Como agendar post no Instagram: aprenda definitivamente!

Como agendar post no Instagram: aprenda definitivamente!

por Katarina Nápoles

Publicado em 01 de novembro de 2017

Se você é social media, freelancer, empresário, empreendedor ou até mesmo um entusiasta das redes sociais, já deve ter se perguntado se é possível agendar posts no Instagram.

Tendo alcançado a marca de 1 bilhão de usuários ativos, o Instagram é hoje uma das plataformas mais importantes numa estratégia de marketing atual. Mas por ser uma rede social bastante regrada, ainda não possui uma função que nos permita agendar posts diretamente na ferramenta.

Muita gente ainda trabalha de forma manual e entra na plataforma toda vez que precisa postar alguma foto, vídeo ou story – com a ajuda de um despertador, muitas vezes.

Se você ainda não sabe, eu te digo: dá sim pra agendar post no Instagram sem precisar estar online no dia e horário determinado que você quer que o seu post seja publicado. Quer saber como? Eu te conto nesse artigo! 😉

Por que agendar posts no Instagram é importante?

Somos seres humanos, não máquinas

O risco de você esquecer de publicar algo muito importante no dia certo é bem grande. Pode ser que você até se lembre de postar na data correta, mas é muito comum que a gente perca o melhor horário para publicar no perfil e, consequentemente, o engajamento.  

Programe todo o conteúdo da semana (ou do mês) com antecedência

É comum que você esteja pensando e produzindo no dia de hoje o que vai entrar na conta do Instagram que você gerencia no dia de amanhã? Ou até mesmo hoje? Vai por mim: deixar tudo programado com antecedência facilita muito seu trabalho, além de otimizar o seu tempo.

Claro que sempre vão surgir urgências no seu planejamento. Mas quanto mais organizado você estiver, menos elas vão impactar no seu trabalho. Sem falar que só o ato de se planejar e estar sempre de olho nas datas futuras já te previne de receber essas urgências.

Se desligar completamente das redes e do trabalho é essencial

É preciso separar o que é tempo de trabalho e o que não é. Agendar posts no Instagram vai te ajudar nisso. Ninguém merece acabar todas as demandas do escritório, chegar em casa e ainda ter que ficar se preocupando com uma publicação que precisa entrar no horário certo, né?

Tenha mais tempo para produzir conteúdo

Quem trabalha produzindo conteúdo para redes sociais, sabe: tempo é ouro. E quando a gente precisa designar parte desse tempo só pra publicar o que produzimos nas redes, parece que ele diminui ainda mais.

Por isso, agendar posts no Instagram vai te ajudar a ter mais tempo para produzir conteúdos. Com um conteúdo todo programado pra uma semana ou um mês, por exemplo, você tem dias livres pra focar apenas em pesquisa e produção.

Como agendar posts no Instagram – Passo a passo

Para agendar posts no Instagram você vai precisar do Postgrain. Acesse o site do Postgrain pelo seu computador e faça um cadastro na plataforma.

Já dentro do Postgrain, clique na opção Novo Post, que fica ao lado esquerdo da tela.

Print da plataforma do Postgrain: acessando Novo Post

Você pode clicar no grande quadro à esquerda e escolher a mídia do seu computador ou arrastar a foto ou vídeo da pasta do PC diretamente pro quadro. Ao lado direito, escreva uma legenda pra sua publicação. Se quiser, escolha emojis e adicione hashtags para aumentar a visibilidade do seu post! ?

Print da plataforma do Postgrain dentro da aba Novo Post

Para aumentar seu engajamento, você também pode selecionar uma localização. Clique em Selecionar lugar para abrir o mapa.

Adicionando localização no Postgrain

Com o mapa aberto na tela, você pode procurar por qualquer lugar disponível no aplicativo nativo do Instagram. Digite o nome da região ou do local e clique em Buscar localização. Depois de encontrar a localidade, selecione Buscar locais nesta região.

Como agendar post no Instagram e inserir localização

Agora é só clicar na localização que você deseja marcar!

Como agendar post no Instagram e adicionar localização

Dentro do agendamento, ainda é possível selecionar outras opções disponíveis.

Desabilitar comentários  vai te ajudar na publicação de um texto polêmico, quando você precisa contornar crises de comunicação ou evitar que algum assunto seja discutido no seu perfil do Instagram. Habilite esta opção e estará resguardado de comentários negativos naquele post específico.

Ative o Primeiro comentário se você não quiser poluir a legenda da sua publicação com várias hashtags. Você pode habilitar essa opção e deixar todas as hashtags agrupadas no primeiro comentário do post e a legenda ficará limpa, mais fácil de ser lida.

Você também pode compartilhar qualquer publicação agendada pelo Postgrain no Facebook ou no Twitter, basta habilitar as redes sociais na sua conta.

Como desabilitar comentários, ativar primeiro comentário e como compartilhar post no Facebook e Twitter

Depois de preparar todo o conteúdo, é hora de escolher o dia e a hora que você quer agendar a publicação!

Desmarque a opção Publicar Agora, defina uma data, uma hora e clique em Agendar.

Confirmação de agendamento de post no Instagram

A opção Agendar e manter campos vai te ajudar quando você precisar fazer postagens parecidas em horários diferentes. Escolha esse item para não ter que começar os outros posts do zero. Todas as configurações como legenda, localização e hashtags estarão salvas.

Depois de clicar em Agendar, o Postgrain vai te mostrar uma tela de confirmação, em que você pode conferir exatamente como sua publicação vai ao ar. Aqui é a hora de revisar! Confira se está realmente tudo certinho e selecione Agendar. Caso contrário, clique em Cancelar e volte a editar a publicação.

Confirmação de agendamento de post no Instagram

Como agendar Stories no Instagram

Pelo Postgrain também é possível agendar stories no Instagram! A ideia é a mesma, com a diferença de que, se você tiver um perfil com mais de 10 mil seguidores, é possível inserir o link para levá-los para o seu site, blog ou página de compra.

Como agendar story no Instagram

Além disso, o campo “legenda” não existe aqui porque o texto nos Stories vai diretamente na imagem ou vídeo.

Como agendar álbum no Instagram

Nem uma foto, nem um vídeo, nem um story. Você quer ter a possibilidade de agendar várias fotos ou vídeos em uma mesma publicação no feed. A boa notícia é que isso também é possível!

Basta clicar na opção Novo álbum no menu do lado esquerdo da página.

Como agendar álbum no Instagram

Checagem

Bateu a dúvida do que vai entrar essa semana? Confira tudo o que foi agendado e postado na aba Publicações.

Por aqui você consegue ver tudo o que ainda vai entrar no seu perfil e ainda pode editar se vir algum erro que passou despercebido. Também é possível excluir um post em caso de emergência ou que já não faça mais sentido de postar.

Checando publicações agendadas no Instagram

Ficou claro pra você? Se ainda não ficou convencido do que mostramos aqui, leia nosso artigo sobre os benefícios de agendar post no Instagram pelo Postgrain. Leia até o final pra pegar a surpresa que reservamos pra você!