CTA: 34 exemplos de Call To Action para usar no Instagram

CTA: 34 exemplos de Call To Action para usar no Instagram

por Ana Tereza Moraes

Publicado em 11 de agosto de 2021

Você provavelmente já deve ter ouvido falar em uma coisa chamada CTA por aí, né? A sigla é uma abreviação para a expressão Call To Action, que, em bom português, significa chamada para ação. 

Pra quem trabalha com marketing digital, entender o que é, por que utilizar e, principalmente, como utilizar um bom CTA é essencial para tornar seu texto mais persuasivo e conseguir mais resultados com ele.

Independente de se o seu objetivo é gerar mais vendas, levar tráfego para o seu site ou aumentar seu engajamento nas redes sociais, você precisa saber usar essa técnica a seu favor.

Nesse texto, você vai entender:

O que é CTA (Call To Action)?

Você pode não perceber, mas os CTAs estão por toda parte no nosso dia a dia, até mesmo offline. Do outdoor na sua rua que diz “Visite nossa loja” até a instrução que diz “Empurre” ou “Puxe” nas portas, tudo isso é um CTA no seu dia a dia te indicando o que fazer.

O nome pode parecer estranho ou soar como um conceito muito técnico, mas CTA nada mais é do que um jeito “chique” para se referir a estratégia de copywriting chamar o público para tomar alguma ação, como o próprio nome em português sugere. 

Ou seja, um Call To Action é simplesmente o recurso textual que você vai utilizar pra indicar, utilizando verbos imperativos, o que o usuário deve fazer após ler o seu texto:

  • Faça
  • Curta
  • Comente
  • Compre
  • Acesse
  • Clique
  • Abra
  • Arraste
  • Salve
  • Compartilhe
  • Responda
  • Baixe
  • Etc.

Qual a importância do call to action no marketing?

Esse recurso é importante para que você consiga direcionar os usuários a fazer exatamente o que você precisa que façam, como uma instrução mesmo. Ele vai servir como o impulso final para que as pessoas tomem aquela ação necessária pra você alcançar seu objetivo.

No marketing digital, trabalhamos com o conceito de Funil de Vendas para resumir a jornada do consumidor desde o primeiro contato com a sua marca até o momento de compra. Resumidamente, é o caminho que o seu lead percorre até chegar onde você precisa que ele esteja. 

CTA: Call To Action no funil de vendas

E o CTA tem um papel importante nesse caminho pra que o lead vá avançando entre essas etapas. Cada “Clique e saiba mais” ou “Acesse e faça o download” é o impulso que o usuário precisa para tomar o próximo passo que você planejou pra ele e aumentar suas taxas de conversão.

Por que usar um Call To Action no Instagram?

Assim como numa jornada de consumo você precisa que o lead “avance” entre as etapas, no Instagram você precisa que os usuários avancem nas interações com o seu perfil e seu conteúdo para que a sua marca atinja os objetivos planejados.

Por exemplo, se você criou um conteúdo pensado para apresentar as pessoas ao seu novo site, não conte apenas com a curiosidade dos usuários para irem espontaneamente procurar o link e conferir a novidade. Dizer a eles claramente o que precisam fazer vai facilitar com que entendam a ação que deve ser tomada. Por exemplo:

 “Conheça nosso novo site clicando no link na bio”.

Isso é um CTA. 

Além de servir como uma instrução, um bom CTA no Instagram é essencial também para incentivar o engajamento dos seus seguidores, fazendo com que eles se sintam mais à vontade pra deixar mais comentários nos seus posts e que saibam também como interagir. 

Um simples “Comente aqui o filme que você mais gostou” já incentiva o usuário a saber exatamente o que dizer para iniciar um diálogo no seu post, assim como um “Entre em contato pela DM” também já reduz as chances de você receber várias perguntas sobre como entrar em contato com a sua marca diretamente.

Já pensou em gerar vendas com a bio das suas redes sociais? Descubra o poder de um link na bio otimizado e estratégico usando o Linklist. Teste agora!

Como um criar call to action para Instagram

Antes de pensar em que chamada para ação será utilizada no seu texto, três pontos importantes precisam ser levados em consideração. São eles:

  • Seu objetivo

Primeiramente, você precisa definir o que deseja alcançar com aquele conteúdo: mais curtidas? Engajamento? Alcance? Cliques no link?

Vamos de exemplo:

Se a ideia é ter bastante engajamento, o CTA precisa ser voltado para isso. Não adianta fazer um post para as pessoas interagirem nos comentários e terminar a legenda falando para elas acessarem seu site.

Nesse caso, é mais efetivo indicar exatamente o que você quer que seus seguidores façam, utilizando palavras e termos como: comente, salve, conta aqui, marca seu amigo, diz pra gente, etc.

  • Seu público

Conhecer bem seu público-alvo é essencial para saber como direcioná-lo da melhor forma.

A depender do público da sua marca, um simples e direto “Acesse nosso site” pode servir pra que eles entendam que é lá que vão encontrar seus produtos. Por outro lado, algumas pessoas normalmente precisam que seu texto seja um pouco mais claro e instrutivo sobre o que precisam fazer, então um: “Vá no link na bio e acesse nosso site pra conferir a nova coleção” pode ser a pedida necessária.

  • A construção do seu texto

Não deixe todo o trabalho de conversão ficar apenas nas mãos de uma simples chamada para ação como “Compre agora”. Ser persuasivo ao longo do texto, trabalhando uma argumentação forte e gatilhos mentais que reforçam seu argumento vão tornar o CTA ainda mais forte no final. 

Por exemplo, que tal trabalhar o gatilho mental da escassez ao longo de uma legenda informando que faltam poucas vagas para aquele curso imperdível e terminar com um “Garanta sua vaga”?

  • O formato do seu conteúdo

O conteúdo em si também é determinante pra definir seu CTA, principalmente em termos de onde você vai inseri-lo: se é na legenda, no vídeo, em uma foto, etc. Se o post for de uma imagem única em um anúncio no Instagram, por exemplo, o CTA pode vir destacado na própria imagem e ser bem direto e curto, pra que o usuário saiba logo de cara o que fazer. 

Termos como “Saiba mais”, “Compre agora”, “Garanta sua vaga” e afins são algumas das variações de  chamadas para ação mais comuns utilizadas nesses casos.

34 exemplos de CTAs para você usar no Instagram

A escolha de palavras e termos a serem utilizados no Call To Action vai depender de fatores como objetivo e formato do seu conteúdo. Mas, pra te ajudar com algumas ideias que valem pra várias ocasiões, trouxemos aqui alguns exemplos de CTAs prontinhos pra você usar no Instagram:

CTAs de engajamento:

  1. Me conta aqui nos comentários se….
  2. Deixe sua opinião nos comentários!
  3. Comenta aqui embaixo….. (sugira um tema para o comentário)
  4. Gostou das dicas? Salve esse post pra conferir sempre que precisar!
  5. Não perca esse conteúdo. Acesse sempre que quiser clicando em Salvar!
  6. Marca aqui um amigo que….
  7. Encaminhe esse post pros seus amigos!
  8. Compartilhe esse post pra chegar em mais pessoas
  9. Se curtiu a dica, deixa o like
  10. [Após uma pergunta no post] Responda aqui nos comentários
  11. Curta o post e compartilhe com os amigos

CTAs de conversão:

  1. Compre agora
  2. Garanta seu [produto] clicando aqui
  3. Clique e faça o download
  4. Baixe gratuitamente
  5. Clique e faça sua reserva
  6. Garanta sua vaga
  7. Acesse e garanta seu [produto]
  8. Adquira seu [produto] agora

CTAs de tráfego:

  1. Clique no link na nossa bio!
  2. Acesse o site clicando no link da bio
  3. Clique no link na bio e confira
  4. Confira nossos produtos acessando o link na bio
  5. Arraste pra cima e confira
  6. Arraste pra cima e conheça
  7. Acesse o link e saiba mais

CTAs para carrossel:

  1. Arrasta pro lado 
  2. Passe pro lado e veja as dicas
  3. Arraste pro lado pra entender melhor
  4. Arraste pro lado e confira uma surpresa no final

CTAs para vídeos:

  1. É só dar o play e conferir
  2. Assista o vídeo completo para descobrir
  3. Assista agora
  4. Veja até o final e me conta o que achou

Leia também:

Aumente o engajamento no Instagram com conteúdos interativos

Vídeos no Instagram: 20 ideias de conteúdo para todos os formatos

Post carrossel no Instagram: 13 ideias de conteúdo pra usar

Faça testes A/B

Agora que você já sabe o que é um CTA e já tem vários exemplos de como utilizar, é importante que comece a fazer testes com diferentes termos para entender que chamada para ação funciona melhor para o seu conteúdo.

O teste A/B é um método utilizado no marketing pra testar e descobrir que versão de algo funciona melhor pra te trazer resultados. Aplique isso também no seu conteúdo para entender melhor que tipo de CTAs mais geram conversões ou convencem seu público. 

Exemplos:

  • “Compre agora” ou “Garanta o seu”
  • “Responda nos comentários” ou “Comenta aqui…”
  • “Compartilhe para alcançar mais pessoas” ou “Envie para os amigos”

Só assim você vai ter certeza do que traz os melhores resultados pro seu conteúdo.

Mas olha, evite também ser muito repetitivo com o uso dos CTAs. Pequenas variações vão te ajudar a manter a sutileza e deixar o texto soando mais natural, como um convite e não uma ordem. 

Gostou das dicas?

Conta aqui nos comentários que CTAs você mais usa nos seus conteúdos.

(Viu só? Também fechamos esse texto com um CTA!)