Como fazer live no instagram: planejamento, divulgação e mais!

Como fazer live no instagram: planejamento, divulgação e mais!

por Ana Tereza Moraes

Publicado em 08 de maio de 2017

Quem aqui nunca acessou o Instagram de noite e viu pelo menos uns 5 perfis diferentes fazendo uma transmissão ao vivo?

A opção de fazer Live no Instagram foi liberada desde 2017, mas foi durante o isolamento social de 2020 que vimos o grande boom dessa funcionalidade acontecer. Segundo dados do YouTube obtidos pela EXAME, as buscas por conteúdo ao vivo cresceram 4.900% no Brasil na quarentena e fez com que as Lives virassem até modelo negócio

Por ser uma ótima opção pra diálogos diretos em tempo real com os usuários, empresas e criadores de conteúdo passaram a aproveitar (ainda mais) o recurso pra entreter seus seguidores de casa e alcançar mais visibilidade através de parcerias e temas criativos. 

Se você também quer saber como fazer live no Instagram pra promover interação e trazer mais visibilidade pro seu perfil, é só acompanhar esse artigo.

Resumo:

  • Montando um planejamento de live no Instagram
  • Como iniciar uma Live no Instagram
  • Dicas de como interagir em uma live
  • Como salvar Lives do Instagram

Antes, durante e depois: o passo a passo de como fazer Lives no Instagram sem errar

Montando um planejamento de live no Instagram

1. Faça um roteiro da live

A Live no Instagram pode ter duração de até 90 minutos. Por isso, por mais que seu vídeo seja mais informal, ainda é válido que você crie um roteiro antes, principalmente se estiver apresentando um produto, evento ou se for entrevistar alguém.

Crie um documento fazendo uma introdução — pra você não começar a transmissão ao vivo meio perdido — e tente dividir o restante em tópicos com a ordem do que pretende abordar. Pra evitar gafes, é legal também anotar todas as informações importantes que você vai precisar, como datas, locais e demais características do que será apresentado. 

2. Treine antes de iniciar a transmissão

Antes de iniciar o vídeo ao vivo, faça uma gravação no celular seguindo o roteiro e reproduzindo a mensagem que será transmitida. Além disso, gravar a si mesmo antes da real transmissão ao vivo pode te ajudar a perceber algo que não ficou legal no seu cenário, ou até a encontrar o melhor ângulo e iluminação.

Pra facilitar isso, o Instagram lançou em 2021 a possibilidade de praticar antes de uma live.

Com o Modo prática, você pode testar os detalhes da sua Live antes de começar a transmissão aberta pro público. Dá pra fazer esse treino tanto sozinho, em uma live privada que só você visualiza, ou escolhendo usuários específicos que vão poder ter acesso a live pra te ajudar dando opiniões.

Como usar o Modo Prática no Instagram:

  1. Abra o Instagram e arraste a tela da esquerda para a direita
  2. Lá embaixo, clique em “Ao vivo”
  3. No menu à esquerda da tela, selecione “Público” ou o ícone do olho
  4. Escolha “Prática” para treinar

Agende seus posts pelo Postgrain

3. Monte uma estratégia de divulgação

Para alcançar um número maior de seguidores, divulgue a transmissão ao vivo em seu perfil do Instagram. A rede social tem um recurso que permite agendar Lives e te ajuda a promover a transmissão enquanto o grande dia não chega.

Como agendar Lives no Instagram:

  1. Abra o Instagram e arraste a tela da esquerda para a direita
  2. Lá embaixo, clique em “Ao vivo”
  3. No menu à esquerda da tela, selecione “Programar” ou o ícone do Calendário
  4. Insira um título pra sua Live e selecione a data e hora de início
  5. Confirme o agendamento clicando em “Programar vídeo ao vivo”
  6. Em seguida, você pode compartilhar o ao vivo programado como um post no Feed ou ou deixar pra fazer isso depois

No Story, você pode repetir as informações do post no dia da transmissão ao vivo. Um bom  recurso pra utilizar também é o de contagem regressiva, assim você lembra as pessoas que a hora da Live está chegando e ainda pode ter o conteúdo compartilhado por mais gente!

O mesmo material pode ser usado em outras redes sociais. Isso valerá para ganhar mais seguidores no Instagram, tornar o seu trabalho mais atrativo e até mesmo rentável, caso você use a rede para esse fim.

Em todos os casos, termine as publicações com CTAs (Call To Action), isto é, chamando os usuários a tomarem alguma ação. Por exemplo: “sigam/entrem no perfil X e acompanhem!”, “ativem as notificações pra não perder”. 

4. Cheque tudo! 

Agora que você já separou tudo que pretende falar, é hora de fazer aquela checagem geral de cenário, ambiente e equipamentos!

Certifique-se de que você está em um lugar sem ruídos ou tumultos pra fazer sua transmissão sem interrupções e verifique principalmente seus equipamentos. Uma boa ideia é montar uma listinha de tudo que você vai precisar. Por exemplo:

  • Bateria carregada do telefone ou tablet 
  • Tripé ou outra base de apoio fixa pro aparelho
  • Teste de áudio pra saber se o microfone está ok (seja ele externo ou do próprio aparelho)
  • Ângulo e iluminação (que pode ser natural ou usando uma luz específica, como uma ring light)
  • E, por fim, mas não menos importante, a conexão com a internet!

Como iniciar uma Live no Instagram

Qualquer pessoa pode usar a Live no Instagram como forma de aproximação e interação, independente do número de seguidores. A funcionalidade está disponível pra todas as contas, tanto nos perfis profissionais quanto nos pessoais e até privados. 

  1. Acesse o aplicativo e deslize a tela para a direita, indo pro mesmo local onde acessamos a câmera do Stories;
  2. Embaixo da tela e à esquerda da opção “normal” aparecerá a palavra “Live”; 
  3. Clique nela para que o Instagram verifique a sua conexão;
  4. Adiante, aparecerá uma contagem regressiva e, então, o vídeo será iniciado;
  5. Para encerrar a transmissão, clique em “terminar” e confirme.

Durante a transmissão, a tela exibirá um feed com os comentários feitos pelos usuários que estão assistindo ao vídeo. Enquanto durar a Live, é possível receber comentários, responder mensagens, fixar as mais importantes, receber perguntas pela caixa de Perguntas, compartilhar uma apresentação, reportar abusos, dar zoom ou afastar a imagem, usar filtros de realidade aumentada, ver quem está acompanhando a transmissão e também salvar a live completa como um vídeo do IGTV.

Dicas de como interagir em uma live

1. Inicie com uma breve apresentação

Caso o seu perfil seja aberto, as pessoas que ainda não te seguem podem assistir sua transmissão ao vivo. Por isso, antes de começar a abordar o tema específico do vídeo, você pode fazer uma breve apresentação sobre si mesmo de forma que não fique cansativo pra quem já te acompanha, além de resumir o que será conversado no ao vivo.

Também é possível deixar fixo um comentário como descrição da Live, pra que quando os mais atrasados cheguem por acaso, eles já saibam do que se trata o assunto.

2. Mantenha a calma

Dificilmente o pico de acesso de seu vídeo ao vivo acontecerá logo no início da sua transmissão. As Lives no Instagram normalmente começam com poucas visualizações e, durante o andamento, vão entrando e saindo diversas pessoas. 

Caso a sua Live comece dessa forma, não se desespere! Seu alcance e popularidade aumentarão com o tempo de transmissão. E quanto mais você usar a ferramenta, maiores serão os números de acessos que terá nas próximas transmissões. 

E, claro, você mesmo pode incentivar seus espectadores a compartilharem o ao vivo e trazerem os amigos pra acompanhar também. 

3. Interaja com as pessoas

Trazer os espectadores pro vídeo é algo que destaca a sua apresentação e faz com que eles se mantenham ali, sem abandonar a transmissão ao vivo na metade.

Pra facilitar essa interação, o Instagram agora também conta com a opção de você incluir o adesivo de Perguntas e Respostas na sua Live. Pra isso, você pode abrir uma caixa de pergunta antes da Live e esperar as pessoas irem deixando suas mensagens.

Durante a transmissão, um ícone com uma “?” fica disponível no canto inferior da tela. Clicando nele, você acessa todas as respostas da caixa de perguntas que deixou em aberto antes de entrar ao vivo e, assim, pode ir lendo e respondendo durante a Live.

Outra opção de interação é convidar alguém pra entrar na Live com você. Dá pra aceitar a solicitação de seguidores, desconhecidos ou trazer um convidado já agendado previamente. Isso trarámais visibilidade pra ambos os participantes, já que os dois perfis serão mostrados ao vivo no Feed juntos.

Como fazer Lives no InstagramComo fazer Lives no Instagram

4. Faça o seu melhor

A Live do Instagram não é um espaço para você buscar a perfeição da imagem e da mensagem que está sendo transmitida. Por ser um vídeo ao vivo, mesmo que todos os cuidados sejam tomados, imprevistos ainda podem acontecer.

Portanto, relaxe! Após programar o conteúdo, curta a transmissão e dê o seu melhor!

Como salvar Lives do Instagram

Ok. Fim da Live. E agora? Agora você deixa render!

Mas atenção nessa etapa: pra salvar uma Live pelo próprio Instagram, você deve fazer isso imediatamente após o fim da transmissão seguindo esse passo a passo:

  1. Quando terminar, clique em “Encerrar”, no canto superior direito;
  2. Se necessário, em seguida, clique em “Confirmar”;
  3. Logo após a confirmação, toque no ícone de download (seta para baixo), no canto superior esquerdo da tela pra salvar o vídeo no rolo da câmera (Galeria);
  4. Na mesma tela, aparecerá a opção de compartilhar a Live Story (onde ela fica disponível por mais 24h) ou publicar permanentemente na aba de vídeos do feed.
  5. Lembrando que só é possível salvar uma Live assim que ela acaba. Se você deixar pra depois, excluir sem querer ou encontrar um bug, infelizmente, não terá mais jeito de salvar o conteúdo.

 

Como fazer Lives no InstagramComo fazer Lives no Instagram

Conclusão

Gostou de saber como funciona a Live do Instagram e conhecer essas dicas para fazer uma transmissão de sucesso? Deixe seu comentário na caixa de mensagens abaixo e conte para a gente se você já usa essa ferramenta!

Esqueça o troca-troca de links na bio e comece agora a usar o Linklist, o agregador de links gratuito do Postgrain. Customize os links do seu jeito, acompanhe estatísticas de cliques e muito mais. É gratuito. Teste agora!