Atualizações do Instagram – Dezembro/2017

Atualizações do Instagram – Dezembro/2017

por Katarina Nápoles

Publicado em 19 de dezembro de 2017

Se tem uma rede social passando por uma fase boa, essa rede é o Instagram. A ferramenta, que alcançou a marca de 800 milhões de usuários ativos mensais neste ano – e que deve chegar em 1 bilhão logo logo – tem lançado funções novas praticamente a cada mês. E por que elas fazem tanto sucesso? Porque são focadas em melhorar a experiência dos usuários!

O Instagram se mostra cada vez mais comprometido com os Stories e, neste mês de dezembro, deu uma atenção ainda mais especial para as hashtags. Dá uma conferida no que tá rolando de novo por lá:

Seguir por hashtag

Depois do surgimento no Twitter, as hashtags alcançaram espaço importante em toda a web, principalmente no Instagram. Elas são peças características da rede desde que a plataforma foi lançada pra Iphone, em 2010.

As atualizações do Instagram neste mês trazem uma nova forma de uso para as tags: os usuários podem, agora,  seguir uma hashtag, da mesma forma que seguem um perfil. Todo conteúdo produzido na rede marcado com a hashtag que o usuário seguiu pode aparecer no feed e na barra do Stories dele.

E não pense que seu feed vai ser floodado pelos posts das hashtags que você seguir. O que você vai receber são garimpos, posts selecionados. Eu mesma quando comecei a usar a nova função fiquei super ansiosa pra ver o que apareceria pra mim e precisei ter paciência.

Usar o recurso é fácil: basta pesquisar por uma hashtag ou clicar na hashtag de uma publicação que seja do seu interesse, como #música #cachorros ou #tecnologia. Lá, você vai ter opção de seguir a hashtag e receber um compilado das publicações relacionadas ao assunto:

GIF da pesquisa pela hashtag música

Treinando o algoritmo do Instagram

Quem começa a usar o recurso pode estranhar alguns posts de primeira e pensar que a função não é tão boa assim. Um dos motivos pra que você receba conteúdos que não quer ver pode ser explicado simplesmente porque, muitas vezes, uma hashtag tem dois ou mais significados diferentes na web. Por exemplo, uma pessoa apaixonada por embarcações pode seguir a hashtag #barca esperando receber vários posts sobre o tema, mas se decepcionar porque a tag também é usada pelos fãs do Barcelona, clube de futebol histórico da Espanha.

Print da tela de pesquisa da hashtag barca

 

A mesma hashtag também pode ser usada pelos viciados em sushi, já que um prato super famoso da iguaria japonesa consiste em juntar diversas peças de sushi dentro de uma barca. Já pensou no tanto de post diferente que pode existir dentro do mesmo grupo de tag?

É por isso que você precisa fazer o algoritmo do Instagram te conhecer, entender os seus interesses. O ideal é que a gente “treine” esse algoritmo. Pra fazer isso, basta se engajar nos posts que você gostar – curtindo ou deixando um comentário – e o Instagram vai te mostrar mais posts parecidos com aquele.

Da mesma forma, quando aparecer no seu feed algo que não te agrade, é só apertar no botão “Não mostrar para essa hashtag”:

Print do botão "Não mostrar para essa hashtag"

Você não vai deixar de seguir a tag, só vai ajudar a treinar o sistema pra ter uma experiência cada vez melhor na ferramenta.

Melhorando a experiência dos usuários

A nova atualização do Instagram combina inteligentemente o aprendizado do algoritmo com uma curadoria do próprio usuário. Seguir hashtags pode ser uma nova forma de você achar o que está procurando, inclusive de encontrar aquilo que você nem lembrava que gostava.

Isso também é uma sacada genial do Instagram pra fazer com que os usuários passem mais tempo no aplicativo. Afinal, cada hashtag que você seguir vai ser um conteúdo a mais no seu feed. Espertinhos, hein? 😛

GIF de um homem olhando o celular no meio da rua

 

Recurso a favor das marcas

Quem usa o Instagram como canal de marketing digital pode se dar bem com a nova função da plataforma. Usar palavras-chaves estratégicas sempre foi importante pra vender produtos e serviços, mas agora a nova função oferece mais uma oportunidade pra não se limitar apenas aos seus seguidores. Com a utilização estratégica das tags, as empresas poderão ficar acessíveis a novos públicos.

Marcas como a Farm, por exemplo, acabam saindo na frente com a nova função. A empresa de moda feminina já possui uma hashtag consolidada na rede: todo mês, milhares de mulheres usam o #tonoadorofarm. Imagina a quantidade de conteúdo que pode acabar parando no feed de possíveis clientes?

GIF da pesquisa pela hashtag #tonoadorofarm

 

Destaques dos Stories

A característica principal dos Stories é de que eles desaparecem em 24 horas. Fotos e vídeos tirados na brincadeira ou que passam uma informação rápida entram facilmente nas nossas histórias. Mas e aquele vídeo que a gente gostou muito e não queria que sumisse? Ou aquela informação que a gente queria deixar fixada no nosso perfil em forma de mídia? Agora dá pra fazer isso com as novas atualizações do Instagram pros Stories!

A sacada da vez são os destaques das histórias, lugar embaixo da sua bio onde você pode fixar imagens ou vídeos que já foram postados nos Stories. Você pode, inclusive, escolher uma imagem de capa pra cada grupo de história e nomear de acordo com o tema. Elas vão ficar destacadas no seu perfil até que você decida removê-las. Olha só as escolhas da cantora Anitta:

GIF do destaque de Stories de Anitta

Arquivo de histórias

Esqueceu de salvar aquela selfie que tirou pro Stories e já passaram as 24 horas? Sem desespero! Com as novas atualizações do Instagram a gente agora tem o arquivo dos Stories! Todas as mídias postadas na sua história serão automaticamente salvas no arquivo depois de sumir e ficarão disponíveis exclusivamente pra você, de forma privada. Chega de usar a memória do celular também, né? :p

Com seus Stories salvos no arquivo, você pode consulta-los a qualquer momento pra decidir o que fazer com as mídias: adiciona-la novamente à história, compartilhar como uma publicação no feed ou tornar um destaque no seu perfil.

Tutorial arquivo de histórias

Foto: Divulgação/Instagram

Novos stickers temáticos

Com as festas de fim de ano chegando, o Instagram liberou novos adesivos de Natal e Ano Novo: fogos de artifício, guirlandas, presentes e árvores de Natal estão entre os novos adesivos liberados. Além desses, sorvete, melancias, mala de viagem e outros stickers de verão também já estão disponíveis nas atualizações deste mês.

GIF dos novos adesivos

Um dos queridinhos das novas funções no Stories, o superzoom, também ganhou atenção especial neste mês. Agora, dá pra escolher três efeitos diferentes de trilha sonora na brincadeira: “Bounce”, “Beats” ou “TV Show.

Tutorial superzoom

Foto: Divulgação/Instagram

Outros filtros, como um novo tipo de maquiagem e de vidro embaçado também já estão disponíveis na plataforma:

Tutorial novos filtros

Foto: Divulgação/Instagram

Publicações recomendadas

Pra fechar o ano com chave de ouro o Instagram liberou mais uma atualização nas prorrogações de dezembro: as publicações recomendadas!

Em teste desde o início deste mês pra um pequeno grupo de usuários, o recurso foi oficialmente liberado para todos. Com a nova função, o Instagram vai mostrar posts recomendados no seu feed com base nas curtidas das pessoas que você segue.

Já era possível ter uma ideia disso na aba “Seguindo” ou na parte “Explorar” do aplicativo, mas, agora, as fotos e vídeos que seus amigos curtirem podem aparecer diretamente no seu feed.

Bateu o medo de curtir uma publicação sem querer de alguém que você não segue? No calor do momento do scroll? Pode ficar tranquilo! O Instagram deixa uma mensagem clara antes do post, avisando que aquela publicação pertence a função dos “Recomendados pra você”:

print das publicações recomendadas

E os ansiosos de plantão que precisam rolar a timeline inteira pra continuar os afazeres do dia podem ficar calmos também! A nova seçāo só aparece depois que você viu todos os posts de quem você segue no seu feed. É só mais uma sacada do Instagram pra manter a gente rolando a telinha do celular por mais tempo.

Junte essa atualização com a do seguir por hashtag e você verá uma rede social desejando que nós tenhamos uma experiência para além dos perfis que seguimos. Porém, diferentemente da função de seguir por hashtag, que é opcional – você que escolhe se vai seguir e quais tags -, a mais recente atualização do Instagram não nos oferece a autoridade da escolha.

Por enquanto, quem não quiser receber esse tipo de postagem no feed pode apenas ocultar a seção temporariamente. Basta clicar no menu de três pontos acima da foto e escolher “Ocultar”.

print ocultar publicações recomendadas

Para saber mais novidades do Instagram, você também pode assistir esse vídeo do nosso canal

 

E aí, conta pra gente: já começou a usar a nova função de seguir por hashtag? Deixa tua opinião sobre as novas atualizações do Instagram aqui nos comentários! 😉