Vídeos no Instagram: 20 ideias de conteúdo para todos os formatos

Vídeos no Instagram: 20 ideias de conteúdo para todos os formatos

por Ana Tereza Moraes

Publicado em 29 de março de 2021

Fazendo uma breve linha do tempo das principais novidades nas redes sociais nos últimos anos, tivemos o auge do Snapchat, em 2016, seguido da estreia dos Stories pouco depois, passamos pela criação do IGTV, pelo boom das Lives na pandemia e agora vivemos o crescimento acelerado do TikTok acompanhado da estreia do Instagram Reels. 

Sabe o que dá pra tirar de tudo isso? A resposta é fácil: que os vídeos têm sido os grandes protagonistas entre as novas tendências nos últimos anos! E só com essa breve retrospectiva já dá pra perceber a importância de investir em conteúdos desse formato, né? 

Nesse artigo, você vai ver:

Por que investir mais em vídeos no Instagram?

Pra começar, vamos com alguns dados:

Em um estudo feito pelo Hubspot, 54% dos consumidores disseram querer ver mais conteúdos em vídeos das marcas e negócios que eles acompanham

E segundo dados da Social Media Today,  esse tipo de material chega a ser 1200% mais compartilhado do que os conteúdos criados em texto e imagens juntos.

Ou seja: não dá pra ficar de fora e deixar de investir no formato se você quiser ter mais resultados no Instagram!

Mas, se você ainda não está convencido de que vale a pena o esforço, trouxemos mais alguns motivos:

  • Vídeos fazem com que o algoritmo melhore sua entrega

O algoritmo do Instagram considera que tipo de conteúdo prendeu o usuário por mais tempo na hora de distribuir os posts pela plataforma. Por serem um formato mais longo de conteúdo, os vídeos naturalmente são a melhor aposta pra manter o interesse nas suas publicações por mais tempo. 

Quando um usuário fica mais tempo no seu conteúdo, o algoritmo entende que você tem relevância pra ele e passa a priorizar a entrega dos seus posts, bem como te posicionar entre os primeiros perfis exibidos na área de Stories.

Por isso, ter uma boa quantidade de conteúdos em vídeo pode te dar uma certa vantagem em relação a outros perfis que investem mais em posts estáticos de imagens únicas. 

  • Vídeos aumentam o tempo de retenção e engajamento no Stories

Segundo pesquisa do Social Insider publicada em 2020, 52% dos stories são em formato de vídeo, e eles tendem a performar melhor do que stories de imagens, tanto no quesito cliques quanto em relação às taxas de rejeição. Isso indica que os vídeos têm maior capacidade de retenção, já que eles conseguem prender os usuários por mais tempo na tela.

Além disso, os vídeos também tendem a aumentar o índice de respostas e engajamento. Enquanto os stories de imagem têm uma média de interações entre 0,01% e 0,14%, os de vídeo ficaram com essa taxa entre 0,02% e 0,18%.

  • Vídeos te ajudam a ter mais alcance orgânico

Tanto o IGTV quanto o Reels têm espaços de navegação próprios no Instagram, o que facilita que seu perfil seja encontrado por usuários que não necessariamente te seguem ainda. No caso do Reels, em especial, esse alcance tende a ser ainda maior, já que o formato tem até mesmo um Feed próprio na rede social e que ganhou um destaque especial com a atualização do layout de navegação da plataforma, indo parar bem no centro da tela de comandos. Além disso, o algoritmo do Reels recomenda seus vídeos pra pessoas que não te seguem, o que te ajuda a alcançar ainda mais usuários.

Outro tipo de vídeo que também pode ampliar o seu alcance são as Lives. Quando um usuário entra ao vivo, automaticamente seus seguidores são notificados e o perfil desse usuário passa a aparecer no início da fila de Stories, o que traz mais visibilidade pra sua página. Outra vantagem que as Lives oferecem é a possibilidade de fazer transmissões compartilhadas com outros perfis, o que faz com que sua conta seja divulgada também pros seguidores de quem está ao vivo com você – lembrando que agora o Instagram permite lives com até 4 pessoas. 

  • Vídeos aumentam o tempo de vida útil do seu conteúdo

O Instagram Reels, assim como acontece no TikTok, não limita a entrega dos vídeos desse formato da mesma forma que faz com os vídeos do Feed, que tendem a ter uma vida útil de cerca de 21 horas. No caso dos Reels, se um post está se tornando viral e ganhando cada vez mais curtidas, o algoritmo tende a continuar entregando esse vídeo pra novos usuários, por mais antigo que ele esteja.

No caso do IGTV, embora a entrega não funcione da mesma forma, a vantagem é que o próprio Instagram costuma deixar sugestões embaixo do vídeo que está sendo assistido, assim como faz o YouTube, o que faz com que até mesmo vídeos com um pouco mais de tempo de postados continuem atingindo os usuários.

Todos os formatos de vídeos no Instagram e ideias de conteúdo pra cada um:

Os vídeos são protagonistas na rede social e possuem vários espaços específicos pra cada tipo de formato e objetivo que você queira atingir com o seu conteúdo. Atualmente, os tipos de vídeos no Instagram são: os vídeos do Feed, Stories, IGTV, Reels e Lives. 

Aqui, vamos te ajudar a entender os pontos fortes de cada um deles pra você saber quando e como investir em cada formato:

  • Feed

Duração: até 60 segundos
Características: espaço de maior visibilidade no perfil; permite vídeos em carrossel e que você compartilhe vídeos de outros formatos por lá
Quando usar:  quando quiser que o vídeo fique “registrado” logo de cara no seu perfil, com mais visibilidade, ou passar uma mensagem mais curta 

Ideias de conteúdos:

  • Teasers: como os vídeos são limitados a até 60 segundos, você pode usar esse espaço no Feed pra “atiçar” a curiosidade dos usuários introduzindo algo novo que vem por aí mas sem entregar completamente
  • Tutoriais: ensine algo simples pros seus seguidores ou dê alguma dica rápida. Você pode até escolher um tema e transformar isso em uma série recorrente no seu perfil.
  • Compartilhamento: a maior vantagem do Feed é justamente ser a maior vitrine pros seus conteúdos, então você pode aproveitar pra compartilhar vídeos de outros formatos por lá e convidar as pessoas a assistirem. No caso do IGTV, por exemplo, o Instagram permite que você compartilhe uma prévia e, ao fim da prévia, o usuário pode clicar em ver mais e assistir o vídeo completo diretamente no IGTV.
  • Carrossel: explore o formato de carrossel pra contar uma história ou criar vídeos que se complementam. Você pode introduzir seus produtos um em cada vídeo, falar das pessoas da sua equipe, dar dicas que complementam umas às outras enquanto o usuário for passando os vídeos, etc. Como nesse exemplo da conta do Instagram Business:

Duração: até 15 segundos
Características: vídeos curtos, podendo ser mais espontâneos e com cara de “gravados na hora”
Quando usar: pra conteúdos mais espontâneos e diretos, passar informações rápidas ou gerar interação com os seguidores 

Ideias de conteúdos:

  • Assuntos quentes: chame atenção pra o último dia de uma promoção que você lançou, ou a última chamada pra alguma inscrição que encerra hoje, por exemplo. Se você tiver a função de link disponível, melhor ainda, pois já pode incluir um “Arraste pra cima” no fim do vídeo.
  • Informações: aproveite o espaço pra apresentar sua marca, dando as informações básicas de um jeito mais dinâmico e que desperte o interesse de quem visitar seu perfil pela primeira vez ou seguidores que estejam com dúvidas sobre seu produto ou serviço. 
  • Séries: use os Destaques pra criar séries de conteúdo que sigam o mesmo tema. Vale dar dicas sobre algum assunto, contar fatos curiosos sobre algo relacionado ao seu nicho de atuação, criar um Destaque só pros vídeos de bastidores da sua marca, pra apresentar seus produtos (como as lojas fazem com o formato de “provador”, com alguém provando as roupas e filmando as peças preferidas vestidas no corpo), etc. Aqui no Postgrain, temos nos Destaques a série de Stories com alguns Drops, onde damos várias dicas rápidas sobre Instagram.  
  • Interação: faça vídeos que estimulem a interação por parte dos seus seguidores e inclua os stickers pra facilitar isso ainda mais. Vale abrir o box de perguntas pros seus seguidores e depois responder em vídeo, criar algum jogo divertido usando a figurinha de quiz ou criar enquetes usando as respostas de “sim” ou “não”, por exemplo.

No blog do Postgrain você também pode encontrar outras dicas de conteúdo pra Stories, seja pra pra gerar mais visualizações ou aumentar o engajamento. Também temos um material gratuito cheio de ideias pra 30 dias de conteúdo! É só clicar aqui pra baixar.

Duração: até 15 minutos (ou uma hora, no caso das Lives salvas como IGTV)
Características: vídeos mais longos e que tendem a ser mais bem produzidos
Quando usar: quando quiser apresentar um conteúdo de forma mais extensa ou trabalhada

Ideias de conteúdos:

  • Tutoriais: ensine seus seguidores a fazer alguma coisa que tenha a ver com a sua marca e seu produto. Por exemplo, se você gerencia o perfil de uma loja de roupas, dê dicas de como customizar alguma peça. O importante aqui é dar destaque a alguma atividade e mostrar o passo a passo para o usuário finalizá-la sozinho.
  • Demonstrações de produtos: mostrar como funciona o produto que você vende é muito importante para conquistar o cliente. Independentemente do que você vende,  invista em conteúdos que mostrem como o usuário pode tirar o máximo de proveito daquilo e como sua solução vai ser super útil para o problema daquele consumidor.
  • Entrevistas e debates: aproveite o tempo maior dos vídeos do IGTV pra demonstrar autoridade. Você pode convidar entrevistados que também são referência na área pra reforçar isso e bater um papo com eles sobre seu produto ou serviço, sobre o nicho de atuação de vocês ou qualquer tema que dominem e tenha a ver com seu negócio.
  • Resumos da Live: ao invés de publicar as Lives completas no seu IGTV, o que pode ser um pouco cansativo pros usuários, você pode fazer um resumo com os melhores momentos e principais trechos da transmissão pra colocar no IGTV.

A Sallve, por exemplo, convida uma dermatologista pra dar dicas sobre pele e informações sobre o assunto em um quadro fixo no IGTV da marca:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Sallve (@sallve)

Duração: 15 a 30 segundos
Características: vídeos curtos e dinâmicos, que passam uma sensação de espontaneidade e normalmente têm um toque de humor
Quando usar: quando quiser ampliar seu alcance e reconhecimento de marca, além de gerar mais identificação e aproximação com os usuários

Ideias de conteúdos:

  • Identificação e humor: conheça seu público alvo e crie conteúdos com os quais ele se identifique. Pense em como ele vive no dia a dia, quais problemas enfrenta que tenham a ver com a solução que sua marca oferece e como você pode representar isso com humor.
  • Trends: as trends são as tendências do momento no Reels e no TikTok. Elas podem ser algum desafio ou alguma música, um “som” específico, dancinha, estilo de vídeo, entre outras coisas. Esteja sempre atento ao que está em alta e veja como você pode adaptar isso a um conteúdo que tenha a ver com a sua marca.
  • Desafios: proponha desafios com alguma hashtag relacionada à sua marca e engaje seus seguidores pra reproduzir e te marcar. Assim, você ainda pode aproveitar o conteúdo gerado pelos usuários no seu conteúdo também e sua marca vai estar sendo divulgada espontaneamente.
  • Dicas rápidas: assim como os Stories, os Reels também são um bom formato pra dar dicas rápidas aos seus seguidores de um jeito mais dinâmico. Se você trabalha com uma marca de tênis, por exemplo, pode listar os melhores tênis pra cada tipo de esporte ou como o usuário pode escolher o melhor modelo.

O Instagram do Cartoon Network faz um uso bem criativo do Reels promovendo seus principais programas com cenas que são fáceis de gerar identificação e podem ser mostradas em clipes curtos, sempre com toque de humor:


No blog do Postgrain, temos alguns artigos que podem te render ótimas ideias de conteúdos pro formato e também algumas inspirações, insights e dicas de marcas pra acompanhar no Reels e no TikTok. 

Duração: até uma hora
Características: vídeos ao vivo pra falar de algum assunto específico ou interagir com os seguidores de maneira mais espontânea e direta
Quando usar: quando quiser passar mais autoridade sobre determinado tema ou área ou quando quiser aumentar a visibilidade do seu perfil

Ideias de conteúdo:

  • Chame convidados: a principal vantagem das Lives é que você pode dividir esse tempo de tela com outras pessoas em tempo real, e assim também passa a alcançar os seguidores delas, mesmo que eles não te sigam ainda. Chame convidados relevantes da sua área e que possam atrair o público certo pra sua marca e proponha conversas que sejam do interesse de quem já te segue.
  • Tire dúvidas e responda interações: separe algumas dúvidas prévias dos usuários e entre ao vivo pra esclarecer as principais. Você também pode convidar quem estiver assistindo pra deixar outras perguntas nos comentários e ir respondendo aos poucos, criando uma troca de interações legal entre você e o seu público, que vai se sentir mais próximo e ouvido pela marca.
  • Faça anúncios ao vivo: se você tem algum produto ou serviço novo pra lançar, você pode ir gerando aos poucos o interesse nos seus seguidores usando o gatilho mental da antecipação pra criar uma expectativa e atraí-los no “grande dia”. Guarde as grandes novidades pra serem transmitidas ao vivo, em primeira mão pra quem estiver assistindo.
  • Crie um calendário fixo de Lives: se você se sente confortável com transmissões ao vivo, crie um “quadro” fixo de Lives, como um programa com transmissão marcada. Defina um tema, um propósito, dia e horário pros seus seguidores se acostumarem e proponha um encontro marcado recorrente com os usuários. Você pode falar sobre um assunto novo toda semana, abrir sessão de dúvidas, aceitar pessoas pra participar com você, etc.  

Dicas de apps fáceis de usar e com versões gratuitas pra editar vídeos

Produzir bons vídeos não precisa ser caro e nem complicado. Com um celular na mão e alguns bons apps na manga dá pra fazer um conteúdo criativo e com cara de profissional mesmo que você não tenha equipamentos caros pra isso. 

Aqui, reunimos 5 sugestões dos apps mais versáteis pra editar diferentes formatos de vídeo:

INSHOT

Vídeo no Instagram: melhores apps pra editar vídeos

O InShot é o queridinho dos influenciadores e tem uma interface simples e intuitiva pra edição de vídeos em diferentes formatos, que podem servir para o Feed, IGTV, Stories ou Reels. O app é gratuito e super completo, contando com vários recursos como efeitos, filtros, alteração na velocidade, opção de inserir textos nas imagens, emojis, banco de músicas e a facilidade pra criar cortes e transições de vídeo.

Disponível iOS e Android.

VIDEOLEAP

Vídeo no Instagram: melhores apps pra editar vídeos

Com o Enlight Videoleap, você pode criar conteúdo audiovisual com alta qualidade nos formatos para o Feed, Reels, IGTV ou Stories. Ele permite que você importe fotos e vídeos da sua galeria ou utilize os disponíveis num banco de imagens gratuito que tem dentro do próprio app. Entre as ferramentas disponíveis estão a de ajustes de cor, filtros de cor, alteração de velocidade, zoom, transições, efeitos sonoros, música e narração.

Disponível para iOS e com aplicativo similar para Android.

PREQUEL

Vídeo no Instagram: melhores apps pra editar vídeos

O principal diferencial do Prequel (que também serve pra edição de fotos), são os efeitos criativos disponíveis no app. Alguns só são liberados na versão paga, mas a versão gratuita não deixa nada a desejar em questão de variedade e beleza. Entre as opções estão efeitos vintage, como VHS, filme e ruídos, o efeito de prisma, neon, com brilhos, cores variadas e muito mais. Com ele você também pode adicionar músicas e efeitos sonoros aos vídeos.

Disponível para iOS.

VUE

Vídeo no Instagram: melhores apps pra editar vídeos

O Vue também é bem completo quando o assunto é edição de vídeos no celular. Com ele, é possível gravar vídeos direto do app e lá mesmo editar, além de usar templates prontos para TikTok e Stories. Ele oferece a opção de filtros lindos de cor, que dão uma aparência super profissional ao vídeo, e permite que você altere configurações da imagem como luz, contraste, temperatura, exposição e saturação.

Você ainda pode adicionar textos e colocar trilhas de background disponibilizadas pelo próprio app ou adicionar sua própria música salva no celular. Tudo isso disponível na versão gratuita! 

Disponível para iOS e Android.

Mais dicas de apps

Se quiser ainda mais sugestões de apps, você pode conferir também nos nossos artigos específicos pra cada formato de vídeo, com dicas e insights pra você investir em vídeos no Instagram:

O que vem por aí?

Já são várias as opções e formatos de vídeos no Instagram e em outras redes sociais. Depois dos Stories, Lives, IGTVs e Reels, qual será a próxima tendência de vídeo que o Instagram vai trazer por aí?

Deixe suas apostas nos comentários!