Aumente o engajamento no Instagram com conteúdos interativos

Aumente o engajamento no Instagram com conteúdos interativos

por Postgrain Academy

Publicado em 06 de outubro de 2020

Encontrar um conteúdo inovador e que prenda o público não precisa ser impossível. Apostar na criação de conteúdos interativos é uma das melhores formas para aumentar o engajamento entre os seguidores pelo Instagram Stories.

 

Aumente o engajamento no Instagram com conteúdos interativos

via Augusto Zambonato no GIPHY

 


A IMPORTÂNCIA DE APRENDER O BÁSICO DO INSTAGRAM

Antes de mergulhar na produção de conteúdo, o interessante é você já ter uma base de conhecimento sobre a plataforma. Temos um curso de Instagram para Iniciantes aqui no Postgrain Academy. Esse material te ensina o que você precisa para dar o pontapé inicial em sua estratégia de Instagram Marketing. Nesse curso, você entende o que é branding e como estabelecer a sua marca na rede social, além de desenvolver habilidades para criar conteúdo relevante no seu perfil com uma narrativa única.

A PSICOLOGIA POR TRÁS DO INSTAGRAM STORIES

Segundo dados do próprio Instagram, cerca de 500 milhões de usuários assistem stories todos os dias. Aposto que você é uma dessas pessoas que passam parte do dia navegando entre eles.

Existe um gatilho psicológico relacionado ao uso do Instagram Stories. As pessoas tendem ficar mais engajadas para assistir os Stories quando comparado ao Feed, para não perder o conteúdo. Afinal, se o story não for fixado nos destaques, os seguidores têm apenas 24 horas para assistir os stories até o conteúdo sumir.

Isso está atrelado aos gatilhos de urgência e escassez. O psicólogo Robert Cialdini, escritor do best seller As Armas da Persuasão, analisa que esses tipos de gatilhos de persuasão são muito utilizados e eficazes em ações de vendas. O cliente, neste caso o seguidor, se sente ansioso para ver o quanto antes os stories e não se arrepender de ter perdido o conteúdo.

LINHA EDITORIAL E MOODBOARD

Construa a essência do tom de comunicação do seu Instagram estabelecendo uma linha editorial. Uma dica interessante para você organizar sua linha editorial é criar um moodboard para lhe ajudar a organizar as diversas referências que você pode utilizar no futuro.

Tente alinhar a comunicação de todo seu Instagram para deixar todos os aspectos em sintonia. Fotos, vídeos, estilo de copy, e até mesmo os memes, gifs e stickers precisam conversar entre si. Você pode criar uma pastinha para guardar seu repositório, pode ser no drive ou no Pinterest, uma rede social que nós super recomendamos se você está atrás de inspiração. Aproveite e coloque tudo que seja instagramavél em seu moodboard. Como filtro do que entra ou não no seu repositório faça a seguinte pergunta “Isso tem alta chance de ser compartilhado entre meus seguidores e representa o que eu quero expressar?”.

CRIANDO CONTEÚDOS INTERATIVOS

Se o seu foco for encantar os clientes, aumentar a quantidade de seguidores e manter um relacionamento duradouro, o Instagram Stories pode ser o aliado ideal para você e seu negócio nesta missão.

Existem diversos recursos interativos que, quando bem utilizados, prendem a atenção e geram reconhecimento de marca. O Instagram Stories nos permite publicar imagens, vídeos e textos que ocupam, verticalmente, toda a tela do dispositivo móvel.

Hoje vamos apresentar para você os adesivos lançados pelo Instagram, desvendá-los e trazer algumas iniciativas de como usá-los a favor de sua estratégia de Marketing Digital.

A TRILHA SONORA DA SUA HISTÓRIA

Sabe quando você tira foto de um momento que merecia uma trilha sonora devidamente à altura? Você pode inserir músicas nos stories através do sticker de música integrado ao Spotify e deixar seu story mais interativo.

Existem duas formas de usar:

1º – Direto do Spotify: basta abrir o Spotify, acessar a música que deseja usar, toque no botão de compartilhamento e escolha Histórias do Instagram. Você será imediatamente levado à tela de edição dos Stories e poderá incluir hashtags, adesivos e filtros normalmente.

A figurinha de música do Instagram é uma ótima de criar conteúdos interativos.

2º – Dentro do Instagram – Vá na opção do Instagram Stories e arraste para cima. Aparecerá um menu com diversas opções de funções, depois é só clicar em música para escolher a melodia. Você pode escolher qual trecho do som quer que fique nos stories e o “modelo” indicando a música. Ao todo são seis, que mostram desde a capa do álbum da música até a letra em diversas fontes na tela. Mas nem todas as músicas têm as letras registradas no Spotify, neste caso, somente as que tem esse registro podem aparecer no Instagram Stories.

Você pode usar a figurinha de música do Instagram para adicionar música aos seus stories.

FIGURINHA MENÇÃO

Esse é um ótimo recurso que tem alta chance de repost. Se você trabalha com moda de influência e ainda tem uma base pequena, que tal experimentar marcar as lojas ao postar o look que você está vestindo? Conseguindo um repost, por exemplo, sua conta já fica exposta para uma boa base de novas pessoas que provavelmente têm interesses similares aos seus. Aqui o exemplo foi de moda, mas pode usar qualquer categoria que converse com seu público e com o seu perfil.

Lembrando que só é possível compartilhar publicamente os stories de alguém se você foi mencionado nele. Neste caso, aparece a menção para você com um botão “adicionar ao seu story” via mensagem direta. Caso não tenha sido mencionado, você só consegue compartilhar o story por direct individualmente.

Print da figurinha menção do Instagram, usada para mencionar pessoas no Instagram Stories.

FIGURINHA DE HASHTAGS

Ao usar hashtags é preciso ter alguma relação ao conteúdo postado. Quando alguém clicar na hashtag que você inseriu, ela será levada para uma página onde estão todas as publicações que tiverem a hashtag correspondente.nAo usar esse tipo de sticker sua conta pode ser encontrada por pessoas que seguem e buscam essa hashtag.

Adicionar uma figurinha de hashtag. Quando as pessoas virem seu story, poderão tocar na figurinha e visualizar a página da hashtag que você inseriu.

FIGURINHA CONTAGEM REGRESSIVA

Que tal deixar seus seguidores ansiosos por novidades? Um dos recursos mais legais dos stories é a contagem regressiva. Se sua loja vai lançar um novo produto, ou você tem uma novidade para seus amigos, desperte a curiosidade com a contagem regressiva. Basta definir a data e hora do anúncio. Você pode personalizar a cor e o título também.

Ao assistir o story, seus seguidores poderão tocar na figurinha para ativar um alerta no celular que será emitido assim que a contagem chegar ao fim. Seus amigos também podem usar um botão para compartilhar o evento nos stories.

Adicione uma figurinha de contagem regressiva para fazer uma contagem regressiva a qualquer momento.

FIGURINHA DE ENQUETES

A figurinha de enquete é bem legal ao permitir que seus seguidores escolham entre duas opções. Vamos supor que você tem uma loja de tortas e quer lançar um novo sabor.

Ao usar o adesivo você pode perguntar aos seus seguidores qual é o sabor mais desejado. Além de fazer com que o cliente faça parte mais intimamente da sua empresa, você tem um feedback instantâneo e provavelmente quando o produto for lançado já tem pessoas interessadas na venda.

Adicionar uma figurinha de enquete ou de deslizador de emoji para escrever perguntas e personalizar as respostas.

FIGURINHA PERGUNTAS

Existem várias possibilidades para esse tipo de adesivo. Já que esse sticker permite o seguidor responder abertamente, você pode tirar dúvidas, pedir feedbacks, fazer um bate bola de perguntas e respostas.

Por exemplo, se você tem uma vaga de emprego para sua empresa, você pode abrir um caixa de perguntas para os candidatos que tirarem dúvidas sobre o cargo e a cultura da empresa. Em alguns países, incluindo o Brasil, é possível utilizar o adesivo de perguntas para pedir aos seguidores que enviem sugestões de músicas através do Instagram Stories. O sticker de perguntas é ideal para quem deseja passar mais tempo interagindo com os seguidores.

Adicione uma figurinha de pergunta para que as pessoas possam fazer perguntas ou enviar uma música a você.

FIGURINHA “DESLIZANTE”

O Emoji Slider, também conhecido como figurinha deslizante, serve como uma espécie de termômetro para seus stories. Ela é perfeita para medir, de forma qualitativa, qualquer pergunta. Lembra do exemplo anterior da torta? Agora é a vez de validar se as pessoas realmente curtiram o novo sabor.

Adicionar uma figurinha de enquete ou de deslizador de emoji para escrever perguntas e personalizar as respostas.

FIGURINHA “TESTE”

Que tal testar o conhecimento dos seus seguidores nos stories? Você pode definir até quatro opções de resposta para que os seguidores tentem descobrir qual delas é a correta. Você pode fazer isso mostrando opções de produtos da sua loja. Como esse exemplo de uma floricultura.

Adicionar uma figurinha de teste para escrever perguntas de múltipla escolha e personalizar as respostas.

FIGURINHA “PRODUTO”

Se você tiver uma conta aprovada e configurada para Compras no Instagram, é possível utilizar este adesivo para marcar produtos nas publicações dos stories. Lembrando que só é possível uma figurinha de produto por story.

FIGURINHA “PEDIDOS DE REFEIÇÃO”

Se você é tem um restaurante, com toda certeza esse é o sticker que dá match com seu negócio. Essa figurinha facilita os pedidos de comida por poderem ser adicionados aos stories de restaurantes que são parceiros com serviços de delivery de celular, como Rappi, Ifood e Uber Eats.

FIGURINHA “APOIE PEQUENAS EMPRESAS”

Se você é bairrista ou quer dar uma força para um amigo que está abrindo um negócio local, com esse sticker é possível marcar o perfil dele para indicar aos seus seguidores.

O adesivo de “apoie pequenas empresas” faz com que seguidores conheçam lojas, bares e restaurantes interessantes.

FIGURINHA “CHALLENGE”

Que tal realizar uma ação de marca desafiadora para sua empresa? Crie e participe de desafios com a figurinha #challenge. Ao selecionar esse sticker, será possível indicar o @ dos amigos e incentivá-los a participar junto com você.

Adicione uma figurinha de desafio para participar de desafios populares. Você pode desfiar outros amigos!

FIGURINHA “MANDA UMA DM”

Essa figurinha pode abrir um tema ou pergunta para uma conversa pessoal por mensagem direta. Ela é uma ótima opção para quem quer ampliar a interação com o público. Se você tem muitos seguidores e pouco tempo, cuidado ao usar para não deixar os contatos no vácuo.

Adicione a figurinha de "manda uma dm" para ampliar a interação com o público que acompanha suas postagens.

FIGURINHAS COMEMORATIVAS

As figurinhas comemorativas geralmente são temporárias. Elas frequentemente aparecem em uma data importante, feriados ou para apoiar uma causa. Esse tipo de sticker deixa o ícone do seu story com uma borda colorida, então vale apostar nelas para conseguir se destacar e apoiar uma causa em que você acredita.

As figurinhas comemorativas geralmente são temporárias.

✨ BÔNUS ✨

Além dessas figurinhas citadas acima, existem stickers que mostram a hora e temperatura. Também tem uma coleção de figurinhas com gírias brasileiras com termos comuns do Brasil, incluindo expressões como “eita”, “top”, “daora” e “lacrou”.


 

Quer aprender mais dicas de como criar conteúdos interativos? Há muito mais possibilidades a serem exploradas quando o tema é Instagram Stories. Se você quiser aprender mais e dominar de vez os recursos da ferramenta, temos um curso online completo sobre Instagram Stories no Postgrain Academy.

Produza conteúdo para atrair, engajar e converter seguidores. As aulas são produzidas por profissionais que atuam no mercado de marketing digital e você ainda escolhe o formato do conteúdo, podendo aprender por texto ou vídeo.

Acreditamos que a troca de experiências oferece uma oportunidade única de aprender através das vivências de outras pessoas. Se o seu negócio tem uma história, ela precisa estar nos Stories!

 

 O Postgrain Academy é a plataforma de educação em Instagram Marketing do Postgrain.