Legendas para Instagram: 7 dicas para chamar atenção!

Legendas para Instagram: 7 dicas para chamar atenção!

por Ana Tereza Moraes

Publicado em 18 de agosto de 2020

O Instagram se tornou conhecido por ser uma rede social voltada pra fotos, mas isso não significa que criar legendas criativas para Instagram não tenha importância. É justamente por meio delas que conseguimos dialogar melhor com os seguidores e conquistar engajamento e conversão em vendas a partir das redes sociais.

Os textos são tão relevantes que estão por toda parte na plataforma: nas imagens, nos vídeos, na bio, nos Stories. O espaço mais destacado que eles têm no Instagram são as legendas.

Conheça as 7 dicas para escrever legendas para Instagram que conquistem seguidores, engajem e convertam!

Como planejar legendas para Instagram?

Não se cria textos “do nada”, apenas por conhecer um tema. Por isso, planejar as legendas para Instagram faz parte do processo de planejamento de conteúdo. Confira as etapas essenciais!

1. Conheça seu público

Entender o seu público é super importante não só pra melhorar as legendas para Instagram, mas também pra planejar o conteúdo como um todo. Se você está começando a criar conteúdo agora e ainda não tem uma base de seguidores bem definida, pense em que tipo de pessoas você deseja atrair com seus posts, quem se interessaria por aquele tipo de conteúdo e pelo produto ou serviço oferecido. 

Se você já tem uma base de seguidores formada, é só dar uma olhada no Instagram Insights pra entender melhor as características desse público. Por exemplo: qual é a faixa etária dele? É um público majoritariamente feminino ou masculino? Quais posts têm gerado mais engajamento ou tiveram maior alcance?

2. Determine um tom de voz

Uma prática que vai te ajudar a amarrar o seu tom de voz bem direitinho é a criação de uma persona. Explicando de um jeito bem simplista, a persona é uma pessoa ou personagem fictício que criamos pra representar diferentes pessoais reais (usuários, consumidores) ou a identidade de uma marca, como nesse caso. Pense em como ela se vestiria se fosse uma pessoa de verdade:

  • se seria homem ou mulher;
  • que idade teria;
  • locais que iria frequentar;
  • e, nesse caso, pense principalmente em como ela falaria.

A Netflix, por exemplo, tem um tom de voz muito bem definido nas redes sociais. Normalmente seus posts costumam vir cheios de gracinhas, fazendo referências a memes e até soam debochados. Tudo isso faz parte de uma estratégia de branding, que nos faz ver a marca como antenada, descontraída e jovem.

Como sua marca quer ser vista a partir do modo como ela fala?

Dicas de legendas pro Instagram: defina seu tom de voz Dicas de legendas pro Instagram: defina seu tom de voz!

3. Defina os objetivos dos posts

Essa definição é importante pra te guiar na hora de escrever as legendas para Instagram. Você pode pensar de forma macro, definindo o objetivo geral a alcançar no Instagram, como ampliar o alcance, gerar conversões, aumentar o engajamento, se tornar autoridade em algum segmento. E de forma micro, considerando cada post individualmente.

Agende e gerencie conteúdos do Feed, Story e Reels do seu Instagram com o Postgrain. Faça um teste grátis por 7 dias.

7 formas de criar legendas para Instagram

1. Textos longos

Você costuma se controlar pra não escrever demais e tornar o post muito cansativo? Relaxa! Se o tema é útil e toca nas dores e necessidades do seu público, faz sentido pra sua marca e precisa de mais espaço pra ser compartilhado, não tenha medo de criar uma legenda rica e que agregue valor ao seu conteúdo.

Dicas de legendas pro Instagram: não tenha medo dos textõesDicas de legendas pro Instagram: não tenha medo dos textões

 

2. Banco de ideias

Nem sempre estaremos transbordando criatividade pra escrever legendas para Instagram. Porém, dá pra evitar os bloqueios criativos. Teve alguma ideia boa ao longo do dia e não sabe ainda onde usar ou acha que pode melhorar? Anote! Aos poucos você vai criando um banco de ideias pra recorrer sempre que tiver precisando de inspiração.

Vale anotar tudo:

    • citações legais;
    • frases de efeito;
    • um meme;
    • chamadas para ação que são certeiras pro seu público engajar;
    • frases com perguntas pro final de cada legenda. 

3. Gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são técnicas textuais de persuasão pra elevar o interesse do público e conduzi-lo a alguma ação. Existem vários exemplos e os gatilhos mais usados são:

  • escassez;
  • autoridade;
  • prova social;
  • comunidade;
  • reciprocidade;
  • urgência;
  • novidade;
  • antecipação. 

Neste post da Hotmart, por exemplo, eles utilizaram o gatilho da antecipação pra convencer seus seguidores a se inscreverem em um evento online, atiçando a curiosidade deles.

Dicas de legendas pro Instagram

A propósito, aqui no blog também já explicamos como fazer copywriting no Instagram

4. Chamada para ação (Call To Action/CTA)

Os CTAs (abreviatura para Call To Action) são os principais aliados dos gatilhos mentais na hora de convencer os usuários. Afinal, se você quer que as pessoas façam algo, você pode reforçar isso nas suas legendas para Instagram com termos convidativos, como:

  • Compre
  • Assine
  • Clique
  • Inscreva-se
  • Acesse
  • Faça o download
  • Compartilhe
  • Comente

Seja pra atrair cliques em site de vendas, aumentar o número de downloads do seu produto, ou atrair engajamento, os CTAs são fundamentais pra tornar suas legendas no Instagram ainda mais persuasivas e envolventes.

5. Storytelling

Com uma boa história é possível se conectar com a sua audiência, gerando identificação e empatia. Então se você tiver uma boa história pra contar, aproveite cada detalhe dela! Um bom storytelling cativa sua audiência e humaniza a marca ainda mais.

A Farm Rio, por exemplo, costuma apostar muito na técnica pra contar um pouco sobre o processo de criação das suas estampas e novas coleções. 

Dicas de legendas pro Instagram: use o storytellingDicas de legendas pro Instagram: use o storytelling

6. Emojis

Além de serem uma forma de expressão popular e de fácil entendimento, os emojis tornam a leitura descontraída se usados com moderação. Selecione alguns compatíveis com a sua marca, pois isso ajuda a unificar a comunicação e a fixar a identidade de marca. 

7. Formatação

Formate sua legenda pra deixar a leitura mais fácil e menos cansativa. Se o texto ficar longo, pule linhas para dividi-lo em parágrafos. Use um emoji pra marcar cada início de parágrafo e pra reduzir a quantidade de texto.

Não existem regras na hora de criar legendas para Instagram. Com um planejamento bem feito, técnicas simples e efetivas pra melhorar os resultados e alguns truques pra driblar os bloqueios criativos, pode confiar: não tem como dar errado!

Tem alguma dica extra? Comenta aqui embaixo!

Agilize a sua produção de conteúdo para Instagram com agendamento de posts e gerenciamento da conta direto do Postgrain. Faça um teste grátis e aproveite todos os recursos da nossa plataforma.