isso. Esse recurso do Postgrain é totalmente gratuito e você pode criar quantas listas quiser.

Com ele você consegue:
Integrar aplicativos de música e vídeo (adicionamos um player embutido para você);
Acompanhar as estatísticas de uso dos links (quantos cliques seus links têm recebido);
Personalizar a página do seu jeito e usar muitos outros recursos ilimitados!

DESTAQUES NOS STORIES COMO APOIO

Use os Destaques nos Stories para complementar as informações da sua conta. Apesar dos destaques não substituírem a bio, eles podem funcionar muito bem como complemento de informações. Tenha certeza que utilizou sua bio para responder às principais perguntas que podem ser feitas sobre o seu negócio.

Aqui no Postgrain, produzimos um curso completo com dicas para sua conta se destacar no mercado. No Curso de Stories você aprende a dominar técnicas, aplicativos e ferramentas que ajudam a criar uma comunicação efetiva e só sua. Saiba mais clicando aqui.

DEIXE SEU INSTAGRAM MAIS PROFISSIONAL

Se você quiser ganhar a autonomia necessária para construir o caminho do seu negócio utilizando o Instagram, temos três cursos sobre o assunto para você.

O Postgrain Academy é a plataforma de educação em Instagram Marketing do Postgrain.

Aprenda os primeiros passos, como construir sua marca, realizar planejamento e criação de conteúdo relevante para sua conta no Instagram com o curso “Instagram para Iniciantes”.

O curso é composto por três módulos e apresentados por quatro facilitadores, que ensinam a partir das suas experiências práticas com marketing digital, pontuando as questões mais importantes em relação ao que o mercado exige atualmente.

Tenha acesso ilimitado a vários conteúdos exclusivos para você poder criar uma conta de alta performance no Instagram. Aprenda o método que utilizamos aqui no Postgrain para começar a atrair, engajar e converter seguidores com sua própria narrativa.