7 métricas do Instagram pra ficar de olho em 2022

7 métricas do Instagram pra ficar de olho em 2022

por Ana Tereza Moraes

Publicado em 16 de fevereiro de 2021

ATUALIZADO [2022]!

A cada ano, com as constantes atualizações do Instagram, algumas prioridades vão mudando dentro da plataforma e, entre elas, estão as métricas do Instagram mais importantes para se levar em consideração.

Entre mudanças como a opção de exibir ou não os likes, lançamentos como o Reels, em 2020, que opera de um modo diferente dos posts comuns no Feed, e curtidas nos Stories, alguns números ganharam ainda mais importância na rede social em 2022 e merecem atenção especial na hora de traçar sua estratégia e montar relatórios.

Nesse texto, confira as principais métricas para ficar de olho em 2022, como acessá-las e algumas dicas de conteúdos que podem te ajudar a impulsionar esses números.

Como acessar as métricas do Instagram Insights

Todos os dados sobre seus posts e conta podem ser visualizados facilmente pelo Instagram Insights, recurso da própria rede social. Pra isso, basta que seu perfil esteja na configuração de conta Business (de negócios) ou de Criador de conteúdo. Se você ainda não tem e não sabe como fazer, a gente explica tudo nesse texto aqui.

Se você já tem uma conta de negócios ou criador e não sabe como acessar o Instagram Insights, dá uma olhada no passo a passo super simples:

  1. Entre no seu perfil;
  2. Clique em “Ver painel profissional” e depois “Ver todos os Insights”ou vá diretamente no botão “Insights“;
  3. Escolha o período de análise (últimos 7 dias ou últimos 30 dias).

Instagram Insights: como acessar

Pronto! Depois é só ir explorando os dados disponíveis.

Relatórios do Instgram no Postgrain

Você também pode puxar todos esses dados de maneira prática usando o Postgrain. Pra isso, vá na aba “Relatórios” e confira as principais métricas da sua conta por lá, incluindo todas que vamos mencionar aqui nesse artigo! Se quiser, você também pode baixar esses dados em formato de PDF clicando no botão “Download” no canto superior direito da página. 

Métricas do Instagram para ficar de olho em 2021

O Postgrain registra suas métricas de um jeito fácil de compartilhar com clientes ou colegas. Além disso, por lá você pode ver um gráfico com a evolução do seu número de seguidores – e ainda personalizá-lo com as datas que quiser. 

7 métricas do Instagram pra ficar de olho em 2022

A seguir, vamos te mostrar algumas das métricas mais importantes pra você direcionar sua atenção na hora de produzir conteúdo. E escolhemos listá-las em uma ordem cronológica: por onde você deve começar olhando antes de montar seu novo planejamento até chegar na mensuração dos resultados. 

Vamos lá?

1. Dados demográficos

Antes de pensar em qualquer estratégia ou posts novos pro seu Instagram, uma das primeiras coisas que você precisa olhar são os dados demográficos e de comportamento dos seus seguidores! É com eles que a gente consegue conhecer e entender melhor o público que acompanha o perfil e, assim, saber pra quem direcionar o conteúdo.

Pra conferi-los, é só clicar em “Insights” e depois “Seu público”. Ao abrir, você vai poder acessar as seguintes informações:

  • Principais localizações de quem te segue (por cidade ou país)
  • Faixa etária
  • Gênero

E dá pra filtrar esses dados considerando as métricas do Instagram dos últimos 7 dias ou os últimos 30 dias. 

A partir daí, você irá entender o perfil do seu público em questões de idade, gênero e localização pra saber a melhor maneira de criar conteúdos direcionados pra quem te acompanha e que gerem uma aproximação da sua marca com essas pessoas.

Fazendo relatórios pelo Postgrain, você visualiza esses dados facilmente através da aba “Relatórios” e pode fazer o download deles em PDF.

Métricas do Instagram para ficar de olho em 2021

2. Melhor horário para postar

Na mesma página, você pode conferir em que horários e dias da semana o seu público costuma estar mais ativo e, assim, saber a melhor hora de postar! Vale levar em consideração também os dados demográficos de região nesse caso, pra pensar quais os principais fuso horários de quem acompanha seu perfil e tentar usar isso a seu favor.

Pra quem usa o Postgrain, não só fica mais fácil de acessar esses dados na aba de Relatórios como também você já pode deixar seus posts todos agendados pra esses dias e horários em que seu público está mais presente no Instagram. A dica de ouro aqui é se planejar com antecedência e já deixar os posts prontos pra serem agendados, assim não tem perigo de esquecer nem precisa ficar colocando despertador pra horários inconvenientes.

 

 

Métricas do Instagram para ficar de olho em 2021

3. Alcance

O Alcance sempre foi uma das principais métricas analisadas no Instagram, pois indica a quantidade de perfis que foram impactados por determinado post ou pelo seu perfil como um todo. Além disso, esse dado ajuda a entender quais conteúdos fizeram mais sucesso e também pode te guiar na hora de fazer o próximo planejamento. 

Com a chegada do Reels, que é entregue de um jeito diferente dos posts comuns no Feed e pode chegar a impactar até mesmo quem não te segue ainda, essa métrica ganhou ainda mais destaque na plataforma. E se o seu principal objetivo é ampliar seu alcance, é justamente em conteúdos pro Reels que você pode (e deve) investir. 

Além dos vídeos nesse formato terem mais facilidade de viralizar, as trends, hashtags populares de desafios e até os áudios utilizados ajudam a impulsionar o seu post ainda mais e fazer com que ele alcance novas pessoas tanto no Feed do Reels quanto na aba Explorar, onde esses vídeos têm um espaço reservado de exibição. 

Os Stories também são um formato que ajudam nesse sentido, já que cada vez que você posta algo por lá o seu perfil fica em evidência para os seus seguidores. Pra chegar ainda mais longe com os Stories, a dica é aproveitar ao máximo as features disponíveis como os stickers, tags de localização e hashtags. Incentive seu público a interagir e compartilhar seus Stories, assim o próprio Instagram entenderá que o post é relevante e irá entregá-lo pra mais pessoas.

As mesmas dicas valem pra posts no Feed: aposte em hashtags, marque a localização do seu negócio ou da região que você atua, se isso for relevante, e marque outros perfis (se fizer sentido, claro) pra ser encontrado entre os posts marcados. 

Em todos os casos, tente sempre incluir uma chamada para ação que leve as pessoas a compartilharem seu post com os amigos, pois esses compartilhamentos orgânicos ajudam (e muito) no seu alcance. 

3.1 Como checar o Alcance

Essa métrica pode ser observada de duas formas: individualmente, levando em conta os números de cada post, ou como um todo, checando o alcance do seu perfil.

Geral:

Pra conferir o Alcance geral, vá na tela de Insights e clique em “Contas alcançadas“. Em seguida, escolha o período de tempo que você deseja analisar: que pode ser de 7 ou 30 dias. 

Por post:

Já caso você queira olhar esse número por post, desça um pouco na mesma tela de Insights e procure por “Conteúdo que você compartilhou”. Lá, os posts estarão divididos por formatos e é só você clicar no que deseja conferir primeiro. Depois de abrir, é só escolher o período que deseja analisar, que pode ser de 7 dias a 2 anos, e selecionar.

Destacamos nos prints onde você deve clicar:

Métricas do Instagram para ficar de olho em 2021

4. Taxa de cliques (Toques) 

Se você gerencia o perfil de um negócio ou marca no Instagram, certamente tem como objetivo direcionar aqueles usuários que acompanham o perfil para outros lugares, como um site de vendas ou para o endereço físico de uma loja, por exemplo.

Pra checar se seus esforços têm dado certo para atrair esses usuários e aumentar as chances de convertê-los em consumidores da sua marca, fique atento às métricas do Instagram relacionadas aos Toques. Elas podem variar a depender do que você disponibilizou de informações na bio, por isso, preencha cada campo da sua bio com sabedoria.

No caso do link da bio, por ser limitado a apenas uma url por vez (e também por ser o único lugar onde qualquer pessoa, independente do número de seguidores, pode ter um link permanente e clicável) a solução pra expandir sua divulgação é usar um agregador de links como o Linklist, oferecido de forma totalmente gratuita pelo Postgrain. 

Assim dá pra reunir suas principais URLs em um só lugar e customizar com a sua cara: pode ser o site do seu e-commerce, links pra um produto ou promoção específica, link pro blog da sua marca, para o seu canal do YouTube, para outras redes sociais que você queira divulgar, etc.

Depois, você pode mensurar esses cliques tanto pelo próprio Instagram quanto pelo Linklist, que te dá um relatório do número de cliques em cada link disponibilizado no seu perfil. 

Pra checar o número de toques no link dentro do Instagram, você pode fazer isso entrando na aba de Alcance ou ver esse dado individualmente por post, pra entender melhor quais publicações direcionaram mais usuários a clicar no seu link na bio.

Passo a passo:

  1. Vá em “Interações”
  2. Desça a tela até a parte de “Publicações mais relevantes” e clique em “Ver tudo”
  3. Clique em “Curtidas” e troque a métrica a ser mostrada, selecionando “Toques no link” (ou na métrica de Toque que você desejar).

Métricas do Instagram para ficar de olho em 2021

5. Interações com o conteúdo (Engajamento)

As taxas de engajamento servem pra medir o quanto o seu público tem respondido ao conteúdo e se aproximado da marca. A métrica leva em consideração o número de comentários, likes, salvamentos, compartilhamentos e respostas aos Stories, e une-os em um único lugar pra que você tenha uma visão geral do engajamento na sua conta.

Aqui, as chamadas para ação também podem ser grandes aliadas pra te ajudar a aumentar as interações dos usuários. Experimente terminar suas legendas com perguntas ou com direcionamentos do que seus seguidores devem fazer. “Deixe suas sugestões nos comentários”; “Compartilhe esse post com seus amigos”; “Salve pra ter essa dica sempre em mãos” são alguns exemplos de como você pode fazer isso. 

Dê atenção especial principalmente a opção de Salvar, criando conteúdos que sejam úteis o suficiente para que as pessoas queiram guardá-lo e consultar mais vezes. Essa é uma das principais métricas de interação que o Instagram leva em consideração na hora de distribuir seus posts. Quanto mais pessoas o salvarem, mais a rede social entende que aquele conteúdo é relevante e vai entregá-lo para mais usuários que te seguem. 

5.1 Como checar as interações

Na tela inicial de Insights, procure por “Interações com o conteúdo” e clique para ver mais informações. Ao abrir, você verá individualmente os números de cada tipo de interação que recebeu nos últimos 7 ou 30 dias, a depender do período selecionado.

Nessa tela, os posts também aparecem separados por formatos – Feed, Stories, IGTV, Reels – e o Instagram te mostra as publicações mais relevantes que você fez em cada um deles. 

Métricas do Instagram para ficar de olho em 2021

6. Dados gerais dos Stories

Dentro das métricas do Instragram, os Stories têm todo um conjunto de dados a parte dos seus demais posts. Vale a pena ficar de olho neles pra entender como o seu público tem interagido com o seu perfil por lá. 

Aqui vamos trazer as Interações, que por si só já contabilizam vários tipos de ação:

  • Quantas pessoas responderam à sua história;
  • Quantas compartilharam com alguém;
  • Quantas visitaram o seu perfil depois do story;
  • Quantas clicaram no link da sua bio depois do story;
  • Quantas clicaram para entrar em contato com você (tanto por ligação como por e-mail);
  • E quantas clicaram nas figurinhas da publicação (marcações e hashtags).

Para acessar qualquer métrica dos Stories, entre em Insights e selecione o a parte de Stories mais recentes. Depois, é só selecionar a métrica desejada pra visualizar e o intervalo de tempo.

Métricas do Instagram para ficar de olho em 2021

O número de interações sempre vai ser uma soma de todas essas ações que citamos acima. Assim já dá pra ter uma ideia bem ampla dos tipos de conteúdo que têm mais retorno em termos de respostas, os que geram mais cliques no site, visitas ao perfil ou até mesmo quais marcações direcionam os usuários melhor. 

Outro dado específico que merece atenção especial é o de “Saiu”. É importante que essa métrica seja o mais baixa possível, afinal, representa as pessoas que não terminaram de ver seu conteúdo e pularam ou saíram dos Stories. Se esse número estiver expressivamente alto, é hora de refletir: será que postei mais do que o meu público está disposto a ver? Que tipo de conteúdo foi esse? Como posso melhorá-lo? Ou será que seria melhor esquecê-lo e apostar em outra coisa? 

Mas atenção: é importante lembrar que essa métrica tem um certo viés, afinal, é possível que o usuário tenha visto todos os seus Stories mas, no último segundo do último, tenha arrastado pra sair. E o Instagram não vai saber diferenciá-los dessa conta. Então interprete com cautela, sem entrar em desespero por pouca coisa.

7. Crescimento 

É hora de ver o balanço final!

Primeiro, vale lembrar que ter muitos seguidores não significa, necessariamente, que você terá mais sucesso no Instagram, pois tudo depende do quanto você consegue se comunicar com esse público e fazê-los engajar com o seu conteúdo. Ainda assim, é importante que você esteja atento aos dados de crescimento da sua conta à medida que for criando mais e mais conteúdos.

Você pode verificar esse dado acessando a página de “Público“, que vai te mostrar as seguintes informações:

  • Número atual de seguidores
  • Quantas contas pararam de te seguir nos últimos dias
  • Quantas contas começaram a te seguir
  • E qual o saldo final desses seguidores (que pode ser positivo ou negativo)

Métricas do Instagram para ficar de olho em 2021

Como dissemos, ter um número alto de seguidores não significa tanto por si só, mas é claro que ninguém quer ficar no “vermelho” e perder seguidores, né? Bom sinal isso não pode ser.

Por isso, fique atento em como anda esse seu “saldo” pra também entender melhor que tipo de conteúdos estão te ajudando a conquistar mais usuários ou se você tem feito algo que está gerando um resultado negativo, ou seja: perdendo mais seguidores do que ganhando. 

Esses números podem ser visualizados tanto por dias na semana – o que te ajuda a saber se algum post específico naquele dia teve um efeito positivo ou negativo -, quanto podem ser visualizados pela soma total daquela semana ou mês, fazendo um balanço geral do seus resultados. 

Crie o hábito de checar com determinada frequência esses dados pra poder acompanhar em que nível sua conta do Instagram vem crescendo, se ela está estagnada ou decaindo, o que, nos dois últimos casos, pode sinalizar a necessidade de repensar sua estratégia!

Os números mais importantes do Instagram são sempre relativos e dependem dos seus objetivos, mas já deu pra ver que alguns merecem consideração especial, né? Afinal, algumas métricas dizem muito sobre o efeito que seu conteúdo têm gerado.

Por isso, antes de colocar qualquer planejamento em prática, defina suas prioridades e objetivos a serem alcançados e crie o hábito de gerar relatórios mensais pra checar se sua estratégia vem funcionando ou se é hora de repensar as coisas!

Gostou das dicas? Conta pra gente nos comentários quais métricas você considera mais relevantes!