Cadastre-se
Por
Katarina Nápoles
05/01/2018
às 12:26

Como pular linha no Instagram

Já passou pela situação de precisar pular linha no Instagram para deixar a legenda mais organizada e, depois de postar a foto ou o vídeo, perceber que não ficou nenhum espaço entre as linhas?

Agora o Instagram já permite que os usuários pulem linha normalmente dentro do aplicativo, apenas com a tecla Enter. Ainda assim, algumas regras podem dificultar o uso desse novo recurso.

Então, se você quer saber como pular linha no Instagram para deixar suas legendas definitivamente ajustadas, continua lendo esse texto que a gente te explica tudo! 😉

Use a tecla Enter no Instagram

Depois de muito tempo – e depois dos usuários encontrarem diversos macetes para conseguir criar espaços entre linhas nas legendas do Instagram –, a rede social finalmente liberou o recurso que permite usar a tecla Enter dos smartphones para criar espaços.

Mas não pense que é só sair clicando Enter aleatoriamente que sua linha vai ser quebrada, tá? Para que a legenda fique bem configurada no Instagram, é preciso seguir algumas regrinhas:

  1. Não usar emojis no início do parágrafo que vem depois da quebra de linha;
  2. Não adicionar espaço antes ou depois de uma quebra de linha.

Se ficou difícil de entender, confere nas imagens abaixo os exemplos de cada ação dessa na prática (que você não deve fazer para pular linha no Instagram):

Erros na hora de pular linha no Instagram

A gente sabe da importância de usar emojis no começo de frases para criar listas ou deixar a legenda com um aspecto mais bonito visualmente. Por isso, também vamos te ensinar como escapar dessa regra do Instagram!

O segredo está no caractere invisível!

Todo caractere que a gente digita é formado por um código diferente. O caractere invisível nada mais é do que um padrão em braile, reconhecido apenas por leitor de tela. Por isso, não fica visível pra maioria dos usuários do Instagram. Dito isso, é importante lembrar que o uso do caractere invisível pode afetar a experiência de usuários com deficiências visuais, tá bem? Não esquece disso. 

O ideal é que você utilize o caractere invisível apenas quando o Instagram não permitir a quebra de linha dentro do aplicativo.

E como usá-lo?

Utilizar o caractere invisível é uma simples tarefa de ctrl + c e ctrl + v. Confere o passo a passo abaixo: 

  1. Copie o espaço entre as setas aqui ao lado. Apenas o espaço ENTRE elas, não as setas em si. >>⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀<<
  2. Pule a linha normalmente no Instagram
  3. Cole o caractere invisível no espaço que ficou entre essas linhas

Como pular linha no Instagram com o caractere invisível

Pronto! A linha será pulada mesmo com um emoji no começo do parágrafo =)

Dica: testei colar o caractere invisível numa conversa do WhatsApp (pra ficar mais fácil de copiar na hora que fosse usar o Instagram pelo celular) e funcionou! Você pode deixar já salvo por aí.

Use o caractere invisível no Postgrain

Uma forma super simples de usar o caractere invisível e formatar sua legenda é pelo Postgrain. Pra quem produz conteúdo em massa e pelo computador, o uso fica ainda mais fácil. Olha o passo a passo:

  1. Dentro do Postgrain, clique em Novo Post ou Novo Àlbum
  2. Clique nos três pontinhos que aparecem no canto direito embaixo da caixa de mensagem
  3. Ative o caractere invisível nas Configurações de legenda

Pronto! Sempre que você clicar no Enter do teclado depois de ter ativado a configuração, o caractere invisível será acionado. Assim, é possível pular linha em qualquer condição, inclusive com emojis no começo das frases.

Como usar o caractere invisível pelo Postgrain

Como usar o caractere invisível pelo Postgrain

Lembre-se: o caractere invisível deve ser ativado em cada post individualmente.

Mas por que formatar legendas?

Se o seu foco é escrever legendas curtas e impactantes, ok, você não vai precisar se preocupar muito com o caractere invisível.

Mas, quando falamos de marketing no Instagram, em que o objetivo das marcas é apresentar conteúdos, divulgar preços de produtos e serviços, disponibilizar contatos e fazer boas call-to-action (chamadas para ação), o caso muda muito. Imagina só colocar todas essas informações num texto corrido?

Numa rede social em que o apelo visual é a principal característica, ter uma legenda bem escrita e visualmente bonita é de extrema importância.

Quebrar linhas com o caractere invisível pode ser o segredo pra deixar seus posts mais limpos e organizados. Uma legenda bem feita faz com que mais pessoas leiam o seu conteúdo. Consequentemente, você terá mais chances de impactar novas pessoas. São esses detalhes que parecem mínimos, mas que acabam fazendo toda a diferença.

E aí, conseguiu aprender como usar o caractere invisível pra pular linha no Instagram? Se restou alguma dúvida, não deixa de perguntar pra gente aqui embaixo nos comentários, beleza? 😉