Instagram Live Rooms: como fazer transmissões ao vivo com 4 pessoas

Instagram Live Rooms: como fazer transmissões ao vivo com 4 pessoas

por Ana Tereza Moraes

Publicado em 16 de março de 2021

Depois do boom no uso das Lives em 2020, o Instagram anunciou oficialmente que está expandindo as transmissões ao vivo pra permitir que até 4 usuários se reúnam em uma mesma Live compartilhada. A novidade é o chamado Live Rooms, que já estava em fase de testes em alguns países asiáticos e, a partir de março, passou a ser liberada pro resto do mundo. 

A novidade chega após algumas outras implementações recentes que a rede social vem fazendo na função de Lives, buscando promover mais interação entre os usuários e também inserindo aos poucos a monetização dos vídeos, com recursos como a compra de selos e as compras e campanhas de arrecadação. Outras novidades, como os controles de áudio, também devem ser liberados em breve, segundo o próprio Instagram.

Entenda como usar o Live Rooms e explorar o novo recurso das transmissões ao vivo.

ENTENDENDO O LIVE ROOMS 

O principal diferencial que o Live Rooms trouxe é permitir que o usuário convide até 3 outros usuários para dividir a tela numa transmissão ao vivo. Antes da atualização, só era possível fazer isso chamando uma pessoa.

Segundo o Instagram, essa mudança era um pedido recorrente na plataforma e surgiu com o crescimento das demandas e no interesse por Lives em 2020. 

Algumas medidas também foram acrescentadas junto com o update pra preservar os usuários, como: 

  • Usuários bloqueados não podem entrar na Live
  • Usuários que tiveram o acesso revogado por violações das Diretrizes de Comunidade não podem se juntar a um Live Room 
  • Os “anfitriões” das Lives (o usuário que começou a transmissão) pode bloquear e denunciar comentários, além de adicionar filtros de comentários pra evitar conteúdos inapropriados ou temas delicados na conversa

COMO USAR O LIVE ROOMS E FAZER LIVES COM ATÉ 4 PESSOAS

Pra começar uma sessão ao vivo como são chamadas as transmissões do Live Rooms é simples:

  1. Deslize a tela para a esquerda
  2. Escolha a opção “Ao vivo”
  3. Acrescente o título desejado
  4. E, por fim, lique no ícone “Salas” pra adicionar os convidados que desejar

Nessa aba, dá pra ver as pessoas que pediram para participar da transmissão ao vivo com você e pesquisar convidados para adicionar (lembrando que você pode adicionar só até três pessoas além de você, que já está na Live). Você pode fazer isso adicionando todos de uma vez ou começar apenas com um e ir chamando ou trocando os demais ao longo da transmissão.

Instagram Live Rooms

DICAS DE COMO USAR O LIVE ROOMS NO SEU CONTEÚDO

A principal vantagem de compartilhar uma Live com mais três pessoas é que a transmissão é mostrada tanto pros seus seguidores quanto pros seguidores dos seus convidados, aparecendo logo na frente da fila de Stories no topo da tela. Ou seja: é uma ótima maneira de ganhar mais visibilidade e de todos os participantes poderem se apresentar pra novas pessoas que ainda não os seguem.

Instagram Live Rooms

As outras vantagens do recurso dependem de como você vai aproveitá-lo no seu conteúdo e pra interagir com o seu público. Uma dica legal que o próprio Instagram dá é fazer suspense em relação a alguns convidados e só apresentá-los quando a transmissão já estiver rolando.

Por exemplo, se você vai falar sobre algum tema específico pode guardar um dos nomes dos convidados pra ser revelado apenas ao vivo. Isso incita a curiosidade do seu público e vai fazer com que mais pessoas tenham interesse de abrir a Live pra saber quem vai aparecer por lá. 

Além disso, com o Live Rooms você pode criar conversas mais dinâmicas sobre temas relacionados a sua área de atuação e trazer diferentes pontos de vista ou nomes de peso pra sua Live, reforçando também sua autoridade no mercado com a presença desses convidados (e se divulgando pro público deles!). 

Também é uma forma de se aproximar mais dos seus seguidores, que (caso haja espaço) podem pedir pra se inserir na transmissão e participar ativamente do diálogo, seja fazendo perguntas, tirando dúvidas, dando um depoimento sobre seu produto ou serviço, etc. 

Use a criatividade e, se fizer sentido para o seu perfil, crie um calendário de salas sobre temas do interesse do seu público, com espaço para convidados, e, claro, interação com os seguidores. Essa é a sua oportunidade de estreitar o relacionamento com quem te segue e oportunizar esse relacionamento com colheita de feedback, ofertas especiais, nutrição de clientes em potencial e chamadas para conversar em detalhe sobre seu produto ou serviço!

Depois, lembre de salvar sua Live e aproveite pra postar no IGTV pra quem perdeu também ter a chance de ver depois e seus seguidores poderem reassistir quantas vezes quiserem.

Conta pra gente que tipo de conteúdo você acha que seria mais legal de ver no Live Rooms!