Cadastre-se
Por
Katarina Nápoles
04/04/2017
às 16:00

Como organizar o feed do Instagram: monte um perfil bonito AGORA!

Ter um feed organizado no Instagram é tão importante para sua estratégia de marketing digital quanto o layout do seu site estar visualmente bonito e agradável para os usuários que acessam.

Afinal, é pela primeira impressão  ̶é̶ ̶a̶ ̶q̶u̶e̶ ̶f̶i̶c̶a̶ que sua página vai chamar atenção de quem ainda não te conhece. E, das duas, uma: ou aquele novo usuário se encanta com o seu perfil e começa a te seguir ou você afasta ele com a bagunça do feed e perde aquela oportunidade de vez.

Toda estratégia de marketing começa pela atração. E no Instagram isso depende diretamente do feed para ganhar o merecido follow. Então, se você ainda tem um perfil desorganizado e quer saber de uma vez por todas como organizar o feed do Instagram, continua lendo que nesse artigo a gente vai te ensinar!

Por que um feed organizado é importante?

Para entender melhor a importância de um feed organizado e visualmente bonito, vamos supor uma simples trajetória de um usuário pelo Instagram.

Depois de ter visto algo novo na aba Explorar, na aba Seguindo ou até mesmo a partir de um anúncio no feed ou no Stories, o usuário pode ficar curioso pra saber quem publicou aquilo que o atraiu. É natural que ele visite o perfil daquela pessoa ou marca para avaliar se existe outros conteúdos que interessem a ele.

Um feed bagunçado e pouco atrativo vai aumentar – e muito – as chances dele sair daquele perfil e nunca mais voltar. É por isso que um feed organizado e visualmente bonito funciona como uma porta de entrada para o visitante se transformar em seguidor.

Os dados não mentem: cada vez mais pessoas estão procurando soluções para problemas no Instagram em vez de escolher o Google, por exemplo. Pelo menos 50% dos usuários do Instagram fazem pesquisa de produto nas redes sociais e 30% dos usuários já compraram algo que viram no Instagram.

Por ser a primeira impressão que o usuário terá da sua marca, o feed também precisa estar de acordo com a sua identidade visual e com a mensagem que você quer passar. E é por isso que a primeira coisa que precisamos fazer para ter um feed organizado é pensar nela!

Como elaborar a identidade visual da sua marca?

Se você já tem uma identidade visual estabelecida, ótimo! Pula pro próximo passo desse texto.

Antes de começar a desenvolver uma identidade visual, você precisa conhecer muito bem o seu público e, principalmente, saber que tipo de mensagem você quer passar. Se estamos falando de um perfil de empresa, por exemplo, seria algo como saber a missão da marca.

Apostar em terceirizar esse trabalho com um estúdio de design vai te ajudar muito nesse processo. A criação de uma identidade visual por um estúdio profissional inclui sustentação de marca, determinação de cores, tipografia e aplicações on e off que vão direcionar toda a produção de conteúdo da sua marca.

Se você ainda não tem como investir num estúdio profissional, uma ótima opção é desenvolver um moodboard para orientar a produção das fotos e vídeos. Ele funciona como um conjunto de referências visuais que vão servir de inspiração.

Dá uma olhada no nosso moodboard!

Moodboard: um ótimo primeiro passo para começar a organizar o feed

Com ele, é possível definir um estilo pré-determinado que as fotos devem seguir, as paletas de cores e a indicação de filtros que serão usados. Dica extra? O Pinterest vai te ajudar muito nessa seleção!

Como organizar o feed do Instagram

Com uma identidade visual definida (ou não), vamos ao passo a passo para ter um feed organizado no Instagram!

1. Cores

As cores são parte essencial de um feed organizado. A paleta precisa ser harmoniosa (nada de escolher verde escuro com roxo pra estampar sua marca, hein?). Lembre-se que as cores devem te acompanhar em tudo, principalmente na apresentação dos seus produtos e do seu site.

É importante que você foque em uma, duas, ou até mesmo três cores (mais que isso fica atrapalhado) para trabalhar em cima. E é claro, elas não podem ser aleatórias, devem refletir a mensagem que você quer passar.

Por exemplo, se sua marca representa algo mais novo, que conversa com a juventude, não rola escolher um marrom com verde musgo, por exemplo. Essas cores denotam tradição e conservadorismo, o oposto de jovialidade.

O Nubank, por exemplo, sempre dá uma “pitada” de roxo nas fotos, que é a cor principal da marca e do produto deles. Dá uma olhada em como isso traz uma consistência pro perfil:

Nubank: exemplo de como ter um feed organizado no Instagram

Nós aqui do Postgrain, sempre utilizamos um azul clarinho ou amarelo para organizar o feed, que são as cores da nossa marca.

O feed organizado do Postgrain

2. Disposição visual

Pense também na disposição das mídias. Isso está diretamente ligado à organização do feed e demonstra preocupação quando a gente observa o conjunto do perfil. Você pode optar por usar um mesmo fundo para as imagens, por exemplo, como foi a moda do fundo branco, que algumas pessoas usam até hoje. É o caso da fotógrafa Clara Mazini:

Usar fundos iguais é uma ótima forma de organizar o feed no Instagram

Considere também utilizar recortes iguais para todas as suas mídias. Utilizar um só formato vai te ajudar a padronizar seu feed, como é o que fez a Clara, que optou pelo formato “paisagem” das fotos, na horizontal.

3. Filtros e Edição

Sempre que possível, evite postar sua foto ou vídeo sem filtro. Raramente elas funcionam melhor “cruas”, a não ser quando você usou um equipamento realmente muito bom e quer aproveitar as cores do ambiente.

Mas o Instagram tem como atração principal as imagens que chamam atenção, com cores, vibração, temperatura e saturação diferentes das que estamos acostumados a ver na vida real. Segundo um estudo de 2015 da Yahoo Labs and Georgia Tech, as imagens com filtro ganham 21% mais likes e 45% mais comentários.

No moodboard, não esqueça de inserir as indicações de filtros e edição de imagens. Isso não quer dizer que você precise apostar em determinado filtro eternamente, até porque o Instagram tem “épocas” diferentes de edições.

Os filtros da Jade Seba são exemplos dos que bombaram na rede. Eles foram usados tão massivamente depois que a influencer começou a vendê-los que já está ficando em baixa. A própria Jade já começou a dar uma “maneirada” no laranjão e azul esverdeado, que eram a sua marca registrada.

Os filtros de Jade Seba ajudaram muitos usuários a organizarem o feed

Outro exemplo de edição que fez um sucesso enorme, mas que já não está sendo tão usada em comparação há uns meses atrás são os efeitos de câmeras vintage, consolidados por aplicativos como o Huji Cam e o Kuji. A cantora Manu Gavassi foi uma das que ficou viciada no efeito:

Filtros vintage viraram moda em feeds organizados

Viu como um perfil que aposta no mesmo filtro já consegue traduzir uma organização super legal pro feed?

4. Tipos de post

O último passo agora é dar um espaçamento legal de temas no seu feed. A regra básica é não publicar o mesmo tipo de post perto um do outro. Ter publicações do mesmo tema muito perto uma da outra faz com que seu feed pareça bagunçado. Por isso a estranheza quando vemos uma linha de post só de selfies, por exemplo.

Outra coisa pra evitar: postar fotos muito preenchidas ou muito vazias lado a lado. Se você publicou uma foto com muita informação, paisagem, objeto, pessoa, tente colocar uma mais vazia do outro lado. Isso vai te ajudar a alcançar uma aparência mais equilibrada no feed.

O ideal é que você intercale os temas pra que o feed tenha espaços de respiros. Uma boa dica é fixar as ordens de cada publicação: uma foto do produto, outra do time da empresa, outra foto de paisagem, outra com uma frase inspiradora e por aí vai. Para isso, você pode criar uma linha de produções, como fizemos nesse template:

Criar uma linha de produções vai te ajudar a manter o feed organizado

Ferramentas que ajudam a organizar o Feed

Quem trabalha com Instagram sabe: muitas vezes a gente precisa da ajuda de outras ferramentas pra deixar nosso trabalho de conteúdo impecável. E algumas delas podem te ajudar na hora de organizar o feed. Confere:

UNUM

Definitivamente o queridinho dos Instagrammers, o UNUM faz o upload do seu feed atual e deixa alguns espaços em branco pra você importar as fotos que deseja publicar futuramente. Assim, é possível organizá-las da melhor maneira pro seu feed e saber exatamente em qual ordem postar cada uma.

O aplicativo UNUM é um organizador de feeds do Instagram

Disponível para Android e iOS.

POSTGRAIN

Uma ótima forma de manter seu feed organizado e seguir o planejamento de publicações é agendando posts no Instagram. Assim, você consegue planejar seu feed com antecedência e deixar ele todo pronto, pro trabalho ser feito automaticamente!

Com o Postgrain é possível agendar publicações e, de quebra, otimizar seu tempo, te deixando mais livre pra criar os conteúdos futuros para o seu perfil. 

Confirmação de agendamento de post no Instagram

ADOBE LIGHTROOM

É praticamente impossível decorar cada ajuste que fazemos nas fotos pra replicar depois. Por isso usar um aplicativo de edição de fotos vai te ajudar a manter uma consistência nas suas edições.

O Adobe Lightroom é perfeito para você criar seus próprios presets ou comprar filtros prontos. Basta usar em todas as suas fotos – fazendo poucas mudanças quando for preciso – que já vai dar uma alinhada bem legal.

Com o Lightroom é possível criar presets definidos de filtros e usar em todas as fotos

Disponível para Android e iOS.

VSCO

Outro app queridinho na hora de editar fotos é o VSCO. Os filtros disponíveis na plataforma são super bonitos e únicos, o que significa que se você escolhe um (ou alguns) para apostar sempre, seu feed vai ficar com um visual muito mais organizado e exclusivo.

Assim como no Adobe Lightroom, o VSCO também permite que o usuário crie os próprios filtros, salvando as edições que ele fez para que possa ser usado quantas vezes quiser depois.

O VSCO tem filtros que deixam o feed visualmente bonitos

Disponível para Android e iOS.

Conclusão

Conseguir um feed organizado e visualmente bonito no Instagram pode fazer com que a gente se prenda muito a alguns tipos de conteúdos, mas é muito importante para chamar a atenção de novos seguidores. Além disso, acaba se tornando em um desafio para que a gente esteja sempre tentando diversificar nosso conteúdo também. E olha, depois que vira uma prática fica bem mais fácil, viu? Pode apostar!

Quem aí já tem o feed do Instagram organizado? Conta a estratégia que você usa pra gente aqui nos comentários. 😉