Como nunca mais ficar sem ideias de conteúdo

Como nunca mais ficar sem ideias de conteúdo

por Ana Tereza Moraes

Publicado em 29 de setembro de 2020

Todo mundo que trabalha com criação pra redes sociais já passou por aquele momento onde a mente simplesmente dá um branco e as ideias de conteúdo parecem não chegar. É o infame bloqueio criativo que nos impede de produzir justo quando a gente mais precisa. 

Mas, então, o que fazer pra não ficar preso num desses bloqueios e conseguir entregar um conteúdo de qualidade consistentemente (principalmente pra quem gerencia mais de uma conta ao mesmo tempo)? 

Ok que não existe fórmula mágica do sucesso, mas temos algumas dicas incríveis que com certeza vão te ajudar a montar um bom planejamento pro Instagram. Seja pra sua conta pessoal, seu negócio ou pras páginas dos seus clientes, nesse artigo vamos te dar algumas sugestões de como nunca mais ficar sem ter de onde tirar ideia de conteúdo.

Esteja sempre se atualizando

É claro que ninguém consegue acompanhar todas as notícias, novidades, memes e lançamentos o tempo todo, mas tentar dedicar um tempinho do seu dia pra checar o que tem bombado nas redes sociais, o que mais tem repercutido na mídia e o qual é o assunto do momento no mercado vai te ajudar a renovar as ideias e ter mais bagagem na hora de produzir conteúdo.

E pra te ajudar nessa tarefa diária, temos duas dicas pra te dar.

A primeira delas é usar o Google Trends. A ferramenta mostra os principais termos de pesquisa sendo buscados nos últimos dias, apontando pras tendências de busca no mundo todo no Google. Ele é bem fácil de usar e você pode filtrar a partir de especificações como palavras-chave, região, período de tempo e idioma.

Use o Google Trends pra se atualizar e ter ideias de conteúdo

Use o Google Trends pra se atualizar e ter ideias de conteúdo

A segunda dica é ficar de olho nos Trending Topics do Twitter. Você pode fazer isso tanto dentro da própria rede social, que mostra uma lista dos assuntos mais comentados por lá no momento, ou através do site Trends24, que posta uma lista atualizada com os termos mais tuitados de hora em hora.

No próprio Twitter, dá pra separar os assuntos por país ou cidade, e ainda ver a seleção que a rede social faz em tópicos: tem notícia de entretenimento, novidades políticas, as últimas sobre esportes, entre outros temas. Caso você seja usuário ativo, existe ainda a opção de classificar os temas mais comentados de acordo com os seus interesses ou redondezas.

Fique de olho nas principais tendências pra se atualizar e ter ideias de conteúdo

Use seus seguidores como fonte

Quem melhor que os seus próprios seguidores pra te dizer que tipo de conteúdo eles gostam de consumir e esperam ao te seguir? Usá-los como fonte de ideias já rende vários conteúdos por si só, o primeiro deles sendo a forma que você vai fazer pra conseguir isso. Pode ser um post no feed pedindo pra que as pessoas comentem o que querem, uma enquete nos Stories ou uma caixa de perguntas pra abrir o diálogo pra mais sugestões.

Além disso, os próprios seguidores podem te fornecer o conteúdo “pronto”, e não apenas a sugestão. No marketing para redes sociais, usamos um termo chamado User Generated Content, que, traduzindo, significa “conteúdo gerado pelo usuário”. Nesse outro artigo aqui do blog, inclusive, damos boas dicas de como e porque usá-lo. 

Se a marca que você gerencia já tem um bom engajamento, aproveite pra ver o que seus seguidores têm postado ou comentado sobre ela. Vale aproveitar fotos deles usando seus produtos ou serviços, feedbacks, avaliações que deixaram no seu site, etc. Lembrando, claro, de sempre que possível pedir autorização pra repostar, principalmente se for algo que chegou pelo direct. E se o engajamento em torno da sua marca ainda não for tão forte, aproveite pra incentivá-lo. Peça pras pessoas te mandarem fotos, crie desafios, concursos ou peça os feedbacks ativamente.

Tenha uma carta na manga pra usar de conteúdo “coringa”

No baralho, o coringa é aquela carta que pode ser usada em qualquer situação ou jogada. Nas redes sociais, podemos dizer que é aquele conteúdo mais básico e atemporal, que pode entrar em qualquer momento que você esteja sem ideias, tempo ou recursos pra fazer algo mais elaborado.

Mas isso não significa que vale jogar qualquer conteúdo aleatório, viu? Pelo contrário, as cartas que você guarda na manga pras suas redes sociais precisam ter relação com sua identidade de marca e, mesmo que de forma muito simplista, ainda comunicar algo. Algumas sugestões que podemos dar de conteúdos coringa podem ser: um “bom dia” com alguma mensagem legal, frases ou citações inspiradoras, fotos de bancos de imagem, um post mais divertido com algum meme, uma foto simples de algum produto seu perguntando quem já testou… Enfim, são infinitas as possibilidades! 

Separamos alguns exemplos pra você:

Como nunca mais ficar sem ideias de conteúdo Como nunca mais ficar sem ideias de conteúdo

Faça um benchmarking pra buscar referências 

O benchmarking é a avaliação que uma empresa faz em relação à concorrência, buscando referências pra incorporar as melhores práticas do mercado e aperfeiçoar seu próprio negócio. 

Na busca por referências pra criação de conteúdo, você não precisa se limitar à sua concorrência direta. Amplie o olhar e busque marcas e criadores de conteúdo que te inspiram. Você pode até criar uma pasta na seção de itens Salvos no Instagram pra ir juntando os posts que mais te chamaram a atenção. 

Só não confunda referência com cópia! No processo de benchmarking, você deve procurar entender o que tem funcionado pra a concorrência ou o que outras marcas estão apresentando de conteúdos inovadores pra pensar de que forma você pode se inspirar naquilo e criar seu próprio conteúdo. 

Não tenha medo de reciclar ideias de conteúdo

Se um post já deu certo uma vez, por que não tentar de novo?

Você pode reciclar ideias que você já sabe que funcionam com a sua audiência. Estude bem as informações do Instagram Insights e seus últimos relatórios pra identificar que tipos de posts tem tido bons resultados e pense de que maneiras você pode reinventá-los. Tente entregar ideias antigas de maneiras ou formatos diferentes, ou simplesmente atualize-as se surgiu algo de novo que vale a pena destacar! 

Se algum conteúdo deu certo pro Stories, por que não tentar recriá-lo de maneira mais criativa pro Reels, por exemplo? Ou pega aquele carrossel de dicas que foram um sucesso e grava um IGTV falando um pouco mais sobre o assunto ou se aprofundando nas dicas, dando exemplos práticos e mostrando como aplicá-las.

Vale também replicar ideias de outras plataformas onde sua marca esteja presente. Seja um blog, um canal do YouTube, um Twitter… Dá pra adaptar o conteúdo desses canais e trazer pro formato que funcionar melhor no Instagram! Você ainda pode aproveitar e convidar as pessoas a conferir suas páginas nessas outras plataformas e te acompanhar por lá também. 

Crie uma “série” de conteúdos

Teve alguma ideia muito legal? Tente destrinchá-la em mais de um conteúdo! Você pode transformar aquela ideia em uma série contínua de posts semanais que seguem uma mesma linha, temática ou estilo, ou até mesmo fazer posts seguidos que se complementem, se preferir.

Alguns exemplos de como isso pode funcionar:

  • Crie algo que as pessoas se interessem em acompanhar com frequência e estabeleça uma rotina pra esses posts no seu feed. Você pode apresentar todo mês algum funcionário pra transmitir um pouco da cultura da empresa, ou promover lives mensais entrevistando especialistas, criar um destaque pra compartilhar as novidades do mercado, da empresa, se comprometer em trazer semanalmente dicas, informações, etc. O Prime Video, serviço de streaming da Amazon, por exemplo, sempre anuncia os lançamentos do mês que estarão disponíveis na plataforma. Além disso, também passaram a criar resumos semanais de séries como The Boys, que tem novos episódios disponibilizados semanalmente. 

Como nunca mais ficar sem ideias de conteúdo Como nunca mais ficar sem ideias de conteúdo

  • Junte o conselho da reciclagem com esse e procure entender o que tem funcionado melhor pra engajar sua audiência. Se você perceber um padrão, pode aproveitar pra transformar aqueles conteúdos oficialmente em uma série de posts.
  • Pra situações mais esporádicas, como o lançamento de um novo produto ou serviço, você pode criar uma sequência de conteúdos interligados pra ativar o gatilho da antecipação e soltar as informações aos poucos até chegar na revelação final. Assim seus seguidores ficarão ansiosos e mais ligados no seu Instagram pra saber o que vem por aí!

Fique de olho nas datas comemorativas

As boas e velhas datas comemorativas já são companheiras conhecidas de todo social media. Ter um calendário sazonal em mãos, como o que oferecemos de graça no Postgrain, é sempre uma ótima opção pra guiar o planejamento de conteúdo, pois a partir de algumas datas — das mais conhecidas, às mais bobas — dá pra tirar muita ideia legal!

Nem sempre você precisa fazer algo tão direto como um post de “Feliz Dia do Sorvete”, principalmente se sorvetes não têm nada a ver com sua marca! Vale tentar encaixar as datas de maneira mais criativa no seu conteúdo. A Starbucks, por exemplo, apostou no storytelling pro Dia dos Namorados e criou três posts especiais com três histórias de amor que começaram por lá, graças ao café deles. Como nessa publicação que trouxemos:

Use a imaginação pra sair do óbvio!

Conte com um Banco de Ideias pra te guiar!

Por fim, queremos te dar uma dica bem simples de seguir. Sabe aquela ideia que você tem durante a madrugada? Anote! 

Quem sabe ela pode ser útil depois. Mesmo que soe muito aleatória na hora ou que você ache que vai lembrar no outro dia, na dúvida, escreva em algum lugar e aos poucos você vai ver que vai conseguir construir um grande banco de ideias pra recorrer quando precisar.

E se quiser algumas ideias na manga que servem pra qualquer perfil, em qualquer ocasião, temos um material gratuito repleto de dicas, insights e ideias de conteúdo pra você aproveitar! É só clicar aqui pra baixar.