Entenda tudo sobre a aba de Guias no Instagram

Entenda tudo sobre a aba de Guias no Instagram

por Ana Tereza Moraes

Publicado em 03 de julho de 2020

Entre as novidades para 2020 está a aba chamada “Guias” no Instagram, novo espaço oferecido pela plataforma pra perfis selecionados reunirem uma curadoria de dicas e recomendações profissionais. Ela foi liberada em meio a pandemia do COVID-19 justamente pra que creators, organizações e figuras públicas pudessem contar com um espaço específico pra oferecer informações úteis e confiáveis dentro da rede social.

No próprio blog, o Instagram afirmou: “Sabemos que muitas pessoas estão em dificuldades devido à pandemia da COVID-19, por isso estamos nos concentrando primeiro nos Guias de conteúdo de bem-estar. Ajudaremos os criadores de conteúdo a se conectar com organizações especialistas para compartilhar recursos durante este período, incluindo dicas de como cuidar do seu bem-estar, preservar a conexão com as outras pessoas ou lidar com a ansiedade ou o luto”.

Por aqui, vamos te explicar como acessar essa aba dentro do Instagram e como ela está funcionando prática, além das possibilidades que oferece para os criadores de conteúdo levarem informações de confiança pro público na plataforma. Trouxemos também alguns exemplos de perfis que já estão usando a ferramenta e a previsão pra que ela seja liberada pro restante dos usuários.

Como acessar a aba Guias no Instagram

Por enquanto, apenas criadores selecionados e considerados de confiança pelo Instagram têm acesso a esse recurso. Então pra visualizar o Guias, é preciso ir no perfil de quem teve esse acesso liberado. No Brasil, a primeira conta a poder usar o recurso foi a do Instituto Vita Alere de Prevenção e Posvenção do Suicídio (@vitaalere). 

Visível apenas apenas na versão mobile do Instagram, no perfil do usuário o recurso fica nos mesmos espaços onde encontramos as abas exclusivas pro IGTV e pro Reels:

A aba de Guias no Instagram permite uma curadoria de vários posts sobre um mesmo tema A aba de Guias no Instagram permite uma curadoria de vários posts sobre um mesmo tema A aba de Guias no Instagram permite uma curadoria de vários posts sobre um mesmo tema

As contas selecionadas de outros países também são todas voltadas para conteúdos sobre bem-estar e saúde, principalmente a saúde mental. A lista inicialmente divulgada pela plataforma inclui o perfil da própria rede social (claro!) e os seguintes usuários de países como Austrália, Indonésia e França, além do Brasil:

E como funciona os Guias na prática?

A aba serve pra facilitar a apresentação de uma curadoria de posts e IGTVs sobre determinado tema, que é exibida como se fosse um post de blog ou um guia realmente, como o próprio nome dado pelo Instagram já indica.

O usuário pode juntar os próprios posts com alguns de outros perfis em uma único guia pra abordar o assunto que deseja, tendo sempre o cuidado de buscar fontes igualmente úteis e confiáveis, já que o Instagram deu essa responsabilidade pra poucos selecionados.

Usando o exemplo do Instituto Vita Alere, eles criaram, entre outras guias, uma voltada pra dicas sobre como manter a mente sã, que tem tudo a ver com a proposta do instituto e com o contexto de distanciamento social. Pra compor as recomendações, eles usaram tanto conteúdo próprio, de imagens e vídeos, como depoimentos e dicas de influenciadores digitais e profissionais que já costumam trabalhar temas relacionados ao bem-estar.

Nova aba de Guias no Instagram permite reunir diversos conteúdos de diferentes usuários em um só espaço Nova aba de Guias no Instagram permite reunir diversos conteúdos de diferentes usuários em um só espaço Nova aba de Guias no Instagram permite reunir diversos conteúdos de diferentes usuários em um só espaço

Opções de compartilhamento do Guias

Uma das características mais legais do Guias no Instagram são as opções de compartilhamento, que tornam o recurso um conteúdo “diferente” na nossa timeline. Ele pode ser compartilhado no próprio Stories do usuário como também no de quem quiser compartilhar aquele conteúdo pros seus seguidores ou melhores amigos, assim como acontece com posts do feed normalmente. Também dá pra enviar por direct pras pessoas normalmente.

Conteúdo do Guias no Instagram pode ser compartilhado no Stories ou no direct Conteúdo do Guias no Instagram pode ser compartilhado no Stories ou no Direct

Principais vantagens e possibilidades do Guias

Inicialmente, como já falamos aqui, o Instagram optou por focar o Guia em tópicos de saúde mental e restringir o recurso pra pouquíssimos usuários, mas nada impede que as contas possam criar guias sobre outros assuntos como a própria plataforma fez com o tema do movimento negro, que ganhou mais visibilidade nas redes sociais recentemente.  A grande vantagem é permitir que os perfis selecionados possam abordar assuntos importantes de maneira um pouco mais aprofundada e passando mais credibilidade. Eles podem juntar várias informações úteis que antes estariam espalhadas pelo feed em um espaço único. Basicamente, os Guias organizam a leitura desses conteúdos que, antes espalhados, podem agora se complementar de forma coesa. 

Caso a rede social decida expandir o recurso futuramente, são inúmeras as possibilidades de como utilizá-lo pra criar conteúdo e abordar assuntos específicos de forma dinâmica e bem mais completa, tanto pra influencers como pra marcas ou publishers. 

Por sua característica de conteúdo mais extenso, as Guias no Instagram podem ser usadas como uma espécie de blog interno no próprio Instagram, por exemplo. Podem também funcionar como uma newsletter sobre uma empresa e seus produtos ou até reunir notícias sobre um mesmo assunto no caso dos perfis de jornais e revistas. 

Para influencers e criadores de conteúdo, o espaço pode funcionar como os Destaques dos Stories: reunindo posts do feed e do IGTV que sejam basicamente sobre os mesmos temas ou de uma mesma ocasião.

E quando o Guias será liberado pra mais usuários?

Até o momento, o Instagram não deu nenhuma previsão de quando outros usuários da rede social terão acesso ao recurso e nem se pretende liberar pra todas as contas, como aconteceu com outras atualizações como o Stories e o IGTV.

Ao que tudo indica, dificilmente o Guias pode se tornar uma ferramenta aberta pra todos os usuários, já que a premissa dela é justamente permitir a divulgação de informações de confiança de maneira mais prática e segura, e esse controle de qualidade fica mais fácil quando apenas perfis selecionados pela credibilidade e embasamento no assunto utilizam o recurso.

Uma vez que o recurso fique aberto a todos os usuários, se torna quase impossível conseguir filtrar tão bem o que é informação verdadeira e de qualidade daquilo que é duvidoso, abrindo espaço pras fake news que infelizmente já vemos circular bastante nas redes sociais. 

E aí, o que você acha da ferramenta e da liberação restrita pra alguns usuários? De que outras maneiras você imagina o Guias sendo utilizado caso seja aberto a todos?