IGTV: Melhores aplicativos para editar vídeos na vertical

IGTV: Melhores aplicativos para editar vídeos na vertical

por Katarina Nápoles

Publicado em 24 de setembro de 2018

Sem avisos prévios e quando ninguém sabia de nada, o Instagram apresentou o recurso mais surpresa da história do aplicativo: o Instagram TV.

Lançado no meio desse ano e já disponível para todos os usuários da base, a nova rede de vídeos veio para tentar consolidar de vez o consumo de conteúdo audiovisual no formato vertical, que foi algo lançado pelo Snapchat, mais tarde, fortalecido pelos Stories.

Com o surgimento do novo recurso, muitas empresas já entenderam a importância de produzir vídeos para a plataforma. E como a maioria dos aplicativos e ferramentas de edição são voltadas para vídeos editados no computador ou na horizontal, fizemos questão de garimpar e testar os melhores aplicativos para editar vídeos na vertical. Pronto pra conferir a lista que preparamos pra você?

SODA

O Soda é um dos aplicativos mais completos de edição de vídeo pra você ter no celular. Com ele, é possível gravar vídeos direto do app e lá mesmo editar, perfeito pra quem faz vlog, por exemplo.

Funciona da seguinte maneira: você pode capturar pequenos trechos do seu dia e o próprio aplicativo já vai juntando todos os pedaços em uma timeline bem simples, sem que você precise gravar todos os pequenos vídeos no celular e depois importá-los dentro do aplicativo.

Cada trecho de vídeo pode ser editado separadamente. Isso vai te ajudar muito quando notar algum errinho no meio das gravações. Basta cortar o trecho que não gostou e continuar editando.

O aplicativo ainda conta com vários filtros que editam as cores da imagem e também outras opções que adicionam elementos como brilhos, fumaças ou detalhes de filmes antigos de máquinas analógicas, por exemplo.

Um diferencial que não vi em nenhum outro app que testei: você pode inserir textos com fontes disponíveis no Soda ou inserir outras, que você tenha baixadas no seu celular! :O

Além disso, o Soda tem funções de velocidade de vídeo, em que você pode acelerar ou diminuir. E o melhor: tudo gratuito!

Soda: aplicativo para editar vídeos para o IGTV

Disponível para iOS e Android.

PREMIERE CLIP

Se você edita vídeos profissionalmente no computador, já deve ser familiarizado com o Premiere da Adobe. O Premiere Clip é um aplicativo simplificado dessa ferramenta, com uma interface muito mais simples e básica, que chega a lembrar o Movie Maker do Windows – mas calma! Tem todas as ferramentas que você precisa, ok?

Para utilizá-lo é preciso ter uma conta na Adobe, mas não é necessário pagar nada por isso. Basta se cadastrar na Adobe pelo próprio aplicativo e você terá acesso a parte gratuita do Premiere Clip, que já é super completa.  

O app conta com ferramentas de corte, filtros variados, músicas já disponíveis – para que você não tenha problemas com direitos autorais lá na frente – e opções de transições entre um vídeo e o outro. Vale a pena baixar!

Premiere Clip: aplicativo para gravar vídeos para o IGTV

Disponível para iOS e Android.

LEGEND

Seu vídeo está todo pronto, mas inserir pequenas vinhetas de início, meio e fim deixaria ele ainda mais bem produzido? O Legend é o aplicativo pra isso! O app fornece diversas animações de textos e vários tipos de fontes pra você escolher. Basta escrever o texto que você quer, selecionar a fonte e, depois, a animação que preferir.

Você pode, inclusive, alterar o fundo e o estilo de cada animação. Ainda é possível adicionar uma imagem de fundo e criar uma animação em texto por cima dela.

Quem conhece o Legend vai se perguntar por que a gente colocou ele nessa lista, já que ele só produz animações no formato quadrado (o clássico do Instagram) e em paisagem. A verdade é que ainda falta um aplicativo tão bom ou melhor que o Legend para criação de vinhetas e textos animados.

Por isso, ainda o recomendamos fortemente, mesmo que não seja possível criar vídeos no formato vertical. A nossa dica é que, depois de criar a animação no Legend, você use o Inshot para encaixá-lo no formato do IGTV. Continua lendo que a gente fala dele logo abaixo!

Legend: aplicativo para fazer vinhetas para o IGTV

Disponível para iOS e Android

INSHOT

Outro aplicativo que concorre com o Soda no quesito mais completo é o Inshot. Nele tem de tudo, tudo mesmo. Assim como o Soda, você pode gravar vídeos no próprio aplicativo ou importar da galeria do seu celular.

Na opção “Canvas” é possível escolher a proporção de 9:16 pro seu vídeo, o formato do IGTV.  O melhor de tudo é que se você gravou um vídeo que não está no formato vertical do (alô vinhetas do Legend), é possível encaixá-lo no formato correto. Basta escolher a opção Encaixar.

Adicione texto ao seu vídeo, escolha a fonte e em quais partes o texto deve aparecer. Faça o mesmo com stickers e os filtros, que são ótimas opções na parte gratuita e, se você quiser ter um leque ainda mais variável, dá pra assinar o plano Pro da ferramenta e contar com mais opções.

Ainda na parte gratuita é possível fazer edições de velocidade no vídeo, adicionar fundos coloridos e inserir músicas disponíveis dentro do app ou que você já tenha salvas no celular ou ainda pelo YouTube, usando o Airdrop.

Além disso, é possível colocar efeitos de som, como o barulho de um avião passando, por exemplo. Escreve o que eu tô dizendo: esse daqui é pra ter no celular e não excluir nunca mais!

Inshot: aplicativo para gravar vídeos para o IGTV

Disponível iOS e Android.

VUE

Outro aplicativo incrível para captação e queridinho dos vloggers: Vue! Assim como o Soda, o app vai criando uma linha do tempo à medida que você vai gravando pequenos trechos e te dá a possibilidade de editar cada trecho individualmente depois.

É possível inserir filtros de cor – os filtros do Vue são realmente lindos e deixam o vídeo com uma aparência muito profissional – e alterar configurações da imagem como luz, contraste, temperatura, exposição e saturação. Você ainda pode adicionar textos e colocar trilhas de background disponibilizadas pelo próprio app ou adicionar sua própria música salva no celular.

O app conta com o recurso “embelezador”, que mexe na imagem por você, e com opções de velocidade e de zoom de vídeo (essa última super válida pra dar uma diversificada no vídeo). Todos esses recursos são gratuitos, mas o aplicativo disponibiliza outros filtros e stickers para compra. Vale muito a pena o download!

Vue: aplicativo para gravar vídeos para o IGTV

Disponível para iOS e Android.

UNFOLD

Já viu aqueles stories super bem produzidos que contam com uma foto e um vídeo no mesmo conteúdo? As chances deles terem sido produzidos no Unfold é grande. O aplicativo  disponibiliza templates já prontos pra você inserir fotos ou vídeos na mesma mídia – dá até pra colocar trechos diferentes do mesmo vídeo em uma só mídia!

Você ainda pode adicionar textos com a fonte que preferir e alterar a cor de fundo do vídeo. O app é gratuito, mas há pacotes de templates pagos, como os que simulam fotos polaroid e negativos de filmes antigos.

Unfold: aplicativo para produzir vídeos para o IGTV

Disponível iOS e Android.

Tem algum aplicativo muito ? que a gente não mencionou aqui? Conta aqui nos comentários que a gente testa e diz o que achou!