Tudo sobre o Guias do Instagram e como usá-lo a favor da sua marca

Tudo sobre o Guias do Instagram e como usá-lo a favor da sua marca

por Ana Tereza Moraes

Publicado em 03 de julho de 2020

Entre as novidades lançadas em 2020 está a aba de Guias no Instagram, um novo espaço que permite reunir uma curadoria de posts e conteúdos mais completos, sendo exibidos em um formato semelhante ao dos blogs. Em seu blog oficial, o Instagram explica que a aba foi pensada “para facilitar a descoberta, a organização e o compartilhamento de produtos, lugares e publicações das suas contas favoritas”. 

O Guias foi lançado pela primeira vez em maio, em meio à pandemia e, inicialmente, era exclusiva pra perfis selecionados repassarem informações relevantes sobre o COVID-19 e saúde de modo geral. Em novembro, a rede social anunciou que, diante dos resultados positivos, decidiu liberar o formato pra todos os perfis, acrescentando também a opção de Guias de Produtos, uma nova possibilidade pras marcas que já usam as tags de loja e produto no Instagram exporem seus catálogos de maneira mais direcionada. 

Por aqui, vamos te explicar como acessar essa aba e como ela está funcionando prática, além das possibilidades que oferece para criadores de conteúdo levarem informações pro público e pras marcas terem seus produtos encontrados com mais facilidade pelos usuários no Instagram. Trouxemos também alguns exemplos de perfis que já estão usando a ferramenta e dicas de como você pode aproveitá-la no seu negócio!

Entenda o Guias do Instagram 

O Guias do Instagram serve para reunir um compilado de posts em um só lugar e ainda acrescentar textos entre eles, o que permite a construção de uma curadoria de conteúdo relevante sobre determinado tema exibida em formato semelhante ao de um blog. O grande diferencial desse formato é a possibilidade dos perfis desenvolverem um conteúdo mais denso e bem completo pra sua audiência, reaproveitando os próprios posts e acrescentando também conteúdo gerado por outros usuários, tudo reunido em um único espaço. 

Com o Guias, é possível juntar várias informações úteis que antes estariam espalhadas pelo feed em um espaço único. Basicamente, o recurso organiza a leitura desses conteúdos, que antes só podiam ser consumidos separadamente, permitindo que sejam usados pra se complementar de forma coesa. 

O usuário pode usar tanto os próprios posts como publicações de outros perfis abertos em pra abordar o assunto que deseja.

Como acessar e utilizar o Guias do Instagram

Pra visualizar as Guias, existem dois caminhos: o primeiro deles é ir diretamente no perfil do usuário que utiliza o recurso e clicar no ícone semelhante a uma revista para abrir uma aba exclusiva pro formato, assim como acontece com o IGTV e o Reels.

Tudo sobre o Guias do Instagram: por onde acessarTudo sobre o Guias do Instagram: por onde acessar

 

A outra opção é para o caso das Guias de Produto, que ficam vinculadas à aba do Instagram Shopping. Pra acessá-la, clique no ícone da sacola para abrir o Shopping e, logo abaixo da barra de pesquisa, arraste pro lado para encontrar o botão “Explorar Guias”. Depois é só clicar e começar a explorar as publicações que aparecem por lá.

Guias de Produto no Instagram Guias de Produto no Instagram

Como criar e compartilhar um Guia

Pra criar um Guia, primeiro abra a página do seu perfil, clique no ícone +, no canto superior direito da tela, e, em seguida, selecione “Guia”. Ao clicar, vão aparecer algumas opções do que você deseja destacar por lá, entre elas estão os guias de Locais, Produtos e Publicações. Basta escolher uma categoria pra seguir!

Como criar Guias no InstagramComo criar Guias no Instagram

Locais

Ao optar pela categoria de Locais, o Instagram mostra sugestões de localizações próximas a você, as que estão marcadas nos seus posts e nos posts que você salvou. Você pode escolher uma delas ou usar a barra de pesquisa para encontrar mais opções e, ao clicar nas localizações, são exibidos todos os posts marcados naquela região. Selecione os que você deseja usar pra montar o seu Guia.

Como criar Guias no Instagram Como criar Guias no Instagram

Produtos

Assim como no caso das categorias Localizações, em Produtos você também pode selecionar posts de qualquer perfil, incluindo o seu, contanto que tenham produtos configurados no Instagram Shopping. Pra entrar no Guias, você pode optar pelos produtos em si ou pelas publicações com tag de produto no Feed normal.

Como criar Guias no InstagramComo criar Guias no InstagramComo criar Guias no Instagram

Publicações

Ao clicar na opção de Publicações, aparecerão posts divididos em duas abas: os publicados na sua conta e os salvos por você, que podem ser de outros usuários. Pra utilizar, basta escolher os que você deseja exibir no Guias.

Depois de selecionar os posts que você deseja incluir na publicação no estilo de artigo, é só organizar na ordem que fizer mais sentido. Pra completar, acrescente um texto de introdução, títulos e descritivos pra cada post, da maneira que achar melhor.

Após publicado, você pode compartilhar o post no Stories ou enviar para os seus Melhores Amigos selecionados, assim como já acontece com outros posts do Feed. Também dá pra enviar por direct pras pessoas normalmente.

Conteúdo do Guias no Instagram pode ser compartilhado no Stories ou no DirectConteúdo do Guias no Instagram pode ser compartilhado no Stories ou no direct

Exemplos de como criar conteúdo com o Guias do Instagram

Por sua característica de conteúdo mais extenso, as Guias do Instagram podem ser usadas como uma espécie de blog interno no próprio Instagram, como uma newsletter sobre uma empresa e seus produtos ou até pra reunir as principais notícias sobre um mesmo assunto no caso dos perfis de jornais e revistas.

Foi o que fez o portal de notícias UOL, que montou um Guia com todos os seus posts mais recentes com atualizações sobre a vacina do coronavírus, pra que os leitores possam encontrar as principais informações sobre o assunto reunidos em um único espaço:

Como criar Guias no Instagram: exemplosComo criar Guias no Instagram: exemplos

No caso das marcas que utilizam o Instagram Shopping, a dica é aproveitar pra criar Guias de Produtos que possam ser exibidos no Explorar com uma seleção de produtos por temas, ofertas, coleções ou o que fizer mais sentido pra sua marca.

A Le Lis Blanc, por exemplo, reuniu os principais posts sobre a sua nova coleção de verão, que incluem posts de imagem e vídeo no Feed, além de um mini documentário publicado no IGTV sobre o lançamento.

Como criar Guias no Instagram: exemplos Como criar Guias no Instagram: exemplos

Para influencers e criadores de conteúdo, o espaço pode funcionar como os Destaques dos Stories: reunindo posts do feed e do IGTV que sejam basicamente sobre os mesmos temas ou de uma mesma ocasião e que, ao ser consumidos juntos, consigam entregar um conteúdo de utilidade e valor ainda maiores pros usuários.

No caso da influenciadora Nátaly Nery, que fala muito sobre sua rotina vegana, ela aproveitou o tema pra reunir publicações de receitas e dicas que ela já tinha publicado no Feed e o resultado foi um post com cara de blog, com dicas de alimentação vegana.

Como criar Guias no Instagram: exemplos Como criar Guias no Instagram: exemplos

Já o Instituto Vita Alere, um dos primeiros perfis no Brasil que teve acesso ao recurso logo após o lançamento, utiliza o espaço pra reunir informações úteis que tem a ver com o propósito da marca, que é oferecer suporte à saúde mental. Em um dos seus Guias, o instituto fez uma curadoria de dicas sobre como manter a mente sã, e, pra compor as informações, usaram tanto conteúdo próprio, de imagens e vídeos, como depoimentos e dicas publicadas por influenciadores digitais e profissionais em seus perfis.

Nova aba de Guias no Instagram permite reunir diversos conteúdos de diferentes usuários em um só espaço Nova aba de Guias no Instagram permite reunir diversos conteúdos de diferentes usuários em um só espaço

Explore as possibilidades!

O formato do Guias é uma ótima opção pra se apresentar como uma fonte confiável de informação pros seus seguidores sobre o seu nicho de atuação. Aproveite pra explorar o recurso investindo em conteúdos de qualidade que agreguem valor à sua marca, seja ela pessoal ou uma empresa. Além de fortalecer o seu branding, isso vai te aproximar ainda mais dos usuários e reforçar o relacionamento da sua marca com o público, que passará a te ver como autoridade no assunto.

E o mais legal é que você nem precisa preparar nada novo pra publicar o seu primeiro Guia. Revisite seus posts antigos e novos, dê uma olhada em outros perfis da área (que não sejam concorrentes!) e veja que tipo de conteúdos você pode unir pra criar guias verdadeiramente úteis. Vale apostar em listas de indicações, dicas ou textos informativos que podem ser costurados de maneira dinâmica com a ajuda de um conjunto bem selecionado de publicações sobre o mesmo tema.

Conta pra gente nos comentários se você já tem alguma ideia ou sugestão de como as marcas podem investir nesse formato!