Add Yours: como usar o sticker Use a Sua do Instagram Stories

Add Yours: como usar o sticker Use a Sua do Instagram Stories

por Ana Tereza Moraes

Publicado em 14 de outubro de 2021

Com certeza você já começou a passar pelos Stories dos seus amigos e viu vários deles respondendo coisas como: top 4 filmes preferidos, 5 séries que te definem, 5 curiosidades sobre você, photodumps do mês, etc. Todo esse conteúdo vem da figurinha interativa para os Stories, chamada de Add yours ou Use a sua, em português.

Ela começou a ser liberada pros usuários aos poucos, mas caiu no gosto popular na velocidade da luz. Com várias pessoas aproveitando pra testar a novidade e criar correntes que viralizaram, como a do “poste sua foto favorita”, o Instagram rapidinho liberou o recurso pra todo mundo e já mostrou que o Use a sua veio pra ficar.

Vem com a gente que nesse texto a gente te conta tudo sobre mais esse lançamento do Instagram:

  • Como funciona o sticker Use a sua/Add yours
  • Como acessar o recurso
  • De que formas as marcas e criadores de conteúdo podem utilizar

O que é e como funciona o Use a sua, do Instagram Stories

“O Use a sua permite que os usuários compartilhem e expressem suas opiniões e criatividade em um tópico aberto, divertido e casual através dos Stories”, disse o Instagram em uma nota oficial sobre a novidade.

Pra usar é bem simples, assim com qualquer outro sticker dos Stories. Basta clicar na figurinha do Add Yours/Use a sua e digitar a sua chamada para ação ou frase que vai utilizar pra propor um tema pra esse tópico aberto. O primeiro viral criado com o novo sticker começou com um simples “poste sua foto favorita”, por exemplo.

Depois de compartilhado o Story com a figurinha, qualquer pessoa que veja seu post pode clicar na figurinha interativa e compartilhar no seu próprio perfil de acordo com a proposta. 

Quem fez o post original recebe uma notificação sempre que alguém interagir com o conteúdo, e também é possível checar o que as pessoas estão compartilhando dentro da feature ao clicar na figurinha.

E quem tem perfil fechado pode ficar tranquilo: dá pra participar da corrente como todo mundo, mas só quem te segue vai ter acesso ao seu post, como de costume. O novo sticker não vai expor seu perfil, nem se preocupe.

Add Yours: novo sticker do Instagram

Quem já tem acesso ao Use a sua/Add Yours

No começo, o recurso só foi liberado para alguns países da Ásia, mas isso não impediu que o sticker alcançasse o mundo todo logo de cara. Pouco tempo depois, ele já foi disponibilizado pra todo mundo! Então confere ai no seu Story que com certeza você já consegue lançar o seu próprio viral do Use a sua.

Por ser uma figurinha interativa com grande potencial de viralizar, a Use a sua/Add Yours chegou a fazer sucesso até no Brasil, onde os usuários ainda nem tinham acesso inicialmente. Agora que foi tudo liberado por aqui, diariamente é possível ver váaarios virais por dia que todo mundo responde, seja com imagens, listas, vídeo ou músicas.

O primeiro contato de muitos com o Add Yours provavelmente veio com a primeira corrente viral que surgiu com a novidade, onde os usuários postavam sua foto favorita e compartilhavam o sticker pra que outros fizessem o mesmo, o que fez a funcionalidade viajar o mundo. Um outro viral que também chegou ao Brasil foi o de compartilhar sua música preferida, que ganhou vários adeptos.

Add Yours: novo sticker do Instagram

Como usar o novo sticker do Instagram

Como em outras atualizações, o foco do Instagram é incentivar mais interações entre os usuários da plataforma para aproximá-los entre si e também levá-los mais pra perto das marcas e criadores de conteúdo. E o Add Yours ou Use a sua é a funcionalidade perfeita para isso!

Leia também: Aumente o engajamento no Instagram com conteúdos interativos

Se usado da maneira correta, como vimos, o potencial pra que uma ideia sua viralize é enorme, então pense em formas criativas (ou simples, mas eficazes!) de engajar as pessoas e incentivá-las a interagir com você compartilhando conteúdos.

Se você gerencia o perfil de uma marca, pode tentar engatar uma onda de conteúdos gerados pelos usuários que possam ser aproveitados no perfil da empresa.

Algumas ideias:

  • Para marcas de roupa, proponha aos usuários compartilharem seus looks preferidos montados com roupas que sua loja vende
  • Se você vende itens de decoração, crie uma trend pras pessoas compartilharem seus cantinhos preferidos da casa mostrando algum item seu e marcando seu perfil
  • No caso de criadores de conteúdo, que tal gravar um tutorial simples pro Story e adicionar o sticker sugerindo que as pessoas compartilhem?
  • Os restaurantes podem sugerir que os usuários compartilhem seus momentos mais marcantes vividos naquele local, por exemplo

Entre tantas outras possibilidades!

Conta pra gente aqui nos comentários o que você achou da novidade e de que formas as marcas e criadores podem utilizá-la 🙂