12 dicas pra criar legendas para Instagram [com exemplos]

12 dicas pra criar legendas para Instagram [com exemplos]

por Ana Tereza Moraes

Publicado em 18 de agosto de 2020

O Instagram se tornou conhecido por ser uma rede social voltada pra fotos, mas isso não significa que os textos não tenham importância por lá. Muito pelo contrário! É justamente por meio deles que conseguimos abrir um diálogo melhor com os seguidores e conquistar alguns dos principais objetivos de muitos perfis nas redes sociais, como o engajamento e conversão em vendas.

Os textos são tão relevantes que estão por toda parte na plataforma: nas imagens, nos vídeos, na bio, nos seus Stories… Mas aqui vamos te ensinar as melhores técnicas pra aplicar no principal espaço que eles têm no Instagram: as legendas! Acompanhe esse artigo pra ler o guia completo que separamos com 12 dicas para escrever legendas para Instagram que conquistem seguidores, engajem e convertam!

Então vamos às dicas pra escrever legendas para Instagram!

Nesse artigo, você vai aprender a:

Comece pelo planejamento

  • Conheça seu público

Entender o seu público é super importante não só pra melhorar as legendas para Instagram, mas também pra planejar o conteúdo como um todo. Se você está começando a criar conteúdo agora e ainda não tem uma base de seguidores bem definida, pense em que tipo de pessoas você deseja atrair com seus posts, quem se interessaria por aquele tipo de conteúdo e pelo produto ou serviço oferecido. 

Se você já tem uma base de seguidores formada, é só dar uma olhada no Instagram Insights pra entender melhor as características desse público. Por exemplo: qual é a faixa etária dessas pessoas? É um público majoritariamente feminino ou masculino? Quais posts têm gerado mais engajamento ou tiveram o maior alcance?

  • Determine um tom de voz

Uma prática que vai te ajudar a amarrar o seu tom de voz bem direitinho é a criação de uma persona. Explicando de um jeito bem simplista, a persona é uma pessoa ou personagem fictício que criamos pra representar diferentes tipos de usuários, consumidores ou a identidade de uma marca, como nesse caso. Pense em como ela se vestiria se fosse uma pessoa de verdade, se seria homem ou mulher, que idade teria, locais que iria frequentar, e, nesse caso, pense principalmente em como ela falaria. 

A Netflix, por exemplo, tem um tom de voz muito bem definido nas redes sociais. Normalmente seus posts costumam vir cheios de gracinhas, fazendo referências a memes e às vezes até mesmo respondendo os usuários de forma debochada. Tudo isso faz parte de uma estratégia de branding, que nos faz ver a marca como antenada, descontraída e jovem. Como você quer que sua marca seja vista a partir do modo como ela fala?

Dicas de legendas pro Instagram: defina seu tom de voz Dicas de legendas pro Instagram: defina seu tom de voz!

  • Defina objetivos pros posts

Nesse caso você pode pensar de forma macro, definindo o objetivo geral que você quer alcançar no Instagram (como: ampliar o alcance, gerar conversões, aumentar o engajamento, se tornar autoridade em algum segmento), ou de forma micro, considerando cada post individualmente.

Essa definição é importante pra te guiar na hora de escrever as legendas para Instagram. Se você quer um post específico pra impulsionar diretamente as vendas no Instagram, por exemplo, seu texto precisa persuadir seus seguidores a se interessar pelo produto e tomar uma decisão de compra, a clicar no site ou entrar em contato pelo direct, por exemplo.

Hora de desenvolver o conteúdo das legendas para Instagram!

  • Não tenha medo dos textões

Você costuma se controlar pra não escrever demais e tornar o post muito cansativo? Relaxa! Se o tema é útil e toca nas dores e necessidades do seu público, faz sentido pra sua marca e precisa de mais espaço pra ser compartilhado, não tenha medo de terminar escrevendo um textão. Mais vale uma legenda rica que agregue valor ao seu conteúdo do que algo mal explicado e raso, que não vai ajudar a trazer os resultados esperados.

Não existe regra clara ou tamanho ideal. Apenas o que funciona melhor pra cada conteúdo e pra sua marca.

Dicas de legendas pro Instagram: não tenha medo dos textões Dicas de legendas pro Instagram: não tenha medo dos textões

  • Impacte logo de cara

Tem medo que seu público não pare pra ler aquele conteúdo muito extenso? O segredo pra evitar isso está no começo do texto! Com tantos posts rolando no feed, você tem poucos segundos pra impactar seu seguidor e convencê-lo a parar no seu

Comece logo na primeira linha com uma frase de impacto que faça com que as pessoas queiram ler mais sobre o que você está dizendo. Pode ser uma informação ou dado que chame atenção do seu público, uma promessa, uma novidade, um título chamativo, etc. Só tome cuidado com os sensacionalismos, use apenas aquilo que é coerente com o que você vai trazer.

  • Banco de ideias

Ninguém está sempre cheio de criatividade pra escrever legendas para Instagram. Mas dá pra evitar travar quando tiver bloqueios criativos. Teve alguma ideia boa ao longo do dia e não sabe ainda onde usar ou acha que pode melhorar? Anote! Aos poucos você vai criando um banco de ideias pra recorrer sempre que tiver precisando de mais inspiração pra fazer uma legenda atrativa. 

Vale anotar tudo: citações legais, frases de efeito, um meme que você salvou, chamadas para ação que são certeiras pro seu público engajar, frases com perguntas pro final de cada legenda, etc. Se liga na próxima etapa que vamos te dar mais ideias sobre isso! 

Use técnicas de copywriting nas suas legendas do Instagram

  • Gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são técnicas textuais de persuasão pra elevar o interesse do público e levá-lo a realizar alguma ação. Existem vários exemplos por aí, e entre os mais usados são: Escassez, Autoridade, Prova Social, Comunidade, Reciprocidade, Urgência, Novidade e Antecipação. 

Nesse post da Hotmart, por exemplo, eles utilizaram do gatilho da Antecipação pra convencer seus seguidores a se inscrever em um evento online, atiçando a curiosidade deles pelo que vem por aí:

Dicas de legendas pro Instagram

Aqui no blog também já explicamos como aplicar os gatilhos mentais nos seus textos. 

  • Chamada para ação (Call To Action/CTA) 

Os CTAs (abreviatura para Call To Action) são os principais aliados dos gatilhos mentais pra convencer os usuários a agir. Afinal, se você quer que as pessoas façam algo, você pode (e deve!) reforçar isso nas suas legendas para Instagram com termos que chamam pra tomada da ação que você deseja, algo como: 

  • Compre
  • Assine
  • Clique
  • Inscreva-se
  • Acesse
  • Faça o download
  • Compartilhe
  • Comente

Entre muitos outros exemplos.

Seja pra atrair cliques no site de vendas, aumentar o número de downloads do seu produto, atrair engajamento ou simplesmente garantir que o usuário irá arrastar a imagem pro lado e ver o seu carrossel de imagens completo, os CTAs são elemento chave pra tornar suas legendas no Instagram ainda mais persuasivas e envolventes.

EXEMPLO:

  • Quer aumentar o engajamento? Convide seus seguidores a comentarem no seu post, a compartilharem com os amigos ou salvarem. Você pode dizer: “Comenta aqui embaixo se você também já passou por isso! Ou marque um amigo que já tenha feito isso”. Dessa forma, o usuário se sente convidado a engajar com aquele post e fica mais à vontade pra interagir.

Como falamos no tópico sobre criar um banco de ideias, você pode até deixar algumas frases dessas separadas pra aplicar na legenda, algo como: “Gostou? Comente e compartilhe com os amigos pra mais pessoas verem esse conteúdo“, ou outras frases que sirvam pra várias situações.

  • Aposte no storytelling

Todo mundo ama uma boa história. Através delas é possível se conectar com a sua audiência ainda mais, gerando identificação e empatia. Então se você tiver uma boa história pra contar, aproveite cada detalhe dela! Um bom storytelling cativa sua audiência e humaniza a marca ainda mais.

A Farm Rio, por exemplo, costuma apostar muito na técnica pra contar um pouco sobre o processo de criação das suas estampas e novas coleções. Ao contar as histórias sobre o que inspirou cada peça e sobre quem esteve envolvido no processo, a marca aproxima o público dos seus bastidores e atribui significado e valor emocional às coleções através do storytelling.

Dicas de legendas pro Instagram: use o storytelling Dicas de legendas pro Instagram: use o storytelling

Facilite a leitura das suas legendas para Instagram

  • Emojis

Os Emojis são bem mais do que “rostinhos bonitos”. Além de já serem uma forma de expressão muito conhecida e de fácil identificação, eles são uma ótima forma de tornar a leitura mais dinâmica por quebrar aquela carga pesada de muito texto. Mas cuidado! Use com moderação pra não ficar exagerado e ter o efeito contrário, de atrapalhar a leitura. 

Dica: você pode selecionar alguns pra utilizar com mais frequência e já recorrer a eles quando estiver sem ideias. Escolha aqueles que tenham mais a ver com a sua marca e tom de voz. Isso vai ajudar a unificar sua comunicação e a fixar melhor sua identidade de marca pro público. No caso do Postgrain, por exemplo, gostamos muito do coração azul, do raio e da lâmpada.

  • Formatação

Pense em formas de formatar sua legenda pra tornar a leitura mais fácil e menos cansativa. Se o texto ficar muito longo, por exemplo, você pode pular linha e dividir ele em parágrafos ou por tópicos que estão sendo abordados. Usar um Emoji na frente pra marcar cada início de parágrafo também é uma boa dica pra dar aquela quebra na quantidade de texto, como falamos aqui antes.

Dicas de legendas pro Instagram: facilite a leitura Dicas de legendas pro Instagram: facilite a leitura

Se a legenda for mais curtinha, talvez você não precise dividi-la, mas se quiser você pode, por exemplo, pular linha depois do seu texto inicial e encerrar com uma pergunta ou uma chamada pra ação que fique mais visível e separada do resto da legenda.

BÔNUS:
Como usar hashtags nas legendas

Sim, elas também são parte das suas legendas!

Como já explicamos aqui no blog no post sobre como usar hasthtags de forma estratégica, elas são uma ótima forma de fazer seu post atrair mais usuários pro seu perfil. Pense nelas como um complemento do seu texto, como etiquetas que marcam os tópicos que você abordou ali ou que você costuma trazer no seu perfil do Instagram de modo geral.

Mas, assim como os Emojis, escolha bem e evite excessos! Não existe uma quantidade certa ou errada, mas pense em termos que de fato tenham a ver com aquele conteúdo, pra chamar atenção pras pessoas certas.

Conclusão

Não existem regras ou uma receita única na hora de criar legendas para Instagram, mas se juntar um planejamento bem feito, acrescentar técnicas simples e efetivas pra melhorar os resultados e contar alguns truques na manga pra driblar os bloqueios criativos, pode confiar: não tem como dar errado!

Tem alguma dica pra criar boas legendas para Instagram que você queira compartilhar com a gente?

Vamos adorar ler! Comenta aqui embaixo 🙂