Como fazer sorteio no Instagram: um passo a passo completo

Como fazer sorteio no Instagram: um passo a passo completo

por Katarina Nápoles

Publicado em 05 de abril de 2017

É incontestável o fato de que uma boa estratégia de marketing digital depende do engajamento do público, sobretudo nas redes sociais.

Além do oferecimento de conteúdo relevante, de chamadas para ação e das respostas aos comentários, aprender como fazer sorteio no Instagram pode ser um meio interessante de impulsionar o relacionamento com o cliente.

Você provavelmente já viu algumas empresas fazendo isso, não é mesmo? Quer saber como entrar nesse jogo? Confira nossas dicas a seguir!

1. Ofereça um bom prêmio

As pessoas amam ganhar presentes — e quanto melhor (ou mais útil) o item, maior o interesse. Pense no sorteio como um investimento: seu negócio desembolsa certa quantia para garantir um brinde ao ganhador e, no processo, angaria novos seguidores e visitantes interessados no que você tem a oferecer.

Uma maneira eficiente de promover sua marca e gerar atração pelos seus produtos é sorteando algo da empresa ou, por exemplo, um serviço gratuito.

Se você tem um bar ou restaurante, ofereça uma noite de graça com um acompanhante; se seu empreendimento é uma loja de roupas, sorteie algumas peças.

Considere o que despertaria interesse de seu público-alvo e use isso a seu favor para gerar o máximo de engajamento!

2. Defina de qual forma os seguidores podem participar

Quanto aos métodos para os seguidores participarem da ação, existem 3 que podem ser considerados os mais utilizados no Instagram:

  • curta para ganhar;
  • marcação de amigos;
  • publicação de foto com hashtag.

Curta para ganhar

A curtida para ganhar é o método mais fácil para que as pessoas entrem no sorteio. Com ele, você premia um dos usuários que curtiram a publicação.

Dessa forma, trata-se de uma estratégia interessante, tanto pela simplicidade quanto pelo fato de permitir uma visibilidade maior para a sua página. Isso ocorre porque o Instagram mostra aos usuários as publicações curtidas por pessoas que seguem.

Marcação de amigos nos comentários

A marcação de amigos é uma forma de garantir o aumento progressivo de visualizações em sua rede. Você pode pedir que o usuário marque dois ou três contatos nos comentários da imagem e, assim, chamar a atenção de mais pessoas para o conteúdo do seu perfil.

Como consequência, será despertado o interesse de quem for marcado na promoção. Essas pessoas indicarão outras, e assim sucessivamente.

Isso pode trazer um número considerável de comentários e até mesmo de curtidas na postagem, garantindo a devida atenção a importantes KPIs (ou indicadores de performance) em uma estratégia de marketing, além de um aumento orgânico no tráfego.

Post com hashtags

As hashtags são importantíssimas no Instagram. Elas podem fazer parte de uma campanha publicitária e da identidade da marca, além de indicar os assuntos mais comentados. Seu uso pode, também, ser uma maneira de entrar em um sorteio no Instagram.

Em primeiro lugar, tome o cuidado de criar uma hashtag curta, simples e chamativa, que se refira de algum modo à empresa. Uma possibilidade é definir um bordão ou, então, algo do tipo “#EuAmoMarcaX”. Use sua criatividade e elabore algo que possa cair na boca do povo sem gerar muitas margens para erros.

O segundo passo é estabelecer, como regra da promoção, a postagem de uma foto pelo usuário com a hashtag na descrição. Lembre-se de exigir que o participante apareça nela, para evitar que qualquer imagem pesquisada no Google em um minuto seja usada.

Quanto à foto, decida o que é melhor: se deve conter uma temática criativa, ou o seguidor utilizando algum produto da marca ou interagindo com a família e os amigos, por exemplo.

A hashtag tem um fator interessante: ao exigi-la, a marca utiliza a imagem dos participantes para garantir maior visibilidade entre os seguidores deles. Esse alcance aumenta progressivamente. Além disso, passa-se a incentivar a identificação do público com a marca.

3. Tenha regras claras

Já mencionamos isso nos tópicos anteriores, mas é sempre bom ressaltar a importância de se definir bem as regras da promoção.

Explique, passo a passo, o que o usuário deve fazer para participar do sorteio no Instagram: curtir a imagem? Comentar na foto? Postar um retrato com alguma hashtag? Como deve ser a imagem? Deixe claras as condições de participação.

Isso é importante para garantir mais transparência no momento de anunciar o vencedor. Se há critérios bem estabelecidos, não há margem para reclamações.

Tenha em mente que reações de pessoas que se sentem injustiçadas podem não ser tão razoáveis. Por isso, é importante manter a clareza e a honestidade com seus seguidores.

Especifique, também, a data em que o sorteio será realizado e a de divulgação do vencedor. Além disso, se possível, informe como o prêmio será entregue.

Por fim, é uma informação útil falar qual ferramenta será utilizada para apurar o resultado. Isso mostra aos seguidores que a promoção não será realizada de modo aleatório e, muito menos, estará sujeita a favorecimentos.

Exemplos de recursos para esse fim são o Sorteou, o Sorteador e o Strutta.

4. Atente-se às formalidades e questões jurídicas

É aí que entra a parte mais “chata” (porém super importante) dos sorteios: lidar com as normas das redes sociais e regulamentações previstas na lei. 

Planejar e executar um sorteio no Instagram pode parecer algo simples, como um post qualquer, mas por trás dele exigem algumas formalidades nas quais você deve prestar bem atenção pra não ter dores de cabeça depois com algo que, a princípio, parece tão banal.

No Brasil, a Lei nº 5.768, que regula as promoções comerciais, foi publicada em 1971. Apesar de ter sido atualizada em 2008, na época as redes sociais ainda não eram parte da nossa rotina como são hoje, portanto algumas definições ainda precisam ser atualizadas pra evitar tantas dúvidas na hora de se enquadrar às normas.

Por isso, é importante se informar bem pra seguir todos as exigências necessárias antes de pensar em realizar uma ação promocional nas redes sociais. A seguir, separamos algumas das perguntas mais frequentes pra te orientar em como fazer isso: 

  • Primeiramente: quais são os casos de exceção?

Existem algumas exceções que não se enquadram na regulamentação das promoções comerciais. Você deve primeiro checar se se enquadra em alguma delas (caso positivo, acredite, você já vai evitar muita burocracia!). São elas:

I – a distribuição gratuita de prêmios mediante sorteio realizado diretamente por pessoa jurídica de direito público, nos limites de sua jurisdição, como meio auxiliar de fiscalização ou arrecadação de tributos de sua competência;

Nesse primeiro item se enquadram órgãos e instituições públicas, administrados diretamente pelo Poder Público, que estejam fazendo sorteios pra aumentar de alguma forma a arrecadação de tributos.

II – a distribuição gratuita de prêmios em razão do resultado de concurso exclusivamente cultural artístico, desportivo ou recreativo, não subordinado a qualquer modalidade de álea ou pagamento pelos concorrentes, nem vinculação dêstes ou dos contemplados à aquisição ou uso de qualquer bem, direito ou serviço.

Ou seja: os casos de concursos sem cunho comercial.

Como nesse segundo item entram uma série de restrições, é preciso ter muita atenção pra confirmar de que o seu sorteio de enquadra nessa categoria na qual não é necessária a autorização. Pra não ter erro, vale a pena dar uma lida na Portaria Nº 422, de Julho de 2013, que descreve e regulamenta essa exceção.

  • Quem é o órgão responsável por fiscalizar os sorteios? 

Por muito tempo, a CAIXA era a responsável legal por fiscalizar e autorizar sorteios e promoções em território nacional. Porém, a partir de 2019, esse encargo passou para a Secretaria de Avaliação de Políticas Públicas, Planejamento, Energia e Loteria – SECAP do Ministério da Economia.

Para mais esclarecimentos sobre a aprovação da SECAP, consulte a página oficial da secretaria. Buscar essa autorização protege sua marca de eventuais penalidades, especialmente se for um negócio de alta visibilidade e uma promoção de grande repercussão entre seguidores.

  • Em quanto tempo sai a autorização?

O tempo pra protocolar o pedido pode levar, em média, de 40 a 120 dias. Portanto, é importante que você dê início a esse processo com o máximo de antecedência possível. A autorização e registro do sorteio podem ser feitos online, através do Sistema de Controle de Promoção Comercial – SCPC . Pelo sistema, é possível acompanhar o seu pedido e realizar a emissão online do certificado de autorização.

  • É cobrada alguma taxa pelos sorteios? 

Se o seu negócio é uma empresa regularmente constituída, é preciso recolher uma taxa de fiscalização, que incide sobre o valor do produto oferecido. As isenções contemplam sorteios realizados pelo Poder Público e Promoção Cultural.

Os valores atualizados da Taxa de Fiscalização de promoções comerciais podem ser consultados no site oficial da Secretaria Especial da Fazenda. Atualmente, os valores são cobrados com base no valor do prêmio:

  • O que é exigido para ter o sorteio autorizado?

O processo é burocrático, então são necessários uma série de documentos pra você conseguir a autorização. Separamos nessa tabela uma lista pra você separar todos que vai precisar:

O que você precisa pra conseguir autorização pra fazer sorteios no Instagram

  • Quais são as consequências de não seguir as normas corretamente?

Caso alguma dos itens previstos na Lei sejam descumpridos, como, por exemplo, a iniciativa de fazer um sorteio no Instagram sem autorização, a empresa pode ter que pagar uma multa no valor do prêmio, da taxa de fiscalização ou de um salário mínimo e até mesmo ser proibida de realizar qualquer distribuição de prêmios por até 2 anos. 

  • E quais são as regras do próprio Instagram?

É necessário ter sempre em dia a leitura do regulamento que a própria rede social disponibiliza quanto às promoções. O material oferece alguns detalhes a mais sobre as regras de postagem e visam distanciar o Instagram da responsabilidade pelo eventual resultado do sorteio, bem como de qualquer divulgação ou patrocínio.

Conclusão

O processo pode ser mais longo do que você esperava, mas voltamos a um dos pontos iniciais do nosso post: saber como fazer sorteio no Instagram é um investimento!

Em troca dos processos burocráticos que você talvez precise encarar e do valor do produto (ou serviço) que será oferecido como prêmio, sua empresa tem a chance de aumentar consideravelmente os níveis de engajamento e reconhecimento na plataforma, atraindo novos seguidores e potenciais consumidores do seu produto ou serviço 🙂