Posicionamento de marca: como aplicar no Instagram

Posicionamento de marca: como aplicar no Instagram

por Ana Tereza Moraes

Publicado em 14 de setembro de 2021

Quem está começando o próprio negócio ou trabalhando na imagem de uma empresa deve saber que o posicionamento de marca é uma das etapas mais importantes para determinar como uma marca será percebida pelo mercado e também pra guiar suas estratégias de comunicação, incluindo as redes sociais.

Se você ainda não é familiarizado com esse conceito ou não sabe a melhor forma de desenvolvê-lo, continue lendo esse artigo e vamos te orientar sobre tudo que você precisa saber pra criar um bom posicionamento de marca e como aplicá-lo nas redes sociais!

O que é posicionamento de marca?

O autor e consultor de marketing Philip Kotler define posicionamento de marca como:

 “o ato de projetar a oferta e imagem de uma empresa para ocupar um lugar distinto na mente do público alvo.

Resumidamente, o objetivo é esclarecer e fixar a proposta de valor de uma marca diante do mercado e moldar a forma como o público consumidor irá pensar nela, como que referências serão ligadas a ela, quais diferenciais e características principais serão lembrados.

Esse posicionamento é a reta final do branding, e, por isso, é a base que deve guiar toda a estratégia de marketing da empresa: desde como o produto ou serviço será vendido, o tom de voz da comunicação, o tipo de relacionamento com o público, colocação no mercado e até mesmo facilitar as estratégias de fidelização dos seus clientes.

Como definir um posicionamento de marca?

Para definir um posicionamento de marca, você precisa estar muito consciente sobre a sua marca. 

Pense no que ela pode oferecer, como quer ser vista no mercado, quais suas vantagens, desvantagens e diferenciais em relação à concorrência, etc. Além disso, é importante estudar muito bem quem é seu público alvo – quais suas dores, necessidades, comportamentos, ocupações.

A seguir, vamos te mostrar alguns caminhos pra fazer isso.

Aplique a análise SWOT no seu posicionamento de marca

Um método que você pode utilizar pra te guiar na hora de montar um posicionamento de marca é a análise SWOT (também conhecida como análise FOFA). 

Esse tipo de análise é muito utilizada em gestão de projetos, e pode ser muito útil para esclarecer algumas das principais questões que você precisa ter em mente sobre a marca antes de planejar o posicionamento. 

A sigla representa as seguintes palavras:

  • S (Strength/Força):
    Identificar os fatores internos da empresa que são a força da sua marca e te colocam em vantagem em relação ao mercado.
  • W (Weaknessses/Fraquezas):
    Identificar os pontos fracos internos da sua marca, que podem ser suas desvantagens diante do mercado ou eventuais pontos de melhoria pra você trabalhar.
  • O (Opportunities/Oportunidades):
    Identificar os fatores externos que podem servir de boas oportunidades pra sua marca investir ou se beneficiar diante da concorrência.
  • T (Threats/Ameaças):
    Identificar os fatores externos que fogem do seu controle e podem eventualmente prejudicar o seu negócio ou te colocar em desvantagem.

Com essa metodologia, você consegue mapear os pontos mais importantes sobre a sua marca e traçar melhor um posicionamento de marca claro e de impacto.

Separamos uma checklist de alguns pontos que você precisa considerar pro seu posicionamento:

  • Quais as necessidades do mercado atual
  • Concorrência: que posicionamento adotam e quais suas vantagens e desvantagens em relação a eles
  • Condições da sua empresa em suprir essas necessidades do mercado
  • Pontos fortes e diferenciais da sua marca
  • Que prazeres e sentimentos sua marca proporciona 
  • Como você quer que a marca seja percebida, tendo como base:
    Brand persona
    Visão
    Missão
    Proposta de valor (e não estamos falando somente de valor financeiro, ok?)

Gráfico de posicionamento de marca

Crie um gráfico de posicionamento de marca para orientar seu planejamento. Normalmente, as variantes utilizadas nesse gráfico são de qualidade, preço ou performance, mas você pode traçar as variantes de acordo com as características mais relevantes pro mercado ou pro que você quer transmitir e ir posicionando sua marca e a concorrência ao longo dele.

Tente resumir tudo o que você avaliou e pontuou como destaque na sua análise em uma frase de impacto e uma breve descrição para definir seu posicionamento de marca. 

Essa descrição deve ser clara e coesa o suficiente para guiar toda a sua estratégia de marketing a partir daí, pois é a partir do branding, planejamento de conteúdo e proposta de valor dos produtos/serviços oferecidos que esse posicionamento será passado para o consumidor final.

Posicionamento de marca no Instagram

Com mais de 1,5 bilhões de usuários no mundo todo, sendo mais de 100 milhões apenas no Brasil, o Instagram é uma das principais vitrines e canais de comunicação pras marcas atualmente. 

Por isso, ao montar seu planejamento para redes sociais, tenha sempre em mente o seu posicionamento de marca de maneira clara e pense de que formas ou através de que conteúdos esse posicionamento pode ser transmitido e fixado para os seus seguidores.

A comunicação desse posicionamento de marca no Instagram vai desde as cores, estilo de imagens ou ilustrações, fonte e toda a identidade visual dos seus posts, passando pelo tom de voz adotado, tipos de conteúdo que você publica e que caminhos editoriais você adota.

Lembre-se que definir bem esse elemento da sua estratégia de negócio vai fazer toda a diferença nos resultados obtidos com o Instagram. Afinal, as pessoas compram de quem elas confiam e, pra conquistar a confiança de alguém, seu conteúdo precisa mostrar muito bem quem é sua marca e o que ela oferece de melhor para o público.

Exemplos de marcas com bons posicionamentos de marca

Pra deixar tudo menos abstrato, que tal alguns exemplos práticos de empresas com posicionamentos de marca muito bem definidos – tanto no Instagram quanto de modo geral?

  • Coca-Cola

Não tem como falar de posicionamento de marca sem citar a Coca-Cola.

Além de ser uma grande referência de um posicionamento de marca que dá certo, a empresa foi também uma das pioneiras nesse sentido. Tudo começou quando a Coca-Cola, ao invés de vender apenas seus produtos, passou a se vender como uma experiência. 

E isso está presente até hoje em todas as suas campanhas: slogans como “abra a felicidade” e a famosa “sede de coca” são alguns dos exemplos do posicionamento da marca enquanto uma experiência única e positiva a ser vivida por quem consome uma Coca-cola bem gelada. A colocação do produto enquanto algo que une amigos, famílias e está sempre presente em datas importantes – como as festas de fim de ano onde não podem faltar uma Coca-Cola na mesa – também são parte desse posicionamento.

  • Apple

A Apple tem notoriamente alguns dos produtos mais caros no seu mercado, mas o preço cobrado termina sendo “justificado” pela proposta de valor da marca, que fica muito clara no seu posicionamento. A Apple se coloca como uma empresa moderna, jovem, inovadora e criativa, que é referência em design e tecnologia, e agrega valor fazendo com que os consumidores achem que também se sentirão mais modernos, jovens, inovadores e criativos usando seus produtos.

É só observar algumas das campanhas publicitárias mais recentes da empresa e em como esse posicionamento é transmitido de forma muito clara:

  • Nubank

A Nubank entrou no mercado financeiro com a proposta de ser uma marca moderna, descontraída e bem menos burocrática que os bancos tradicionais. Sua comunicação é toda voltada para um público jovem e que rejeita essa burocracia do mercado financeiro. 

O posicionamento de marca do “roxinho” é tão bem definido que basta um primeiro olhar no Feed do Instagram da Nubank pra captar essas características.

Posicionamento de marca no Instagram

E pra distinguir ainda mais a forma como o Nubank se coloca no mercado financeiro, basta comparar com o Feed de um banco tradicional, como é o caso do Santander, que aposta numa comunicação menos informal, mais “clássica” e como você esperaria de um banco.

  • Havaianas 

A Havaianas é um ótimo case de reposicionamento de marca no mercado e de como essa definição muda todo o valor de uma marca diante do consumidor. 

As famosas sandálias rasteiras de borracha, lançadas em 1962, estavam passando por uma crise nos anos 90 e eram vistas como um produto qualquer, sem valor e associado apenas à classe mais baixa do país. 

Em 1994, após uma reestruturação do posicionamento da marca, a empresa investiu em novas cores e modelos da sandália e trouxe personalidades famosas pra vestir o calçado nas suas campanhas, mostrando que as Havaianas podiam sim ser um item de valor no mundo da moda.

Com a mudança, foram aos poucos se tornando o que vemos hoje: um produto desejado por todos, inclusive internacionalmente, que elevou seu valor de mercado e alcance, virando um ícone da moda brasileira no quesito conforto.

Posicionamento de marca no Instagram

  •  Natura

A empresa é um grande exemplo de posicionamento de marca bem feito desde as primeiras etapas do branding, a começar pelo nome.

“Natura” já transmite um dos principais valores da marca, que se apresenta como sustentável e preocupada com causas ecológicas. Além disso, as raízes brasileiras da marca também são um ponto forte da comunicação, que une essa a valorização das riquezas naturais brasileiras com a valorização também da beleza natural da mulher brasileira que usa seus produtos.

No Instagram da Natura, todas essas características do posicionamento de marca também ficam claras logo de cara pros usuários, que rapidamente podem identificar os principais valores da marca:

Posicionamento de marca no Instagram

O que achou das dicas?

Conta pra gente nos comentários marcas que você acha que são exemplos de um bom posicionamento de marca!