Como agendar Lives no Instagram e usar o modo prática

Como agendar Lives no Instagram e usar o modo prática

por Ana Tereza Moraes

Publicado em 08 de novembro de 2021

Se você pensou que o boom das Lives era uma moda passageira do começo da pandemia, pense de novo, pois esse com certeza não é o plano do Instagram! A rede social vem mostrando, desde 2020, que pretende continuar investindo no formato e já lançou várias novidades recentemente relacionadas às transmissões ao vivo.

Nesse texto, vamos abordar uma das novidades mais interessantes: como agendar Lives no Instagram e treinar com o Modo Prática!

Como funciona o agendamento de Lives?

Com a novidade do Instagram, as Lives agora podem ser marcadas com no mínimo 1 hora de antecedência e máximo de até 90 dias antes. Depois de agendada, você também pode compartilhar esse agendamento no Feed pra anunciar pros seus seguidores, que já podem salvar a data como lembrete.

Em caso de cancelamentos, o usuário precisa informar até 45 minutos antes do horário marcado que a transmissão será cancelada.

Qual a vantagem de deixar uma Live agendada?

Quando alguém inicia uma transmissão ao vivo, é normal que a Live comece com poucos espectadores e, aos poucos, esse número vá aumentando à medida que as pessoas vão recebendo a notificação de que um usuário está ao vivo, certo?

Com a novidade, a ideia é que o agendamento já contribua pra gerar antecipação nos usuários, que vão poder se preparar pra hora marcada daquele evento e assistir desde o começo, garantindo uma boa audiência. 

Outra vantagem é que, tendo um tema, data e hora previamente marcados, os usuários também podem se preparar pro que vai rolar na transmissão. Por exemplo, se você quer fazer uma sessão de perguntas e respostas ao vivo e marcar com antecedência, as pessoas já podem chegar com perguntas prontas pra você, pois puderam se preparar e pensar nas principais dúvidas!

Isso é legal principalmente se você for fazer uma Live de vendas, pois as pessoas já podem ir preparando os cartões de crédito e o bolso ?

Como agendar Lives no Instagram?

Pra agendar uma Live no Instagram, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Abra o Instagram e arraste a tela da esquerda para a direita
  2. Lá embaixo, clique em “Ao vivo”
  3. No menu à esquerda da tela, selecione “Programar” ou o ícone do Calendário
  4. Insira um título pra sua Live e selecione a data e hora de início
  5. Confirme o agendamento clicando em “Programar vídeo ao vivo”

Como agendar Lives

Em seguida, você pode optar por compartilhar o ao vivo programado como publicação naquele momento ou deixar pra fazer isso depois, sem problemas 🙂

Caso escolha postar dessa forma, seu post será publicado com as informações da Live como título, hora e data. Além disso, seus seguidores podem receber lembretes antes do início da transmissão.

Depois, você pode preencher as informações normais como em qualquer post: escrevendo uma legenda, marcando pessoas ou uma localização. 

Como agendar Live no Instagram

Modo prática: como treinar antes de fazer uma Live?

Você marcou uma Live e agora está ansiosa pro grande dia? Relaxa! Entre as novidades do Instagram, agora também tem a opção de fazer uma transmissão de “treino” antes de partir pro ao vivo de verdade pra todos os seus seguidores verem.

Esse treino foi chamado de Modo Prática, e serve pra você testar os detalhes da sua Live antes de abri-la pro público. Você pode checar imagem, iluminação, treinar seu texto, posição da câmera, qualidade da internet, etc.

Dá pra fazer esse treino tanto sozinho, em uma live privada que aparece apenas pra você, ou selecionando usuários específicos – como amigos ou alguém de confiança pra assistir e te ajudar nessa prática.

Pra usar o Modo Prática e treinar pra sua Live, siga o passo a passo:

  1. Abra o Instagram e arraste a tela da esquerda para a direita
  2. Lá embaixo, clique em “Ao vivo”
  3. No menu à esquerda da tela, selecione “Público” ou o ícone do olho
  4. Escolha “Prática” para treinar

Se estiver pronto e quiser abrir a transmissão ao vivo para todos, você pode mudar o público quando quiser. 

Outras novidades das Lives no Instagram

Além das novidades de agendamento e modo prática, desde 2020 o Instagram tem ampliado os recursos pra transmissões ao vivo pra incentivar o uso da funcionalidade pelos usuários e investiu em várias atualizações interessantes.

Entre os últimos lançamentos, tivemos:

  • Live Shopping: com a possibilidade de fazer vendas ao vivo, no app
  • Live Rooms: que são as transmissões com até 4 usuários simultâneos
  • Live Insights: com a disponibilidade de métricas pra gerar relatórios e insights sobre suas Lives
  • Live sem vídeo: seguindo o exemplo da Clubhouse, o Instagram passou a permitir que os participantes entrassem ao vivo apenas com áudio 
  • Campanha de arrecadação: a rede social abriu a possibilidade doar dinheiro pelo app durante transmissões ao vivo, disponibilizando também o selo “Eu doei” pra quem ajudou

Qual dessas novidades você achou mais interessante? E qual você ainda gostaria de ver o Instagram lançando? Conta pra gente nos comentários!