Cadastre-se
Por
Postgrain
26/01/2018
às 14:44

13 aplicativos para criar conteúdos relevantes para Stories

Alerta de dados importantes: o Instagram conta hoje com cerca de  800 milhões de usuários ativos por mês. Desse número, 300 milhões são somente dos Instagram Stories, segundo relatório divulgado pelo próprio Mark Zuckerberg em novembro de 2017.

Quer mais?

O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de maior uso do Instagram com 50 milhões de usuários ativos mensalmente. Fora isso, os brasileiros também levam a melhor no Stories, emplacando o jogador de futebol @neymarjr e a cantora @anitta na lista dos produtores de conteúdo para Instagram Stories mais vistos do mundo em 2017, ao lado de @ já conhecidos na rede como @kimkardashian e @arianagrande.

Levando em conta que a função foi liberada em 2016, esses são grandes números, concorda? 

Não é à toa que a empresa tem investido tanto em atualizações no Stories. O que inicialmente era tido como uma cópia melhorada do Snapchat, agora virou meio de negócio, um espaço destinado à publicidade direta, em que o consumidor pode interagir com a marca em tempo real. E nada melhor do que uma ferramenta que aproxima a persona da compra perfeita, certo?

O Instagram Stories deixou há muito tempo de ser somente um “adereço” a mais para a plataforma e, hoje, com as infinitas possibilidades que ele oferece como vídeos ao vivo, enquetes, incorporação de hashtags e localização é o grande carro-chefe da ferramenta.

Por esse motivo, grandes nomes como @nasa, @natgeo e @nike tem apostado nessa funcionalidade como parte da estratégia de marketing.

Ok, agora que você já entendeu o quanto que essa função pode ser uma recurso rentável na sua estratégia, que tal fazer um conteúdo bem produzido e visualmente bonito para atrair leads engajados? Então continua lendo esse texto que vamos te mostrar os 13 aplicativos mais legais pra você criar conteúdos relevantes para Stories:

gif-lets-go-aplicativos-postgrain

1. INSHOT 

O Inshot é gratuito e está disponível para Android e iOS. Com ele você pode criar vídeos e fotos pelo aplicativo ou importar da galeria do celular. É possível inserir backgrounds, frames, efeitos, trilhas sonoras, ajuste de velocidade e cor, cortar, compactar e exportar vídeos direto para redes sociais como Instagram e Whatsapp.

Você também pode personalizar as edições com textos com animações, emojis e ainda ajustar o tamanho do vídeo de acordo com a tela que você deseja que ele seja exibido.

Sabe aquele vídeo que você quer postar no Stories, mas ele não tem o tamanho ideal de 1080 x 1920 px?

Este app faz isso para você em poucos minutos! Ele também disponibiliza biblioteca de trechos musicais gratuitos, em que você pode inserir nos vídeos. O aplicativo é bem multifuncional no quesito de mídias digitais. 

print-tela-iphone-inshot-aplicativos-postgrain

2. 8MM VINTAGE CAMERA 

Esse aplicativo cria um efeito de filme antigo. Sabe aquele filme com “ares hollywoodianos” e com uma pegada bem retrô? Essa é a proposta do app lançado pela Apple, que infelizmente só está disponível para iOS. Possui 7 tipos de lentes e 11 tipos de filtros inspirados em clássicos do cinema como Noir.

Os efeitos da câmera 8MM criam cenas típicas de filmes antigos com sinais de tempo, arranhões e enquadramentos tremidos só que com a tecnologia do 4K.

Você pode gravar direto no app ou buscar vídeos da sua galeria para fazer as edições e ainda inserir músicas da biblioteca do iTunes. Os primeiros 15 segundos de gravação são disponibilizados sem custo. Porém, se quiser produzir gravações maiores, é preciso assinar um plano mensal.

print-tela-iphone-8mm-vintage-camera-aplicativos-postgrain

Curiosidade: É impossível falar desse aplicativo e não mencionar que ele foi usado pelo diretor Malik Bendjelloul para gravar “Procurando Sugar Man”, vencedor do Oscar de melhor documentário em 2012.

3. CANVA 

Quem já usava o Canva pela web, não terá dificuldades para usar este aplicativo. O queridinho dos social medias agora está disponível em mobile para facilitar a vida de quem não tem tempo suficiente para fazer aquela arte toda trabalhada no PC que o cliente pediu em cima da hora.

Ele funciona igual ao site: você pode escolher um tema, adicionar uma foto, legenda, elementos gráficos e molduras, tudo gratuitamente (exceto por alguns grafismos que você precisa comprar online). O Canva permite criar publicações para redes sociais populares como Instagram, Facebook e Twitter e ainda faz thumbs para o YouTube. Disponível para Android e iOS.

print-tela-iphone-canva-aplicativos-postgrain

4. HYPE TYPE 

Sabe quando você quer adicionar uma legenda com fontes e desenhos diferentes no seu vídeo ou foto? O Hype Type faz! Disponível para Android e iOS, ele é voltado mais para criação de texto, mas ainda assim cria efeitos de vídeo semelhantes aos aplicativos anteriores.

O aplicativo é gratuito e apresenta modelos prontos de conteúdos para os usuários terem uma ideia de como seria aquela determinada publicação, algo parecido com o Canva, só que voltado somente para textos. É possível inserir efeitos de transição, controle de velocidade e cor tanto no vídeo quanto na foto e até no texto. Outro aplicativo parecido com ele é o Font Candy.

print-tela-iphone-hypetype-aplicativos-postgrain

5. VSCO  

Esse aplicativo já é bastante conhecido entre os instagrammers. Disponível para Android e iOS, ele é gratuito, mas possui compras disponíveis dentro do aplicativo. É voltado para a edição de fotos, tanto que tornou-se uma rede social onde os fotógrafos da plataforma compartilham imagens entre si, algo que já traz ótimos insights.

Ele é ideal para dar um up naquela sua foto que não foi tão bem enquadrada ou que a luz não favoreceu tanto no momento da captura. Possui mecanismos semelhantes aos grandes editores de imagens como Adobe Photoshop e Adobe Photoshop Lightroom, mas claro, sem a complexidade que esses programas trazem.

Apenas com alguns ajustes e filtros é possível ter uma imagem diferenciada e visualmente agradável. É possível tanto importar os arquivos da sua galeria, quanto fazer as fotos direto no app.

print-tela-iphone-vscocam-aplicativos-postgrain

6. LAPSE IT 

Tenho certeza que você já viu esse efeito em algum filme. O efeito de time-lapse é uma técnica de captura acelerada. Antes só era possível fazer esse tipo de gravação com câmeras profissionais, mas o aplicativo Lapse It te oferece a possibilidade de transformar aquelas cenas de minutos em segundos. E ainda ajustar e adicionar filtros personalizados!

A versão  gratuita disponibiliza gravação de até 240p. Já na versão paga, é possível expandir a qualidade do vídeo para 320p, 480p e 720p (HD). Ele ainda possibilita o compartilhamento direto no Youtube e Instagram. Disponível para Android e iOS.

print-tela-iphone-lapseit-aplicativos-postgrain

7. HUJI CAM 

Esse aplicativo para fotos virou febre nos últimos meses no Instagram. Disponível apenas para iOS, ele remete à nostalgia dos anos 90, trazendo os efeitos analógicos das câmeras fotográficas da época (em especial a primeira câmera descartável marca Fujifilm, lançada em 1998). O ar vintage que o aplicativo traz às fotos virou moda entre users e até nas fotos de celebridades como @manugavassi e @brumarquezine.

O diferencial é que a luz ambiente é que determina qual será o filtro aplicado no momento da click da foto, ou seja, nenhuma foto será igual a outra. A data que aparece “impressa” na imagem também pode ser alterada, tanto para mostrar o ano de 1998 (típico das fotos daquela década) quanto o ano atual.

Os efeitos de luzes e data na foto podem ser desativados antes de capturar a imagem. Todos esses recursos estão disponíveis gratuitamente para fotos feitas direto no aplicativo. Já para aplicar os efeitos da Huji Cam em fotos da sua galeria, é preciso fazer uma assinatura mensal.

print-tela-iphone-hujicam-aplicativos-postgrain

8. SNOW AR CAMERA 

Quem usa o Snapchat vai se familiarizar com o Snow Ar Camera. Isso porque o aplicativo coreano (que também é rede social) oferece diversos filtros para você fazer o seu vídeo ou foto de maneira personalizada e compartilhar com seus amigos.

Nele é possível criar conteúdos com os famosos efeitos de brilhos do app Kira Kira, inserir filtros analógicos no estilo retrô, buscar músicas direto da biblioteca do Snow, anexar emojis e sticker exclusivos, entre outras funcionalidades.

Ele não possui link direto com as redes sociais mais famosas como Instagram e Facebook, mas você pode salvar as publicações no rolo da câmera e depois postar. Também é possível interagir com os usuários da ferramenta pelo chat do app. Disponível para Android e iOS e totalmente gratuito.

print-tela-iphone-snow-ar-camera-aplictivos-postgrain

9. POCKET VIDEO 

Mais uma ótima opção gratuita para editar vídeos personalizados. É possível importar os vídeos da sua galeria e adaptá-los ao formato do Instagram Stories no recurso chamado de Snapchat Story (mas não se preocupe, é perfeitamente adaptável ao Instagram).

O Pocket Video conta com uma galeria própria de gifs, textos e imagens e também possui integração com Youtube, Facebook, Vine, Snapchat e Instagram. Ideal para os formatos de vlogs. Filma até 10 minutos em HD e ainda têm o recurso de Reaction Cam, onde você gravar takes de reações e uma biblioteca comercial de música gratuita. Disponível para iOS e Android.

print-tela-iphone-pocket-video-aplicativos-postgrain

10. PICSART 

A descrição do aplicativo gratuito promete 450 milhões de funcionalidades. 😱 O editor de fotos também é perfeito para elaborar Stories criativos com as imagens, isso porque inclui diversas ferramentas como colagem, adesivos, desenhos, gifs, filtros artísticos, tratamento de imagem (tipo o Facetune, sabe?), molduras, fundos, bordas, textos aplicáveis…

O app também simula o efeito de câmeras profissionais e faz vários tipos de montagens com as pictures. Com ele é possível salvar a foto ou vídeo no celular ou na rede social do próprio PicsArt, ou enviar direto para o Facebook e Twitter. Disponível para Android e iOS.

print-tela-iphone-picsart-aplicativos-postgrain

11. UNFOLD

Com o Unfold você pode personalizar seu Stories de uma forma bonita e envolvente para contar as suas histórias. Ele é perfeito para quem prefere seguir uma linha mais minimalista e super elegante, sabe? Esse aplicativo bombou lá fora e, agora, está fazendo bastante sucesso entre os influenciadores brasileiros.

O Unfold permite que você faça montagens a partir de modelos, usando fotos ou vídeos. Além de oferecer recursos gratuitos, é possível adquirir novos pacotes pagos. Disponível para Android e iOS.

print-tela-iphone-unfold-aplicativos-postgrain

12. A DESIGN KIT

Adicione mais cor nos seus Stories com o A Design Kit, aplicativo que complementa um outro aplicativo de edição que adoramos, o A Color Story. Com o A Desig Kit você pode adicionar brushes, texto e adesivos nas suas histórias. São mais de 30 fontes e 120 designs para você criar e se divertir!

Por enquanto, o aplicativo está disponível, gratuitamente, apenas para usuários iOS e disponibiliza compras internas para alguns recursos.

print-tela-iphone-design-kit-aplicativos-postgrain

13. OVER

Focado na criação e no design, o Over é um aplicativo intuitivo e super fácil de usar. Com ele, você pode transformar as suas fotos deixando-as muito mais atraentes para postar nos Stories. São mais de 10 mil layouts, gráficos e fontes para usar e criar designs incríveis!

Uma aplicativo divertido, cheio de ferramentas e funcionalidades que irão ajudar a turbinar o seu perfil no Instagram. Disponível para iOS, de forma gratuita, mas disponibiliza versão PRO paga.

print-tela-iphone-over-aplicativos-postgrain

Conhece algum outro app para produzir conteúdos criativos para o Instagram Stories? Já utilizou algum desses que citamos acima? Como foi a sua experiência? Compartilha com a gente! ♡😁☝🏻