Por que manter uma frequência de posts no Instagram

Por que manter uma frequência de posts no Instagram

por Ana Tereza Moraes

Publicado em 03 de dezembro de 2020

Segundo pesquisa realizada pela Union Metrics, as marcas mais populares no Instagram costumam fazer em média 1.5 posts por dia. Afinal, é como diz o ditado: quem não é visto, não é lembrado! 

E pra quem quer crescer no Instagram e alcançar bons resultados pra sua marca, a frase faz total sentido e com certeza deve ser levada em consideração na hora de traçar uma estratégia de conteúdo e planejar a frequência de posts, como apontam outras pesquisas que vamos trazer ao longo do texto.

Não estamos dizendo que você precisa publicar todo dia, a toda hora, principalmente se isso não cabe na sua rotina e nem faz sentido pra sua marca, mas estabelecer um calendário de conteúdos semanais e manter uma consistência é essencial pra crescer na rede social. 

Neste artigo, vamos te mostrar qual a melhor frequência de postagens e a importância de estabelecer uma rotina de publicações pra sua marca, além de dicas pra te ajudar a dar conta da quantidade de conteúdos com a qual você vai se comprometer. 

Se você está precisando renovar sua estratégia de conteúdo ou criar uma do zero para focar em resultados no Instagram, seja aumentar vendas ou público e engajamento, não deixe de ler essas dicas.

A importância de postar com frequência

Um estudo da ferramenta de marketing Tailwind analisou mais de 100 mil perfis no Instagram e concluiu que quanto mais você posta, mais seguidores você ganha. O mesmo estudo também afirma que investir em uma maior quantidade de posts semanais pode ajudar a aumentar suas métricas de engajamento, principalmente as curtidas.

Além de melhorar seus números no Instagram, manter uma frequência de posts contribui pra ampliar o reconhecimento da sua marca e estabelecê-la como uma fonte útil e valiosa de informações. Isso te ajuda a construir um senso de comunidade mais forte entre o seu público, cultivando um relacionamento mais próximo com eles através da criação de conteúdos úteis e que conversam com as necessidades desses usuários. 

Mas, antes de começarmos a falar em quantidades específicas de posts que você precisa fazer pra crescer nas redes sociais, é preciso entender que, muito além do número de postagens em si, um dos principais fatores de relevância para o algoritmo do Instagram é a consistência

Ou seja: você precisa estabelecer uma rotina e cumpri-la. Isso vale tanto pra acostumar o público que te acompanha quanto pra fazer o algoritmo entender a melhor forma de entregar seus posts. Neil Patel, especialista em marketing de conteúdo reconhecido mundialmente, investigou a fundo essa questão e explicou da seguinte forma: 

“Se você tiver o hábito de postar várias vezes por dia e depois fizer a transição pra apenas algumas vezes por semana, começará a perder seguidores e a gerar menos engajamento por postagem. Isso significa que a melhor frequência de postagem para o Instagram é a frequência de postagem que você pode manter de forma consistente pelo resto de sua vida de forma natural.”

Qual a melhor frequência de postagens no Instagram?

Antes de tudo, é importante ressaltar que não existe um único número que seja consenso entre os estudos já publicados sobre o assunto. Mas, em uma coisa todos eles concordam: postar pouco nunca é o melhor caminho! E a frequência mais recomendada parece ser de ao menos um post por dia.

O mesmo estudo da Tailwind que citamos no tópico anterior, por exemplo, afirma que é possível quase dobrar a taxa de crescimento de seguidores mudando de menos de um post por semana para 1-6 posts por semana, e mais do que dobrar essa taxa de crescimento novamente mudando pra uma vez por dia.

Já a pesquisa realizada pela Union Metrics que citamos no começo do artigo monitorou 55 marcas bem sucedidas no Instagram, incluindo algumas das mais ativas e populares da plataforma, e observou que elas postavam, em média, 1.5 vezes por dia.

Mas, antes de bater o martelo pra esse número, leve em consideração sua rotina, os hábitos do seu público-alvo e as métricas que você já tem do seu perfil. Por exemplo, se os fins de semana não costumam render muito pro seu Instagram, talvez você não precise postar aos sábados e domingos, e, ao invés disso, pode definir uma frequência de 5 posts por semana, sendo 1 por dia de segunda a sexta. 

Como se organizar pra conseguir manter a frequência?

Planejamento

O primeiro passo pra conseguir dar conta de manter uma frequência no Instagram é o básico: se planejar! 

Se prepare sempre com antecedência e monte sempre um planejamento de conteúdo (de preferência mensal) pra te guiar. Assim você vai saber quanto tempo precisa pra produzir cada um deles de acordo com cada data, ao invés de ir tentando fazer no improviso e preencher seu Feed com conteúdos mal planejados. 

Claro, nada te impede também de acrescentar novas ideias que forem surgindo na sua cabeça depois ou posts sobre conteúdos mais quentes, de momento, pra não perder o timing do assunto. Mas até nesse ponto ter um planejamento antecipado te ajuda a ter conteúdos para datas importantes do marketing sazonal, pois você pode contar com uma “margem de segurança” de posts prontos pra entrar e não fica dependente das publicações mais quentes. 

Variedade de formatos

Quando dizemos que o ideal é postar uma vez por dia não significa, necessariamente, que você precisa publicar um post no Feed por dia. Muito pelo contrário: o melhor pra te ajudar a garantir uma variedade de posts pra surprir a frequência de publicação que você estabeleceu é diversificando os formatos.

Os stories, por exemplo, são uma ótima opção de conteúdo mais fácil e leve, que pode ser mais casual, com enquetes ou box de perguntas pra incentivar a interação, ou até espontâneo, repostando conteúdos gerados por usuários (UGC) que estão falando sobre a sua marca por aí.

Uma Live também pode ser uma opção a mais pra você diversificar o conteúdo, e o legal é que ela pode até ser aproveitada depois no Feed também, sendo compartilhada no IGTV. E, claro, aproveite também os Reels pra dar uma movimentada e e ampliar seu alcance, impactando mais usuários no Instagram – inclusive aqueles que ainda não te seguem. 

Lembre-se: cada um desses posts em formatos diferentes é, também, uma oportunidade de chegar nos seus seguidores com um conteúdo ou ideia nova e, melhor ainda, em pessoas que fazem parte do seu público-alvo mas ainda não conhecem sua marca.

Invista em “séries” de posts

Se sentir que às vezes faltam ideias suficientes pra surprir a quantidade de posts que você precisa fazer, temos uma sugestão que pode te ajudar: invista em “séries” de posts! Para facilitar a localização de todos eles você pode usar a Guias do Instagram para reuni-los em um só lugar.

Pense em alguma temática, formato ou proposta que pode render mais de uma publicação e tente transformar isso numa série recorrente no seu perfil. Por exemplo, a criadora de conteúdo @talitahsampaio costuma postar com frequência nos Reels vídeos nos quais ela mostra como se vestiria se fosse o personagem de determinada série ou filme.

Isso faz com que as pessoas passem a associar o perfil dela a esse tipo de conteúdo que mistura moda com cultura pop e assim os usuários já sabem o que esperar dela e vão estar sempre acompanhando. E, pra reforçar, ela ainda destaca na bio essa informação sobre que tipo de conteúdo os usuários podem esperar encontrar no perfil dela. 

Como aumentar sua frequência de posts no Instagram?

Esse é um ótimo exemplo de como, além de garantir uma consistência de postagens, o conteúdo que você sobe no Instagram também pode acionar gatilhos mentais nos seguidores que vão te ajudar na relação com o algoritmo. Se sua marca é reconhecida como referência em tal assunto ou formato, as pessoas vão ler, assistir e interagir com mais frequência. E o algoritmo do Instagram percebe isso!

Crie uma rotina

No começo deste artigo, a gente falou sobre como manter a consistência é essencial pra garantir resultados positivos no Instagram, e uma forma de fazer isso é estabelecer rotinas no perfil da sua marca. Pode ser com séries de posts temáticos – como sugerido no tópico anterior – ou estabelecendo horários ou dias específicos pra suas postagens, assim seu público já sabe quando esperar receber algo de você e pode criar também uma rotina de acompanhar seu perfil.

Analise bem as métricas do seu perfil no Instagram Insights e descubra os melhores horários e dias pra você publicar. A partir disso, você pode ir definindo uma rotina de acordo com o seu planejamento e frequência pré-estabelecida. Por exemplo, se a ideia é fazer 5 posts por semana, você pode determinar que os 5 posts serão em dias de semana e sempre no início da noite, por exemplo, se você perceber através das métricas que esse é o melhor período pro seu público.

Agende suas publicações

Pra manter uma frequência alta de publicações você não precisa ficar refém do Instagram nem do celular a todo momento. Nesse caso, a melhor maneira de garantir que os seus conteúdos vão entrar nos dias e horários certos que você planejou anteriormente, o ideal é deixar todos os posts agendados com antecedência, usando ferramentas de gerenciamento como o Postgrain

Por aqui você pode agendar todos os formatos de conteúdos, seja pro Feed, Stories, IGTV ou Reels, e compartilhar os carrosséis e imagens únicas no Facebook e Twitter e os Stories no Facebook também. Com o Postgrain, você ainda pode marcar seus produtos nas postagens através do Instagram Shopping e responder suas interações nos comentários e via direct em tempo real.

Se você trabalha com mais de 5 perfis ao mesmo tempo, não precisa ficar entrando e saindo das contas no celular. Dá pra gerenciar todas elas ao mesmo tempo e pelo desktop. E mais: focar em planejar e produzir conteúdo, e não em consumi-lo, como acontece quando a gente se distrai no app do Insta! Clique aqui e entenda melhor como otimizar o seu tempo trabalhando com o Instagram.

Analise e teste sempre

Como você já sabe, não existe um número mágico ideal que funciona pra todo mundo. Por isso, o segredo é testar! Vá aumentando a frequência aos poucos e vendo como o seu público responde em termos de engajamento, e vá checando como isso tem afetado o seu alcance – se ele aumentou ou diminuiu. E lembre-se que não precisa anotar esses dados manualmente todos os dias. Existem ferramentas que fazem isso por você.

Se achar que não deu certo, volte 1 casa ou teste a mesma quantia de posts em outros horários até sentir que encontrou o ritmo que melhor se encaixa na sua rotina e que mais traz resultados com o seu público.

Você pode até mesmo perguntar mais diretamente aos seus seguidores com que frequência eles gostariam de ver novos conteúdos na sua página. Teste fazer isso através dos stickers do Stories, como box de perguntas, enquetes e quiz, ou até mesmo em um post no Feed pra que as pessoas deixem suas sugestões nos comentários. 

Independente da quantidade, não abra mão da qualidade!

Bom, agora que já reforçamos o quanto postar com frequência é importante pra sua marca e te demos dicas de como fazer isso, vamos finalizar com um conselho: não esqueça que a qualidade é o principal fator pras pessoas engajarem ou não do seu conteúdo!

Por isso, nunca crie algo só pra “cumprir tabela”. Pra ter resultados no Instagram com uma boa frequência de posts, crie conteúdos de valor, que estejam alinhados com a brand persona da sua marca e com os interesses do seu público alvo.

Gostou das dicas? Depois conta pra gente aqui nos comentários que frequência de postagens tem funcionado melhor pra você!