Como ganhar seguidores no Instagram sem pagar nada

Como ganhar seguidores no Instagram sem pagar nada

por Postgrain

Publicado em 18 de janeiro de 2018

[Atualizado: 17 de Dezembro de 2021]

Sabe aquela máxima de que qualidade é melhor do que quantidade? Ela também é válida pro Instagram. Mas pode confiar na gente: dá pra conseguir o melhor dos dois mundos! 

À primeira vista, pode parecer difícil conseguir engajamento, curtidas e seguidores no Instagram de forma orgânica. Chega a impressionar os milhões de seguidores que alguns perfis possuem, mas não precisa se assustar! 

É só acompanhar esse artigo que vamos te dar 10 dicas de como ganhar seguidores no Instagram atraindo usuários de “qualidade”, ou seja, usuários ativos que vão engajar com o seu perfil e ter grande potencial de conversão pros seus objetivos. E o melhor: você não vai precisar pagar nada pra conseguir isso!

Vamos nessa? Anota aí:

10 dicas de como ganhar seguidores no Instagram (sem pagar nada!)

1. Crie um perfil atraente

A primeira impressão é a que fica, seja online ou offline. Por isso, como o perfil é a primeira coisa que alguém vê quando visita sua página, ele se torna tão importante quanto a aparência do seu site. 

O Instagram deixou de ser apenas uma rede social e hoje ela é vista como um dos principais motores de busca e vitrine para qualquer negócio. Os consumidores querem saber a maior quantidade possível de informações sobre uma empresa, marca ou produto antes de consumi-lo, e é lá que eles vão procurar. 

O perfil precisa harmonizar e transmitir a essência de uma marca. É a partir dele que seus possíveis clientes vão encontrar identificação, interagir e talvez até “bater o martelo” sobre a decisão de compra e é assim também que você vai ganhar seguidores. 

Sua conta do Instagram precisa ser esteticamente agradável, o que inclui nome, imagem e biografia. Também é fundamental entregar bons conteúdos e conversar com o público-alvo de forma clara e objetiva. 

Veja, por exemplo, o perfil da marca Forever 21:

Crie um perfil atraente pra ganhar seguidores no Instagram sem pagar nada

Lembrete: o perfil no Instagram é a primeira impressão da marca. 😉

Um perfil com informações de contato e botões de call-to-action, como endereço, e-mail e link para o seu site ou loja se torna mais convidativo para despertar interações com o seu público. Para isso, é preciso transformar o perfil pessoal em um Business Profile ou numa conta de Criador de Conteúdo. É através dele que você atrai mais seguidores, curtidas, menções e comentários.

Aqui no blog, já ensinamos o passo a passo de como fazer essa troca, listamos as funcionalidades do Instagram Business e como você pode aplicá-las para vender mais e nesse outro te ajudamos a tirar melhor proveito das funcionalidades do Instagram Creator! 

2. Desenvolva um estilo único

O Instagram é uma plataforma movida por conteúdo visual, o que explica o mais de 1 bilhão de usuários ativos. Sabemos o quanto é difícil se destacar em meio a tantas @. Por isso, para se consolidar na plataforma, você deve adotar uma identidade que reflita sua marca através das cores e seus significados Esses elementos contribuem para formar um estilo único. Pesquise bem e determine o seu estilo.

Você pode também brincar com os filtros nas imagens, cenários, legendas, gifs, memes e vídeos. Absolutamente tudo pode (e deve) ser personalizado na sua conta do Instagram de acordo com a sua identidade visual, pensando sempre em quem vai consumir aquilo que está sendo exibido.

Repare o perfil da loja Nasty Gal. Ele é irreverente e mistura imagens e vídeos de filmes com personalidades famosas, passando uma ideia de descontração que “casa” totalmente com a ideia que a marca quer transmitir.

Desenvolva um estilo único pra ganhar seguidores no Instagram sem pagar nada

3. Planeje seu feed

Pegando um gancho no que falamos anteriormente: não é a toa que existem diversos aplicativos que organizam o feed no Instagram. Ele é o componente chave que atrai as pessoas até o seu perfil. Isso não significa que o feed precisa ser milimetricamente harmonizado, afinal, não adianta exibir fotos lindas sem que elas se comuniquem com o conteúdo, mas um profile com fotos originais, bem elaboradas e relevantes é certeiro! 

O ideal é sempre pensar para quem aquele conteúdo será redirecionado e se a sua persona vai gostar de ver isso. Se a resposta for “sim”, você está no caminho certo. 

É interessante também ficar ligado(a) nos #trendingtopics. Ao pé da letra, são os assuntos mais “bombados” do momento. Com eles você pode tirar insights sobre o que criar de conteúdo e se aproximar ainda mais da sua persona.

4. Personalize as legendas

O algoritmo do Instagram exibe postagens nos feeds de um usuário com base na possibilidade dessa pessoa estar interessada no  seu conteúdo. Isso significa que uma foto ou vídeo com muitos comentários e likes têm mais chance de aparecer para os seus seguidores. É por isso que sua legenda precisa ser atraente e fácil de ler. 

Não importa se é grande ou pequena, ela precisa entregar valor. Prenda a atenção do leitor nas primeiras palavras. As palavras iniciais são as mais importantes para uma legenda em qualquer rede social.

É importante ter coerência entre o contexto do perfil e a marca a qual ele representa. Por esse motivo, o primeiro passo é conhecer seu público. Digamos que sua persona é do tipo que conhece bem dos memes do momento, ela vai entender aquela referência que você fez na sua última publicação? O seu público é adepto ao uso de emojis? Eles vão interagir com essa publicação?

Tudo isso deve ser observado e, como você não possui superpoderes e ainda não prevê o futuro, essas respostas só podem ser encontradas através de testes. Analise as métricas fornecidas pelo Instagram Business, observe o engajamento, quem comentou, curtiu e repostou. Assim, aos poucos, você encontrará a maneira certa.

Temos também um post super completo com 12 dicas pra te ajudar a criar legendas criativas e que vão trazer resultados pros seus posts. Pra conferir é só clicar no link! 

5. Fique de olho nas hashtags

As Hashtags não estão ali por acaso, elas servem pra que as pessoas lhe encontrem. Com a função em que é possível seguir várias hashtags ao mesmo tempo e ver as atualizações de conteúdo na sua timeline, como se você estivesse vendo as atualizações de um amigo que você segue. Legal, né?

Também não adianta sair publicando todo tipo de #hashtag e achar que vai acontecer o milagre da visibilidade, #seliga. Assim como a legenda, ela é uma estratégia de marketing digital e deve ser empregada com cautela. 

Vale investir em hashtags populares, pois estas já possuem maior visibilidade e têm mais chance de serem notadas. Para decidir quais usar, faça um teste: veja quantas pessoas já a publicaram usando determinadas hashtags e avalie o volume, conteúdo e público e se vale a pena pra você (lembrando que não necessariamente as de maior volume vão ser sempre as melhores, ok?). Algumas marcas, por exemplo, criam as suas próprias hashtags. Muitas vezes elas são inseridas em uma campanha de marketing digital específica, como é o caso da Adidas e Victoria’s Secret.

Essa estratégia atinge um maior número de público, instiga as pessoas a procurarem mais conteúdo da sua marca e faz com que os seguidores publiquem mais mídia usando a (#) criada por você. 

Um outro ponto recomendado é usar as hashtags no primeiro comentário. Dependendo da quantidade, publicá-las dentro da legenda pode poluir o texto, dificultando a compreensão do leitor. Aqui no Postgrain, deixamos essas duas opções disponíveis para os nossos clientes. É possível tanto usá-las no texto quanto no primeiro comentário. Essa escolha fica a critério do usuário.

6. Frequência de publicação

A pauta mais discutida entre os social medias.

Qual a frequência ideal de postagens? Uma vez ao dia? Dez vezes ao dia? Um vez por semana? Ok, vamos solucionar esse enigma agora!

O grande segredo é que não há segredo! Isso mesmo, @! Assim como nas legendas e hashtags, é importante fazer testes e mais testes e analisar as métricas (sempre e sempre) do seu perfil, pois são elas que devem ditar suas estratégias. 

Comece observando os dias da semana que costumam ter mais alcance pros seus posts, os horários que funcionam melhor pra cada conteúdo, se seus seguidores engajam bem com uma quantidade x de posts, se dá pra aumentar, se é melhor reduzir… Teste tudo! Não é mágica, é marketing digital.

gif-magic-instagram-postgrain

7. Concorrência

É interessante analisar os perfis concorrentes e observar as estratégias usadas por eles para atrair seguidores. Você não vai copiá-los (não faça isso!), mas é legal estudá-los para aprender como eles lidam com o público, quais erros eles estão cometendo e você pode evitar e quais acertos podem te inspirar.

Analise as publicações com maior número de likes e comentários e observe a forma que eles entregam conteúdo.Tudo isso pode ser analisado em apenas alguns minutos e essas respostas podem aperfeiçoar a sua estratégia de marketing no Instagram.

Acredito que você esteja se perguntando se é ético fazer esse tipo de “espionagem”, mas fique tranquilo, isso é algo bem recorrente no nosso universo digital. E não, não existe nada de antiético nisso.

gif-concorrencia-instagram-postgrain

O processo de coleta de dados, geração de informação sobre os jogadores principais do seu setor e análise para tomar melhores decisões empresariais pode ser chamado de inteligência competitiva

Dica: Adicione os seguidores das contas concorrentes. Sim, estamos em uma rede social, não há problema nisso. A teoria é que se elas estão seguindo esses perfis da mesma área de atuação que o seu, podem ter total interesse no seu conteúdo também, então por que não tentar? ?

Update: Com a função de seguir por hashtags, você pode também dar follow nos seguidores daquelas (#) relacionadas ao seu nicho. Dessa maneira você expande a sua lista de fãs e divulga o seu conteúdo para mais gente.

8. Seja um membro ativo

Sim, até porque não adianta estar numa rede social de alto impacto e não estar participando ativamente dela. Como você quer chamar a atenção das pessoas se não faz o suficiente para ser notado?Não esqueça de interagir com osperfis da sua rede! 

Responda comentários nas suas publicações, comente nas fotos dos seus seguidores mais engajados ou que citem sua marca, mencione com @ nas marcações, utilize hashtags, reposte o conteúdo deles relacionado à sua marca, envie Directs, faça Stories, participe das Lives, crie enquetes, faça sorteios, promoções, concursos… Enfim, interaja para fazer seu público interagir com você.

gif-likes-instagram-postgrain

9. Explore tendências e assuntos populares

Sabe aquele meme do momento? Aquele gif que viralizou? Eles podem ser o seu próximo post de sucesso! Fique sempre atento às tendências, elas ditam o que virá de novo. Canalizar as tendências pode ser a porta de entrada para conquistar novos seguidores. Um bom exemplo de tendência para o cenário atual são os memes em vídeo, que foram até citados no Trends Report de 2022 do Instagram. Usar vídeos engraçados em virais para falar de contextos que o seu público se identifica pode ser uma boa estratégia. 

10. Explore bem todos os formatos do Instagram

O Instagram oferece vários espaços e formatos pra você usar, então não se limite apenas aos posts no Feed! Use a criatividade pra criar conteúdo pro máximo de formatos possíveis (e que façam sentido pro seu perfil, claro!) e invista principalmente no Reels, o formato que mais vem chamando atenção e que mais facilita o alcance de novos usuários e, consequentemente, vai te ajudar a atrair novos seguidores

O Reels conta sempre com um espaço de destaque na aba Explorar, que mostra os vídeos pra vários usuários que não necessariamente sejam seus seguidores. Isso aumenta a probabilidade de ser encontrado por usuários aleatórios que estão literalmente rolando o feed de sugestões do Instagram e ainda não te seguem.

Aposte em vídeos dinâmicos e criativos e fique de olho nas tendências do formato, que muitas vezes surgem no TikTok.

Agora, quando o assunto é Instagram Stories, não tem pra onde fugir! Você precisa estar presente por lá, isso é fato. Os Stories têm o poder de chegar mais rápido ao seguidor e assim conquistar um público maior de uma forma mais direcionada. Com as novas atualizações, você pode inserir tags, marcar usuários, adicionar links de sites (independente do número de seguidores), fazer vídeo ao vivo sozinho ou com até 4 pessoas, usar filtros diversos, publicar fotos antigas da sua galeria e outras 300 funcionalidades que surgem (aumentei, mas é por aí) prontas para você interagir com os seus fãs.

Conclusão

Por fim, se depois de todas essas dicas você ainda não conseguiu ganhar seguidores, volte para o início deste artigo e faça tudo de novo. Sim. Provavelmente está acontecendo algo de errado na sua performance e isso só pode ser comprovado após a análise de dados das últimas publicações. Examine seus maiores sucessos e falhas. Olhe para as postagens que produziram impacto positivo e compare com as que foram ignoradas. Elabore conclusões de suas observações e faça ajustes em seus planos, se necessário.Ao final dessa jornada você com certeza encontrará a direção certa para levar a sua estratégia digital.

Quer saber mais dicas? Dá uma olhadinha nesse vídeo do nosso canal:

Você conhece alguma outra dica que não listamos aqui? Quer compartilhar uma experiência que teve nos últimos tempos?

Conta pra gente! ♡ 😀