Cadastre-se
Por
João Uchôa
17/05/2019
às 11:00

5 segredos para tirar fotos melhores para o Instagram com o celular

Quando pensamos no Instagram o visual é sem dúvida importante. A rede social, que nasceu da premissa de compartilhar fotos para que pudéssemos nos expressar visualmente e buscar inspiração, sempre teve um forte apelo às imagens impactantes.

E você precisa concordar comigo: uma foto bem composta, que tenha o apelo wow 😮, consegue se destacar imediatamente e pode prender mais atenção do que outras fotos que estiverem rolando no feed.

O Instagram é um lugar onde a criatividade deve ser explorada. A própria rede social incentiva creators a criarem e compartilharem conteúdos, explorando os recursos existentes na rede social, dando visibilidade às suas criações. E sabe o mais legal de tudo? Muitas dessas criações utilizam apenas um celular. É por isso que vamos te mostrar neste artigo 5 dicas para tirar fotos ainda melhores, sem precisar de uma super-ultra-mega câmera profissional.

 


1. Limpe a lente do celular

Pode parecer um dica simples, mas limpar a lente do celular pode ajudar você a ter imagens muito mais nítidas. Sabe quando você tira fotos e manchas borradas aparecem principalmente em áreas que têm luz? Pode ser apenas a lente suja. Isso acontece pois a nossa pele é oleosa e, constantemente, estamos com o celular em mãos ou encostado em nosso rosto.

 

Duas fotos, de uma mesma paisagem, composta por uma avenida onde carros transitam, prédios, árvores e um lindo céu azul, lado a lado comparadas. A primeira, no lado esquerdo, está embaçada e pouco nítida. A segunda, do lado direito, está nítida.

A primeira foto (esq.) foi tirada sem limpar a lente do celular. Veja a diferença entre a
segunda foto (dir.) com a lente limpa, onde temos uma foto muito mais nítida e clara.

 

Por isso, antes de começar a fotografar, limpe a lente do celular. Muita gente acaba usando a camisa que está  vestindo, mas cuidado, tá? Apesar da maioria ser de algodão, não é o mais indicado. Procure usar um tecido macio como os de microfibra ou, ainda, um kit de limpeza para lentes.  

2. Explore os modos de câmera

Conhecer o equipamento que você está usando é a melhor forma de tirar o maior proveito dele. Hoje, as câmeras dos celulares possuem diversos modos para que possamos tirar fotos de qualidade, independente das situações ou adversidades.

A maioria delas, inclusive, permite que você controle configurações de foco, exposição e até oferecem modos em que é possível brincar com a profundidade de campo.

Seja curioso! Explore as configurações da câmera do celular, descubra os diferente modos de disparo e ajuste tudo que for necessário para liberar todo o potencial criativo que existe em você.

 

Capturas de tela mostram as configurações de câmera disponíveis no iPhone.

No iPhone, por exemplo, é possível acessar um menu para definir algumas opções de captura e formato da câmera.

 

Hoje, utilizo um iPhone 7 Plus para criar a maioria dos conteúdos que vocês veem no feed e no Instagram Stories do @postgrain. Além de possuir alguns modos de câmera como o Modo Retrato, que utiliza duas câmera para criar um efeito de profundidade, ou o  de Câmera Lenta, é possível definir os formatos de captura acessando as configurações.

 

3. Encontre a luz

Para fotografias tiradas com o celular, usar a luz natural em determinados horários é sempre mais indicado. A luz da manhã ou, então, do início da tarde são as mais recomendadas. Lembre-se que você não tem controle sobre a luz do sol e, por isso, planejamento é muito importante.

Mas não faça disso uma regra. Você pode explorar outros horários para dar outra personalidade para as suas fotografias, como um sol mais forte, por exemplo, que proporcionará uma luz menos suave.

Ainda sobre luz, evite usar o flash, já que ele pode refletir sombras que não são interessantes para a sua foto. Prefira sempre ajustar as configurações do modo de câmera do celular mexendo no ISO ou no obturador.

O ISO controla a entrada de luz, então quanto menor o ISO, menos luz ele deixará entrar na foto. Ou seja, será necessário mais luz para que a fotografia fique clara. Se você aumenta o ISO, é possível captar a foto com menos luz, porém a imagem pode ficar menos nítida e mais granulada.

 

Foto de um iPhone 7 Plus em evidência, com o fundo desfocado. O dedo na tela controla a exposição da fotografia.

Alguns celulares permitem que você controle a luz de forma fácil, direto na captura.

Já a velocidade do obturador diz respeito ao tempo que o obturador da câmera fica aberto captando a luz. Por isso, uma velocidade muito alta vai captar menos luz, ao passo que uma velocidade baixa do obturador consegue deixar a luz entrar por mais tempo.

 

4. Estude composição

A composição é a forma que você organiza os elementos que aparecerão no quadro, ou seja, em sua foto. Há muitas regras primordiais de composição porém, a mais conhecida delas é a regra dos terços, justamente por ser a mais básica.

Ela funciona da seguinte forma: você deve dividir a imagem com o auxílio de duas linhas horizontais e duas linhas verticais, criando nove quadros e quatro pontos de interseção. Esses pontos criados por meio das interseções das linhas representam o lugar onde os nossos olhos retêm maior atenção e, por isso, é onde você deve concentrar o objeto principal da sua foto.

 

Mãos de uma mulher seguram um iPhone 7 Plus na cor preta enquanto fotografa a cidade através de uma janela. Pela tela do celular, que está com a grade ativada, é possível ver prédios, uma avenida onde carros trafegam, árvores e um céu azul com nuvens.

Vários aparelhos celulares contam com a opção de ativar uma grade
que contribui para o enquadramento da foto, mas não aparecem na imagem final.

 

Existem várias outras regras para compor fotografias como, por exemplo, por meio  de linhas verticais, horizontais e até mesmo diagonais; mas o melhor conselho é: experimente, teste e olhe os elementos que estão ao redor. Eles podem te ajudar a compor a sua foto.

 

5. Edite suas fotos

Muitas vezes, antes de publicarmos uma foto no Instagram, é preciso realizar pequenos ajustes, nem que seja apenas na exposição e no contraste. Alterações na cor também podem ser um ótimo atrativo para criar uma identidade única para o perfil e talvez seja o que falta para você ter um feed mais bonito, que chame atenção de pessoas que ainda não te seguem.

Existem centenas de aplicativos para editar fotos, diretamente do celular. Escolhemos três dos mais usados pelo time do Postgrain para te mostrar que é possível tirar uma foto, editar e postar sem precisar ter uma câmera profissional ou ligar um computador:

 

Captura de tela mostra o aplicativo VSCO

VSCO: é um dos aplicativos mais conhecidos para edição. São milhares de filtros para você editar suas fotos e também vídeos, caso assine a versão premium do aplicativo. Possui também o básico para ajuste de fotografias como contraste, saturação e granulação. É um aplicativo bastante fácil de usar daí a sua popularidade e que guarda as informações de suas edições para que você possa aplicá-las em outras fotos rapidamente. Disponível para iOS e Android.

 

Captura de tela mostra o aplicativo A Color Story

 

A Color Story: se você gosta de edições de fotos brilhantes e coloridas,
esse é o aplicativo ideal. É possível ajustar a foto,adicionar filtros e também efeitos especiais. Você também pode salvar as suas edições para usar novamente em um outro momento. Disponível para
iOS e Android.

 

Captura de tela mostra o aplicativo Adobe Lightroom

Lightroom: o mais completo e preciso dos aplicativos para edição de fotos para celular. O Lightroom Mobile, assim como em sua versão desktop, permite realizar ajustes avançados em fotografias, como curva de tons, mistura de cores e utilizar presets, que são configurações pré-definidas, que transformam sua foto num clique. Você pode criar os seus próprios presets ou, então, importá-los para o celular. Disponível para iOS e Android.

 


Conclusão

A fotografia permite que possamos explorar toda a nossa criatividade e você pode fazer isso apenas com um celular em mãos. Agora que você já leu o nosso artigo, experimente sair por aí fotografando, editando e postando as suas fotos no Instagram. E não esqueça de deixar um comentário dizendo o que achou das dicas! 🙂